terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cupcakes frugívoros

Ingredientes

  • Massa:

  • 200g de amêndoas
  • 200g de tâmaras sem caroço
  • 1 colher de sopa de suco de laranja
  • Recheio:

  • 1 Banana amassada
  • Cobertura

  • Frutas polpudas como coco, kiwi, manga, pêssego, morango, goiaba, mamão, etc.
  • Decoração:

  • Frutas miúdas como cereja, uva, acerola, jabuticaba, pitanga, estrelinha de carambola, etc.

    Instruções de preparo

    Para essa receita, será necessário que você tenha um processador de alimentos disponível. Coloque as amêndoas no processador e triture até obter uma farofa. Veja a foto:


    Acrescente as tâmaras e bata novamente até que elas fiquem totalmente trituradas. Quando já estiver tudo bem triturado, coloque o suco de laranja (1 colher de sopa apenas, pois é necessário que fique bem firme para ser modelado) e bata novamente. O suco vai dar liga na massa e ela vai ficar assim:


    Você vai precisar de uma forma sem fundo para modelar os cupcakes. Caso não tenha a forma, você pode cortar o fundo de uma embalagem plástica e utilizá-la como modelador. Veja a foto da forma:


    Com as mãos, acomode a massa no interior da forma fazendo uma depressão no meio:


    Retire a forma:


    Cubra a o furo central com banana amassada – você pode variar o tamanho do furo e, com isso, a quantidade de recheio e cobertura:


    Para a cobertura, você precisa fazer uma pasta com as frutas polpudas. Utilize o garfo em caso de frutas macias ou relativamente macias, como o morango, o kiwi, o pêssego, a goiaba e a manga e o liquidificador em caso de frutas muito duras, como o coco. Finalize os cupcakes com a essas pastas e decore com as frutas miúdas. Veja alguns exemplos:
    Cobertura de manga
    Cobertura de kiwi
    Cobertura de mamão
    Cobertura de goiaba decorada com uva
    Cobertura de morango decorada com carambola
    Cobertura de pêssego decorada com uva passa
    Cobertura de coco fresco decorada com ameixa seca
    Naturalmente saudáveis: sem açúcar, sem glúten, sem lactose, sem colesterol... e cheios de sabor!!!
    Frutas abertas não devem ficar muito tempo expostas, então é interessante que os cupcakes sejam preparados perto da hora de servir.

    Referencias:

    Referências

    A massa dos cupcakes foi adaptada da massa de torta frugal de Eduardo Corassa: http://www.svb.org.br/vegetarianismo/index.php?option=com_content&;view=category&id=343%3A4o-festival-de-cozinha-eduardo-corassa&Itemid=1

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos