domingo, 4 de janeiro de 2009

Compostagem

Este processo requer que cada indivíduo dentro da sua própria casa desenvolva um método de processar restos de jardim, principalmente folhas e aparas de relva. Se forem galhos, mato, toras de madeira, também funciona. O método mais simples requer a disposição do material numa pilha que vai ser regada e revolvida ocasionalmente, tendo em vista a promoção de umidade e oxigênio aos microorganismos da mistura. Durante o período de compostagem (que poderá levar um mês ou um ano), o material empilhado sofre decomposição por intermédio de bactérias e fungos até a formação de húmus. Quando este material composto se encontrar estabilizado biologicamente, poderá ser usado para correção de solos ou como adubo.
É importante salientar que sistemas imaginativos de compostagem em jardins têm sido desenvolvidos com grande êxito, devido a facilidade em construir o sistema.

COMO FAZER:
1. Recolha folhas, erva e aparas de jardim;

2. Coloque num monte ou caixote;

3. Salpicar com água, mantendo a umidade.
Para uma compostagem rápida (1-3 meses) alternar camadas de misturas verdes e materiais secos. Para arejar o empilhado, remexa e retalhe os materiais em bocados mais pequenos e umedeça-os. Para uma compostagem lenta (3-6 ou mais meses) adicionar, continuamente, material ao caixote e manter a umidade.

Observação:
Restos de comida, serão bem vindos, mas alimentos de origem animal (carne) podem atrair ratos e pragas do gênero.

---------

Fonte: RUSSO, Renato.
Disponível em: http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt10.htm

Fonte: TV Alterosa

1 comentário:

Alessandra disse...

Olá! Vim agradecer a visitinha, as dicas e a felicitação de um Ano Novo que me deixou... obrigada! Desejo que o seu 2009 também seja MARAVILHOSO... assim como desejo que seja para mim.
Ah..adorei o seu blog! Quanta receitinha boa e saudável! Vou tentar usar o suco de luz do sol. Gostei dos benefícios.. e estou mesmo precisando me alimentar de coisas saudáveis.
Agora vou sair da inércia em que estava!
Boa semana... beijux.

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos