sexta-feira, 23 de março de 2012

Molho de tomate cru!!!


Você pode usar este molho em TUDO!
 
3 tomates grandes  e maduros
1/2 xícara tomates secos, demolha por dos 2 horas
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
1/4 chávenas de manjericão fresco
1 colher de sopa de coentro fresco
1 colher de sopa de salsa fresca
1 colher de chá de erva-doce 
1 colher de sopa de agave
1 colher de chá de flor de sal

 
Misture todos os ingredientes em um processador de alimentos e turbine bem até estar homogéneo. Rende aproximadamente 3 chávenas.

Os tomates são rico em licopeno (média de 3,31 miligramas em cem gramas), vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. O tomate é composto principalmente de água, possuindo, aproximadamente, catorze calorias em cem gramas.  
 
O licopeno é um potente antioxidante e está sendo pesquisado como agente preventivo para o cancro dos pulmões, próstata, pâncreas, estômago e colo uterino.
Também protege contra derrame, doenças cardíacas e catarata. A transformação dos tomates com um pouco de óleo aumenta a absorção de licopeno, que é solúvel em gordura.
 
Evite tomates que estão tocados ou batidos. Tomates maduros deve ter uma pele lisa, firme, mas produzir ligeiramente para a pressão de um dedo. Tomates em cachos são os melhores, às vezes os tomates  não-orgânicos vendidos em grandes superfícies comerciais são colhidas verdes e amadurecidos com gás etileno. É lógico que ninguém anuncia isso.
Sirva os tomates em fatias à temperatura ambiente, ou adicionar a saladas, sopas, molhos, ou sumos de vegetais.
 
Sabia que as versões nativas dos pequenos tomates cerejas, são amarelas e não vermelhas.
Ervas que complementam o sabor do tomate incluem alecrim, manjericão, manjerona, orégão, coentro, salsa, cebolinho, e pimenta do reino...


 Porque as contra indicações?
Os tomates também contem o  solanina  que é um glicoalcalcalóide, tóxico, A intoxicação por solanina se caracteriza por alterações gastrointestinais (diarréia, vômito e dor abdominal) e neurológicas (alucinações, dor de cabeça, etc.). A dose tóxica é de 2-5 mg por quilograma de peso corporal. Os síntomas se manifestam de 8 a 12 horas após a ingestão.


Alem disso o tomate contem  ácido oxálico responsável pela indicação de moderação no consumo de tomate por pessoas com cálculos renais e ou artrites. O ácido oxálico, juntamente com o cálcio, forma sais insolúveis (oxalato cálcio), que precipitam em forma de cálculos ou pedras.

Mas o ácido oxálico no tomate é baixo (5,3mg/ 100g), semelhante ao de muitos outros alimentos e inferior ao da alface (17mg/ 100g) ou do espinafre (779mg / 100g).



Dicas.

Cru: é a forma mais saudável de consumir o tomate. 
Suco e molho de tomate industrializados: contêm muito sal e aditivos desnecessários.
O tomate é  diurético e depurativo que facilita a função renal.



1 comentário:

Iara Rodrigues da Cunha disse...

Gostei muito...deve ficar uma delícia.
bj

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos