terça-feira, 3 de setembro de 2013

Sementes que são utilizadas para germinar brotos

Geralmente, qualquer semente que você compra para cozinhar servirá para germinar. Tenha apenas o cuidado de escolher sementes orgânicas (sem agro tóxicos), não-irradiadas (senão não germinarão) e não-transgênicas.

Elas são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e restaurantes vegetarianos e geralmente trazem a palavra “orgânica” destacada na embalagem .

Além das citadas abaixo, você poderá encontrar outras opções, mas vá com calma até se acostumar ao plantio.

Características de algumas sementes
Só se  germinam sementes cruas...



Abóbora - As pevides de abóbora não devem ser comidas germinadas por causa dos fotoquímico

Alfafa - germinadas ficam óptimas...  fazem pratos divimos

Amêndoa - Germina fácil... fácil, Sugestão: fazer leite é uma delícia.

Amendoim - Recomenda-se retirar a casca para aumentar a digestibilidade.

Arroz - Não é todo arroz que germina, tem de ser integral e não pode ter sido branqueado Muito difícil germinar.

Aveia - germina facilmente.

Batatas - NUNCA germine, pois a semente é tóxica!

Ervilha - Regra para qualquer germinado de leguminosas: Para comê-los crus, colha com pelo menos 7 a 10 dias de germinação, pois eles podem apresentar resíduos tóxicos se comidos antes.

Feijões azuki, Moyashi, de corda e outros (excepto soja) - Regra para qualquer broto de leguminosas: Para comê-los crus, colha com pelo menos 7 a 10 dias de germinação, pois podem apresentar resíduos tóxicos se comidos antes. O rebento de soja vendido em supermercado é rebendo de feijão mung:
Para cozinhá-los, colha-os tranquilamente a partir do primeiro dia.

Feijão preto, vermelho, branco, fradinho não são recomendados para germinar, pois são tóxico.

Fenugreek (Feno Grego) - Gosto amargo, é uma erva que tem altas dosagens de proteína e complexo de vitaminas B. . Embora tenha sido muito usada no Oriente Médio para aumentar a lactação.

Gergelim  ou Sésamo - Germinam facilmente, tem um gosto amargo característico. São óptimos para fazer queijos

Girassol - Sabor levemente picante.

Grão de bico - São fáceis de germinar, mas criam rapidamente fungo

Lentilha - A verde, a castanha e a vermelha germinam facilmente

Linhaça (semente do linho) - Difícil cultivo, mas germina, tem de ter muita paciência...

Milho - Cuidado com sementes tratadas com fungicidas! O germinado tem gosto de milho crú (directo da espiga)

Milho para pipoca - Cuidado com sementes tratadas com fungicidas!

Mostarda - germinam facilmente.

Painço (milho miúdo) - Cuidado com sementes tratadas com fungicidas!

Rabanete -  germinam facilmente.

Repolho -  germinam facilmente.

Soja - Como todos os germinados, aumenta em muito a quantidade de nutrientes após a germinação. A soja em si já é rica em nutrientes. A indesejável quantidade de sementes transgénicas torna a soja desinteressante. Algumas tentativas de cultivo em germinador não resultaram, pois não houve o desenvolvimento desejado e ocorreu fermentação (apodrecimento).

Tomates - NUNCA germine, pois a semente é tóxica!

Trigo - a semente de trigo é a mais famosa dos germinados, depois que vira erva o seu sumo tem propriedades medicinais reconhecidas. São muito fibrosos para serem comidos.O sabor é levemente adocicado.

A gramínea é uma excelente desintoxicante sanguíneo (extrato coado ou sumo, misturado à água de ph alcalino - acima de 7 - e a sucos de maçã ou preferencialmente frutas cítricas).

Colha-as com 5 a 10 dias, bata no liquidificador com 100 a 200ml de água por uma a três vezes ao dia, pelo menos 1 hora antes de qualquer refeição.

Uma semana a um mês de ingestão do suco de capim de trigo faz milagres! Dores de cabeça e musculares, durante a primeira semana, são esperadas por causa da liberação de toxinas armazenadas principalmente nas gorduras do corpo.

Os grãos e sementes em estado natural possuem inibidores




de enzimas. Este é um recurso usado pela natureza para protegê-los até que encontrem um ambiente favorável para germinarem e aflorar uma nova vida. Neste estágio eles estão ácidos. Com a germinação eles se tornam alcalinos e suas moléculas autodesintegram em micronutrientes, moléculas de proteínas são quebradas em aminoácidos ampliando o seu poder nutricional e tornando-os mais assimilável, poupando o sistema digestivo deste trabalho e com isso você ganha mais força, vitalidade, saúde e descongestiona o sistema de eliminação.

Este trabalho de germinação deve ser feito com higiene para não formar fungos, por este motivo desenvolvemos um kit de germinar grãos e sementes, higiénicos com estrutura em vidro e telas em aço inoxidável de tramas diferente o que permite germinar várias espécies. Adquira-os na CASA DO CRUDIVORISMO loja virtual e invista em sua saúde. Clique aqui ou na imagem e veja como.

Revisto em  9.10.2013

7 comentários:

Anónimo disse...

excelente blog ,principalmente para aqueles que amam sua vida, gostei das dicas e receiras e tudo mais , parabens , Milton.

Anónimo disse...

Olá,parabéns pelo blog, pela riqueza de informações, preciso de dicas quanto ao cultivo do broto de bambu, aonde consigo as sementes? tenho um bambuzal em casa, teria como tirar proveito disso? abs
Claudia de Castro

Natural Naturalmente disse...

Veja aqui como preparar o broto de bambu, mas não é crudivoro
http://www.youtube.com/watch?v=Fk2L1G0bXsY

Anónimo disse...

Oi, Estava procurando saber q tipos de sementes são bons pra germinar para consumo.Obrigada pela dica ^.^

Unknown disse...

Ola boa tarde, vi a indicação que vcs fazem sobre as sementes de tomate e fiquei curioso sob re referências da toxicidade da semente. Vi alguns artigos que não confirmam a toxicidade das folhas, mas das sementes especificamente não encontro nada. Vcs tem como passar referências para pesquisa? Embora muitas fontes citem a presença de solanina nas folhas do tomate, alguns estudiosos desmentem isso, e dizem, porem não afirmam a possibilidade do uso das folhas. Vcs tem como ajudar enviando fontes de pesquisa? Obrigado

Edwiges CP disse...

Comprei uma máquina de germinação caseira. Ela faz a rega a cada 30 min automaticamente. É uma maravilha. Porém, estou com dificuldades de achar algumas sementes, Como semente de rabanete e brócolis. Vocês me indicaram onde comprá-las? Agradeço. Edwiges

Andrea Meira disse...

Aqui no Brasil a Isla sementes vende sementes sem agrotóxico para brotos,rabanete,brócolis,beterraba,rúcula...

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos