quinta-feira, 16 de julho de 2015

[Receita] Queijo Feta (de amêndoas) do Pedro Costa

Adorei esse Blog - culto pelo corpo.blogspot.pt/

Essa é só uma das maravilhas que encontrei por lá!!!
Faço esse queijo, sem o iogurte (logicamente) e sem desidratar,  desde sempre, pois é a base das minhas macarronadas cruas.... Mas aqui tem uma apresentação! Um charme .... Adorei!

Queijo Feta é um dos meus queijos favoritos, adoro aquele sabor ácido e salgado típico do feta. Esta receita faz-me lembrar muito esse sabor, o salgado do sal, o ácido do limão... Acho que não podem deixar de testar. A receita não é originalmente minha, na verdade é de uma edição de 2009 do Vegetarian Times, e eu encontrei-a neste blog que tem muitas outras receitas boas.
Gostei do resultado final, a textura ao cortar também ficou bem semelhante ao feta. Podem cobrir o feta com ervas (salsa, tomilho, alecrim...) infundidas em azeite na hora de servir. Podem barrar em tostas ou colocar numa salada.
Existe outra forma de fazer feta além desta que usa tofu marinado (durante cerca de 4 dias) em ervas, alho, sal, sumo de limão ou vinagre e agua. Que também podem testar.
Ingredientes:
  • 1 chavena de Amêndoas demolhadas (ou residuo de amendoas)
  • 1/2 chavena de Água 
  • 1/4 chavena de sumo de limão
  • 3 c.sopa de azeite
  • 3 c.sopa de iogurte de soja s/açucar (opcional)
  • 1 alho
  • Sal q.b (usei 1  1/4 c.cha)
Preparação:

1. Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma pasta cremosa.
2. Colocar a pasta a escorrer num pano atado com um elástico em cima de um prato e deixar repousar durante cerca de 8 horas.
3. Retirar a pasta de dentro do pano e colocar em cima de papel vegetal dando a forma de quadrado ou rectângulo.
4. Colocar no forno a 180ºc durante cerca de 30-40min.
5. Servir cortado aos cubinhos, fica óptimo em saladas.

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos