domingo, 16 de junho de 2013

Batata Yacon




A batata Yacon tem de nome científico Polymnia sonchifolia e é conhecida como a batata “diet” ou polínia. Trata-se de uma planta herbácea oriunda dos Andes e cultivada na Colômbia, Equador e Perú.

Este tipo de raíz prefere solos aerados, soltos, areno-argilosos e com pH a rondar os 6.
Apresenta um sabor a pêra e melão, e a sua aparência é similar á da batata doce. O yacon está considerado como um nutraceutico após vários estudos terem comprovado a sua eficácia na diminuição dos níveis de açúcar no sangue.
Possuidor de um amido diferente, a inulina, que não é digerível, faz com que chegando ao intestino seja fermentada aumentando assim a flora intestinal diminuindo por conseguinte bactérias prejudiciais ao nosso organismo. Por essa razão é que a inulina é considerada um probiótico para além de ser fibra solúvel. Todos estes factores contribuem para uma maior equilíbrio dos níveis de glicose no sangue retardando assim a ingestão dos hidratos de carbono e prolongando a saciedade.
As surpresas não ficam por aqui…
O yacon possui nas suas raízes substâncias antioxidantes, citotoxicas, analgésicas, hepatoprotectoras e o aminoácido L-triptofano. Tudo isto boas razões para o incentivo ao seu consumo.
Quanto ao seu consumo…
A melhor maneira para comer esta “batata” é da maneira  in natura .
Uma vez que é rica em antioxidantes, uma vez exposta ao ar, esta oxida facilmente ( escurece).
Experimente e verá!
Informe-se mais em:

http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/colaboracoes/batata_yacon.html
http://bibtede.ufla.br/tde_busca/processaPesquisa.php?listaDetalhes%5B%5D=1166&processar=Processar

Escrtito por: Catarina Cunha

Fonte: maisaude.

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos