sábado, 15 de outubro de 2011

Plantas adelgaçantes

São colhidas na natureza e oferecem benefícios únicos, graças aos seus poderosos princípios ativos. Nas próximas páginas, mostramos-lhe as plantas medicinais mais eficazes no combate aos quilos extra. Como atuam no organismo e de que forma podem ser administradas? Descubra a resposta a estas e outras questões já a seguir.

1 - Ao nosso dispor, temos uma vasta variedade de espécies de plantas que atuam de diferentes formas no organismo, podem ser saciantes, depurativas ou laxantes. Agora, falamos-lhe das saciantes. As plantas que aumentam o volume do sistema digestivo, causando a sensação de estômago cheio e que devem ser administradas cerca de meia hora antes das refeições.

2 - O glucomanano é uma fibra de uma leguminosa que quando chega ao estômago dilata-se, formando um gel que produz saciedade e que atrasa a absorção dos lípidos e dos hidratos de carbono. As suas mucilagens contêm um tipo de fibra que confere um efeito laxante. Deve tomar 1 grama duas vezes por dia.

3- A figueira-da-índia, quando é ingerida 30 minutos antes das refeições, diminui o apetite. As suas mucilagens incham no estômago, provocando uma redução do volume gástrico. Deve tomar entre 100 a 500 gramas do gel fresco ou seco duas a três vezes por dia.

4 - A tanchagem maior ou plantago maior é a planta ideal para dietas de emagrecimento. Além de induzir sensação de saciedade, diminui a absorção de hidratos de carbono e melhora a flora intestinal. As suas folhas podem ser utilizadas em chá. Deve tomar cerca de 40 gramas de folhas para um litro de água.

5 - A espirulina é uma planta marinha (alga) que se dilata no estômago, provocando sensação de saciedade, o que faz com que ingiramos menos alimentos. Esta alga é capaz de sintetizar substâncias nutritivas e ajuda a controlar o apetite. Deve tomar 2 a 4 gramas por dia.

6 - A gomaguar é outra planta saciante. A sua viscosidade provoca uma sensação de estômago cheio durante mais tempo. Adicionalmente, a sua fibra solúvel ajuda a manter os níveis de açúcar e de colesterol. Deve tomar 5 a 20 gramas por dia, consoante os casos.

7 - As plantas lipolíticas e termogénicas também ajudam a emagrecer, já que os seus princípios ativos conseguem diminuir os depósitos de gordura. São mais conhecidas como plantas queima-gorduras. Estimulam a combustão dos lípidos (gorduras) e impedem a produção de mais adipócitos (células que armazenam gordura).

8 - Conhecido pela sua reconhecida ação queima-gordura, a guaraná contém cafeína e uma boa dose de polifenóis que estimulam o sistema nervoso e aceleram o metabolismo. Devido à sua ação estimulante, deve evitar doses excessivas. O recomendável é um grama duas vezes por dia, após as refeições.

9 - A laranja amarga, uma subespécie da laranjeira-doce (árvore que dá a laranja vulgarmente consumida), favorece a libertação e a combustão das gorduras acumuladas, aumentando a energia. Ajuda ainda a eliminar a celulite e a controlar o apetite. Pode utilizar as cascas das laranjas amargas ou tomar comprimidos (estandardizados para 6% de sinefrina), cerca de 150 a 300 mg por dia.

10 -  O chá verde é um dos melhores aliados de uma dieta de adelgaçamento. Os seus antioxidantes, designados catequinas, deram provas da sua eficácia. Uma pesquisa da American Society for Nutrition garante que esta bebida é eficaz na redução da massa gorda abdominal e da gordura abdominal subcutânea.

11- Segundo os autores do mesmo estudo, o efeito termogénico das catequinas ajuda o organismo a gastar, sob a forma de calor, a energia dos alimentos em vez de a armazenar sob a forma gordura.

12 - De acordo com as conclusões de um outro estudo realizado na Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos da América, o consumo de chá verde, em forma de infusão ou em cápsulas, durante 8 semanas, reduz de forma significativa o peso corporal e o índice de massa corporal, além de exercer um efeito positivo nos níveis de colesterol e dos triglicéridos.

13 - Outras plantas muito eficazes na perda de peso são as plantas inibidoras da lipogénese. Estas plantas diminuem a acumulação dos depósitos de gordura. Ao reduzir a atividade das lipases (lipoproteínas), evitam a transformação dos hidratos que são ingeridos em gorduras (lipogénese).

14 - A garcinia cambogia é considerada pelos especialistas a melhor espécie na inibição da lipogénese. Esta planta contém ácido hidroxítrico (HCA) que inibe a lipogénese (processo que transforma os hidratos de carbono em gorduras, que serão armazenadas no tecido adiposo), evitando que as gorduras se acumulem em excesso no organismo. Deve tomar entre 450 a 500 mg de extrato (estandardizado a 50% de HCA), duas a quatro vezes por dia.

15 - Nalguns casos, o excesso de peso está associado a um mau funcionamento do aparelho digestivo e, por isso, as plantas que conseguem regular esta função podem contribuir para a redução de peso.

16 - As folhas da alcachofra, além de drenantes, atuam sobre a prisão de ventre, graças à ação da cinarina que estimula a secreção biliar. Pode tomar 1 a 2 ml de xarope por dia. Em comprimidos, é aconselhável entre 0,5 a 2 gramas por dia.

17 - O aloé vera estimula o funcionamento intestinal, através das suas substâncias fitoquímicas que ajudam o organismo a eliminar gorduras. Para resultados eficazes, deve ser combinada com plantas lipolíticas como o chá verde ou a laranja amarga. Deve tomar entre 2 a 5 ml do gel, uma ou duas vezes por dia e entre 50 a 100 mg por dia, em comprimidos ou em cápsulas do pó do látex.

18 - O ortosifão é recomendado em dietas de adelgaçamento quando existe retenção de líquidos. A sua ação diurética deve-se à sua composição rica em sais minerais, óleos essenciais e flavonoides. Em comprimido, deve tomar cerca de 600 mg, duas vezes por dia. Em chá, é recomendável utilizar uma colher de sopa por chávena, duas vezes por dia.

19 - A cavalinha ajuda o organismo a eliminar líquidos e toxinas e diminui a fadiga que surge associada a algumas dietas. Em comprimidos, deve tomar entre 500 mg a 1 g, por dia. Em chá, deve beber uma colher de sopa (fervida durante um minuto) até três vezes por dia.

20 - As sementes de linhaça também são conhecidas pelo seu efeito laxante, graças ao seu conteúdo de fibra. As sementes inteiras podem ser utilizadas em infusão ou adicionadas à alimentação (em cereais, iogurtes ou bolos). Deve tomar entre 1 a 2 colheres de sopa, por dia. Em cápsulas, pode tomar entre 3 a 6 gramas por dia, às refeições.

21 - Não se esqueça que, para uma dieta bem sucedida, a toma destas plantas deve ser combinada com uma alimentação cuidada e com a prática regular de exercício físico.

22 - Juntamente com estas plantas é necessário fazer exercício, principalmente musculação, pois os músculos continuam a queimar energia até 48 horas depois da atividade física.

23 - Durma, pelo menos, 8 horas por dia, deitando-se até às 23h, de forma a aumentar a produção de leptina, uma hormona produzida pelas células adiposas que controla o peso, dizendo ao cérebro a quantidade de energia armazenada.

24 - Coma uma peça de fruta 30 minutos antes da refeição e uma sopa sem abóbora, batata ou cenoura sempre antes do prato principal.

25 - Se tiver tendência para estados de depressão, coma dois a quatro quadrados de chocolate preto, 30 minutos antes da refeição ou quando tiver picos de fome.

26 - Em caso de aumento do apetite antes do período menstrual, pode tomar anho casto (200 mg, duas vezes por dia) ou óleo de onagra (um grama, duas vezes por dia).

Fonte. Sapo Saude

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos