sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Iogurte Crudívoro de Amêndoas

Ingredientes

  • 300 gramas de amêndoas com pele
  • 450 ml de água filtrada ou mineral



    Instruções de preparo


    Coloque as amêndoas num recipiente e cubra com água. Deixe de molho durante a noite. No dia seguinte, escorra a água e retire a pele das amêndoas (é só puxar que sai igual uma roupinha... rs). Coloque as amêndoas e os 450 ml de água no processador. Processe até que atinjam a consistência de uma pasta (quanto mais fina, mais delicado será o iogurte). Passe a mistura para um pote (de preferência de vidro) e deixe num lugar quente da casa (aqui em casa, deixo numa prateleira do armário que é de madeira e facilita a fermentação, porque fica mais quente), descansando por 8 horas (pelo menos). Quanto mais tempo ficar descansando, mais ácido ficará o iogurte.
    Depois de fermentado, você pode guardar na geladeira em potinhos (refrigere por pelo menos 1 hora antes de usá-lo, assim ele fica mais firme). É ótimo puro, com xarope de maple ou glucose de milho. Também fica ótimo com granola e frutas. Eu uso ainda em receitas salgadas: dá um molho super nutritivo e diferente para saladinha básica ou para os legumes grelhados. Eu como ainda com kibe de pts e falafel, é só macerar um pouco de hortelã e misturar nele com uma pitadinha de sal... Um verdadeiro coringa.

    Referências

    Esta receita eu encontrei em vários sites na internet e também no livro "12 Passos para o Crudivorismo". Eu usei como base a desse link aqui "http://cozinhadascores.blogspot.com.br/"

1 comentário:

Anónimo disse...

olá! não é necessário colocar bactérias de iogurte? posso colocar na iogurteira enquanto fermenta ou é preferível envolver numa manta? obrigada

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos