terça-feira, 30 de abril de 2013

♥ ★ ° ☾ KAMUT, história e benefícios de um cereal milenar ♥ ★ ° ☾


Kamut significa cereal, farinha ou pão de cereal, e um termo semelhante Kamt-t significa grão, planta; numa interpretação mais metafórica pode ser entendido também como "alma da terra", na linguagem do antigo Egipto, local onde foram originalmente encontradas as sementes que o re-introduziram à era moderna (numa pirâmide provavelmente Dahshur ou Saqqara).

Algumas destas sementes foram posteriormente vendidas a um aviador dos EUA que os enviou ao seu pai, um fazendeiro de trigo em Montana. 

O agricultor plantou e colheu uma pequena safra tendo exibido o grão como uma novidade na feira local, que foi alcunhado de "trigo do Rei Tut" e criou alguma curiosidade momentânea pelo mistério da sua origem, mas a novidade depressa se desgastou e o cereal foi esquecido. 

Em 1977, um frasco do restante do "trigo do Rei Tut" foi obtido por T. Mack Quinn, outro agricultor de trigo Montana que juntamente com o seu filho Bob, um cientista agrícola e bioquímico percebeu o valor destas sementes, tendo passado a década seguinte a propagar os grãos, originalmente seleccionados a partir do pequeno frasco. 

Este tipo de cereal teve origem na área do crescente fértil que vai do Egipto ao vale do Tigre-Eufrates, mas não era um dos produzidos em maior escala para alimentação quotidiana das populações pelo que a sua presença numa pirâmide levanta a hipótese de se tratar de uma espécie considerada muito valiosa e especial. 

A sua própria classificação taxonómica levanta ainda algumas disputas. Alguns acreditam que tenha surgido a partir de uma mistura de vários tipos de grãos descendentes de variedades locais originalmente colectadas em estado selvagem por agricultores primitivos. A maioria identifica o grão como "Triticum turanicum" comumente chamado trigo Khorasan. 

♥ Um tesouro nutritivo ♥: 
A análise nutricional completa de Kamut regista-o com energia superior à dos outros trigos. Comparado com o "trigo mole", tem maiores concentrações dezoito dos nove minerais, contém até 65% mais aminoácidos, e possui mais ácidos graxos. A superioridade mais marcante da marca Kamut trigo é encontrado na sua riqueza proteica 40% superior à média nacional de trigo comum. Devido à sua elevada percentagem de lipídios, que produzem mais energia do que os hidratos de carbono, o Kamut pode ser descrito como um "grão de alta energia."

Os atletas, crianças, grávidas, pessoas com vidas ocupadas e quem procura qualidade nutricional vão encontrar no "Kamut" uma valiosa adição à sua dieta. Muito pobre em glutén, é a resposta para os alérgicos e intolerantes que o encontram como passa de pães, leites, geleia (como adoçante) misturas de cereais para pequeno almoço...

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos