terça-feira, 6 de agosto de 2013

Estudante muda hábitos e faz ovo de Páscoa com chocolate sem leite

Baiano Vinícius França, 23 anos, se tornou vegetariano há quatro anos. Há sete meses, ele deixou também de comer alimentos de origem animal.
Ovo de páscoa feito com chocolate sem leite na Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)Para estudante baiano, chocolate sem leite não tem sabor diferente do normal (Foto: Lílian Marques/ G1)
Há quatro anos, o estudante baiano Vinícius França, 23 anos, escolheu mudar os hábitos alimentares e se tornou vegetariano. Há sete meses, deixou de consumir também qualquer tipo de alimento que tenha ingredientes de origem animal. O resultado foi imediato. “Perdi 25 kg em três meses”, garante.
Na Páscoa, a opção de Vinícius agora são os chocolates sem leite. A guloseima especial é fácil de ser encontrada em Salvador. No ano passado, Vinícius comprou em uma loja de chocolates. Esse ano, resolveu fazer a receita por conta própria e deu certo. “Olhei na internet e achei uma receita para fazer ovo de Páscoa em cinco minutos. É mais fácil do que fazer brigadeiro”, brinca.
O estudante de biologia conta que comprou uma barra de chocolate meio amargo, que não leva leite, em um atacadão e juntou aos ingredientes essência de menta e flocos de arroz. Até agora, ele fez dois ovos. Um com a essência de menta e o outro com flocos. O primeiro foi aprovado pelo irmão mais novo e pela namorada, e já acabou. O segundo saiu da forma na manhã desta quarta-feira. Para Vinícius, o sabor do chocolate sem leite é igual ao do chocolate comum. Ele diz não sentir falta do chocolate convencional. "Gostava muito de chocolate normal, hoje perdi a vontade por doce", afirmou.
Vinícius explica que é possível encontrar, em Salvador, ovos de Páscoa e chocolate sem leite. "Ano passado comprei no shopping. Tem uma loja no Pelourinho que só vende alimentos sem origem animal também", ensina.
Estudante baiano fez ovo de páscoa com chocolate sem leite por causa da sua alimentação, Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)Vinícius fez ovo de páscoa com chocolate
sem leite por causa da sua alimentação.
(Foto: Lílian Marques/ G1)
Mudanças
Vinícius explica que o hábito de não comer alimentos de origem animal é chamado veganismo, mas ele não se considera um vegano. "Uso o termo vegetariano estrito, que come estritamente vegetais", disse.
Os veganos costumam não comer esses alimentos em respeito aos animais. O estudante baiano afirma que hoje a sua forma de se alimentar está mais ligada ao bem estar físico que sente com a rotina alimentar que segue, do que com a teoria vegana.
Filho de um sul-mato-grossense, Vinícius conta que era "viciado" em churrasco. "Comia muito churrasco. Depois do processo [deixar de comer carne] senti um certo nojo. Hoje em dia não tenho mais problema com isso, faço pelo meu bem estar. Perdi 25 kg em três meses quando parei de comer alimentos derivados de animais. Minha disposição física é incomparável, meu vigor físico é muito maior", acrescenta.
Único da casa onde mora com os pais e dois irmãos a seguir uma rotina alimentar diferente, Vinícius diz que encontrou dificuldades no início, mas que ao passar uma temporada fora de casa, quando estagiou em Fernando de Noronha, "saiu da zona de conforto e estabeleceu a mudança alimentar".
"Minhã mãe achava que ia passar, às vezes me oferecia um presunto, coisas assim. Hoje ela é quem mais me apoia, faz comidas especias. Um dia desses ela fez uma lasanha a bolonhesa com soja, muito boa. Existe também uma pressão social dos que fazem parte do senso comum, é muito difícil mudar", revela.
O estudante consultou dois nutricionistas após mudar os hábitos alimentares, mas preferiu não seguir as orientações dos especialistas por não concordar com eles. "Um me disse que eu tinha que comer carne pelo menos uma vez na semana e o outro falou para eu consumir ovo. Não acho necessário. Me sinto bem assim, não fico doente, faço exames de sangue com frequência e as minhas taxas são normais", afirma.
Saúde
O Conselho Federal de Nutrição (CFN) publicou uma súmula que orienta os profissionais sobre a dieta vegetariana e a vegana. Segundo o documento, "vegetariano é aquele que exclui de sua alimentação todos os tipos de carne, aves e peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos". De acordo com o CFN, estudos comprovam que é possível manter uma dieta vegetariana equilibrada desde que acompanhada por profissionais de saúde.
Ainda segundo a súmula do Conselho, a dieta vegana, chamada também de vegetariana estrita, tem ausência de fontes nutricionais importantes, principalmente da vitamina B12, encontrada no leite e em ovos, por exemplo.
O nutricionista Glicélio de Almeida afirma que quem faz a dieta vegana, normalmente, tem défict da vitamina B12 cerca de cinco anos após o início da mudança alimentar. Segundo ele, é necessário um acompanhamento e também um reposição da vitamina através de suplementos.
"Se a dieta for bem orientada nas substituições, não há prejuízos. Proteína, ferro e vitamina B12 são os principais nutrientes que ficam ausentes. Por isso, o acompanhamento é importante. A retirada do leite [no caso da dieta vegana] é o principal benefício, porque ele não é um bom alimento para adultos, e sim, para crianças. A enzima que quebra a lactose se perde após os cinco anos de idade e isso deixa de ser um benefício", explica o nutricionista.
Flocos de arroz usado no ovo de páscoa com chocolate sem leite, Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)Para incrementar a receita, estudante usou flocos
de arroz (Foto: Lílian Marques/ G1)
Receita
O estudante Vinícius França explicou à reportagem do G1 como fez o ovo de páscoa caseiro com chocolate sem leite. Confira os ingredientes e veja como fazer.
Ingredientes
Chocolate meio amargo sem leite (pode ser encontrado em atacadões e casas de confeitaria)
Flocos de arroz
Essência de menta
Forma para ovo de páscoa (qualquer tamanho)
Modo de fazer
Corte o chocolate em cubos pequenos e coloque em uma tigela de vidro. Em seguida, leve ao microondas por mais ou menos dois minutos. Retire e continue mexendo até todo chocolate ser derretido. Com o chocolate frio, use uma colher para preencher a forma e deixe-a por cerca de 20 minutos no congelador. Retire e embale.

fonte :G1

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos