sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O Prato serve-se cru - Nossa entrevista ao Semanário Sol


O prato serve-se cru
Os crudicistas só comem alimentos crus.
Garantem que são mais saudáveis porque não cozem a batata nem o grão.


Que tal substituir-se o macarrão, no prato de massa com molho de tomate, por curgetes cruas raladas? Será que se consegue converter amigos ou crianças mais resistentes à dieta da comida crua? Marcia Almeida, praticamente de crudicismo, considera que tudo depende «da apresentação dos pratos e da combinação harmoniosa dos alimentos»
Os crudicistas não comem alimentos cozidos,assados ou fritos - tudo o que comem é cru.

"As enzimas presentes nos alimentos crus são mais benéficos para a saúde", defende Márcia Almeida, terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa e de mesoterapia homeopática. E acrescenta que o ideal seria que a alimentação humana fosse composta por 80% de verduras, 10% de sementes e 10% de fruta.
O crudicismo, ou chamada alimentação viva, assenta na ideia de que a melhor farmácia esta na cozinha: «Se nos alimentarmos do que a natureza nos oferece, teremos uma vida mais saudável». Segundo a terapeuta, esta dieta contribui para uma diminuição dos níveis de colesterol e da tensão arterial.

Sumo e fruta ao pequeno almoço.
A fundadora do crudicismo, a dinamarquesa Kristine Nolfi, que mudou a sua dieta devido a um cancro de mama, estende os benefícios desta alimentação às mulheres grávidas. Garante que o parto «é rápido e quase sem dor, porque o bebé sadio, forte e ágil,coopera», diz.

Dai que Márcia Almeida aconselhe aos seus pacientes a aderir aos crus, mas sem fundamentalismos». É que, mesmo em sua casa, os três filhos (dos 16 aos 21 anos) têm uma alimentação mista - com cozidos e assados.
Para os mais corajosos, no entanto, recomenda que comecem pelo pequeno-almoço: «Deve deixar-se o que se come habitualmente nas pastelarias e passar a tomar um bom copo de sumo em casa».

Apesar de reconhecer os benefícios de alguns alimentos crus, os nutricionistas "convencionais" reforçam a importância de uma alimentação variada e equilibrada, com carne e peixe.
«Os alimentos de origem animal contêm nutrientes essenciais para uma boa alimentação. Beber leite é diferente de tomar um suplemento de cálcio», afirma ao SOL a nutricionista Tânia Cordeiro, que participou recentemente num workshop sobre alimentação viva no Brasil.
Em lugar da comida crua, a nutricionista dá importancia à forma como se cozinha os alimentos, para que estes não percam os seus nutrientes. E apresenta a sopa como uma boa solução: «A água em que os vegetais são cozidos é batida com os alimentos, logo as vitaminas perdidas na fervura continuam a ser ingeridas».

E no que toca à alimentação das crianças. Tânia Cordeiro alerta para o facto de os vegetais não conterem «o nível ideal de aminoácidos, o que pode comprometer o crescimento».

Apesar do sucesso do crudicismo em países como o Brasil, a sua prática é pouco comum em Portugal. Para os mais curiosos, o espaço Maaiana (centro de desenvolvimento de terapias complementares de saúde) organiza um workshop sobre o tema, no dia 8 de Novembro.


Jornalista: Joana Andrade
Fonte Semanário SOL, (Intervalo pag 34 e 35) - 31.10.08

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Alimentos crus - Ernst Bauer

Alimentos crus
Ernst Bauer
Tenho 85 anos. Exerço a medicina há 20 anos em Arosa, Suíça. Meu pai era médico rural e conheci os limites da medicina convencional convivendo com doenças crônicas já na minha juventude. De constituição bastante frágil, procurava ampliar as possibilidades da medicina convencional com métodos alternativos. Hoje, considero alimentação e jejum os mais importantes.

O famoso médico suíço, Dr. Max Bircher-Benner (1867-1993), ouviu falar dos incríveis efeitos da alimentação crua. Experimentou e ficou perplexo com o resultado. Naquela época, todas as crianças com doença abdominal morriam. A clínica pediátrica do Hospital Universitário de Zurique encaminhou quatro crianças ao Dr. Bircher-Benner. Retornaram curadas. Sua alimentação consistia, principalmente, de bananas frescas, depois substituídas por maçãs frescas, com o mesmo resultado. Também as crianças diabéticas foram beneficiadas com uma dieta exclusiva de frutas frescas.

O Dr. Bircher-Benner apresentou ao Dr.Joseph Evers, na Alemanha, três pacientes que ficaram livres de esclerose múltipla, uma doença considerada incurável. O Dr. Evers começou, então, a tratar pacientes portadores de esclerose múltipla e outras doenças consideradas incuráveis, com resultados surpreendentes. Em reunião da Associação Alemã de Neurologia, o Dr. Evers apresentou suas radiografias e a estatística, mostrando que — ao iniciar a alimentação com frutas e verduras frescas dentro do período de um ano após o aparecimento dos sintomas — 94% dos portadores de esclerose múltipla ficavam curados. O Dr. Evers, falecido em 1975, não utilizava medicamentos, somente alimentação. Em seu livro "Warum Evers-Diät?" (Porque a dieta Evers?), ele afirma: "O sucesso é a melhor prova de que uma teoria está correta."

O Dr. Honekamp, diretor clínico de uma clínica psiquiátrica alemã, documentou, em seu livro sobre a cura de doenças mentais com produtos naturais, como conseguiu curar pela alimentação crua, com poucas exceções, os pacientes internados em sua clínica. Entretanto, ele mostrou que a esquizofrenia crônica só pôde ser curada após quatro anos.

Tudo foi esquecido até recentemente, quando o físico Fritz Popp descobriu que os nutrientes vivos irradiam fótons. Essas pequenas partículas de luz aparentemente protegem o sistema imunológico e destroem células cancerígenas. Quando aquecemos os alimentos vivos, a irradiação se torna muito forte e depois cessa — os alimentos estão mortos. No livro "Biologie des Lichts" (Biologia da luz), publicado em 1984, ele descreve os princípios da irradiação extremamente fraca das células.

Uma enfermeira do hospital da Universidade de Zurique estava morrendo. Anos antes, haviam-lhe retirado um tumor maligno da mama. Mais tarde, apareceram metástases no fígado. Quando o tumor reapareceu por uma terceira vez, após duas quimioterapias, acreditavam que nada mais poderia ser feito. Era Natal e seus amigos vieram despedir-se dela. Uma amiga lhe falou da alimentação crua e logo trouxe frutas e hortaliças frescas. No dia seguinte, a enfermeira já pôde deixar a alta dose de morfina que estava tomando contra as dores e levantar. A cada dia, ficava de pé durante mais tempo.

Como podemos explicar este efeito imediato sobre tumores malignos? A pesquisadora em oncologia, Virginia Livingston, de San Diego, EUA, descreve em seu livro "The Conquest of Cancer" (A conquista do câncer) que os alimentos vivos, as frutas e as hortaliças contêm um ácido, um sub-produto da vitamina A, que também é produzido no fígado. Essa substância freia o câncer, mas é sensível ao calor. Cenouras cozidas no vapor só contém 1% a 2% da quantidade do ácido que as cenouras cruas contêm.

Recomendo aos pacientes em minha clínica — e eu mesmo me alimento desta forma:
Comer apenas o que nasce na natureza.
Disso, só comer aquilo que temos vontade, apenas na quantidade que o corpo pede e quando sentimos fome.
Consumir os alimentos assim como a natureza nos oferece, sem misturar, sem temperos, sem aquecer.
Sempre que possível, comer os alimentos isentos de agrotóxicos e adubos químicos.
Como podemos saber se uma fruta é saudável ou prejudicial? Só nosso instinto pode nos dizer isso. Cada ser vivo tem sua voz interior, inclusive as bactérias e os vírus. O ser humano é o único ser vivo que não segue sua voz interior, nós nos achamos superiores. Porém, se não seguimos esta voz, surge o efeito contrário, o vício. O adulto é viciado no fumo, em alimentos desnaturados, cozidos etc. Após um jejum, estes vícios desaparecem. O instinto, a voz interior, está de volta, como em um recém-nascido.

Se comemos alimentos cozidos, há um aumento dos glóbulos brancos após a refeição — como se tivéssemos ingerido veneno. Nosso sistema imunológico, neste caso, está ocupado de manhã até a noite enfrentando os tóxicos que introduzimos com a alimentação aquecida, em vez de se defender contra germes e destruir células cancerígenas.

Ao dar alimentação cozida para animais selvagens, saudáveis — como fizeram Mac Carrison na Inglaterra e o Prof. Kollath na Alemanha — estes adoecem com nossas doenças da civilização e morrem. Se acrescentamos vitaminas da farmácia, morrem alguns dias mais tarde. Entretanto, se os colocamos em liberdade para que voltem a se nutrir com alimentos vivos, seguindo o seu instinto, eles se recuperam. O mais interessante: animais, antes dóceis, tornam-se agressivos com nossa alimentação desnaturada e se agridem.
_____
Fonte: Palestra apresentada durante o Congresso Vegetariano em Widnau, Suíça, 1999

Fonte:http://www.taps.org.br/Paginas/crudiartigo07.html

sábado, 25 de outubro de 2008

Macarrão de Courgetes

Prato Principal
INGREDIENTES: para 4 pessoas

4 Courgetes grandes.
4 tomates
1 molho de manjericão
suco de 1 limão
2 colher de sopa de azeite
4 tâmaras
1 chávena de tomate seco
1 pitada de sal marinho

Modo de fazer:
Passe a courgete (ao comprido) na parte mais grossa do ralador. Deixe em um escorredor para secar, por uma hora.
Faça o molho no processador (Bimby ou liquidificador) ponha os ingredientes no copo: os tomates, uma colher de azeite, as tâmaras, 2/3 do manjericão, e o tomate seco. Bata tudo até obter uma massa grossa e homogénea.
Pode aquecer até 45º, e servir por cima das courgetes.
Para servir decore com o resto do manjericão e a colher de azeite.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Victoria Boutenko - Batido de verduras

Ingredientes:
2 molhos de folhas diversas (VERDURAS!),
(ex:salsinha (excelente!)espinafre, aipo, rúcula, alface, couve...etc.)
3 bananas
água para completar um copo

Modo de fazer:
Extrair o suco - sumo das verduras, bater as bananas, acrescentar água até obter a textura do tipo shake.

Opcional: Para variar pode acrescentar abacaxi, manga, kiwi, morango, maça

Este suco - sumo pode ser tomado varias vezes por dia.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Iogurte

Ingredientes:
1 chávena de semente ou oleaginosa

Modo de fazer.
Coloque as sementes ou as oleaginosas que escolher de molho durante 8 horas (eu prefiro colocar sempre a noite)
De manhã passe as sementes ou as oleaginosas no processador (Bimby ou liquidificador) colocando o mínimo de água necessário para ficar um creme bem grosso.
Escorra para separar a massa do leite. O leite esta pronto a ser usado. A massa deve ser colocada em um recipiente de vidro ou de barro, deve ser tapada com uma pano branco. Colocar o recipiente no forno desligado por 6 a 12 horas até fermentar. Quanto mais horas ficar em um local escuro e morno mais acido irá ficar.

Sugestões: Amêndoas, amendoim, avelã, castanha do pará, nozes, pecam, semente de girassol, mais sugestões de sementes ou oleaginosas veja aqui.

Usar misturado com abacate para fazer maionese, ou mesmo manteiga.

Agrião

Nome científico Nasturtium officinalis
Família Cruciferae
Sinonímia popular Jambu, agrião-da-água, berro, agrião aquático, agrião do rio
Parte usada O vegetal inteiro
Propriedades terapêuticas Depurativo, antiescorbútico, diurético, antidiabético, anti-raquitismo, expectorante, ungüento, cicatrizante
Princípios ativos Iodo, potássio, fósforo, óleo, sais minerais, vitaminas, óleo essencial; glicosídeos, gliconastursídeo. Fermento (mirosina). Sais minerais, vitaminas, proteínas, carotenos, clorofila.
Indicações terapêuticas Tuberculose, afecções pulmonares, tosse, bronquite

Informações complementares

Origem
Europa, tendo se aclimatado bem no Brasil.

Modo de conservar
Utilizar sempre o vegetal fresco, com folhas verde-escuras.

Características da planta
Planta herbácea rasteira, chega a 60 cm. de altura. Exige solo poroso, estercado e com muita umidade. Erva de sabor picante, normalmente usada em saladas.

Herbácea pequena, que atinge de 15 a 30 cm de altura. Possui caule tenro, oco, carnoso e nodoso, onde se apresentam 2 tipos de raízes: as finas e brancas que surgem nas axilas das folhas, e as principais que fixam a planta na terra.

As folhas de coloração verde-escuro, bem intenso, são partidas em segmentos nas formas arredondadas ou ovais e reunidas geralmente em grupos de 3 a 7u.

As flores são brancas e pequenas, com quatro pétalas. Para um bom desenvolvimento, deve ser plantada em local de água corrente, como na beira de rios, ou colocando as sementes em caixotes, em local seco, e depois transplantadas as mudas para local definitivo.

Pode-se utilizar também o plantio por meio de estacas. Geralmente é cultivada em canteiros, com o solo saturado de água por meio de irrigação, e cobertos por uma fina camada de esterco de curral.

A colheita pode ser feita entre quarenta e sessenta dias após o plantio.

A espécie de agrião de terra enxuta, cujo plantio pode ser feito o ano todo, prefere lugares frescos e sombreados, e as folhas são pequenas. O agrião d´agua, cujos ramos devem ser plantados perto de nascentes, onde a água escoe mansamente, tem as folhas maiores.

É um vegetal recomendado pelo seu valor nutritivo, teor de vitaminas e ótimo paladar, com odor característico e sabor francamente amargo e picante. As folhas somente devem ser coletadas quando aparecem as flores.

Cuidado
Seu uso interno em grandes quantidades pode provocar irritações na mucosa do estômago e nas vias urinárias.

Colaboração
Erika Hecht, Psicóloga, trabalha na Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria de Assistência Social (agosto, 2004).


Fonte: Plantas Medicinais

Abacate

Nome popular ABACATEIRO
Nome científico Persea americana C. Bauh
Família Lauráceas
Sinonímia popular Abacate, abacateiro
Parte usada Folha, fruto (polpa) e semente (caroço)
Propriedades terapêuticas Diurética, carminativa, afrodisíaca
Indicações terapêuticas Diarréia, disenteria, dor de cabeça, contusão

Informações complementares

O fruto (polpa) e o caroço (semente) devem ser consumidos ainda frescos, podendo ficar na geladeira por algum tempo. A folha pode ser usada verde ou seca em geral para fazer chá.

O chá da folha do abacateiro é diurético e carminativo (elimina gases intestinais) e ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras. Evite tomar grandes quantidades diárias do chá (mais de 2 xícaras/dia), pois sendo diurético pode reduzir muita a pressão arterial em pessoas que tenham essa doença.

Sendo diurético também procure tomar pela manhã e no máximo até 17 horas.

O caroço (semente) tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria.

A polpa do abacate é considerada afrodisíaca. Já no caroço (semente) concentra-se parte do poder de aumentar a libido.

A polpa pode ser consumida com mel ou melaço de cana (use pouco) e recomendo evitar o uso de qualquer tipo de açúcar, seja o branco, invertido, demerado ou mascavo. Pode ser misturado com iogurte e outros alimentos.

A polpa é muito rica em nutrientes, vitaminas, sais minerais, antioxidantes e principalmente gordura boa. Suas gorduras são parecidas com as do azeite de oliva e seu teor de colesterol é irrisório ao contrário do que muita gente pensa. É boa para o coração e vasos.

O abacate escurece por ação do oxigênio do ar sobre os nutrientes contidos na polpa produzindo radicais livres. Assim acontece com a banana, a maçã, batata e outros vegetais depois de cortados quando perdem a proteção da casca que funciona como uma roupa protetora. Para evitar o escurecimento da polpa passe um pouco de limão, rico em vitamina C, que tem ação anti-radicais livres.

As cascas são ricas em fitonutrientes que protegem as plantas contra a ação dos radicais livres. É por isso que deve-se comer a casca de algumas verduras e frutas. Com isso estamos consumindo seus nutrientes que também nos protege.

Mas existe um cuidado a ser tomado. Algumas frutas como o morango - um dos mais ricos em nutrientes, ao serem cultivados recebem uma carga muito grande de herbicidas que se acumulam exatamente na casca. Outros alimentos também tratados com muito herbicida são o tomate e a batata do reino.

Procure comprar em feiras onde se vendem produtos sem uso de agrotóxicos e de boa procedência.

Do ponto de vista prático seu uso mais freqüente em fitoterapia é como chá diurético.

Dosagem indicada

Afrodisíaco
O macerado do caroço (sem a folha, nem cânfora) preparado com vinho branco ou álcool de cereais para se obter um extrato também é usado como afrodisíaco. Deixar em infusão durante pelo menos 20 dias (quanto mais tempo melhor) em frasco de vidro escuro, protegido da luz. Procure agitar pelos menos uma vez ao dia. Depois de pronto pode-se tomar um cálice/dia.

Creme amaciante para face ou mãos
Polpa do fruto maduro, mel de abelha. Amasse, faça uma massa cremosa (1/4 da polpa, 1 colher de sopa de mel de abelha). Aplique e deixe cerca de 30 a 40 minutos. Retire com água fria. Use pelo menos duas vezes por semana.

Dores de cabeça reumáticas e contusões
A folha e a semente picadas colocadas em repouso durante pelo menos 5 dias combate dores de cabeça, reumáticas e contusões. Infusão: 1 colher picada de folha, outra de semente ralada, 1 xícara de álcool de cereais a 60%, 1 pedra de cânfora; aplicar nas partes doloridas com chumaço de algodão. Essa infusão não deve ser bebida, é para uso tópico no local afetado.

Cuidado
A polpa é muito rica em calorias e deve ser evitada por quem faz dieta para perder peso. Já para atletas e malhadores de academias, desde de que orientados, é uma boa fonte de energia, substituindo com larga vantagem as mortais e venenosas margarinas e manteigas.

Uso culinário
Com a polpa, azeite de oliva e iogurte natural desnatado e uma pitada de sal marinho iodado se faz um delicioso e nutritivo creme que pode ser usado no lugar da manteiga, margarina e maionese industrializada.

Colaboração
Dr. Fernando Mascarenhas dos Santos - CRMBA 4631 - Salvador (BA) Junho - 2003

Fonte:Plantas Medicinais

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Vinagre de Maça Natural - História e Receita

Receita do vinagre de maça
VINAGRE DE MAÇÃ NATURAL - O legado do Vermont-USA (HISTÓRIA)

Umas das razões da vitalidade do vinagre de maçã, é que ele associa minerais como cálcio, cloro, enxôfre, ferro, fósforo, flúor, magnésio, potássio, silício, sódio, e traços de diversas outras substancias.

                                                       http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-reporter/v/receita-de-vinagre-de-maca/878583

 
Se clicar na foto vai ver o biólogo Estêvão Zilioli que ensina a fazer vinagre de maçã. O processo pode ser o mesmo para prepar o vinagre de maça natural tipo Vermont-USA, reconhecido mundialmente como um vinagre medicinal.
Fica aqui a receita.

Ingredientes:

1 litro de sumo de maça feito na hora, com casca e sem sementes.
6 colheres de sobremesa de mel ou 4 colheres de açúcar mascavado escuro
1 luva cirúrgica
1 fraco com boca média
1 fraco com boca larga
1 gaze ou pano branco

Modo de Prepara:

Misturar o sumo das maças com o mel ou o açúcar mascavado e verter para o frasco de boca média.
Fechar bem o frasco com a luva cirúrgica por 4 a 6 semanas. Abra bem a luva ao colocar sobre a boca do jarro. Com o tempo, esta encher-se-á à medida que o gás carbónico for sendo libertado. Passado esta fase, o sumo estará fermentado naturalmente.
Em seguida coar o sumo de maça novamente para um frasco com boca larga e colocar uma gaze na boca do frasco e deixar assim por mais 4 a 8 semanas.

Após este período já pode ser guardado em frasco fechado e usado para uso interno e externo.

domingo, 19 de outubro de 2008

Suco de luz do sol - Anemia

Para quem tem anemia, use a receita base do sumo da luz do sol - veja aqui - e acrescente:

Ingredientes:

Vegetais ricos em ferro: espinafre,couve,cereais integrais, beterraba,rabanete, alface, tomate e todos os vegetais verdes.

Frutas: maçãs, pêssegos, figos, pêras,cerejas e uvas.

O sumo base acrescentado de um ou vários destes ingredientes, ajuda a diminuir a anemia, e faz com que o sabor seja sempre diferente.

Suco de luz do sol - Cancro/Cancer

Acredito na cura do cancro (câncer), não é fácil, há que mudar muitos hábitos, ver e viver a vida de maneira diferente, alimentar-se com cuidado para isso pode começar com a receita base do sumo da luz do sol - veja aqui - e ainda acrescentar:

Ingredientes:
Couve
1 pedaço de folha de babosa com 4 ou 5 anos sem casca
batata
semente de girassol
cenoura
muita maça

Nos Estados Unidos há hospitais que tratam os doentes com problemas de cancro com alimentação rica em couves.

O gel puro da Babosa é um composto nutricional excelente, activador do nosso sistema imunológico e sem restrições de uso interno ou externo
O gel puro da Babosa tem em sua composição os fitoquímicos, com acção laxativa suave, bactericida, antiespasmódica e antinflamatória: não provoca diarreia, é um agente alcalino do PH: é rico em ácido urônico que possui capacidade anticéptica e é um agente eliminador das toxinas a nível celular; é rico em vitaminas A, C, E, D e todas do complexo B, inclusive B12, imprescindíveis para o bom funcionamento do nosso organismo; possui 18 dos 23 aminoácidos essenciais, contém grande quantidade de minerais e de enzimas, tão importantes para o aproveitamento das vitaminas e minerais pelo nosso corpo. Tem efeito adaptogénico, isto é, actua onde o organismo mais precisa. Possui elementos importantíssimos (fitoquímicos) que facilitam a absorção pelas células de tudo o que elas precisam para desenvolver suas funções.
O excesso do Aloin é prejudicial a saúde. Informação útil

A batata, a semente de girassol, a cenoura e a maça tem pectina que ajuda a eliminar os isótopos radioactivos do chumbo e do estroncio 90, muito importante para quem esta fazendo radioterapia ou quimioterapia.

sábado, 18 de outubro de 2008

Suco de luz do sol - Pele (acne) - Dermatológico

Para uma pele saudável, use a receita base do sumo da luz do sol - veja aqui - e acrescente:

Ingredientes:
Sumo de cenoura
Pimentão vermelho
1 colher de chá de pólen

A vitamina A é óptimo para a pele com o suco básico que é desintoxicante. A pele fica limpa e sem manchas.

Suco de luz do sol - Diabetes

Para quem tem diabetes, use a receita base do sumo da luz do sol - veja aqui - e acrescente:

Ingredientes:
Vagem de feijão verde,
Pêra,
Framboesa

O tipo de açúcar da pêra e da framboesa é melhor tolerado pelos diabéticos. A vagem do feijão verde tem muita insulina

Suco de luz do sol - Colesterol Alto

Para baixar o colesterol, use a receita base do sumo da luz do sol - veja aqui - e acrescente, alternando os ingredientes abaixo:

Ingredientes:
Alfafa,
Alho,
Amêndoas demolhadas ,
Aveia germinada,
Beringela,
Brócolos,
Cebola,
Cenoura,
Espinafre,
Gengibre,
Salsa.

Com baixas calorias e livre de gorduras saturadas, o suco ajuda a baixar o colesterol, mas o alho tem se mostrado um dos alimentos que melhor diminuem o nível de colesterol LDL no sangue.

Suco de luz do sol - Emagrecer

Para emagrecer, use a receita base do sumo da luz do sol - veja aqui - e acrescente:

Ingredientes:
Sumo de hortaliças
linhaça



grapefruit sem casca

O sumo básico, já ajuda a perder uns quilos, mas o complemento de hortaliças melhora o processo de emagrecimento, pois alem de não ter gorduras, tem baixas calorias com a vantagem de suprir as necessidades de nutrientes que temos diariamente.

Suco de luz do sol - Tensão Alta - (Hipertensão)

Para baixar a tensão arterial, use a receita base do sumo da luz do sol - veja aqui - e acrescente:

Ingredientes:
Maracujá
Salsa
Cenoura
Beterraba
Alho
Gengibre
Melancia

O Maracujá é relaxante, a salsa é rica em ferro, entre outros minerais, o alho é purificador e estabilizador do sangue, o gengibre é desintoxicante ajudando o processo digestivo, a cenoura a beterraba e a melancia são óptimos suplementos para melhorar a tensão arterial. Podemos fazer combinações destes ingredientes ou coloca-los todos juntos.

Suco de luz do sol - Equilibrio Energético

Para um equilíbrio energético, (falta de energia ou excesso de energia), use a receita base do sumo da luz do sol - veja aqui - e acrescente:
Ingredientes:
gengibre
Água de coco

O gengibre é adaptativo, isto é: se a nossa energia estiver desequilibrada ele equilibra, ou puxando ou empurrando.

Suco de luz do sol - Digestivo

Para ajudar a disgestão, use a receita base do sumo da luz do sol - veja aqui - e acrescente:

Ingredientes:
Manga
Água de coco
Linhaça demolhada

A linhaça vai ajudar o transito intestinal e a manga o processo digestivo

Suco de luz do sol - Artrite e Purificação

Para a artrite e ainda uma purificação profunda, use a receita base do sumo da luz do sol - veja aqui - e acrescente:

Ingredientes:
Ananás ou abacaxi
Água de coco
1 ramo de hortelã
1 colher de chá de mel puro

Se o coco for verde acrescente a polpa, a água de coco é tão pura e tem tantos nutrientes que na primeira grande guerra foi usada como soro nos hospitais de campanha.

Suco de luz do sol - Desintoxicante

Uma desintoxicação potente, use a receita base do sumo da luz do sol - veja aqui - e acrescente:

Ingredientes:
Um dose concentrada de grama, pode ser de trigo de cevada...

Quanto mais clorofila e oxigénio tiver mais vai desintoxicar . O suco de clorofila tem só 5 kcal.

Suco de luz do sol - Dr. Ana Branco

Outra receita do sumo da luz do sol - veja aqui...

Coloque 2 maçãs picadas sem sementes no liquidificador.
Bata com a ajuda de um pepino como socador (empurrando) para auxiliar a extrair o líquido que mora dentro dos vegetais. Acrescente um punhado de grãos germinados, folhas verdes comestíveis: couve, chicória, hortelã, o legume e a raiz escolhida na proporção indicada, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica.
Coe num coador de pano e beba logo em seguida.
E se delicie com a força da energia vital!


Como germinar grãos:

Colocamos de uma a três colheres de sopa de grãos num vidro e cobrimos com água limpa.
Deixamos de molho por uma noite (8 horas).
Cobrimos o vidro com um pedaço de filó e prendemos com um elástico. Despejamos a água e enxaguamos bem sob a torneira.
Colocamos o vidro inclinado num escorredor num lugar sombreado e fresco
Enxagüamos pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes
Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral estão com a sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos.

Sugestões de sementes:
Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão de bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha do Pará, amêndoas, ervilha, feno-grego, etc.


Este sumo é antioxidante, energético, nutritivo e desintoxicante.

"Você sabe se alimentar?"; Dr. Soleil, Ed. Paulus

fonte: Ana Branco



quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Carne moida? Não...

Entrada, Prato Principal

Ingredientes

1 ½ copo amêndoas demolhadas
½ cebola picada em pedacinhos
1 copo de cenoura ralada
½ copo de courgete ralada
1 colher de sobremesa de mel
1 colher de sopa azeite

Modo de fazer.
Bata tudo no processador, eu usei a Bimby, sem o azeite. Bebi todo o sumo que estava divino. Acrescentei o azeite.
Fiz bolinhas de cor e achatei, coloquei sobre laminas de courgetes - ficam lindas para uma entrada ou aperitivos, fiz umas outras bolinhas, um pouco maiores e também achatei coloquei no formo 45º por 2 horas e foi o meu almoço.

Acompanhei com salada de rucula, tomate cereja e alface



terça-feira, 14 de outubro de 2008

Suco Verde

Ingredientes para 2 copos:
1 pé de couve
2 maçãs biológicas médias sem sementes
1 limão com casca sem sementes
1 pepino
1 chávena de semente germinada.


Modo de fazer:
Corte os ingredientes e passe no processador depois e só coar e tomar.
Pode usar centrifuga.

O Suco verde rico é em clorofila e rapidamente assimilado pelo corpo.
É indicado para hipertensão, para baixar o colesterol, regularizar os intestinos mais preguiçosos, ajudar a diminuir a obesidade...

Saiba mais: COMIDA VIVA

domingo, 12 de outubro de 2008

Dúvidas sobre o Suco da Luz do Sol

Gestantes e Lactantes

Tenho recebido varias questões de gestantes sobre o suco da luz do sol.

Pré-mamãs, que querem dar o melhor aos seus filhos, mesmo antes deles nascerem, e outras que estão amamentando e que tem duvidas em relação aos facto de poderem ou não tomar o suco.

O suco da luz do sol, é altamente energético, seus ingredientes não poderiam ser mais naturais. É um suco reconhecidamente nutritivo. Acelera o transito intestinal, e portante óptimo para quem tem prisão de ventre. Muito comum nas grávidas.

O suco base da luz do sol é altamente recomendado para as gestantes e para as mães que estão amamentando (lactantes), devem ter o cuidado de lavar muito bem todos os ingredientes de variar o máximo possível as frutas e as hortaliças.

sábado, 11 de outubro de 2008

Sopa de Tomate Biologica

Sopa

Para esta sopa a Bimby é óptima por causa do termostato, basta marcar os 45ºC, colocar todos os ingredientes no copo e bater bem por 5 minutos.

Ingredientes para 4 pessoas:
Tomate biologicos: 500 gr (frescos)
2 Cenoura biologicas
2 Cebola biologicas
1 dente de alho biologico
2 folhas de manjericão por prato (8 no total)
2 colheres de sopa de Azeite extra virgem
Pimenta q.b.
Tomilho q.b.
Sal (SEMPRE pouco)

Modo de fazer:
Lavam-sem muito bem todos os legumes e cortam-se em cubos. Colocam-se todos os ingredientes no copo da Bimby, temperatura 50º velocidade 9, por 5 minutos.

Para preparar em uma panela, bate-se os ingredientes ou no liquidificador ou na varinha magica, até obter uma massa homogenia, depois leva-se ao lume muito baixo que seja suportado pela nossas mãos por 5 minutos.

Junta-se o manjericão picado no momento. Rega-se com o azeite já no prato.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Caldeirada de frutos da terra

Prato principal

Ingredientes:
Hortos:
1 maço de couve-flor1
1 maço de brócolos
½ repolho branco ou roxo
½ maço de cebolinha
1 beringela
3 shiitake grande
outros produtos de horta a gosto
Sementes:
100g de trigo
100g de cevada
100g de gergelim branco
100g de sesamo
Temperos:
Miso, cúrcuma, louro, pimenta dedo-de-moça, almeirão, chicória, salsa ou coentro e azeite extra virgem.

Modo de Fazer:
Picar o brócolos, o repolho e a beringela. Prensá-los com miso até começar a sair a seiva. Picar os outros ingredientes hortos e colocá-los em panela de barro em fogo baixo, (usar as mão para ver se não esta muito quente), prensando levemente com os temperos até atingir o amornamento. Adicionar shiitake fatiado junto aos prensados. Ao servir regar com azeite extra virgem.

Receita original da Oficina da Semente

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Queijo de sementes

Queijo, Entradas

Ingredientes:
2 xícaras de sementes demolhadas durante a noite.
Ervas aromáticas ou especiarias

Preparação:
No dia seguinte lave e escorra.
Colocar na Bimby ou no liquidificador com um copo de água bater até ficar cremoso. Colocar em um coador de pano e deixar escorrendo por aproximadamente 10 horas.
Após as 10 horas a massa estará fermentada, depois é só misturar com as ervas aromáticas ou com as especiarias e envolver.

Ervas aromáticas:
manjericão, manjerona; coentro; salsa; cebolinha; salva; segurela;...
Especiarias:
pimento seco (paprica); pimenta preta, branca ou vermelha,
Diversos:
Alho; cebola; limão; lima; azeite; use a imaginação;...

Nota :o leite que corre do coador deve ser aproveitado, para leite da Terra, batido de fruta,...
Nota: Usa-se todo o coco, agua e polpa, pode ser maduro ou verde.

Todas as receitas estão no Petitchef

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Patê Amêndoa

Entrada
Ingredientes:
1/2 xícara de amêndoas demolhadas por 8 horas
2 xícaras de sementes de girassol demolhadas durante a noite
3 dentes de alho
1 molho de salsa
1 limão
1 colher de ervas aromáticas ao gosto

Modo de fazer:

Passe os ingredientes na Bimby até ficar cremoso.
Sirva com biscoitos de aveia, em folhas de repolho, rodelas de courgett, barcas de pimentos

domingo, 5 de outubro de 2008

Batido de leite de amêndoas e Frutas

Ingredientes: Para 4 copos
3 xícaras de leite de amêndoas caseiro
½ chávena de frutos vermelhos, frescos ou congelados
1 laranja média (descascada)
1 banana fresca ou congelada
½ de copo de tâmaras
½ chávena de gelo

Modo de fazer:
Bata os ingredientes na Bimby ou no liquidificador até ficar cremoso:

sábado, 4 de outubro de 2008

Batido de fruta

Ingredientes: para 2 copos
2 laranjas descascadas
2 bananas congeladas ou
2 kiwi congelados ou
2 maças sem sementes congelados ou
2 peras congeladas ou
2 pessegos sem caroço congelados

Modo de fazer:
Bata na Bimby ou no liquidificador até ficar cremoso:
Coloque as laranjas primeiro no fundo do copo do liquidificador e depois as outras frutas que escolheu.
Decore com frutos vermelhos frescos.
Foto: Batido de kiwi e Laranja

Leite da Terra com Alfarroba









Ingredientes para 4 copos
1/2 xícara de leite de amêndoas
6 tâmaras
1 coco
2 colheres de sopa de alfarroba triturada

Modo de fazer:
Triturar tudo na Bimby ou no liquidificador
Se ficar muito cremosos, misture água pura aos poucos até ter a consistência desejada
Sirva frio.

Nota: Usa-se todo o coco, água e polpa, pode ser maduro ou verde.
Todas as receitas estão no Petitchef

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A maravilhosa medicina popular do Vermont - USA

VINAGRE DE MAÇÃ NATURAL - (RECEITA)
O legado do Vermont-USA


A extraordinária medicina popular do Vermont, estado americano situado no extremo nordeste dos Estados Unidos da América, vem se formando desde os tempos primitivos. Ela adapta às condições do ambiente de vida no Vermont antiqüíssimas leis fisiológicas e bioquímicas, visando a manutenção da saúde e do vigor físico. Mas essas leis não têm limites geográficos: suas aplicações serão eficazes em outros ambientes também. Assim, algum instinto profundo faz com que, os vermonteses procurem os alimentos necessários à formação do organismo, isto é, uma dieta rica em carboidratos e baixo teor de proteínas, e muitos vegetais ácidos. Eles observaram, por exemplo, que quando aumentavam a porcentagem de proteína na ração da marta (animal do qual se retira a pele para o comércio), elas apresentavam suas artérias e órgãos obstruídos, contraiam doenças e morriam prematuramente. Dessa forma, o bom senso dos vermonteses faz com que observem o comportamento dos animais de criação e silvestres, as variações de climas, e a boa higiene. Sabiam escolher uma dieta de frutas, frutinhas várias, óleo puro do milho, folhas comestíveis ácidas, alimentos integrais, raízes e principalmente o sublime alimento: o mel de abelha. Sempre mantinham o seu estoque de vinagre de maçã natural que eles mesmos fabricavam para os mais diversos usos. Assim, os naturais do Vermont - EUA, tem durante gerações, conservado a saúde, a jovialidade e a longevidade ativa e produtiva.

O Doutor DC JARVIS, famoso médico naturalista norte-americano, e suas descobertas maravilhosas sobre o vinagre de maçã natural e a medicina popular do Vermont-USA.

O doutor D.C. Jarvis, que se tornou querido pelo esforço de ir ao encontro das necessidades do povo, escrevendo livros de medicina popular, afirma em seu famoso livro, best seller, “Folk Medicine – A Vermont Doctor’s Guide to good Health” , que as enfermidades como: artrite, osteoporose, reumatismo, pressão alta, gota, bursite, arteriosclerose, enfartos, derrames, fadiga crônica, dores de cabeça crônica, diabetes, rinites, e outras doenças degenerativas, etc, têm a mesma origem: acúmulo de cálcio no sangue.

O doutor Jarvis pesquisou durante muitos anos o modo de vida e dieta dos vermonteses, onde o vinagre de maçã natural é parte integrante da sua tradição. Os costumes dos vermonteses têm sido transmitidos de pai para filho durante gerações. Nascido no Vermont, estado do nordeste americano, depois de formado em medicina clássica, retornou ao seu antigo habitat no convívio com os velhos camponeses vermonteses a fim de aprender, como ele mesmo afirma, a medicina dos seus antepassados, que alinha um conhecimento de leis naturais antiqüíssimas aos fatos reais da vida. O estilo de vida dos Vermonteses chamou a atenção de muitas outras pessoas interessadas em aprender na prática como lidar com as mais diversas doenças apelando para os recursos da própria natureza.

Em suas observações e experiências chegou a conclusões seguras e revolucionárias: começou verificando que as chaleiras onde se fervem água, formam com o tempo, dura camada no fundo – resultado da precipitação de sais, cloretos, etc., e que, essa crosta, sob o efeito de vinagre de maçã, se dissolve, deixando a chaleira como nova. Igualmente comprovou que, mergulhando cascas de ovos em líquido de vinagre de maçã, estas se dissolvem lentamente. Investigou ademais, na localidade de Vermont-EUA, que pessoas que usavam o vinagre de maçã, eram muito mais saudáveis que as demais, e pareciam imunes as enfermidades e apresentavam uma extraordinária resistência física. Observou, nessa mesma localidade do Vermont, pessoas com mais de noventa anos, algumas com mais de cem anos de idade, trabalhando nas roças horas a fio sem apresentar grandes esforços, demonstravam vigor, bom ânimo, uma bela postura e excelente formação óssea, e diziam não adoecer. Inteirou-se também, que esses camponeses costumavam dar às vacas o vinagre de maçã misturado na água, fato que o levou a efetuar estudos e investigações, chegando a conclusões surpreendentes: vacas envelhecidas prematuramente, tomando porções de vinagre de maçã, rejuvenesciam; outras de mais de dez anos, que já não davam mais leite, voltaram a produzi-lo depois de três meses de tratamento. Verificou também, que os pintinhos tratados com líquido de vinagre de maçã misturado à água, tornavam-se resistentes às doenças e tinham altura e peso quase uma vez e meia que o normal e apresentavam uma bela e resistente pelugem. Por outro lado, inteirou-se também que os cavalos e cães de caça dessa região, tratados com o vinagre de maçã, eram muitos mais fortes e resistentes que outros não tratados com o vinagre, não demonstrando cansaço nas corridas, tinham uma vida mais longa que o normal e apresentavam um brilhante e sedoso pêlo.

Observou igualmente, que animais levados ao corte, os quais estavam recebendo tratamento idêntico, demonstrou uma perfeita consistência óssea e a medula de uma bela cor vermelha, indício de abundância de glóbulos vermelhos. Desse modo, e por outras vias, o doutor Jarvis chegou à conclusão de que o mesmo sucede com o corpo humano quando se toma o vinagre de maçã natural com água e mel, já que ele possui a faculdade de dissolver o cálcio excedente acumulado no organismo, permitindo que, ao absorvê-lo, os ossos se tornem mais fortes, menos expostos às fraturas e, sobretudo, em condições de ajudar na formação de tecidos mais elásticos, flexíveis, em favor do rejuvenescimento.

Assim, o mencionado médico fundamentou sua teoria no seguinte: nosso sangue pode ser de formação ligeiramente ácida ou alcalina. Isso depende em grande parte, da alimentação que habitualmente ingerimos. Aponta ele outros motivos: diz, por exemplo, que o clima frio, favorece o aumento de alcalinidade do sangue; que as preocupações, o medo, a ira, bem como toda a atitude e comportamento emocional negativo têm o mesmo efeito. Desse modo, contribuímos para o aumento da alcalinidade sanguínea, desregulando o pH do sangue. Além de essa alcalinidade excessiva provocar depósitos de cristais endurecedores. Dependendo da região do corpo onde estes cristais se alojarem provocarão no decorrer do tempo doenças ou disfunções correspondentes, se depositam nas juntas ou articulações, provocam a artrite, bursite, entupimento das artérias, veias, etc.

O consumo abundante de farinha de trigo refinada, açúcar refinado, carnes, enlatados, cremes, refrigerantes, doces, etc, são prejudiciais à saúde porque contribui para o aumento da alcanilidade; torna o sangue mais espesso e dificulta a circulação pelo sistema, aumentando a pressão arterial das veias e vasos, os quais com o tempo vão se obstruindo e endurecendo, porque a alcanilidade favorece os depósitos de cálcio e de outras substâncias terrosas danosas ao sistema.

Afirma o doutor Jarvis que a grande maioria das doenças tem como veículo o próprio sangue impuro, que distribui e deposita constantemente substâncias mortais pelo sistema ao longo dos anos. A purificação do sangue é de fundamental importância para reverter esse processo de endurecimento e envelhecimento precoce das várias estruturas moles do corpo, a pele, o secamento ou calcificação das articulações. Da mesma forma, se não trocarmos o óleo que lubrifica as várias partes do motor de um carro com o tempo a sujeira desse óleo acaba por danificar o motor, assim sucede com nossa saúde porque é bem mais sábio prevenir do que remediar.

Modo de usar o vinagre de maçã natural:

Em um copo, coloque uma colher das de sopa de vinagre de maçã, adicione uma colher das de sopa de mel de abelha, complete com água destilada ou filtrada. Bata bem, até misturar. Tome antes das principais refeições. O vinagre de maçã também pode ser tomado apenas com água.

E qual é a dose necessária? VEJAMOS: diariamente às refeições, ou entre elas, bater bem uma colher das de sopa de vinagre de maçã, com uma colher das de chá de mel de abelha, ou apenas água tomando em seguida. Afirma o doutor D.C. Jarvis que, após três meses desse tratamento, o sangue volta a adquirir a natural acidez dissolvendo o cálcio excedente aderido nas articulações e desobstruindo as artérias e vasos sanguíneos. Paralelamente, a pessoa experimenta uma sensação de bem estar; a digestão é favorecida, produz um sono reparador e o aumento da vitalidade física, combatendo a fadiga crônica. Desaparecem os gases intestinais, o amargor da boca e restabelece-se a energia vital em todo o organismo. Pessoas que sofrem de hemorróidas podem sentir depois de algumas semanas, tomando o vinagre de maçã, o mal regredir até desaparecer. A vista melhora consideravelmente devido ao processo purificador do sangue. Os sintomas de tonturas também desaparecem com a dieta ácida do vinagre de maçã. Ademais, verifica-se um vigoroso crescimento e fortalecimento dos cabelos, como conseqüência também, observa-se um emagrecimento natural, a pele volta a adquirir sua jovialidade e beleza. Os dentes se fortalecem e desaparece o mau hálito. Por outro lado, as pessoas sujeitas a freqüentes dores de cabeça (cefaléias), vêem cessar esses incômodos, tomando duas vezes ao dia, três colheres das de sopa de vinagre de maçã com água e mel, pois isso assegura resultados magníficos, afirma o doutor D.C. Jarvis.

Segundo pesquisas feitas há no vinagre de maçã natural mais de trinta elementos nutritivos fundamentais, mais de uma dúzia de sais minerais e enzimas essenciais e complexos vitamínicos. Igualmente, encontra-se ferro, vitaminas B12, ácido fólico (bom no combate a anemia) e elementos antioxidante, combatem os radicais livres que produzem a decrepitude do corpo. Possui qualidades anti-sépticas (mata os micróbios infecciosos) e antibióticas (contêm bactérias inimigas dos microorganismos deletérios). O vinagre de maçã natural extrai todos os minerais da maçã.

O vinagre de maçã natural é rico em sais de primeira importância para os processos bioquímicos do corpo; entre os quais o ácido málico, que entre outras funções, faz parte do chamado “ciclo de Krebs”, que sintetiza um conjunto de reações bioquímicas responsáveis pela produção de energia no interior das células. Ele ajuda também na absorção dos nutrientes e, ao mesmo tempo, combate bactérias do aparelho digestivo; evita a obstipação, apontada como a principal causa de muitas doenças, pois o vinagre de maçã natural ajuda na eliminação de substâncias tóxicas, produto da má alimentação e poluição ambiental, que se alojam no intestino e fígado. Temos também a pectina que auxilia nos processos digestivos, reduzindo extraordinariamente o colesterol e outras gorduras densas.

O vinagre de maçã natural é altamente diurético, ajuda na eliminação do excesso de líquidos. Possui qualidade antioxidante, antiinflamatória e antibiótica excelentes. O vinagre de maçã natural controla o equilíbrio do pH do sangue e da pele.

O vinagre de maçã natural tem propriedade muito parecida com a química do suco gástrico secretado pelo estômago, e por isso, capaz de matar bactérias nocivas à saúde, facilitando a digestão. Médicos naturalistas recomendam que se faça uso de duas colheres das de sopa de vinagre de maçã natural misturado à água antes ou após as refeições regularmente, para evitar intoxicações alimentares, ou deter um processo de intoxicação em andamento.

Umas das razões da vitalidade do vinagre de maçã, é que ele associa minerais ao potássio: fósforo, cloro, sódio, magnésio, cálcio, enxofre, ferro, flúor, silício e traços de diversos outros. Alguns cientistas como o médico Pires Van Koek atribuem ao vinagre de maçã natural qualidades medicinais miraculosas para a saúde e o recomenda para pessoas que desejam voltar ao seu antigo peso de uma forma natural, e também para a regularização de todas as funções orgânicas deficientes, principalmente devido a uma dieta antinatural. Então, não é novidade que o vinagre de maçã natural tenha conquistado a fama de ser um excelente nutriente, fortificante, depurador do sangue, rejuvenescedor do organismo e excelente emagrecedor. Atualmente há pesquisas sobre a ação do vinagre de maçã natural em doenças mais graves ainda, com resultados surpreendentes e positivos. O vinagre de maçã é benéfico em todas as idades, como elemento preventivo de acúmulo excessivo de cálcio e substâncias terrosas obstrutoras do sistema.

BIBLIOGRAFIA e PESQUISA: “Princípios Ocultos de Saúde e cura”, do original norte-americano: “Occult Principles of Health and Healing” by Max Heindel. Editora Pensamento.
“Agarre suas saúde e não largue mais”, do titulo original norte-americano: FOLK MEDICINE - A Vermont Doctor’s Guide to Good Health – by Dr. DC JARVIS. Vigésima primeira Edição. 1960. Editora Bestseller – Importadora de livros S.A. São Paulo. BR.
“Vinagre de maçã – Uma receita de vida”, do titulo original: “Le Miracle du Vinagre”, do terapeuta holístico G.P. Boutard. Editora Claridade São Paulo. BR.
“Apple Cider Vinegar – Miracle Health System”, of Bragg Health Crusades – America’s Pioneers, by Patricia Bragg N.D., PhD. Health & Fitness Expert. “w.w.w.bragg. com”.
"www.senhorviccino.com.br", fabricante e pesquisador sobre os usos do vinagre e sua ação sobre o corpo humano, desde 1981.

Autor desconhecido, recebido por email.

Definição de Crudivorismo - Wikipedia

O crudivorismo é um tipo de dieta vegetariana estrita ou completa (vegan), ou seja, o indivíduo não consome nada de origem animal, e além disso, seus alimentos não são cozidos.

Nada pode ser preparado ao fogo, por esse tipo de preparação causar uma incrível perda de nutrientes. Não quer dizer, necessariamente, que se comam apenas alimentos crus. Existem processos de preparação que não causam essa perda de nutrientes, como a desidratação dos alimentos.

A alimentação crudívora, também chamada de "alimentação viva" ou "comida viva", é uma forma de alimentação baseada em alimentos crus, frutos frescos e secos (hidratados), vegetais, sementes, grãos germinados e algas, ricos em enzimas e todos os nutrientes necessários para o nosso organismo. Os quais têm toda a vitalidade nutricional necessária para uma vida saudável[carece de fontes?].

Os alimentos crus são ricos em enzimas - responsáveis por toda a construção do nosso organismo. As enzimas são os incansáveis trabalhadores que levam os nutrientes às nossas células. Podemos dizer que a alimentação crua é uma alimentação enzimática. Ao cozermos os alimentos (a partir de +- 40ºC) destruímos as enzimas. Se comermos alimentos crus evitamos a destruição das enzimas que a comida contém facilitando assim a digestão e evitando gastar as nossas próprias reservas. Segundo o Dr. Edward Howell (um dos principais e o primeiro pesquisador das enzimas), a falta de enzimas na comida cozida é ainda uma das maiores razões do envelhecimento e morte precoce[carece de fontes?]. É ainda a causa subjacente da maior parte das doenças[carece de fontes?].

Se o nosso corpo está ocupado com a digestão de alimentos cozidos e a produção de enzimas para a saliva, suco gástrico, suco pancreático e sucos intestinais, então terá que diminuir a produção de enzimas para outros propósitos. Quando isto acontece, então como pode o corpo produzir enzimas para o trabalho do cérebro, coração, rins, músculos e os outros órgãos e tecidos?

Esta falta de enzimas ocorre na maioria da população mundial dos países civilizados que se alimenta de comida cozida[carece de fontes?]. Inclusive os animais domésticos alimentados cada vez mais de forma artificial e com alimentos cozidos sofrem das mesmas doenças que nos atacam[carece de fontes?].

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Crudivorismo


Nota do Leite da Terra: [carece de fontes?] - Demoraremos muitos anos a angariar as fontes fidedignas. Lembra-te, todos os dias há nascimentos e mortes. Não há certezas absolutas.

Entrevista do Dr. Alberto Gonzalez

Jornal A Tarde de Salvador - Jornalista: Fabiana Mascarenhas

1. Quais as vantagens de se consumir se alimentar de vegetais e frutas cruas?

As sociedades médicas britânica e belga já consideram a dieta vegetariana como medicinal. E este conceito já conquista sociedades médicas de outros países.

É questão de tempo para que esta forma de alimentação seja considerada medicinal por todas as sociedades médicas do planeta, inclusive a brasileira.

A alimentação viva era preconizada por Hipócrates, o pai da medicina ocidental. Ele dizia que " a Natureza é quem cura, sendo o médico apenas um assistente da Natureza".

Se pesquisarmos artigos científicos recentes nesta área do conhecimento, veremos que a cada dia aumentam as publicações que dão suporte e segurança para a alimentação vegetariana em geral, seja na promoção de saúde, seja na terapêutica das doenças. Por ser altamente hipocalórica, enzimática e mineralizada, a dieta de vegetais vivos e orgãnicos promove uma reestruturação do epitélio digestivo e das funções pancreática e hepática, além de adequada absorção e motilidade intestinal.

A ingesta de vegetais crus dá também suporte à microbiota (flora) intestinal. Ao substituir as bactérias altamente patogênicas - estimuladas pela alimentação contemporânea - por lactobacilos e bifidobactérias, presentes em abundância na seiva de frutas e verduras orgânicas, uma verdadeira transformação toma lugar em todos os níveis do organismo.

Ocorrem efeitos flagrantes ao nível neurológico e psíquico, imunitário, inflamatório, cardiovascular, endócrino e osteo-muscular. O sangue equilibra-se, tornando-se menos viscoso e tamponando variações iônicas, de glicose e pH.

A dieta contemporânea estrutura-se sobre o trinômio açúcares-farináceos-gordura industrial, que resume-se por amidos e carne industrializada cozidos ou fritos, "empurrados" por farta quantidade de refrigerantes e doces. Esta dieta "empaca" a digestão e desequilibra o metabolismo.

O resultado é o que estamos observando: obesidade em populações de baixa renda, crianças alérgicas e diabéticas, níveis cada vez mais altos de doenças cardiovasculares e degenerativas tal como o câncer, em uma faixa etária cada vez mais jovem. Em meu consultório e também junto ao Programa de Saúde da Família, o objetivo principal é afastar a população atendida deste trinômio mórbido.

2. Carnes e peixes também devem ser comidos crus? Dizem que fãs de carpaccio, kibe cru ou sushi, correm um risco maior de contaminação por bactérias ao ingerir esses alimentos, sobretudo, quando não se conhece a procedência dos produtos. Pesquisadores da Universidade de Brasília, por exemplo, detectaram em um estudo altos níveis de coliformes fecais e chumbo em algumas amostras de sushis e sashimis em oito restaurantes de Brasília. Quais as recomendações para evitar possíveis riscos?

Alimentar-se de carne é usufruir das proteínas acumuladas pelo animal herbívoro, ave ou pescado.

Grande parte da carne comercializada é produzida artificialmente, quer dizer, dando vida artificial aos animais, que são criados em cativeiro como meros objetos produtores de proteína. Desta forma ingere-se, além da proteína acumulada, pesticidas, antibióticos, metais pesados, corticóides e diversas outras substâncias aplicadas na engorda artificial do animal, todas elas - lamentávelmente - também acumuladas.

Por outro lado, é flagrante a contaminação por microorganismos, principalmente no Brasil, onde metade dos matadouros é clandestina.

A carne mistura-se às fezes evacuadas no desespero da antecipação da morte pelo animal.

A presença de coliformes (bactérias fecais) é maciça. Se considerarmos a morte de centenas de pessoas em Seattle, EUA, após a ingesta de hambúrgueres da rede "Burger King" pela letal Escherichia Coli H527, o mal da vaca louca, a gripe aviária e centenas de tipos de contaminações seguidas de intoxicação e morte dos consumidores de carne contaminada, nos afastaremos por definitivo desta forma inapropriada de dieta.

Se ingerirmos comida morta, ela nos matará. Mas se ingerirmos alimento vivo, o mesmo nos vivificará.

As bactérias existem para degradar máteria desvitalizada, por isto prevalecem na dieta cozida. Os macrobióticos, por exemplo, nunca "requentam" um prato préviamente cozido e privilegiam alimentos orgânicos.

O alimento vegetal vivo é práticamente isento de microorganismos pela presença de agentes bacteriostáticos e antioxidativos presentes na própria estrutura da planta.

Prato vegano: 500 bactérias patogênicas X prato padrão contemporâneo 1.000.000.000 bactérias patogênicas (Fungalbionics, Constantini e cols., 1994).

Alimentar-se de "quentinhas" e "self-services" é uma espécie de roleta-russa.

A dieta contemporânea também não dá suporte ao ambiente, criando exércitos de excluídos do campo, favorecendo as monoculturas extensivas à pequena produção rural, privilegiando organismos genéticamente modificados e uso de pesticidas aos métodos orgânicos amigáveis ao solo.

A maior causa de desmatamento da Amazônia é a expansão de pastos para gado de corte ou a produção de grãos para forragem deste mesmo gado.

3. O consumo de alimentos crus seria uma forma de garantir o aproveitamento máximo dos nutrientes. Qual o máximo de aquecimento ao qual os "alimentos vivos" (crus) podem ser submetidos?

A partir de 60 graus centígrados, começam a alterar-se as estruturas moleculares. Ao elevar-se mais a temperatura, proteínas desnaturam-se, enzimas perdem a atividade, ácidos graxos poliinsaturados hidrogenam-se e fitonutrientes antioxidantes desaparecem. Todos estes nutrientes são considerados essenciais pela nutracêutica, moderno ramo da ciência.

Na alimentação hiper-aquecida, ao atingirem-se os 100 graus centígrados, 50% das proteínas desnaturam-se e valores próximos a 100% são observados para as vitaminas do complexo B. As vitaminas em geral perdem os complexos moleculares que garantem o sinergismo e máxima absorção.

4. Muitas pessoas se queixam que adotar uma alimentação mais natural tem um custo mais elevado do que a alimentação tradicional. A dieta do crudicismo é para as camadas mais favorecidas da sociedade?

Existem dietas de baixa, média e alta renda, na alimentação contemporânea. A alimentação viva não foge à regra.

No Programa de Saúde da Família, duas comunidades de caráter misto rural/urbano receberão o ensino do preparo do "suco verde" ou "leite da terra", feito com verduras orgânicas produzidas pelas próprias comunidades. Objetiva-se, através deste suplemento, melhoria da saúde, redução do uso de medicamentos e ganhos de renda, obtidos pela comercialização do excedente das hortas.

Não objetivamos um modelo paternalista e filantrópico, mas auto-sustentável, com reflexos na saúde do homem e da comunidade e no uso apropriado da terra.

5. Há situações em que o cozimento pode aumentar a absorção de nutrientes pelo organismo. É o caso de leguminosas como feijão, soja e lentilha, ricos em substâncias que atrapalham a absorção de minerais. O problema não estaria em cozinhá-lo demais? Alguns nutricionistas afirmam que o cozimento em si não destrói necessariamente os nutrientes. O calor prolongado, sim.

Sou autor de um livro denominado "Lugar de Médico é na Cozinha" e conduzo um curso de extensão universitário denominado "Bases Fisiológicas da Terapêutica Natural e Alimentação Viva". Tenho um sítio eletrônico em construção, denominado www.oficinadasemente.com.br onde poderão obter-se brevemente informações a respeito deste livro, palestras e cursos.

Em nossas oficinas culinárias, ministramos aulas de germinação de sementes, em especial leguminosas. As lentilhas, por exemplo, germinam de forma rápida e excepcional, e passam a ter o sabor de um milho verde bem fresco. São fácilmente digeríveis e absorvíveis, apresentando além do sabor mineralizado e suculento um alto teor de nutrientes, em especial ferro e proteínas.

Todos os grãos e sementes potencializam-se e tornam-se biodisponíveis com a germinação.

Grão de bico germinado é muito adocicado, devendo ser ingerido com temperos amargos, tais como hortelã ou manjericão. Soja e amendoim germinados eu recomendo com restrições, por motivos distintos, respectivamente, indigestibilidade e contaminação por fungos.

Germinamos também cereais. No trigo germinado, por exemplo, reduzem-se os níveis de glúten.
6. Para os ayurvédicos, comer está relacionado à eliminação de toxinas. Tudo o que entra deve sair do corpo para que nele não sobrem restos de comida se decompondo. Pelo fato de serem de lenta digestão, os alimentos crus não são bem-vindos. O que acha desse conceito?

Sim, eles denominam este processo de "panchakarma", ou seja "limpeza dos canais energéticos".

A dieta ayurvedica original é viva. A Medicina Ayurveda denomina os alimentos vivos de satvicos, ou seja, que promovem desintoxicação e elevação espiritual. Para o equilíbrio dos doshas, diferentes formas de constituição biológica, deve-se individualizar o padrão alimentar.

O cozimento maciço na Índia moderna é recente, e resultado de uma aculturação ocorrida nos quatro cantos do planeta. Isto ocorreu devido à hegemonia da "Teoria do germe" do Dr. Louis Pasteur, em detrimento da "Teoria do terreno biológico" proposta pelos Drs. Antoine Bèchamp e Claude Bernard, ainda no século XIX.

O hiper-aquecimento e a pasteurização tornaram-se quase que obrigatórios.

A alimentação viva é a dieta original do homem e de todos os outros seres do planeta.

No início do século XX não havia sequer treinamento médico para a reversão de infartos do miocárdio, tal a raridade destes eventos. Hoje os ataques cardíacos e outras falências cardiovasculares são os maiores responsáveis pela mortalidade e morbidade nos Estados Unidos e no Brasil.

7. Segundo alguns nutricionistas, a dieta crudicista também pode implicar em alguns problemas. As duas principais patologias que podem afetar seus seguidores é a anemia por carência de vitamina B12 (esta vitamina só existe no reino animal) e a desnutrição protéica que poderá levar a patologias como o pseudo-parkinsonismo, lesões do sistema nervoso central além de uma infinidade de doenças carenciais.

Em dez anos como cirurgião e endoscopista só vi quatro casos de anemia perniciosa, dois no Brasil e dois na Alemanha. Eram devidos à não produção de fator intrínseco pelas células principais da mucosa gástrica. A inexistência deste fator impede a absorção da vitamina B12 pelo intestino delgado.

É raríssima a apresentação de anemia perniciosa por exclusiva deficiência nutricional. Curiosamente, esta hipovitaminose é mais comum em onívoros (que comem de tudo) que nos vegetarianos.

A carne acumula a vitamina B12, obtida pacífica e pacientemente pelos herbívoros. Mas lembremos que o cozimento da carne destrói por completo esta vitamina e seus coadjuvantes, como a biotina e o ácido fólico (dados do Instituto Max-Planck de Nutrição, Alemanha).

Entre os vegetarianos, a maior causa de queda de B12 é dieta mal equilibrada, que não supra as bactérias intestinais benéficas. Às vezes prescrevo suplemento de B12 somado às medidas exclusivamente culinárias. Este é aliás o único suplemento requerido por um vegetariano.

Os maiores produtores de B12 são os organismos homeostáticos do solo, notadamente os lactobacilos presentes no intestino de animais herbívoros. Nós também podemos manter populações de bactérias produtoras de B12 em nossos intestinos.

A alimentação viva inclui os probióticos produzidos através de cereais, sementes e hortaliças fermentados. É uma nutrição bacteriana.

O vegetariano pode alimentar-se adeqüadamente de proteínas na dieta, através de frutas, cereais, raízes, leguminosas, sementes, castanhas e hortaliças.

Existem inúmeros atletas de nível olímpico que são vegetarianos.

8. Segundo os princípios da medicina chinesa, no inverno o corpo necessita de comida quente, pois a ingestão de alimentos crus resfria ainda mais o corpo. Já no verão, o corpo necessita de alimentação mais fria, então os alimentos crus seriam adequados.

O alimento que aquece a célula não necessita estar cozido na panela.

O leite de gergelim, o queijo de girassol ou o chocolate de abacate são alimentos vivos altamente calóricos, mas fornecem estas calorias através de gorduras leves e proteínas, reduzindo os açúcares e amidos e a conseqüente necessidade da produção de insulina pelo pâncreas.

No inverno tornou-se hábito comer amido e acúcar em excesso, contribuindo para a hiperinsulinemia, dislipidemia e obesidade prevalentes neste período.

Meus pacientes e aprendizes de culinária mantém-se bem aquecidos no inverno, alimentando-se de sementes oleaginosas e fazendo pratos ditos "amornados", oferecidos a uma temperatura quente, mas que não queima a língua.

No verão preparamos hortaliças através de cozimento mecânico ou fermentativo e comemos muitas frutas. É uma alimentação nutritiva e refrescante.

9. Sobre a necessidade de uma alimentação equilibrada, como pregam alguns nutricionistas, com uma proporção adequada de carboidratos (açúcares), lipídios (gorduras) e proteínas. O que o senhor tem a dizer?

A alimentação viva é mineralizada e oferece enzimas, antioxidantes e óleos essenciais. A queima apropriada de combustíveis celulares é obtida a partir de uma predominância de lipídios e proteínas saudáveis, mantendo níveis baixos de carboidratos.

A dieta hipocalórica é chave para o rejuvenescimento celular, prevenção do câncer e longevidade.
10. Há alguma pergunta ou assunto que eu não tenha abordado que o senhor queira comentar?

Ufa! Tem sim, mas acho que já ficou longo demais... deixemos para um "segundo e terceiro capítulos"

Obrigada!
Shalom... Paz seja convosco
-------

Fonte: www.oficinadasemente.com.br

Sumo Verde da Patty - RJ

Vamos lá: vou passar o que uso para duas pessoas tomarem, que dá um total de quatro copos, certo? Assim, se alguém quiser tomar com o companheiro(a), filho(a), pais, fica mais fácil e se for tomar sozinho, é só diminuir na proporção (ou tomar TUDO;)!

Ingredientes

O que costumo usar:
- 2 fls. de couve (se usar mais, amarga)
- 4 ramos de espinafre
- 6 raminhos de hortelã
- 4 folhas de chicória OU 2 folhas de couve chinesa OU qualquer outra verdura.
- 1 inhame OU 1 cenoura
- 4 maçãs de bom tamanho (é a maçã que vai adoçar a clorofila, logo se forem muito pequenas, é só colocar uma a mais)
- 1 pepino

Pronto; é o puro líquido destes alimentos que vamos ingerir e que após 15 minutos, irá se transformar em hemoglobina!

Modo de fazer

1o. passo:

* Higienizar todos os alimentos e escorrê-los.

2o. passo:

* Cortar as maçãs inicialmente em quatro partes e tirar o miolo onde ficam as sementes. Cada quarto da
maçã será dividido em três pedaços e colocados direto no liquidificador.

3o. passo:

* Temos então apenas as maçãs cortadas no copo do liquidificador, certo? Agora ligue o aparelho e vá "socando" com o pepino as maçãs. Vá empurrando para baixo, como se estivesse com um pilão na mão. O pepino vai entrar em contato com as lâminas e vai ser em parte, triturado, soltando seu líquido.
* Isto não quer dizer que haja até o momento algo líquido no liquidif. Ao contrário, ainda só há uma papa da cor da maçã, levemente esverdeada pelo pepino.

4o. passo:

* Agora vão entrar em cena as folhas verdes. Comece pela couve. Rasgue uma folha ao meio e aproveite o talo para empurrar a folha para baixo. Pode ainda usar a metade provável do pepino que ainda tenha. Você vai notar que ainda está uma "papa", mas vai liquefazer.
* use a outra folha de couve da mesma forma.
* O mesmo com a hortelã. Macete: vai pegando pelos talos, para empurrar melhor para baixo as folhas. Você vai notar que tudo vai sendo puxado para baixo.
* Como ainda está "papa", coloque as folhas como a chicória e empurre com um ramo do espinafre até o último ramo. Desligue o aparelho. Todos os verdes já foram utilizados!

5o. passo:

* Agora o copo está lá pela metade de um creme verde.

* Despejar tudo em um saco ou pano limpo e espremer em um recipiente para extrair até a última gota de
clorofila líquida.

* Voltar com o líquido para o copo de liquidificador.

* Agora acrescentar o inhame/cenoura e as sementes germinadas (uma colher de sopa cheia para cada copo;
neste caso, 4 porções de sementes).

* Bater tudo e despejar no saquinho ou pano e espremer novamente.

Pronto! É só beber o leite da Mãe Terra!

Gente, nada como organização e prática. Parece complicado ou muito difícil mas não é. No início é sempre mais complicado, mas nada como o dia seguinte. Faça exatamente assim e verá que não precisará usar água ou outra coisa qualquer.


Fraternalmente,
Patty - RJ

Fonte: Sociedade Vegetariana Brasileira

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Nature’s First Law: The Raw-Food Diet

No livro Nature’s First Law: The Raw-Food Diet (A Primeira Lei da Natureza: A Dieta de Comida Crua), de Steven Arlin, tem seis regras básicas para a doutrina crudicista

1. "Todo bom crudicista selecciona três tipos de comida: verduras, como agrião, alface e rúcula; frutas doces, que incluem melões, abacaxis e laranjas; e frutas oleosas, entre as quais estão abacate, castanhas e azeitonas secas. Pense nesse trio como as três pontas de um triângulo cujo centro é um ponto de equilíbrio que cada um precisa encontrar. Eu como 60% de frutas doces, 30% de verduras e 10% de frutas oleosas."

2. "Quanto mais sedentário você for, mais verduras você deve comer. Quanto mais activo, mais frutas doces deve ter no cardápio. E não diversifique muito as suas escolhas. Na natureza, você não vai encontrar uma laranjeira ao lado de uma parreira."

3. "Evite ao máximo as plantas híbridas — elas geralmente são criadas em tubos de ensaio e, se fossem largadas na natureza, seriam destruídas por bactérias, vermes ou pássaros. Não são tão nutritivas quanto as selvagens."

4. "Guardar comida na geladeira é tão artificial quanto levá-la ao fogo. Evite fazer isso. A melhor maneira de escolher um alimento é colocá-lo na mão e perguntar: ‘É assim que ele existe na natureza?’ Se for, é um bom alimento. Caso contrário, lixo."

5. "Uma boa maneira de iniciar-se no crudicismo é começar comendo plantas cruas um único dia. Depois, tente por uma semana inteira; a seguir, por um mês; e assim por diante."

6. "É um mito comum que só a comida fornece energia. Errado. O corpo também precisa de amor, sol e ar. A melhor fonte de energia é, de fato, o ar. Inspirar profundamente diminui a necessidade que o corpo tem de comida. Sabe-se de pessoas que vivem no alto das montanhas e subsistem meses a fio exclusivamente de ar e de um pouco de neve."

Nos fomos preparados para ser crudicistas, comer plantas é um acto natural que temos desde sempre, nenhum animal come comida cozida. Os alimentos não precisam ser melhorados, nem pelo fogo nem pelo frio.

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos