terça-feira, 3 de setembro de 2013

nova tendência da cozinha contemporânea

 nova tendência da cozinha contemporânea
O brócolos, a couve-flor e a alcachofra são flores que nos habituámos a considerar comestíveis, ao invés de ornamentais. Mas agora a conversa é outra: depois da visão, do olfato e até do tato, é a vez do paladar usufruir das propriedades do gerânio, da violeta ou da capuchinha, entre outras flores.
As flores podem ser guardadas na geladeira por até 10 dias, se estiverem bem fechadas. Coloque uma toalha de papel úmida dentro do recipiente com as flores.
Capuchinha (tropaeolum majus) – estas flores perenes são as favoritas para saladas de verão. Fáceis de cultivar, elas trazem uma explosão de cor a qualquer salada. Elas são boas recheadas, cristalizadas ou como ornamento. Possuem um gosto ligeiramente apimentado. As sementes podem até ser usadas para substituir pimentas tradicionais. A planta inteira é comestível.
Lavanda - Lavanda é ideal para vários usos culinários, que incluem chá, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geléias, tortas, vinho, vinagrete – a lista é enorme. A lavanda dá seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos.
Violetas - As violetas são ideais para adicionar a uma ampla variedade de alimentos, além de servirem para propósitos decorativos. Algumas idéias incluem doce de violeta, chá, bolo e xarope de violeta. Elas podem ser incluídas em saladas, geléias, manteiga ou para dar sabor ou servir de ornamento. Procure pela variedade “viola odorata”.
Pétalas de rosas - Pétalas de rosas são conhecidas pelos seus usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, ornamentos, geléias, manteiga, gelo e muito mais. A água de rosas é um uso famoso para as pétalas de rosas.
Amor Perfeito - flores delicadas que são boas para adornar saladas. Outros usos incluem deixá-la sobre a sopa, decorar sobremesas e enfeitar pratos. Não deixe de considerar o seu papel em saladas de frutas ou qualquer outro tipo de salada. Amor-perfeito tem um sabor ligeiramente adocicado.
Hibiscos - apropriado para saladas e para fazer xaropes e algumas bebidas alcoólicas. Há um certo toque cítrico e frutado no hibisco, mas ele é ligeiramente ácido; por isso, use com moderação.
Flor de cebolinha - são excelentes para dar sabor e dar um toque acebolado. Flores de alho também são boas, dando um toque de alho à sua salada ou prato.
Malmequer - bons em saladas, onde dão um toque de dourado à coloração.
Dente de leão - ficam deliciosos na salada se você colher as flores jovens e servir logo em seguida. Elas têm um sabor doce, parecido com mel.
Cravos - têm um sabor doce, parecido com noz-moscada. Sugerido para saladas e ornamentos.
Petúnias - as petúnias de jardim comuns têm flores com gosto moderado.
Boas como ornamento.

Uma combinação de sabores frescos e tostados como folhas verdes, lascas rústicas de coco, amendoim e flores comestíveis são regadas por um molho tradicional tailandês na opção de entrada,

Fonte: Ana Cristina Guimarães

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos