terça-feira, 24 de julho de 2012

Yoga em casa!

Muito mais do que um método de relaxamento, a ioga pode ser uma ferramenta para quem deseja entrar em forma sem encarar o ritmo agitado das aulas de ginástica, embaladas por músicas no último volume. Segundo a professora Milena Dias (SP), trata-se de uma modalidade que trabalha o autoconhecimento e a autoestima, além de ajudar a modelar o corpo e a reduzir medidas. “Não é apenas uma prática de educação física ou uma técnica para relaxar, ela nos ensina a lidar com nossos diferentes níveis de consciência. E graças ao equilíbrio entre corpo, mente e alma, é possível diminuir a ansiedade e consequentemente comer menos. Além de despertar músculos e sentidos, esta prática ajuda a diminuir a ansiedade (e a fome voraz!) e a eliminar toxinas, dando aquela mãozinha contra a celulite. O bacana é que você pode realizar as posturas no aconchego da sua própria cama. Experimente! Além disso, o alongamento intenso das posturas promovidas pela ioga ajuda na drenagem linfática, diminuindo a retenção de líquidos, eliminando toxinas e melhorando o aspecto da celulite”, comenta. Outra boa notícia é que os movimentos de ioga também podem ser praticados na sua casa ou, mais precisamente, na sua cama. Ou seja, além de garantir todos os benefícios já citados, você ainda pode conquistar uma bela noite de sono ou começar o dia com mais disposição. “Só a ideia de exercitar o corpo na cama já é relaxante, mas isso só funciona com a adoção de alguns cuidados como ambiente agradável, ausência de interferências externas (como telefone, filho chamando, marido entrando e saindo do quarto) e colchão em perfeitas condições e firme para não forçar mais um lado do corpo do que do outro. 

Dicas importantíssimas:

  • Use roupas confortáveis e escolha um espaço devidamente aquecido para ficar mais à vontade.
  • O colchão deve oferecer certa estabilidade e conforto durante os movimentos. Não pode ser nem muito duro e nem muito mole.
  • Desligue todos os equipamentos eletrônicos do quarto e mantenha o ambiente bem arrumado e limpo.
  • Prefira roupas de cama de tecido natural, como o algodão, e cuide para que estejam limpas e cheirosas. Deixe para comer depois dos exercícios. Após uma farta refeição, a sensação de desconforto tende a ser maior.
  • Lance mão de um incenso ou vela aromática, desde que a fumaça e o cheiro não fiquem tão fortes a ponto de desconcentrá-la.
Vamos lá!
 
Sukhásana

(para soltar o pescoço)
Como o pescoço costuma ser um lugar de acúmulo de tensões, este exercício atua como um bálsamo, aliviando-as.
Como fazer: sente-se (conforme a foto), pressione o queixo contra a garganta e force o dorso da cabeça para o alto. Lentamente, gire a cabeça, sentindo toda a articulação do pescoço. Assim que completar uma volta, pare e repita o mesmo movimento para o outro lado.
 
Shavásana

(postura deitada)
Para os praticantes de ioga, um período de relaxamento, após um dia daqueles, é mais eficiente do que tirar uma soneca.Você sai deste exercício com as energias renovadas e aprende a atingir um estado de profunda paz interior.
Como fazer: deitada, com braços e pernas estendidos, palmas das mãos voltadas para cima e olhos fechados. Deixe os ombros se soltarem e se afundarem no colchão. Empurre o queixo em direção à garganta para alongar a nuca. Relaxe a tensão dos dentes molares e deixe os lábios levemente abertos. Visualize os globos oculares se afundando em direção à base do crânio e a pele da testa se esticando. Preste atenção na respiração e deixe o corpo todo ir se soltando sobre o colchão, como se estivesse muito pesado.

Chalanásana

(torção deitada)
Movimentos de torção comprimem os órgãos abdominais, liberando as toxinas acumuladas. Juntamente com o efeito de sua massagem, eles promovem o funcionamento saudável dos processos digestivos.
Como fazer: deitada, (conforme a foto) empurre o queixo em direção ao peito, permitindo que a nuca se alongue. Relaxe os ombros, afastando-os das orelhas. Flexione o joelho direito e inspire. Expire, deixando que o joelho flexionado penda para a esquerda, encostando-se ao colchão. Mantenha os ombros em contato com o colchão e gire a cabeça para a direita. Conte até dez e volte à posição, devagar. Repita para o outro lado.


Sukhásana

(postura perfeita)
Esta postura solta as tensões, recupera o equilíbrio do corpo e aumenta a circulação na coluna lombar e na região pélvica. É também excelente para a meditação e para começar o dia cheia de energia.
Como fazer: sente-se (vide foto), firme seu peso sobre os ossos da bacia e use essa base para alongar a coluna. Empurre o queixo levemente em direção à garganta para que as vértebras do pescoço se alinhem com a coluna. Mantenha os olhos fechados e fique nesta postura por algum tempo, respirando profunda e suavemente e deixando o ar circular por todo o corpo.





Matsyêndrásana

(torção da coluna)
De acordo com a ioga, quando a pessoa está irrequieta e ansiosa, as rotações tendem a acalmá-la. E quando está apática, elas levantam o ânimo. É como se as emoções se “desenroscassem” com o corpo.
Como fazer: sentada (ver foto), faça dez respirações. Contraia o baixo ventre e expanda o coração e o peito ao inspirar. Intensifique mais a torção ao expirar. Saia da postura inspirando. Repita para o outro lado.



 
Balasana

(criança esticada)
Essa postura neutraliza o estresse e deixa a mente mais receptiva e intuitiva.
Como fazer: encoste os quadris sobre os calcanhares, estire a coluna para o alto e, ao expirar, deixe as mãos deslizarem para a frente ao estender a parte superior do corpo. Enquanto permanecer nesta postura, empurre a pélvis para a frente e deixe as costelas se soltarem. Fique assim por dez respirações e volte.


Talásana

(postura da palmeira)
Este exercício desfaz possíveis interrupções temporárias de fluxo energético por todo o corpo.
Como fazer: na posição da foto inspire e eleve os braços acima da cabeça. Entrelace as mãos, pressionando as palmas para fora. Sinta este alongamento puxando toda a musculatura do corpo. Conte até dez, respirando calma e profundamente, e volte à posição inicial.







Incentivo à boa alimentação
Um dos benefícios da ioga que vem chamando a atenção de alguns pesquisadores é o estímulo a uma alimentação mais equilibrada e de qualidade.
Pesquisadores do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson (EUA), constataram que um grupo de pessoas de meia-idade, que passou a praticar a técnica durante dez anos, ganhou menos peso durante este período.

Com esta constatação, subentenderam que não se tratava apenas de um resultado por conta da actividade física, mas também pela consciência adquirida de ter hábitos mais saudáveis. E para comprovar a suposição, estudaram cerca de 300 americanos que praticavam regularmente uma actividade física, sendo que 40% eram adeptos da ioga. Nestes, o índice de massa corporal era menor. Segundo os pesquisadores, isto se deve ao equilíbrio, diminuição de ansiedade e capacidade de se manter calmo e atento durante diferentes situações trabalhadas na ioga.

De acordo com o professor de educação física Fábio Saburi, do Espaço Personal (SP), isto é percebido em atividades que estimulam a respiração adequada, a concentração e o relaxamento.

fonte (http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/183/artigo170497-4.asp)

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos