quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Benefícios dos frutos silvestres (berries) para a saúde

Benefícios dos frutos silvestres para a saúde
Saiba escolher os frutos certos para manter uma boa saúde!
Os frutos silvestres ou vermelhos são um complemento delicioso em qualquer dieta. Mas o sabor não é a única razão para os consumir. Possuem inúmeras qualidades que ajudam a manter uma boa saúde. Veja estes super frutos silvestres de verão para incluir na sua alimentação:
Amoras
Cheias de vitamina C,  as amoras contêm também ácido elágico, um fitonutriente importante que protege a pele dos raios UV nocivos. O ácido elágico também impede a degradação do colagénio da pele que ocorre à medida que envelhecemos. A degradação de colagénio está associada à formação de rugas e ao envelhecimento da pele.
Mirtilos
Os mirtilos são uma poderosa fonte de  fitonutrientes. Contêm ácido salicílico, ácido elágico, quercetina, catequinas e antocianinas. Se este último lhe soa familiar, é normal pois encontramo-lo na aspirina. É isso mesmo —os mirtilos contêm aspirina natural, oferecida pela mãe natureza, sem contraindicações, nem efeitos  secundários. Está também comprovado que os mirtilos ajudam  na prevenção do Alzheimer e do Parkinson, bem como de outras doenças neurológicas.
Groselha
A groselha contém ácido gama-linolênico que inibe a histamina do corpo — a resposta alérgica à reação aos pólens. A groselha ajuda ainda a  evitar ou eliminar a congestão nasal e a comichão da vista ligada a alergias. Uma vez que são um pouco ácidas, pode apreciar as groselhas misturadas com outras frutas.
Framboesas silvestres
Uma espécie de cruzamento entre amoras e framboesas, estes frutos fortalecem os vasos sanguíneos, tornando-se numa excelente forma de combater doenças cardíacas ou varizes. Contêm rutina, que reforça e melhora a circulação.
Framboesas
As framboesas são a minha fruta preferida. Contêm um componente importante que é 10 vezes mais eficaz para aliviar as inflamações do que a aspirina. Contem  ácido elágico, um  fitonutriente que protege dos poluentes encontrados nos alimentos processados, fumo de cigarros e pode neutralizar algumas substâncias que causam cancro, antes que elas danifiquem as células saudáveis. São deliciosas numa salada de frutas, smoothie, ou em cima de uma salada verde.
Morangos
Mais do que deliciosos, os morangos  ajudam a prevenir muitas doenças. Não só 8 morangos contêm mais vitamina C do que uma laranja, como são um poço de antioxidantes. Se quer evitar doenças cardíacas, artrite, perda de memória, rugas ou cancro, este fruto ajuda. Além disso são muito fáceis de introduzir numa dieta, podendo passar a fazer parte da alimentação numa base regular.

Adaptado de Health Benefits of your Favorite Berries  de Michelle Schoffro Cook 

Fonte: Medicina Tradicional Chinesa de 09/07/2013

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos