terça-feira, 13 de agosto de 2013

Rejuvelac de Conceição Trucom

Trata-se de uma bebida tônica, extremamente "viva" por seu elevado teor de enzimas (aminoácidos) e vitaminas.

Rejuvelac é preparada a partir de um mínimo de 24 horas do grão de trigo integral de molho em água, motivo pelo qual é um "caldo" rico em enzimas e nutrientes alquímicos, provenientes do processo de germinação.

Devem tomar Rejuvelac as pessoas saudáveis, que desejam manter seu organismo plenamente vitalizado e as doentes, que desejam se recuperar rapidamente. Crianças e adultos se beneficiam com a toma desta bebida diariamente. Diabéticos podem tomar pequenas quantidades, porém em forma diluída.

Rejuvelac é um excelente tônico para todo o organismo, particularmente todo o sistema digestivo: o intestino delgado e o cólon.

Sua riqueza em enzimas, após consumo continuado, repõe uma saudável flora intestinal. Principalmente a que se perde devido ao consumo de antibióticos. Os antibióticos não têm inteligência que discrimine entre as bactérias "inimigas" e as "amigas" que são necessárias à nossa sobrevivência.

Preparo

Deve ser feito em casa, a partir do grão de trigo integral, não polido.

1. Lave uma xícara (chá) de grão de trigo integral.

2. Coloque em um frasco de vidro e acrescente 5 xícaras de água filtrada.

3. Deixe em repouso por 24 (versão light) ou 48 horas (versão forte).

4. Após 24 ou 48 horas, coe o líquido para outra jarra. Este líquido é o Rejuvelac I. Adicione 1 colher (sobremesa) de mel e guarde na geladeira. Na hora de consumir acrescente suco fresco de 1 limão/copo.

5. Volte os grãos para o vidro e adicione + 5 xícaras de água filtrada.

6. Neste segundo preparo deixe em repouso por somente 24 horas.

7. Coe o Rejuvelac II e proceda como na etapa (4).

8. Prepare uma terceira fermentação colocando sobre os grãos + 5 xícaras de água filtrada.

9. Deixe em repouso por 24 horas.

10. Coe o Rejuvelac III e proceda como na etapa (4). O trigo remanescente pode agora ser jogado fora - ele dará um bom adubo para os vasos.

Notas: eu uso o trigo inchado de todas as 3 etapas para comer com banana amassada, purê de frutas, salada de frutas, nos sucos e vitaminas desintoxicantes, em saladas cruas, com arroz, etc. Ele é delicioso, crocante, poderosamente nutritivo e pouco calórico.
Importante: o trigo germinado não contém glúten.

A princípio pode-se sentir um cheiro "ruim" no Rejuvelac (um cheiro de fermentado), mas quando se adiciona o suco de limão ele desaparece. A nutrição que o Rejuvelac provê vale a hesitação inicial que se possa ter em bebê-lo.

Em cidades onde o clima é muito quente, você pode preparar o Rejuvelac sempre com 24 horas.
Para tomar Rejuvelac diariamente, a cada 3 dias deve ser iniciado novo processo de fermentação.

Tome o Rejuvelac ao longo do dia puro, no preparo de sucos, tempêros ou pastas.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a Alimentação Natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte

Fontge:
Doce Limao

2 comentários:

DoseArte disse...

Olá

Gostava de saber se o resultado da fermentação, o Rejuvelac I, II e III , podem se acumular na mesma garrafa no frigorifico ou se têm de se ir guardando em recipientes separados.

Obrigada

Óptimo blog ;)

Vanessa

Leitedaterra@gmail.com disse...

Vanessa.
Pode usar o mesmo preparado. Isto é se não coar depois de 24h e deixar mais 24 tem o Rejuvelac II.
Um beijinho
Márcia

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos