segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Pequeno - Almoço de REI - Creme Budwig - Método Kousmine,


O Creme Budwig



"O creme Budwig é o pequeno-almoço do método Kousmine. Tornou-se muito conhecido e para alguns confunde-se com o próprio método.

Esta receita culinária teve como objectivo permitir a introdução no menu diário de óleos de primeira pressão a frio, cereais integrais moídos na hora e fruta fresca. A Dra. Johanna Budwig foi co-autora deste esforço de criação culinária, razão pela qual C. Kousmine lhe deu o seu nome.

O creme Budwig é composto por cinco tipos de constituintes:
1. Fonte proteica: queijo fresco magro, iogurte magro, leite ou iogurte de soja

2. Cereal moído na hora: aveia, cevada, arroz, trigo-sarraceno, millet. O trigo e o centeio não devem ser incluídos, pois não devem ser consumidos crus.

3. Óleo de primeira pressão a frio: linho, noz, avelã, girassol, colza, sementes de abóbora ou cártamo.

4. Oleaginosas: amêndoas, nozes, sementes de girassol, avelãs, pinhões.

5. Frutas frescas da época. O sumo de limão deve entrar sempre para emulsionar o óleo e torná-lo mais digerível. A banana bem madura também está sempre presente à excepção de quando se opte por um pouco de mel.

Modo de confeccionar: Num copo misturador ou numa taça, bater a fonte proteica com o óleo e o sumo de limão. Depois, juntar a banana ou o mel e o cereal. Misturar bem tudo. Por fim adiciona-se a fruta fresca que pode deixar-se em pedaços ou bater até incorporar tudo em creme.

Regimes especiais 
Nos casos de doentes portadores de patologias crónicas debilitantes, C. Kousmine iniciava o tratamento por um regime de intensificação de desintoxicação como explica em La Sclérose en plaques est guérissable? : “No início e durante 2 ou 3 dias convido os doentes a se alimentarem exclusivamente de frutos crus e em quantidade modesta. O objectivo é modificar o mais depressa possível a flora intestinal bacteriana e suprimir os fenómenos de putrefacção. Isto consegue-se assim que o odor pútrido das fezes desaparece. Depois e durante 2 ou 3 meses, convém suprimir carnes, peixes e aves, pois é a partir dos resíduos não digeridos destes alimentos que se produzem as substâncias tóxicas a eliminar”

No decorrer do processo terapêutico, o doente vai sabendo identificar quando há necessidade de voltar por uns dias a este regime favorecedor de desintoxicação.

ConclusãoA alimentação segundo C. Kousmine está de acordo com todos os actuais conhecimentos das ciências da nutrição e constitui uma base segura e fiável para a construção pessoal de uma vida longa e saudável.

No entanto, as pessoas que tenham intolerância ou alergia aos cereais deverão fazer os ajustes necessários ou, talvez com vantagem, deverão optar pelos regimes da dieta do paleolítico."

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos