domingo, 30 de agosto de 2009

Veja que interessante...

A partir de uma certa idade, temos quase todos esses sintomas, provocados pela falta dos alimentos aqui mencionados.

1. DIFICULDADE DE PERDER PESO
O QUE ESTÁ FALTANDO: ácidos graxos essenciais e vitamina.
ONDE OBTER: semente de linhaça, cenoura e salmão - além de suplementos específicos.

2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
O QUE ESTÁ FALTANDO: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.
ONDE OBTER: água de côco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga, coentro e os suplementos.

3. COMPULSÃO A DOCES
O QUE ESTÁ FALTANDO: cromo.
ONDE OBTER: cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre,cenoura + suplementos..

4. CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA
O QUE ESTÁ FALTANDO: potássio e magnésio
ONDE OBTER: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja e água.

5. DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL
O QUE ESTÁ FALTANDO: lactobacilos vivos
ONDE OBTER: coalhada, iogurte, missô, yakult e similares.

6. MEMÓRIA RUIM
O QUE ESTÁ FALTANDO: acetil colina, inositol.
ONDE OBTER: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.

7. HIPOTIREOIDISMO (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE)
O QUE ESTÁ FALTANDO: iodo.
ONDE OBTER: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

8. CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS
O QUE ESTÁ FALTANDO: colágeno.
ONDE OBTER: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos.

9. FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR
O QUE ESTÁ FALTANDO: vitaminas A, C, e E e ferro.
ONDE OBTER: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.

10. COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS
O QUE ESTÁ FALTANDO: Ômega 3 e 6.
ONDE OBTER: sardinha, salmão, abacate, azeite

11. DESÂNIMO, APATIA, TRISTEZA, RAIVA, INSATISFAÇÃO
O QUE ESTÁ FALTANDO: Dinheiro, meu filho, dinheiro.
ONDE OBTER: Quando eu descobrir, informarei.

Fonte - Recebido por email....

Sumo de beterraba aumenta a resistência física

Beber sumo de beterraba ajuda a aumentar a resistência física, permitindo que os atletas se exercitem durante mais 16% de tempo.
Esta é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Exeter, no Reino Unido. Os investigadores ainda não sabem ao certo como o nitrato do sumo de beterraba ajuda a aumentar a disposição física, mas suspeitam que a substância se transforma em óxido nítrico no corpo, reduzindo a quantidade de oxigénio consumida durante o exercício, e diminuindo, assim, o ritmo a que as pessoas chegam à exaustão.

O estudo envolveu oito homens entre os 19 e 38 anos de idade, que tomaram 500 ml de suco de beterraba orgânico todos os dias, por seis dias consecutivos, antes de completarem uma série de exercícios numa bicicleta ergométrica.

Noutra ocasião, eles ingeriram um placebo de sumo concentrado de groselha preta pelo mesmo período e tiveram de realizar a mesma rotina de exercícios.

Depois de beber o sumo de beterraba, o grupo conseguiu pedalar uma média de 11,25 minutos, 92 segundos a mais do que quando tomaram o placebo.

Isso representa uma redução de aproximadamente 2% no tempo levado para percorrer uma determinada distância. A ingestão do sumo de beterraba também fez com que o grupo apresentasse pressão arterial mais baixa durante o período de descanso.

Um dos investigadores envolvidos no estudo, Andy Jones, disse à BBC estar maravilhado com os resultados, "porque esses efeitos não podem ser alcançados por outros meios, incluindo treino".

"Tenho certeza que atletas profissionais e amadores vão ficar muito interessados nos resultados do estudo. Também gostaria de explorar a relevância dos resultados para pessoas que têm má forma física e poderiam usar a suplementação da dieta como uma maneira de ajudá-los no seu dia-a-dia."

Já o académico John Brewer, especialista em ciência do desporto na Universidade de Bedfordshire, considera que ainda é preciso aprofundar os estudos sobre a questão.

"As descobertas podem ser muito animadoras para os atletas, mas são necessários estudos mais amplos para que possamos saber os benefícios exactos e entender os mecanismos envolvidos."

2009-08-11
Fonte: Sapo.Saude

sábado, 29 de agosto de 2009

Prevenção caseira a Gripe Tipo A

O anis estrelado, amplamente cultivado na China, é o extracto-base (75%), da produção do comprimido Tamiflu, da Roche (empresa do antigo Secretário de Defesa dos EUA Donald Runsfield).

Mas, como é um pouco difícil encontrar o anis estrelado no Brasil, podemos usar – a erva-doce – pois esta erva possui as mesmas substâncias, ou seja, o mesmo princípio activo do anis estrelado, e age como anti-inflamatoria, sedativo da tosse, expectorante, digestiva, contra asma, diarreia, gases, cólicas, cãibras, náuseas, doenças da bexiga, gastro intestinais, etc...

Seu efeito é rápido no organismo e baixa um pouco a pressão, devendo ser feito o chá c/apenas uma colher de café das sementes para cada 200ml de água, administrado uma a duas vezes ao dia, de preferência após uma refeição em que se tenha ingerido sal.

Se você está lendo, ajude a divulgar o uso da erva-doce como preventivo do H1N1, ou mesmo como remédio a ser tomado imediatamente após os 1ºs sintomas de gripe, pois seu princípio activo poderá bloquear a reprodução do vírus e mesmo evitar seu maior contágio.

Porém, pouco ou nada adiantará utilizar a erva-doce após 36 horas do possível contágio pelo H1N1, pois a erva ñ terá mais força substancial p/bloquear a propagação do vírus no sistema respiratório.

Efeitos colaterais: pequena sonolência nas 2 primeiras horas - evitar dirigir e/ou operar máquinas.

Obs:
- O uso da erva-doce é alternativo e poderá ser até eficaz, mas não substitui a assistência médica necessária;
- Donald Runsfield compra 90% da produção mundial do anis estrelado da China, desde 1997, quando do surgiram os primeiros casos de gripe aviaria H5N1 (uma das variáveis do H1N1)... seria por acaso???

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Aperitivos, almondegas e "bifinhos"

Aperitivos, almôndegas e "bifinhos", todos feito da mesma massa.

Faça um sumo coado com brocolis, pepino,amêndoas, cenoura e maça. Depois, delicie-se com o sumo, beba devagar e vá saboreando a vida.

Entretanto reserve a polpa que sobrou.

Misture uma chávena de linhaça demolhada, todos os temperinhos verdes que voce tiver em casa, um tomate maduro, meio pimento, uma colher de azeite e uma mão cheia de sementes de girasol demolhado. Bata tudo até obter uma massa homogenia

Faça bolinha pequenas


Faça as bolinhas de almôndegas, as minhas tinham recheio de tomate cereja.

fiz também minis bifinhos.


e biscoitos para servir com pate.


Levei 3 horas ao forno para desidratar, podia te-los posto ao sol, mas choveu????


Adorei.





quinta-feira, 27 de agosto de 2009

As árvores da vida

Photocuisine/Corbis/Latinstock

ALCACHOFRA

Já ouviu falar em silimarina? Presente na flor de alcachofra, ela ajuda em disfunções do fígado e da bile, em problemas digestivos e na redução do colesterol. Também é ótimo antioxidante e faz bem até para os olhos. Vantagem extra: tem poucas calorias. "A maioria dos estudos foi feita com o extrato, que é vendido em cápsulas. In natura o efeito é menor", explica a nutricionista Barbara Sanches. A alcachofra em conserva, reduzida aos corações, tem os mesmos efeitos da fresca e é mais prática, embora menos bonita que a flor inteira. Pelo sabor delicado, a alcachofra é um bom acompanhamento para quase tudo o que se possa imaginar.

ACELGA
Tem efeito anticoagulante, anti-inflamatório, antialérgico e antioxidante. Parece bula de remédio, mas, refogada com shoyu, cria uma delícia oriental fácil e rápida de fazer. "É um alimento simples, barato, ao qual não se dá muito valor. O ideal é que seja consumido duas ou três vezes por semana", recomenda o nutrólogo Edson Credidio.
Stockphoto
Nota do leite da terra: aposte em consumir nas saladas e sumos

TALO E FOLHAS DE BETERRABA
Isso mesmo: a parte que todo mundo joga fora também é rica em ferro e ácido fólico – importantes na prevenção de doenças cardíacas – e fibras solúveis, que ajudam a diminuir o colesterol. Coma-os crus, picadinhos na salada, ou refogados, de preferência acompanhados de laranjada ou algum suco cítrico, para aumentar a absorção do ferro.

SEMENTE DE ABÓBORA
Aquela salgadinha, comprada em supermercado como aperitivo, é boa no combate a fungos, parasitas e bactérias, além de melhorar a circulação. O alto teor de magnésio foi ligado à queda do risco de morte prematura em homens. Recomenda-se o consumo diário de um punhado (fonte de 150 miligramas de magnésio), com casca e tudo. Já a cervejinha...

BANANA VERDE
Nanica, maçã ou prata, a condição é que seja verde. "Nem semiamarelinha vale", avisa a nutricionista Barbara Sanches. Pelos pré e pró-bióticos, faz maravilhas pelo sistema digestivo. O truque: cozinhe em panela de pressão :(, com casca; depois, descasque e bata no liquidificador. Assim neutralizada, pode ser misturada a sucos de frutas e à massa de pães e bolos. "Coloque o equivalente a uma banana para cada porção do prato. Não dá nem para sentir o gosto", garante Barbara.
Steve Mark Needham/Corbis/Latinstock


ROMÃ
Popular no Brasil apenas nas festas de passagem de ano (quando comer sete sementes e guardar os caroços na carteira é suposta garantia de prosperidade), essa fruta, além de ser rica em vitamina C, diminui a pressão arterial e melhora a circulação do sangue. O consumo de dois dedinhos de suco de romã diariamente pode reduzir a pressão arterial máxima, ou sistólica, em até 20%. Por causa do passado mitológico como fruto da fecundidade, dizem que é bom para outras coisas também. Esse campo sempre é duvidoso, mas que tal ver se é funcional mesmo?

GELEIA REAL
Nada a ver com geleia – o creme tem gosto ácido e forte; deve ser congelado e consumido em raspas (também existe em cápsulas e pode ser misturada com mel). Obrigatória em lojas de produtos naturais, é o alimento que as abelhas fazem para sua rainha. Nos humanos, ajuda a reduzir o colesterol e a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, tem ação anti-inflamatória e antienvelhecimento e é boa para a regeneração celular. Recomenda-se meia colher de chá (de plástico, porque o aço oxida a geleia) de raspas ao dia, pura, em jejum, para se desfazer sob a língua.
Photocuisine/Corbis/Latinstock


COGUMELO SHIITAKE
O cogumelo previne contra diabetes, colesterol alto e hipertensão arterial. Comporta vários cozimentos, em especial ao forno ou refogado, com alho e um fio de azeite. Delicioso em qualquer versão, é um curinga dos regimes. "Há indicações de que tem efeito antitumoral, mas os estudos ainda estão em andamento", explica Jocelem Salgado, professora de nutrição humana da Esalq e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais. Nota do leite da terra: Prove cru, em sopas, entradas e pratos principais :)

AVEIA
O componente ativo chamado betaglucana ajuda na redução do colesterol total e do LDL, o ruim. É uma mina de fibras. Para variar, experimente sobre frutas picadas ou no lugar da engordativa farofa, em cima do arroz e feijão. Quem não está em regime de redução de calorias pode caprichar: a dose recomendada é de quatro colheres de sopa de aveia integral, em pedaços grossos, por dia.

PIMENTA-MALAGUETA
No índice de ardência das pimentas criado em 1912 pelo químico William Scoville, a malagueta fica entre 50 000 e 100 000 pontos – muitíssimo mais suave que a recordista, a indiana naga jolokia (até 1 000 000), mas à frente da tabasco (30 000 a 50 000) e da jalapeño (2 500 a 8 000). Levanta qualquer prato. Consumida todo dia, de preferência in natura, tem alta ação vascular e bactericida.

CANELA
Em pau ou em pó, ela ajuda a controlar a glicose no sangue (e por isso é eficaz no tratamento de diabetes) e também o colesterol. Polvilhe uma colher de chá na banana, na maçã, no café ou faça um chá e tome toda noite. Na forma de balas e chicletes, atua muito pouco, porque a concentração do princípio ativo é ínfima

Fonte: recebido por email sem autor identificado.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Beber Vida para saborear a Vida


Ingredientes:
1 brocilis
1 rodela de abacaxi
1 maça
1/2 pepino
1 mão de sementes de girasol germinada

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Videos Sobre Germinados

Verdades e Mentiras



98% das sementes e dos grão podems ser germinados desta forma.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Nem a comida crua resolve....

Por Nina Horta

Nossa colunista comenta a recente moda americana de servir comidas cruas, envolvendo até chefs como Charlie Trotter e Thomas Keller, e questiona se ela seria adequada para o apagão brasileiro

Com a chegada do apagão fiquei pensando numa comida adequada à ocasião. A palavra que vem imediatamente à boca é "crua". Comida crua de antigamente, do apagão constante.

E eis que o "New York Times" de 11 de abril traz uma matéria com cozinheiros que se adiantaram a qualquer crise e descobriram a não-cozinha, uma modalidade de cozinha crua...

São chefs internacionalmente famosos como Charlie Trotter, de Chicago, sobre o qual o Basilico fez uma grande matéria, e Thomas Keller, do Napa Valley (Califórnia), gente que sabe das coisas e cozinha como ninguém.

O que acontece por lá é uma paranóia em relação à comida. A vaca louca não veio ajudar em nada. Comer é um perigo mais desastroso do que andar de olhos fechados em estrada movimentada. Todos os alimentos, mesmo os de mais inocente aparência, podem guardar perigos jamais imaginados, podem ser mais venenosos que a cicuta de Sócrates, conforme os alarmistas de plantão. Inventaram, então, prevendo futuras crises, a comida não cozida, a crua.

Ingredientes mirabolantes

Charlie Trotter está até acabando um livro sobre o assunto, naquele seu jeito engraçado, com receitas cheias de ingredientes mirabolantes com seus nomes completos. Vejam este prato: "Quiabo em picles de sal marinho com abobrinha tailandesa e molho de peras, acompanhado por uma trouxinha de berinjelas em conserva, flores de brócoli e couve-flor".

Feito por um perfeccionista como ele deve ficar a maior delícia.

Thomas Keller arranca nhoques dos abacates com uma colher, faz vermicelli de pimentão vermelho, cortado bem fininho, temperado com hortelã e vinagre balsâmico. Outro inventou um alho em lâminas, no vapor de uma panela apagada que cozinha por seis horas...

Acontece que para o sucesso desta empreitada de cozinha crua os ingredientes devem ser frescos, muito frescos. O tomate tem que amadurecer ao sol, as vagens são verdes , tenras e crocantes, a terra não tem fertilizantes, é tudo do mais orgânico e politicamante correto.

E para satisfazer as regras da boa nutrição usa-se de tudo um pouco. Muito abacate e polpa de coco verde como espessante, para dar consistência aos molhos, frutas secas, frutas frescas, azeite de oliva, alho em quantidade, favas, cereais.

Comida sem cheiro

Há um probleminha, no entanto. A comida crua, a comida de apagão não tem cheiro. Comida crua não tem cheiro. Os chefs, um pouco desapontados, esquentam os pratos para que se sinta uma leve fragrância.

Todos esses cozinheiros da nova moda se zangam muito quando se caçoa desta culinária. Chamam a atenção para o tempo que gastam não cozinhando. Não é só jogar uma alface no prato e mandar para o salão. Cortes finíssimos, marinadas, purês, máquinas de desidratar para se conseguir uma textura crocante e especiarias no ponto exato...

E é por essas e por outras que a comida crua é cara. Os menus-degustação desses chefs famosos custam cerca de 200 dólares por pessoa. Há aulas de cozinha não cozida. Os alunos se reúnem num estúdio com os professores e passam horas picando, preparando os ingredientes enquanto na porta vão se formando filas para a degustação dos menus.

Querem ver um menu típico? Burgers de sementes de girassol, nozes e amêndoas picadas, ligados com cebola fresca, pimentão vermelho, cogumelos, alecrim e salsa, sobre camadas de alface, tomate e pão de cereal orgânico. Molhos de tomate, mostarda, raiz forte e ketchup de tomates secos aos sol, tâmaras, manjericão, alho, gengibre e cebola. Tudo acompanhado por água de coco no próprio coco.

Nada mau, não é?

Os nutricionistass acham que não vale a pena tanto trabalho, que é ridículo achar que comida cozida não traz benefícios à saúde.

E os chefs, o que acham da opinião abalizada destes críticos?

Nada. Não estão nem aí. Na realidade o que procuram é o desafio de mais uma técnica. A comida crua, a não cozida, a comida de apagão pode ser gostosa.

E falando sério, pode ser a próxima moda. De apagão é que não é. Precisa de muito liquidificador, processador, cortadores, máquinas de desidratar, facas elétricas, espremedores, tudo o que exige uma complicada cozinha moderna.

Vai aqui, de amostra, uma receita de gnocchi de abacate.

Nhoque de abacate com maçãs e nozes raladas
Thomas Keller (French Laundry, Califórnia, EUA)

domingo, 23 de agosto de 2009

MOLHO DE VINAGRE PARA SALADA

Ingredientes:

1 maçã-verde sem casca e sem semente
3 colheres de vinagre de maçã
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho pequeno
sal a gosto

Modo de Fazer:
Misturar todos os ingredientes e usar para temperar saladas verdes.

Slow food - Alice Waters


Alice Waters não é crudivora, nem vegetarina entretanto se tivessemos mais gente tão empenhada como ela a alimentação mundial estaria melhor de saude.

sábado, 22 de agosto de 2009

ENERGIZANTE NATURAL DE VINAGRE

Ingredientes:
1 colher rasa de mel
1 colher de vinagre
água com gás

Modo de Fazer:
Dissolver o mel no vinagre. Em seguida, adicionar a água gasosa, sem mexer, para não perder o gás.
Como alternativa à água com gás, pode-se usar água de coco ou chá verde.

FICHA TÉCNICA - Romã

SAÚDE
É bom para
Pessoas em regime de emagrecimento ou que querem manter a forma, pois tem pouca caloria; e diminuir o risco de doenças cardiovasculares, porque contém ácidos fenólicos.

É ruim para
Consumir quando não está bem madura, pois, pelo teor de taninos, é muito adstringente, retarda o esvaziamento gástrico e interfere no aproveitamento das proteínas.

FICHA TÉCNICA - Punica granatum
Suco fresco de 100 g de romã contém:
Calorias - 67,5
Carboidratos - 17,1 g
Proteína - 0,954 g
Gordura - 0,298 g
Fibras - 0,649 g
Vit. B1 - 0,029 mg
Vit. B6 - 0,105 mg
Niacina - 0,3 mg
Ác. pant. - 0,596 mg
Vit. C - 6,09 mg
Cálcio - 3,24 mg
Ferro - 0,05 mg
Magnésio - 4 mg
Fósforo - 4 mg
Potássio - 28 mg
Zinco - 0,13 mg
Selênio - 0,6 mcg
Sódio - 27 mg

Fonte: Caras

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

CHOCOLATE DE ABACATE

Ingredientes
1 abacate bem maduro (não machucado)
1 ou 2 colheres de sopa de cacau em pó ou de farinha de alfarroba
1 colher de sopa de mel
opcional
Frutas secas

Modo de fazer:

Retire a polpa do abacate e deposite-a no copo do liquidificador.
Adicione 1 a 2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar, 1 colher de sopa de mel. Usando uma colher misture todos os ingredientes até formar uma polpa homogénea.
Opcionalmente pode-se adicionar frutas secas (reidratadas).
Com a polpa homogénea dentro do liquidificador ligue o mesmo até formar um chocolate bem cremoso.
Sirva com uvas bem doce ou com cubinhos de abacaxi ou sua fruta de preferência. Pode-se também adicionar castanhas granuladas.

FICHA TÉCNICA - Trigo Branco

SAÚDE
É bom para
Evitar doenças nos intestinos, pelo fato de que é rico em fibras insolúveis, e também moléstias como a diverticulite, o cálculo biliar e o câncer de intestino.

É ruim para
Portadores de doença celíaca, pois contém glúten, proteína presente também na aveia, no centeio e na cevada que causa neles uma série de distúrbios intestinais.

FICHA TÉCNICA
100 g de trigo em grão (peso cru) contêm:
Calorias - 327
Proteínas - 12,6 g
Carboid. - 71,4 g
Gordura - 1,54 g
Fibras - 12,6 g
Niacina - 5,47 mg
Folacina - 38 mcg
Ac. pant. - 0,953 mg
Vit. E - 1,2 mg
Cálcio - 29 mg
Ferro - 3,19 mg
Magnésio - 126 mg
Fósforo - 288 mg
Potássio - 363 mg
Selênio - 56,2 mcg
Sódio - 2 mg
Zinco - 2,65 mg

Fonte: Caras

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Massa de Courguete ou abobrinha


Ingredientes

massa
3 courguete (unidades)
1 colher de sopa de misso
1/4 de caldo de um limão

Amassar com as mãos as courguetes raladas no sentido vertical, com o misso e o limão.

Molho sugo:
4 tomates maduros
1 dente de alho
1/4 de cebola média
1/2 unid. pequena de um pimentão vermelho
1/4 de maçã sem casca e sem semente
Sal e azeite a gosto
1 colher de chá de oregano ou manjericão fresco

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Acrescente o molho sugo a courguetes prensada e levar p/ amornar em panela de pedra (pode ser de barro ou ferro).
Esquentar até a temperatura que consegue suportar com as mãos.

FICHA TÉCNICA - Pimento Comprido ou Pimentão Comprido

SAÚDE
É bom para
Incluir em dietas de emagrecimento, pois tem baixo valor calórico, além de ser fonte de vitaminas e de minerais; e ser consumido cru, em saladas, pois é rico em vitamina C.

É ruim para
Pessoas com problemas gástricos, sobretudo por s er consumido verde e com a pele; e quem tem problemas intestinais, pois suas fibras aceleram os movimentos peristálticos.

FICHA TÉCNICA - (Capsicum annuum)
100 g de pimentão comprido contêm:
Calorias - 27
Proteínas - 0,891 g
Carboid. - 6,45g
Gordura - 0,191 g
Fibras - 1,59 g
Vit. B1 - 0,066 mg
Vit. B2 - 0,030 mg
Vit. B6 - 0,249 mg
Folacina - 22 mcg
Niacina - 0,509 mg
Vit. C - 89,5 mg
Cálcio - 9 mg
Cobre - 0,066 mg
Ferro - 0,459 mg
Magnésio - 10 mg
Fósforo - 19,1 mg
Potássio - 177 mg
Sódio - 2 mg

Fonte: Caras

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

FICHA TÉCNICA - Pera

SAÚDE
É bom para
Regular o intestino, principalmente se consumida com a casca, pois, além de conter alto teor de fibras na forma de pectina, tem efeito levemente laxativo.

É ruim para
Pessoas com diarréia, porque, além de ter alto teor de fibras, sobretudo se consumida com a casca, possui efeito laxativo leve; e substituir uma refeição, pois é pobre em proteínas.

FICHA TÉCNICA - (Pyrus pyrifolia).
100 g de pera bosc contêm:
Calorias - 59
Proteínas - 0,39 g
Carboid. - 15,1 g
Fibras - 3 g
Vit. A - 2 RE
Vit. B2 - 0,04 mg
Vit. B6 - 0,018 mg
Folacina - 7,27 mcg
Ác. pant. - 0,07 mg
Vit. C - 4 mg
Vit. E - 0,502 mg
Cálcio - 11 mg
Cobre - 0,113 mg
Ferro - 0,25 mg
Magnésio - 5,98 mg
Fósforo - 11 mg
Potássio - 125 mg
Selênio - 0,746 mcg

Fonte: Caras

PÃO ESSÊNIO

Ingredientes:

.3 copos de trigo,
.3 copos de água,
.sal,
.canela,
l.inhaça ou sesamo.

Modo de preparar:

Lave o trigo em água fresca, escorra e coloque de molho os grãos com mais água fresca numa bacia grande.
Cubra a bacia com uma placa ou um pano, por aproximadamente 12 horas.
Os grãos absorverão uma quantidade considerável de água.
Escorrar novamente os grãos num coador, cubra o coador com uma placa (prato) para impedir que os grãos sequem, e coloque num lugar sem luz e longe do sol.
Enxágüe os grãos aproximadamente 3 vezes ao dia, e começarão a brotar.
Depois de cerca de 2 dias, os brotos alcançarão o seu comprimento ideal.
O crescimento depende da umidade e da temperatura, seja pois paciente.
Moa em um liquidificador ou processador de alimentos.
Após moer, despeje a mistura numa superfície de trabalho limpa.
Esprema e amasse os grãos por aproximadamente 10 minutos, e dê a forma então de 2 círculos pequenos, com suas mãos.
Para o pão doce, acrescente uma pitada de sal, uva passa a gosto e uma pitada de canela.
Para o pão salgado, acrescente uma pitada de sal e um pouco de alecrim.
Abra a massa com um rolo de macarrão.
Nessa hora, você pode polvilhar pequenas sementes, como linhaça ou gergelim.
Para cozinhar o pão, deixe-o no sol por cerca de 2 horas, ou use um forno com temperatura baixa (45º), sem pré-aquecê-lo.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

FICHA TÉCNICA - Limão Siciliana - ou limã

SAÚDE
É bom para
Consumir com alimentos vegetais ricos em ferro, entre eles verduras e leguminosas como o feijão, a lentilha e a ervilha, pois a vitamina C aumenta a absorção do mineral.

É ruim para
Ser chupado com muita freqüência e em excesso, porque, como é bastante ácido, provoca uma desmineralização nos dentes, com hipersensibilidade na raiz.

FICHA TÉCNICA - (Citrus limonum ou Citrus limonia)

100 ml de suco de limão siciliano contêm:
Calorias - 24,5
Proteínas - 0,377 g
Carboidrat. - 8,64 g
Fibras - 0,349 g
Vit. B1 - 0,029 mg
Vit. B2 - 0,009 mg
Vit. B6 - 0,050 mg
Niacina - 12,9 mg
Folacina - 12,9 mcg
Ac. pant. - 0,102 mg
Vit. C - 45,9 mg
Cálcio - 7,37 mg
Cobre - 0,029 mg
Magnésio - 6,55 mg
Fósforo - 5,73 mg
Potássio - 124 mg
Sódio - 0,819 mg

Fonte: Caras

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

FICHA TÉCNICA - Azeitona

SAÚDE
É bom para
Aumentar o valor calórico da dieta, principalmente de pessoas que fazem esforço físico e daquelas que desejam engordar, já que é bastante energética.

É ruim para
Quem faz dieta hipocalórica, pois é energética, em função da gordura que contém; e pessoas com hipertensão arterial ou em dieta hipossódica, pois tem muito sal.

FICHA TÉCNICA
100 g de azeitonas verdes em salmoura contêm:
Calorias - 116
Proteínas - 1,4 g
Carboidr. - 1,3 g
Gordura - 12,7 g
Fibras - 1 g
Vit. B6 - 0,015 mg
Ác. pant. - 0,016 mg
Vit. E - 3 mg
Cálcio - 61 mg
Cobre - 0,341 mg
Ferro - 1,6 mg
Fósforo - 17 mg
Potássio - 55,1 mg
Magnésio - 22 mg
Selênio - 1,08 mcg
Sódio - 2400 mg
Zinco - 0,069 mg

Fonte: Caras

domingo, 16 de agosto de 2009

FICHA TÉCNICA - Flocos de aveia

SAÚDE
É bom para
Utilizar como fonte de proteínas, vitaminas, em especial B1, essencial na produção de energia e para o funcionamento do sistema nervoso, e minerais como fósforo e potássio.

É ruim para
Portadores de doença celíaca, pois contém glúten, proteína presente em cereais como o trigo, o centeio e a cevada que causa distúrbios intestinais em quem não a tolera.

FICHA TÉCNICA
100 g de aveia em flocos contêm:
Calorias - 384 g
Proteínas - 16 g
Carboidratos - 67 g
Gordura - 6,3 g
Fibras - 10,3 g
Vit. B1 - 0,73 mg
Vit. B2 - 0,14 mg
Vit. B12 - 0 mcg
Ác. pant. - 1,25 mg
Cálcio - 52 mg
Ferro - 4,2 mg
Magnésio - 147 mg
Fósforo - 473 mg
Potássio - 349 mg
Selênio - 27 mcg
Zinco - 3,07

Fonte: Caras

sábado, 15 de agosto de 2009

FICHA TÉCNICA - Tomate Cereja ou Tomatinho

SAÚDE
É bom para
Quem quer perder peso, porque é pouco calórico, além de ser boa fonte de vitamina C e de potássio; e ser utilizado como fonte de licopeno, substância anticancerígena.

É ruim para
Pessoas que têm restrição de potássio - devem usá-lo cozido sem as sementes e desprezar a água; e quem apresenta crise aguda de gota, porque contém ácido oxálico.

FICHA TÉCNICA - (Lycopersicum esculentum, Mill.)
100g de minitomate cru contêm:
Calorias - 19,5
Proteínas - 0,886 g
Carboid. - 4,34 g
Fibras - 1,75 g
Vit. A - 1133 UI
Vit. B1 - 0,60 mg
Vit. B6 - 0,076 mg
Niacina - 0,599 mg
Vit. C - 17,5 mg
Vit. E - 0,699 mg
Cálcio - 7,31 mg
Cobre - 0,077 mg
Ferro - 0,479 mg
Fósforo - 22,7 mg
Magnésio - 11,3 mg
Potássio - 207 mg
Sódio - 8,13 mg

Fonte: Caras

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

FICHA TÉCNICA - Melão

SAÚDE
É bom para
Quem toma diurético, para repor o potássio perdido com a urina; e pessoas com fraqueza muscular após episódios de vômito e diarréia, para repor líquidos e minerais.

É ruim para
Ser consumido por pessoas com restrição hídrica, em condições como ascite acúmulo de água no abdome) ou em certas fases dos males renais, porque tem mais de 90% de água.

FICHA TÉCNICA
100 g de melão
cantalupe contêm:
Proteínas - 0,881 g
Carboid. - 8,37 g
Fibras - 1 g
Vit. A - 3224 UI
Vit. B1 - 0,022 mg
Vit. B2 - 0,021 mg
Vit. B6 - 0,115 mg
Folacina - 30 mcg
Niacina - 0,573 mg
Vit. C - 42,1 mg
Vit. E - 0,183 mg
Calcio - 11,2 mg
Cobre - 0,041 mg
Ferro - 0,21 mg
Magnésio - 11,2 mg
Fósforo - 16,8 mg
Potássio - 309 mg

Fonte: Caras

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

FICHA TÉCNICA - Ervilhas secas partidas

SAÚDE
É bom para
Regular o intestino, porque a polpa, sem a casca, tem grande quantidade de fibras solúveis, muito importantes também para o controle do colesterol.

É ruim para
Quem faz regime para emagrecer, porque é rica em carboidratos; e pessoas predispostas a flatulências, em especial acamadas, pois pode formar gases e causar desconforto.

FICHA TÉCNICA
100g de ervilhas secas partidas contêm:
Calorias - 341
Proteínas - 24,6 g
Carboid. - 59,9 g
Gordura - 1,16 g
Vit. B1 - 0,726 mg
Vit. B2 - 0,215 mg
Niacina - 2,89 mg
Folacina - 274 mcg
Ác. pant. - 1,76 mg
Cálcio - 54,8 mg
Cobre - 0,868 mg
Ferro - 4,43 mg
Magnésio - 115 mg
Fósforo - 366 mg
Potássio - 981 mg
Sódio - 15 mg
Zinco - 3,01 mg

Fonte: Caras

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

FICHA TÉCNICA Courguete ou abobrinha


SAÚDE
É bom para
Pessoas com o aparelho digestivo delicado, como bebês e idosos, por exigir pouco trabalho do estômago na digestão e, principalmente cozida, ser de fácil mastigação.

É ruim para
Usar como fonte de nutrientes, pois é aquosa e tem quantidades diluídas daquelas substâncias, sendo preferível combiná-la com vegetais ou carnes mais nutritivos

Courguete

100 g de abobrinha crua contêm:
Calorias - 14
Proteínas - 1,16 g
Carboidratos - 2,9 g
Fibras - 1,2 g
Vit. A - 34 UI
Vit. B6 - 0,089 mg
Niacina - 0,4 mg
Folacina - 22,1 mcg
Ac.pant. - 0,083 mg
Vit. C - 9 mg
Cálcio - 15 mg
Cobre - 0,057 mg
Ferro - 0,42 mg
Magnésio - 22 mg
Fósforo - 32 mg
Potássio - 248 mg
Selênio - 1,5 mcg
Sódio - 3 mg

Fonte: Caras
Foto: leite da terra

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Farinha de banana verde

A banana ficou famosa nos turbantes, nas músicas e nos cenários dos filmes da nossa pequena notável, Carmem Miranda. Que riqueza! Símbolo dos trópicos, a fruta é rica em carboidratos, vitaminas A e C, fibras e sais minerais, especialmente o potássio. Também ajuda a afastar o mau-humor, porque tem triptofano, substância que aumenta os níveis de serotonina e age como um antidepressivo. Um alimento tão completo que é sempre objeto de estudos.

Em um laboratório, é a vez da banana verde. Tudo porque ela tem uma substância especial: o amido resistente.

"O amido resistente é característico desse fruto verde. No processo de amadurecimento, esse amido resistente é degradado e transformado em sacarose", explica a mestre em ciência dos alimentos Milana Dan.

No laboratório de química e bioquímica do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), o objetivo é aproveitar o amido resistente da fruta verde.

"Esse amido resistente passa direto pelo intestino delgado, não é nem absorvido, nem digerido. Quando ele chega ao intestino grosso, é digerido pelas bactérias que ali existem. Essas bactérias, quando digerem esse amido resistente, produzem substâncias que são benéficas, tanto no intestino grosso como no nosso organismo em geral", acrescenta Milana Dan.

Benefícios que vão desde nos proteger contra um câncer de intestino até evitar o aumento de glicose no nosso sangue e como conseqüência, o diabetes.

"É importante sempre procurarmos controlar a glicemia – a glicose no sangue – e os níveis de insulina também", orienta a doutora em ciência dos alimentos Elisabete Wenzel de Menezes.
Mas como ninguém vai comer banana que ainda não está madura, os pesquisadores estão desenvolvendo uma farinha: a farinha de banana verde. Até agora, os testes em ratos durante 28 dias apresentaram um resultado animador. Com os seres humanos, os testes começam agora.

Mas os primeiros ensaios mostram uma grande diferença no aumento da glicose no nosso sangue.
"Quando consumimos a banana madura, esse aumento é elevado e rápido. Quando consumimos a farinha de banana verde, esse aumento é muito menor e bem lento", informa Milana Dan.
O processo de fabricação da farinha, totalmente desenvolvido na Escola Politécnica da USP, já foi inclusive patenteado.

"Na fabricação da farinha de banana verde, você pode utilizar até aquelas bananas que normalmente são rejeitadas para a comercialização", diz a doutora em engenharia química Tatiana Tribess.

"De 40% a 50% do que é produzido de banana no Brasil não são utilizados como alimento", ressalta a doutora em tecnologia de alimentos Carmen Tadini.
Consumir a farinha de banana verde é um dos desafios. Como ela possui um sabor neutro, pode substituir em parte a farinha de trigo. Por enquanto, uma das propostas já deu certo.
Flocos de arroz, aveia e banana madura desidratada entram em uma receita, além da farinha de banana verde.

Uma barrinha tem uma grande quantidade de fibras que auxiliam a digestão. Cada uma possui apenas 70 calorias. E as vantagens não param por aí. Estudos indicam que um lanche com a barrinha pode provocar uma sensação de saciedade, ajudar a inibir a fome.

A rota da banana
A banana é a fruta mais produzida do mundo. Só no Brasil são sete milhões de toneladas por ano. A fruta mais popular do Brasil é cheia de qualidades e nunca pode faltar à mesa. Por isso mesmo, o brasileiro está acostumado a considerar a banana um alimento comum, barato e fácil de encontrar o ano inteiro. Mas você sabe de onde vem a banana comprada nas feiras e nos mercados?

Geralmente, ela não vem de muito longe. O Vale do Ribeira é a região que mais produz bananas no país e que abastece o estado de São Paulo. São 40 mil hectares às margens do Rio Ribeira do Iguape cobertos de bananeiras.

"Existe uma fruta mais bem embalada do que a banana? Ela já vem embalada da natureza. Você só a despenca. Então, é uma fruta limpa, que qualquer pessoa pode comer", afirma o produtor de bananas Ricardo Chimichaque.

Só no campo, a banana emprega 1,5 milhão de brasileiros. Ao todo, 80% são pequenos e médios produtores como seu Ricardo. Gente que tem paciência para acompanhar, durante um ano, a bananeira dar um cacho que esteja no ponto de ser colhido.

"Quando você corta o cacho, aquele pé morre. Só que ela já está com duas ou três filhas embaixo. A mãe morre e a filha já fica quase pronta para dar cacho. Essa vai soltando outra filha embaixo. Então, a seqüência da vida é essa", explica seu Ricardo.

O ciclo de vida dessas plantas se repete na história de quem vive delas. Antônio Josué Leite trabalha com toda a família no bananal do Vale do Ribeira. A herança que recebeu do pai, ele está passando para o filho Jean. "Sou filho de bananeiro e vivo até hoje assim", diz o produtor.

Trabalho duro e delicado. Todo cuidado é pouco para não machucar a banana. Mesmo assim, o descarte de parte da colheita já começa no bananal. Evitar mais perdas é uma corrida contra o tempo: colher, limpar, lavar e encaixotar.

Onde as bananas vão parar? O Globo Repórter colocou um selinho em um cacho que seu Antônio acabara de colher. A equipe acompanhou o caminho que as bananas fizeram até o consumidor final, a pessoa que comeria as frutas.

Às 3h, o caminhão com 14 toneladas de banana saiu de Eldorado em direção à cidade de São Paulo. E o Globo Repórter fez essa viagem também. Durante as quatro horas de viagem, a banana sofre. Cada solavanco e cada buraco na estrada é uma ameaça.

"Todas essas batidas no meio do caminho vão formar aquelas manchas pretas que o consumidor está acostumado a ver na fruta em casa", explica o diretor do Instituto Brasileiro de Frutas, Maurício Ferraz.

Às 7h30m, o caminhão chegou a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), mas as bananas ainda não estavam prontas para a venda.
Na maior central de distribuição de frutas e legumes do país, a banana é descarregada e vai para uma câmara de climatização. Ela leva três ou quatro dias para ficar quase madura, no ponto para ser comercializada.

O cacho de banana do Globo Repórter chegou à casa de Alessandra bem bonito e, pelo jeito, será totalmente aproveitado. Mas nem sempre é assim. Nas feiras-livres, muitas bananas são rejeitadas.

"Se a banana está passada, amassada e com cara de estragada, eu não vou comprar", afirma uma consumidora.
"Quando está muito madura eu não levo. Para mim, já não dá", diz outra consumidora.
Seu Antônio fala sobre a sensação de saber que boa parte da banana que planta com todo carinho acaba se perdendo pelo caminho: "Ficamos tristes, porque cuidamos, fazemos força e queremos que tudo corra bem. Muita gente não come banana porque não tem e nós estamos perdendo banana à toa".

Fonte Globo Reporter
Nota: Veja o video no site do Globo Reporter

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Pomares sem agrotóxicos

Um lugar especial, onde se produzem frutas orgânicas. O agrônomo Marc Ferrez Weinberg e a ecologista Nicole Doerrzapf plantam morangos, laranjas, bananas, goiabas e pêssegos – tudo orgânico. Mas, afinal, onde estão as frutas?

Quem olha uma lavoura orgânica tem dificuldade em separar o que é mato do que é plantação. Em um mesmo local estão escondidas algumas preciosidades como figo, banana e até um palmito trazido da Região Amazônica. Quem misturou tudo isso com flores e ervas tem mesmo um olhar diferente. E Marc enxerga longe.

"Parece bagunçado, mas não é. Tudo é pensado. O mato tem a função muito grande de recuperar a terra e manter o nível de matéria orgânica no solo. A terra fica bem úmida, e formiga não gosta disso", aponta o agrônomo.

Contra formigas, pragas e insetos, flores. Entre elas, a capuchinha. “O cheiro é picante, e os insetos não gostam. Por ser forte, o cheiro espanta as brocas das árvores”, explica Nicole.

De flor em flor, eles vão cultivando frutas mais saudáveis e sem usar nenhum tipo de veneno. E lá está a plantação de morangos. O casal afirma que o fruto pode ser ingerido sem medo.

"Você pode catar do pé e morder direto. Só com frutas orgânicas podemos fazer isso", ressalta Nicole.

"O morango convencional é uma das frutas mais envenenadas que existem", alerta Marc.

Na encosta da montanha, há pêssegos embrulhados para presente. “É um papelzinho especial que resiste à chuva. Parece saquinho de pipoca. Pegamos, colocamos em volta da frutinha, dobramos o saquinho e depois grampeamos. A idéia é evitar fisicamente que os insetos cheguem ao pêssego”, explica Nicole

"No pêssego orgânico não precisamos botar nenhum veneno de pós-colheita, que é o principal veneno que causa problemas para os consumidores", completa Marc.

O cheiro é doce. É de dar água na boca! As goiabeiras prometem uma safra e tanto. O grande desafio para os agricultores orgânicos é distribuir e vender as frutas na hora certa, respeitando o tempo da colheita. Tudo isso, sem uma gota de veneno. Marc e Nicole têm orgulho de tudo que produzem no sítio.

Com um pouco de açúcar orgânico, as frutas se transformam em goiabada, pessegada e morangada.

"Foi o jeito de ficarmos independentes do sistema de atacados e de grandes redes varejistas", conta Marc.

É em uma feira de produtos orgânicos no Rio de Janeiro que Marc e Nicole vendem as frutas. Desde 1995, eles têm o certificado da Associação de Agricultores Biológicos do Rio de Janeiro (Abio).

"Eu sinto que isso aqui é um trabalho de verdade. Não são coisas teóricas. É uma coisa que diretamente vai ter um impacto para muitas pessoas, muitos animais, tem um impacto direto para nós. Vivemos juntos, trabalhamos juntos, é uma coisa muito boa. O que mais gosto de fazer é beijar meu marido orgânico", brinca Nicole.

Fonte: Globo Reporter
Nota: Ver video no site do globo reporter

domingo, 9 de agosto de 2009

17 alimentos que garantem a boa saúde - XVII - Azeite

17. Azeite afasta doenças cardíacas
Embora seja gorduroso, o azeite de oliva tem ação antioxidante. Ele combate os radicais livres, evitando o envelhecimento das células. Ajuda na redução de gordura nos vasos sanguíneos e abaixa o nível do colesterol ruim.
Superdica:
Ele substitui qualquer óleo, mas não deve ser aquecido. Para manter as propriedades, coloque-o por último na preparação dos pratos.


Fonte:M de Mulher

Nota do Leite da Terra: Prefira os azeites extra-virgem.

sábado, 8 de agosto de 2009

17 alimentos que garantem a boa saúde - XVI - Leite

16. Leite evita derrames
O leite não apenas acalma e reconforta, mas também é bom para o funcionamento do cérebro. Além disso, previne derrames porque ajuda a equilibrar os minerais do organismo.
Dose recomendada:
Tomar três copos de leite por dia fornece as quantidades adequadas de sódio, potássio e magnésio. Esses minerais são responsáveis por turbinar as funções do cérebro.


Fonte:M de Mulher

Nota do Leite da Terra: não aceitamos o leite de animal, porem aprovamos todos leites vegetais (Amendoas, castanhas, avelã, nozes....) são todos bem vindos e com vantagens para o organismo insuperáveis

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

17 alimentos que garantem a boa saúde - XV - Superdicas

15. F.... alivia sintomas da TPM
Aqui animal não entra...
Superdica:
Sirva com hortaliças como brócolis e couve. Alimentos verde-escuros também contribuem para acabar com a TPM.


Fonte:M de Mulher

Nota do Leite da Terra: Somos um site Crudivora (Vegan, Maduro, Fresco e Integral)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

17 alimentos que garantem a boa saúde - XIV - Canela

14. Canela tira a febre alta
Estimulante e antitérmica, essa especiaria possui qualidades terapêuticas que fazem suar, ajudando a baixar a temperatura do organismo.
Como usar:
Coloque 1 colher (sobremesa) de canela em pó numa xícara e despeje água fervente. Deixe a infusão descansar por cinco minutos e coe. Adoce com mel. Tome uma xícara a cada duas horas.

Fonte:M de Mulher

Nota do Leite da Terra: A água não deve estar a mais de 45ºC.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

17 alimentos que garantem a boa saúde - XIII - Alho

13. Alho evita gripes e resfriados
Além de curar gripes, ele combate a candidíase e as infecções de rim, bexiga e ouvido. Consumido cru, libera uma substância antibiótica.
Experimente:
Amasse uma cabeça de alho numa panela com 250 ml de água e deixe ferver por dez minutos. Junte o suco de ½ limão e 2 colheres (sopa) de mel. Apure por mais três minutos. Quando esfriar, coe e tome de 2 ou 3 colheres (sopa), três vezes ao dia.

Fonte:M de Mulher

Nota do Leite da Terra: Mas porque ferver????? Faça com menos água 150 ml e verta água com no máximo 45ºC sobre a massa de alho.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

17 alimentos que garantem a boa saúde - XII - Babosa

12. Babosa melhora a digestão
As folhas da babosa (Aloe vera) têm o poder de beneficiar todo o aparelho digestivo. Na forma de suco, acaba com a má digestão e com problemas como colite, úlceras estomacais, cálculos renais e prisão de ventre.
Experimente:
Triture cinco folhas grandes de babosa e esprema a polpa através de um pano de prato fino, obtendo um suco grosso. Beba toda vez que sentir algum mal-estar digestivo.


Fonte:M de Mulher

Nota do Leite da Terra: Babosa é o nosso famosos Aloe Vera

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

17 alimentos que garantem a boa saúde - XI - Pimenta

11. Pimenta controla bronquite
A famosa pimenta-malagueta limpa as vias respiratórias, descongestiona os seios da face e faz bem aos pulmões.
Experimente:
Bata no liquidificador três pimentas-malaguetas secas, quatro dentes de alho, uma cebola pequena, 30 g de açúcar, 50 ml de suco de limão, 50 ml de água e ½ colher (café) de sal. Em uma panela, cozinhe essa mistura em fogo baixo por dez minutos. Use a pasta para temperar a comida.

Fonte:M de Mulher

Nota do Leite da Terra: - Esqueça a parte em que diz cozinhe.....

domingo, 2 de agosto de 2009

17 alimentos que garantem a boa saúde - X - Cebola

10. Cebola acaba com a enxaqueca
Além de proteger o sistema circulatório, esse alimento inibe as dores de cabeça. O efeito analgésico é dado pelo enxofre, que causa o cheiro forte da cebola.
Experimente:
Pique quatro cebolas. Aqueça-as no vapor e, depois, enrole-as em uma tira de tecido ou coloque-as num saquinho. Aplique a compressa na cabeça. Quando esfriar, troque-a por outra, morna. Repita até a dor desaparecer.


Fonte:M de Mulher

Nota do Leite da Terra: Basta aquecer mecânicamente (batendo ou friccionando entre dois panos)

sábado, 1 de agosto de 2009

17 alimentos que garantem a boa saúde - IX - Tomate


9. Tomate protege de câncer no ovário
O verdadeiro herói desse alimento é o lipoceno, o nutriente que dá o tom avermelhado à casca. Esse fruto ajuda a diminuir o risco de câncer de reto, ovário, próstata e colo de útero.
Superdica:
Os benefícios são maiores quando o tomate está levemente cozido. Pique-o e use-o em pratos quentes.


Fonte:M de Mulher


Nota do Leite da Terra: nunca aquecer a mais de 45ºC, evitar as sementes...
Foto: Leite da Terra

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos