quinta-feira, 17 de abril de 2014

Plantar, colher e voltar a plantar... FRUTOS E SEMENTES


Frutos e sementes from Prof. Dra. Adriana Dantas
fonte: pt.slideshare.net


http://pt.slideshare.net/AdrianaDantas2/frutos-e-sementes
           


               Frutos e sementes

 

  • 1. Dra. Adriana Cibele de Mesquita Dantas Fruticultura de Clima Temperado UERGS, RS
  • 2. "FRUTOS" E "FRUTAS" Há uma certa confusão entre os termos "fruto" e "fruta ". Nem todos os alimentos conhecidos como frutas são frutos, e muitos frutos não são reconhecidos pelo leigo como frutas. E nem todo fruto é comestível. Exemplos de frutos rotulados como "legumes" são a abobrinha, o tomate, e o quiabo, que são frutos por terem se desenvolvido a partir de ovários fecundados, e por apresentarem sementes em seu interior.
  • 3. O FRUTO Em termo botânico, o fruto é uma estrutura presente em todas as Angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contém semente. Resultam do desenvolvimento de folhas carpelares fechadas, encontrando-se os óvulos encerrados dentro de um ovário. O termo fruto é utilizado para designar as estruturas que contém as sementes provenientes de um ovário.
  • 4. ORIGEM Os frutos derivam-se do ovário das flores. Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto. Os frutos mantêm-se fechados sobre as sementes até, pelo menos, o momento da maturação. Quando as sementes estão prontas para germinar, os frutos amadurecem, e podem se abrir, liberando as sementes ao solo, ou tornam-se aptos a serem ingeridos por animais, que depositarão as sementes após estas passarem por seu aparelho digestivo.
  • 5.  Após a polinização, ocorre a formação do tubo polínico e a fecundação. Os dois núcleos do grão de pólen descem por dentro do tubo polínico e, durante a descida, o núcleo degenerativo se divide, dando origem aos dois gametas masculinos do vegetal, estes, ao atingir o óvulo, fecundam a oosfera e os núcleos polares (que previamente se fundem), respectivamente. A partir deste momento, as paredes do ovário começam a se transformar no pericarpo, que é a parte externa do fruto, enquanto que o óvulo fecundado se transforma na semente
  • 6. RELAÇÃO FRUTO-FLOR
  • 7. DESENVOLVIMENTO DO FRUTO
  • 8. Fruto,botanicamente falando, portanto, é:O conjunto formado pelo pericarpo, originado pelas paredes do ovário e a semente, formada a partir do óvulo fecundado.
  • 9. PARTES DO FRUTOAs paredes do ovário formam o pericarpo do fruto, ou seja, todos os tecidos que não pertencem á semente.         O pericarpo tem três camadas distintas, bem ilustradas pela estrutura, em corte, de uma maçãendocarpo – a camada mais interna, resulta das células epiteliais que rodeiam a cavidade do ovário (lóculo). Na maçã corresponde á camada, muito fina e com textura de papel, que envolve a “estrela” central, onde se localizam as sementes; mesocarpo – A camada intermédia, resulta do parênquima das paredes (tecido fundamental) do ovário. Geralmente, é rico em substâncias nutritivas e saborosas, como no caso da maçã, mas existem frutos em que tal não se verifica.
  • 10. exocarpo – camada mais externa, resulta das células epidérmicas queenvolvem o ovário e o carpelo. Formam a casca dos frutos, comoa maçã.
  • 11.  Estas diversas partes de um fruto nem sempre são tão nitidamente delimitadas ou apresentam esta forma, mas a sua origem mantém-se inalterada.           Os frutos podem ser classificados em relação a diversos aspectos, sendo o mais comum a disposição dos carpelos a partir dos quais se formam. … Um Fruto maduro pode ou não incluir outras partes florais além do ovário, no qual estas partes florais adicionadas são conservadas é conhecido como Fruto acessório.
  • 12.  Apesar dos frutos comumente apresentarem sementes, alguns deles, os fruto (Partenocárpicos) pois é um fruto obtido sem que o óvulo seja fecundado, podem desenvolver-se sem a sementes. As bananas são exemplos familiares desse caso excepcional.
  • 13. FUNÇÃO DO FRUTO A função primordial dos frutos é a proteção da semente em desenvolvimento, e é a principal razão atribuída pelos estudiosos ao fechamento dos carpelos nas primeiras Angiospermas. Novas estratégias são utilizadas para a dispersão das sementes contidas neles, nas espécies atuais há uma variedade imensa de cores, formas, estruturas acessórias e sabores, cada qual especializada em uma forma diferente de dispersão de sementes.
  • 14.  Há frutos que secam e abrem-se na maturação, simplesmente liberando as sementes sobre o solo. Outros, ao se abrir, expelem as sementes de forma explosiva, arremessando-as a grandes distâncias. Os frutos carnosos normalmente dependem de animais, que carregam os frutos para outros lugares, ou os ingerem, e carregam suas sementes no trato digestivo para serem liberadas longe do local de origem. Certos frutos armados de espinhos agarram-se à pelagem de mamíferos ou penugem de aves, e assim percorrem grandes distâncias. Há ainda frutos providos de alas e pelos, que permitem que flutuem por alguns momentos antes de atingir o solo.
  • 15. Monospérmicos: apenas uma semente. Polispérmicos: mais de uma semente.Fruto geocárpico : desenvolve-se no interior do solo
  • 16. Fruto Simples Múltiplos AgregadosCarnoso Seco Pomos Deiscentes Bagos Indeiscentes Drupas
  • 17. Frutos agregados são aqueles frutos que derivam degineceu dialicarpelar (apocárpico) de uma só flor.Todos os pistilos estão reunidos por partes acessóriasde natureza receptacular ou apendicular. Cada pistiloforma um fruto separado, geralmente do tipo folículo.Em geral, são também denominados frutosapocárpicos. Exemplo: magnólia (Magnolia sp. -Magnoliaceae).
  • 18. FRUTO DA MAGNÓLIA
  • 19. FRUTOS MÚLTIPLOS:consistem em ováriosamadurecidos de muitas flores de uma inflorescência,que concrescem mais ou menos juntas num mesmoreceptáculo, formando uma infrutescência.Exemplos: amora (Morus nigra - Moraceae), abacaxi(Ananas comosus - Bromeliaceae) e figo (Ficus carica- Moraceae).
  • 20. FRUTOS MÚLTIPLOS
  • 21. FRUTO SIMPLES: Secos: Frutos secos deiscentes : abrem-se espontaneamente para liberarem as sementes. Apresentam o pericarpo pouco desenvolvido,contendo pequena quantidade de água
  • 22. FRUTO SECO DEISCENTEFolículo: derivado de um único pistilo, apresentandoapenas uma linha de deiscência longitudinal.Exemplo: chichá (Sterculia chichá - Sterculiaceae).
  • 23. FRUTO SECO DEISCENTE Legume: também derivado de um único pistilo, poréma deiscência se faz por duas linhas longitudinais, a dasutura do carpelo e a da nervura mediana da folhacarpelar Característico da maioria dasFabaceae, como feijão (Phaseolus vulgaris).
  • 24. FRUTO SECO DEISCENTECápsula: Derivada de gineceu sincárpico com dois amuitos carpelos fundidos, ficando seca na maturidadee abrindo de vários modos: por poros no ápice(cápsula poricida) como em papoula (Papaverbracteatum - Papaveraceae)
  • 25. FRUTO SECO DEISCENTECápsula:por deiscênciatransversal que delimita um opérculo ou tampa(pixídio) como no jequitibá (Cariniana legalis -Lecythidaceae)
  • 26. FRUTO SECO DEISCENTESíliqua:Fruto característico das Brassicaceae,derivado de ovário bicarpelar, cujo pericarpo secosepara-se em 2 valvas laterais deixando um eixocentral (replo), ao qual ficam presas as sementes Exemplos: agrião (Nasturtium officinale -Brassicaceae) e ipê (Tabebuia sp. - Bignoniaceae).
  • 27. FRUTO SECO INDEISCENTE são frutos que não seabrem espontaneamente para liberarem as sementes
  • 28. FRUTO SECO INDEISCENTESSâmara: fruto alado, com expansões da parede do pericarpo em forma de asas. Exemplo: tipuana (Tipuana tipu - Fabaceae
  • 29. FRUTO SECO INDEISCENTESCariopse ou grão:fruto não alado, originado de umovário unicarpelar. A única semente que ele apresentaestá unida, em toda a extensão, às paredes do fruto.Exemplos: espécies de Poaceae em geral, tais comomilho (Zea mays) e arroz (Oryza sativa).
  • 30. FRUTO SECO INDEISCENTESAquênio:fruto não alado, no qual a semente une-se àparede do fruto (pericarpo coriáceo) por apenas umponto. Exemplos: espécies da famíliaAsteraceae em geral, tais como girassol (Helianthussp.) e margarida (Chrysanthemum sp.).
  • 31. FRUTOS CARNOSOS são aqueles, nos quais a parede do ovário aumenta em espessura após a polinização e a subseqüente fertilização. Nesses frutos os pericarpossão bem desenvolvidos e, pelo menos em parte, parenquimatosos e suculentos.
  • 32. FRUTO CARNOSOS Baga: É o tipo mais comum de fruto carnudo simples, no qual a parede do ovário inteiro amadurece em um pericarpo comestível. As flores dessas plantas têm um ovário superior e ele tem um ou vários gineceus dentro de uma cobertura fina e interiores muito carnudos. As sementes são embutidas na carne comum do ovário.
  • 33. BAGAOs exemplos de bagas botânicas incluem o tomate, uva, lechia , nêspera , berinjela , banana, abacate, cáqui , goiaba, uchuva (cereja da terra), e pimenta
  • 34. FRUTO CARNOSOPepônio:o fruto não apresenta septos e a camadaexterna (epicarpo) apresenta-se de coriácea atélenhosa. Este fruto origina-se de um ovário ínfero, complacentação parietal constituída de três placentasbifurcadas, que avançam para o espaço central. Opericarpo é carnoso e as sementes são embebidas empolpa sucosa. Exemplos: melancia (Citrullus lanatus -Cucurbitaceae)
  • 35. FRUTO CARNOSODrupa:apresenta o pericarpo com uma camadaexterna carnosa e uma pétrea. Geralmente é oriundode ovário unicarpelar e monospérmico. O epicarpo édelgado, o mesocarpo carnoso e o endocarpo lenhoso.Este envolve a semente, estando fortemente aderido aela, formando o chamado “caroço”. Exemplos:azeitona , manga e coco
  • 36. FRUTO CARNOSOPomo :Derivado de um hipanto que envolve oscarpelos (dois ou mais) e de ovário ínfero. O hipantoforma a porção carnosa e comestívelExemplos: maçã (Malus domestica - Rosaceae) e pêra(Pirus communis - Rosaceae
  • 37. FRUTO CARNOSO Hesperídio: o epicarpo é coriáceo com numerosas glândulas oleíferas e o endocarpo é membranáceo e dividido em gomos, revestidos de pêlos sucosos na porção interna. Exemplo: laranja (Citrus sp. -Rutaceae).
  • 38. PSEUDOFRUTOMuitas vezes aquilo que vulgarmente se chama de "fruta"não corresponde ao conceito botânico de fruto, que é o produto do ovário da flor após a fecundação. é comum, por exemplo, que a parte comestível da fruta seja formada não pelo ovário, mas pelo receptáculo da flor, ou mesmo por diversos frutos fundidos, dando origem a diversos falsos frutos."falso fruto" é um desenvolvimento de um tecido vegetaladjacente à flor que sustenta o fruto, de forma que este seassemelhe em cor e consistência a um fruto verdadeiro(que, por definição, é proveniente do desenvolvimento doovário.
  • 39.  o caju é o exemplo mais conhecido. O pedúnculo desenvolve-se em uma estrutura carnosa, doce em algumas variedades, de forte cor amarela ou alaranjada, que consiste na parte comestível do caju. A fruta em si é o "caroço" em forma de meia-lua no seu ápice, onde encontra-se a castanha de caju , sua semente.
  • 40. DIFERENCIAÇÕESPseudofrutos simples - Provenientes do receptáculo de uma única flor, que incha, envolvendo o fruto verdadeiro total ou parcialmente. Ex: maça e caju
  • 41. Pseudofrutos múltiplos provenientes do desenvolvimento de ovários de muitas flores de uma inflorescência, que crescem juntos numa estrutura única, temos como exemplo a amora, o abacaxi e o figo.
  • 42. Pseudofruto composto provenientes do desenvolvimento do receptáculo de uma única flor, com muitos ovários. Exemplo: morango, pois vários aquênios ficam associados a uma parte carnosa correspondente ao receptáculo da flor.
  • 43. INFRUTESCÊNCIAS: formados a partir de ovários mais ou menos concrescentes das flores de uma inflorescência. Para a sua formação contribuem, muitas vezes, outras peças das inflorescências externas aos ovários , ou seja–resulta do desenvolvimento dos vários ovários, das flores de uma inflorescência. Ex.: abacaxi
  • 44. SEMENTES As sementes correspondem ao óvulo já fecundado.
  • 45. FORMAÇÃO Após a fecundação, dentro do óvulo, o zigoto sofre divisões sucessivas, dando origem ao embrião e cotilédone, ou cotilédones.
  • 46. ESTRUTURA Tegumento : corresponde a casca que reveste a amêndoa. Embrião : é constituído pela(s) cotilédone(s), caulículo (“caule”) e radícula (“raiz”).
  • 47.  Endosperma : corresponde a reserva nutritiva da semente. Esta pode classificar-se de 4 maneiras, são elas:
  • 48. ENDOSPERMAS Oleaginoso - quando contém substância oleaginosas. Ex. mamona, algodão e girassol.
  • 49.  Córneo - paredes das células muito espessas e endurecidas, devido ao acúmulo de reservas representadas pela celulose. Ex. café e tâmara.
  • 50.  Gelatinoso - as reservas são constituídas pela celulose que impregna as paredes celulares, porém, com a absorção da água, elas amolecem e se gelificam, como em certas gramíneas.
  • 51.  Amiláceo - o amido é a principal reserva. Ex. milho, arroz, trigo e feijão.
  • 52. GERMINAÇÃO Há diversos mecanismos que controlam a germinação das sementes, são eles: Condições intrínsecas - são condições internas, da própria semente. Maturidade - a semente deve estar completamente desenvolvida e madura. Condições extrínsecas - são as condições do ambiente necessária à germinação,tais como água, ar, calor e luz.
  • 53.  Dormência - é a incapacidade que algumas sementes têm de germinar, causada por fatores internos, como a demora na maturação ou pela presença de produtos inibidores que desaparecem com o passar do tempo. Quiescência - é a incapacidade que todas as sementes têm de germinar quando os fatores externos sejam desfavoráveis.
  • 54. FORMAS As formas estão relacionadas as diversas maneiras de dispersão e as mais comuns são: Aladas (com asas). Ovaladas (oval). Dente-de-leão Semente de Mulungú
  • 55. DISPERSÃO  A dispersão ocorre por agentes dispersores que fazem com que a semente se transfira para um local diferente, longe de seus progenitores, encontrando meio apropriado para germinação.  Agentes dispersores: Zoocoria(animais), Hidrocoria(água), Barocoria(gravidade) Autocoria(auto-dispersão) e Anemocoria(vento).
  • 56. DISPERSÃO  As plantas utilizam mecanismos para atrair animais para que possa ocorrer a dispersão, esses mecanismos podem se resumir em: Frutos carnosos ricos em nutrientes,Atrativos químicos (cheiro,cor) e estruturas aderentes (espinhos).  São chamados de diásporos unidades da planta que participam da dispersão: sementes, frutos, planta inteira e partes da planta.
  • 57. ZOOCORIA A dispersão por animais pode ocorrer de três maneiras, o animal ingere e posteriormente libera o diásporo (endozoocoria), ou o animal carrega o diásporo deliberadamente (sinzoocoria), ou ainda o animal carrega o diásporo acidentalmente (epizoocoria).
  • 58. ANIMAIS DISPERSORES Pássaros (ORNITOCORIA): A epizoocoria é rara, acontecendo por exemplo com uma árvore com fruto pegajoso. A sinzoocoria ocorre com a gralha azul carregando os pinhões para vários locais. Os pássaros têm olfato fraco, não têm dentes, mas podem trepar e voar. Características dos diásporos: parte comestível atrativa, frutos verdes ou ácidos(impedindo a digestão da semente).
  • 59. ANIMAIS DISPERSORES Mamíferos (MAMALIOCORIA): Comum em regiões tropicais. Diásporos semelhantes aos dos pássaros. A epizoocoria é representada pela presença de "carrapichos“ ou substâncias. Têm olfato desenvolvido, dentes, mas não enxergam cores. Características dos diásporos: casca resistente, há a proteção da semente por substâncias tóxicas ou amargas e têm cheiro. No jatobá, a cutia ,as vezes, antes de comer o fruto, enterra as sementes para comê-las mais tarde. Normalmente, esquecem onde enterraram as sementes.
  • 60. ANIMAIS DISPERSORES Morcegos (QUIROPTEROCORIA) Noturnos, não enxergam cores, mas têm olfato aguçado e apreciam odores como o de mofo. Comem apenas a parte macia do fruto, jogando fora as sementes. Exemplos de frutos dispersos por morcegos: jaca, manga, goiaba.
  • 61. ANIMAIS DISPERSORES  Formigas (MIRMECORIA): As formigas preferem as sementes com parte macia contendo óleos. Ex.: a carúncula das sementes de mamona.  Répteis (SAUROZOOCORIA): Jacarés e iguanas comem, no mangue, realizando a dispersão. Os répteis são sensíveis às cores laranja e vermelho e têm olfato desenvolvido.
  • 62. ANIMAIS DISPERSORES  Peixes (ICTIOCORIA): Os Piraputangas comem os figos, engolem as sementes e devolvem- nas ao meio-ambiente por meio das fezes.
  • 63. HIDROCORIA  Características: Dispersão pela água: a) das chuvas -enxurradas pluviobalísticos; b)correntes de água:transporte submerso, onde a correnteza atua sobre estruturas como pêlos.  Os frutos e sementes que crescem próximos da água são adaptados para flutuar devido o ar aprisionado em alguma parte da sua estrutura .Alguns frutos são especializados para dispersão por correntes marítimas um bom exemplo é o coco .  Características:  Diásporos flutuantes: com peso específico baixo, devido à leveza do endosperma.  Em Água salgada, os diásporos são mais pesados.  Ex. Coco : Endocarpo duro protege o embrião; Mesocarpo fibroso serve para flutuação; Endosperma líquido é a provisão nutritiva.
  • 64. BAROCORIA Os diásporos caem, pelo seu peso gravitacional, abaixo ou próximo da planta mãe e são dispersos secundariamente por animais ou por água.
  • 65. AUTOCORIA Dispersão de frutos secos (cápsulas ou bagas secas) pela própria planta, através de seus mecanismos ou através de movimentos.
  • 66. ANEMOCORIA  A dispersão é um dos processos que garantem a perpetuação das espécies.  A dispersão de sementes podem ser feitas em quatro mecanismos.  Sementes Aladas  Partes da plantas adaptadas para vôo.
  • 67. Adaptação do fruto do dente-de-leão
  • 68. “CATÁLOGO” DO MUSEU Angiospermas
  • 69. FLAMBOYANT  Nome Popular: Flamboyant  Família: Fabaceae  Divisão: Angiospermia  Origem: Madagascar  Ciclo de Vida: Perene  O flamboyant é considerado uma das árvores mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. Frondosa, ela possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva, e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore.  As inflorescências, em racemos, surgem quando a árvore perde as folhas e são compostas por flores grandes, vermelhas ou alaranjadas. Cada flor apresenta cálice com 5 sépalas e corola de 5 pétalas, com longos estames.  Os frutos são do tipo vagem, planos, lenhosos e grandes, com cerca de 45 cm de comprimento, e ficam marrons quando maduros. A floração ocorre na primavera
  • 70. FLAMBOYANT
  • 71. PALMEIRA  CAULE: recebe o nome de estipe, diferenciando-se de outras árvores por não possuir casca e por ser, geralmente, não ramificado. Pode ser simples (único) ou múltiplo, formando touceiras. Na maioria das espécies o estipe tem anéis, que são as cicatrizes deixadas pela bainha das folhas. Na descrição das espécies, o diâmetro citado é aquele medido à altura do peito (DAP).  PALMITO: é a região principal de crescimento da planta, sendo uma estrutura compacta protegida pela base das folhas (bainha) que, nesse local, se apresentam muito eretas e alongadas. O palmito pode ser visível ou não, no topo da palmeira.  FOLHAS: são divididas em três partes: - bainha: parte que liga a folha ao estipe. - pecíolo: liga a bainha ao limbo. - limbo: é a parte da folha que produz energia (fotossíntese), é a lâmina foliar.  FRUTO: conhecido como côco ou coquinho, é geralmente um fruto drupáceo carnoso, às vezes seco e fibroso (mesocarpo). Sementes com endosperma acumulado óleo, hemicelulose e proteínas.
  • 72. PALMEIRA
  • 73. PITANGUEIRA  Planta nativa do Brasil a pitangueira é de clima tropical e subtropical; muito comum no Nordeste brasileiro ela é encontrada desde a fronteira com as Guianas até o estado de São Paulo. Apesar do aroma e sabor exóticos da polpa do fruto o plantio da pitangueira ficou relegado a pomares domésticos.  Caule: fornece madeira para tornos, para cabos de ferramentas e implementos agrícolas, para mourões, para esteios e para lenha; o cerne escuro do tronco de plantas velhas tem utilidade em marcenaria de luxo.  Folhas: contém o alcalóide; utilizada em chás e banhos para tratamento de febres;  Fruto: ao natural sua polpa é consumida fresca ou sob forma de refrescos, sucos; processada a polpa entra na composição de sucos engarrafados, sorvetes, doces, licores, vinhos e geléias
  • 74. PITANGUEIRA
  • 75. JAQUEIRA A jaca é o fruto da jaqueira, árvore tropical trazida da Índia para o Brasil no século XVIII. É uma árvore que chega a 20 m de altura e seu tronco tem mais de 1 m de diâmetro O fruto é um sincarpo de forma ovulada originada do desenvolvimento da inflorescência feminina. Estes nascem diretamente do tronco e dos galhos mais grossos e chegam a pesar até dez quilogramas e medir até quarenta centímetros de comprimento. contudo não tem frutos maiores que isso. A parte comestível da jaca são os fruticosos encontrados no interior dos grandes sincarpo, em grande número, ultrapassando a centena. Estes nada mais são do que o desenvolvimento dos ovários das flores, constituindo os “bagos”, de cor amarelada, envoltos por uma camada grudenta, sabor doce e cheiro forte e característico, reconhecível a longa distância. Os bagos podem ser de consistência um pouco endurecida ou totalmente mole, daí a distinção de duas variedades muito conhecidas e denominadas popularmente de “jaca-mole” e “jaca-dura”.
  • 76. JAQUEIRA
  • 77. JATOBÁ Conhecida também como jataí e farinheira com uma altura média de 15-20 metros, seu fruto é uma vagem indeiscente (que não se abre sozinha), de forma subcilíndrica, de 7-20 cm de comprimento, com uma casca (exocarpo) dura e quebradiça, de cor variando do marrom ao vermelho-acastanhado. Contém 1-6 sementes duras envoltas por uma polpa seca, farinácea, adocicada, comestível, de sabor e cheiro muito característicos.
  • 78. MOGNO Conhecido também por MognoAguano, Uraputanga.Mede aproximadamente 25-30 metros, possui um fruto grande (18 cm) com casca dura, voltado para cima. Se abre em 4 partes, liberando as sementes que são aladas, muito leves, com 12 cm, marron claro.O mogno é uma árvore da região amazônica bastante explorada e conhecida pela qualidade da madeira. Trazida para o Sudeste, se adaptou muito bem. É uma espécie de crescimento rápido e tronco reto. Só frutificam os exemplares mais velhos, porém nestes casos, produzem muitas sementes de germinação fácil.
  • 79. CORTICEIRATem nomes populares como: Mulungu, Corticeira, Bico de papagaio.Origem e ocorrência: Brasil, Sudeste, Mato Grosso e Sul  do país (até o Rio Grande  do Sul).Porte: Altura de 20 a 30 m, tronco de 50 a 90 cm de diâmetro.Flores: inverno.Características: Planta espinhenta de grande capacidade ornamental, que floresce em tonalidades vermelho- alaranjado, entre o inverno e a primavera.Desenvolve-se a pleno sol ou à sombra.Prefere solos úmidos. Pode ser utilizada como espécie isolada ou em grupos, dependendo do tamanho do terreno.
  • 80. JEQUITIBÁNome populare: Jequitibá branco.Altura média: 35-45 metrosFruto: Duro, 10 cm, solta a tampa na parte inferior deixando cair as sementes. Antigamente era usado para fazer cachimbo.  Sementes: 4 cm, aladas, marrom claro.Outras características: Esta é uma das árvores mais famosas da região da Floresta Atlântica, não só pela qualidade da madeira, mas também pelo seu porte, longevidade e imponência. Em uma mata nativa que existe um jequitibá adulto, o mesmo se destaca entre todas as outras árvores. Sua madeira sempre foi muito procurada, porém muitos fazendeiros faziam questão de preservá-lo pela beleza.É comum encontrar um exemplar velho coberto por parasitas.
  • 81. PAU-FERRO Altura média: 20-30 metros. Fruto: Vagem achatada de casca dura, marrom escuro, 8 por 2 cm. Para extrair as sementes é necessário quebrar com martelo. Sementes: 0,7 cm e são pretas. Outras características: Árvore muito utilizada em paisagismo urbano, tem o tronco característico, liso e branco com manchas. Propicia boa sombra e desenvolvimento rápido.
  • 82. CURIOSIDADES Fruto híbrido :
  • 83. FRUTO HÍBRIDO  Abacaxi Imperial, um fruto híbrido resultante do cruzamento de Perolera com Smooth Cayenne. Obtido pelo programa de melhoramento genético da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas - BA), o Imperial apresenta resistência à fusariose, doença causada pelo fungo Fusarium subglutinans, que é o principal problema fitossanitário da cultura no País, gerando perdas superiores a 80% da produção.
  • 84.  O novo híbrido é indicado para plantio em regiões adequadas à abacaxicultura, principalmente onde a fusariose é fator limitante para a produção. "As recomendações técnicas de cultivo de abacaxi, atualmente em uso, podem ser aplicadas a essa nova variedade", afirma o pesquisador. Apresentando frutos com polpa amarela, elevado teor de açúcares e excelente sabor nas análises sensoriais, o Imperial ainda tem como vantagem a ausência de espinhos nas folhas
  • 85. IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS: As frutas são muito importantes para os animais, pois são constituídas   de vários nutrientes e vitaminas vitais para nossa nutrição. Veja alguns exemplos:
  • 86. Abacate:Contém boas quantidades de sais minerais como cálcio e ferro. Possui mais gordura que qualquer outra fruta. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las). Cem gramas de abacate fornecem 162 calorias.
  • 87. Ameixa: Há diversas variedades de ameixa. As maisconhecidas são: a vermelha, a amarela e aroxa.Contém boas quantidades de minerais comocálcio, fósforo e ferro e vitaminas A, C e docomplexo B.Tem alto poder laxativo.Cem gramas de ameixa fresca fornecem 47calorias
  • 88. banana: É uma fruta de alto valor nutritivo,muito rica em açúcar e sais minerais;principalmente cálcio e ferro, evitaminas A, B1, B2 e C.Existem cerca de cem tipos debanana cultivadas no mundo todo,porém os mais conhecidos no Brasilsão:- banana dágua, fornecendo 87calorias em cem gramas
  • 89. Figo: É rico em sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Boa fonte de vitaminas A e C. A casca do figo é porosa, e varia de cor segundo a espécie, podendo ser roxa, esverdeada, vermelha e, em alguns casos, amarela. De maneira geral, o figo é consumido ao natural. Cem gramas de figo fornecem 62 calorias.

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos