sábado, 20 de outubro de 2012

Geschnitten und püriert

Entrevista concedida ao Kölner Stadt-Anzeiger (jornal da cidade alemã Colônia), publicada no dia 26 de setembro de 2012, com perguntas e respostas relativas ao alimento vivo. Na foto de receitas, uma "Caldeirada de Frutos do Mato" feita com brócolis, couve flor, alho-poró, acelga e agrião. 
A entrevista foi concedida em idioma alemão e foi muito bem interpretada pela jornalista Lioba Lepping. Mantive todos os meus pontos de vista, enaltecendo o potencial dos alimentos vivos em preservar suas moléculas ativas disponíveis para nossa dieta diária, os riscos de uma alimentação baseada em amido, açúcar e gorduras hidrogenadas e as doenças originadas pelo padrão industrializado de alimentação. Destaquei que os alimentos vivos podem solucionar estas doenças em países ricos e pobres, e que no Brasil já 50% da população menos favorecida apresenta sobrepeso ou obesidade. Doenças como ateroesclerose, diabetes tipo II, hipertensão, inflamatorias do sistema digestivo e reumáticas podem ser revertidas por uma alimentação que chegue a 80% de alimentos vivos. 
Ao final destaquei nossa atividade no Brasil e os novos rumos da saúde, quando vistas de um ponto de vista racional, onde a alimentação seja a mais prioritária das metas a serem atingidas.
Quando perguntado sobre o que comer em dias de inverno, mencionei e demonstrei a panela de pedra brasileira como estratégia para aquecer alimentos vivos a uma temperatura máxima de 42 graus centígrados, mantendo assim todas as características enzimáticas protetoras. Esta informação acabou por gerar o título da matéria. Também, alguns alimentos como nozes e sementes apresentam calorias intrínsecas, que aumentam o calor da dieta.
Considero esta entrevista marcante, com destaque em pais tao desenvolvido como a Alemanha e concedida por medico brasileiro com conhecimento de causa. Pode ser que o fluxo de informação esteja mudando e países antes denominados periféricos passem a oferecer valiosas chaves na definição do cenário mundial de saúde. Por outro lado, é grande o interesse dos participantes alemães, nesta turne de palestras, em visitar o Brasil e nossos cursos de fisiologia medica aplicada a alimentação (cursos Bases I e II). 
Mais informações pelo blog www.doutoralberto.com

Fonte: doutoralberto.com

Nota: O artigo tem esse tamanho para poder ser lido :D
 

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos