sábado, 25 de fevereiro de 2012

Leites, Iogurtes, Vitaminas com sementes germinadas


Fonte de saúde e vida!

Na alimentação viva tudo tem início pela germinação das sementes e grãos, agentes biogênicos (que geram vida), por sua qualidade nutricional e energética.

Ao colocarmos uma semente para germinar (água = humidade + escurinho = à noite), ela entende que chegou a hora de brotar e expandir para virar uma nova planta.

Neste exato momento, substâncias antinutricionais (glúten, ácido fítico, inibidores de tripsina, etc.) são transformadas em substâncias ativas (enzimas, vitaminas, sais minerais) da germinação, para provocar um rápido brotar, enraizar e crescer. Quem já colocou uma semente germinada para brotar, não cansa de se extasiar diante das mudanças a olhos vistos, a cada hora que passa diante do canteiro.

Sementes oleaginosas (girassol, gergelim, linhaça, castanha do Pará, nozes, etc.), e grãos de cereais (trigo, cevada, aveia, etc.) são alimentos especiais, porque neles predominam macronutrientes como as proteínas e gorduras vegetais, e micronutrientes como o selênio e o cobre, matérias-primas excelentes para o cérebro.

E, o interessante é que os leites preparados a partir de seus germinados, apresentam uma digestão leve e alcalinizante (ao contrário da digestão das proteínas de origem animal, que é lenta e acidificante), além da propriedade de facilitar a liberação da serotonina, um neuroitransmissor benéfico para várias funções cerebrais, entre elas a de facilitar o bom-humor e a qualidade do sono.

Portanto, estes leites e vitaminas são ideais para serem tomados à noite, antes de deitar. Logicamente sem exagero.

Mas, para preparar estes leites e vitaminas, precisamos antes germinar a semente escolhida, ou seja, é preciso planejar. Então: mãos à obra!
  • GERMINANDO SEMENTES E GRÃOS - preparo em geral
  1. Coloque de uma a três colheres (sopa) da semente ou grão escolhido num vidro e cubra com água filtrada. 
  2. Deixe de molho por 8 a 12 horas ? varia para cada semente. Ver abaixo. 
  3. Cubra a boca do vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico. 
  4. Despeje a água em que ficaram de molho e enxágue bem as sementes sob a torneira. 
  5. Coloque o vidro inclinado (45 graus) e emborcado num escorredor, num lugar sombreado e fresco. 
  6. Enxágue pela manhã e à noite. Em dias quentes é preciso lavar 3 ou mais vezes. 
  7. O tempo de germinação varia de acordo com a semente, temperatura local, etc. Em geral, estão com sua potência máxima logo que sinalizam, assim que põem a "cabecinha branca" para fora. Então estão prontos para serem consumidos. O ponto limite para consumo é até que o gérmen atinja o tamanho da semente. Depois disso ela deverá ser brotada, plantada ou jogada fora. 
  •  Trigo, grão-de-bico, amendoim, lentilha e girassol
 Coloque as sementes de molho em água filtrada por 6-9 horas. Na sequência elas deverão ficar aerando como na operação 6. Em 3 dias estarão germinadas e prontas para consumo.
  •  Broto de Alfafa
Coloque as sementes de molho em água filtrada por 4 horas. Na sequência elas deverão ficar aerando como na operação 6. Em 5 a 8 dias estarão brotadas e prontas para consumo em saladas. Gergelim e linhaça: coloque as sementes de molho em água filtrada por 4 horas (ideal durante a noite). Ideal 1 parte de semente para 4 partes de água. Estas sementes não precisam aerar. É opcional das uma lavada rapidíssima numa peneira sob a torneira. A mucilagem (uma gosminha) formada pela semente da linhaça deverá ser preservada (não jogar fora, ela é terapêutica). Estará pronta para fazer leite, pasta ou usar em receitas de sucos desintoxicantes. Castanha do Pará e Nozes brasileiras (pecã, macadâmia): coloque as sementes de molho em água filtrada por 24 horas e estarão prontas para consumo. Estas sementes não necessitam aeração. Estará pronta para fazer leite, pasta ou usar em receitas de sucos desintoxicantes. Amêndoa e Avelã: coloque as sementes de molho em água filtrada por 12 horas. Estas sementes não necessitam aeração. Estará pronta para fazer leite, pasta ou usar em receitas de sucos desintoxicantes.

 Leites e Iogurtes com Germinados
  •  Leite de trigo
Pode ser preparado a partir de um trigo germinado de 3 dias (conforme acima) batido no liquidificador com água na proporção de 1 parte de germinado para 1 de água. Coe numa panela furada e está pronto para o consumo puro ou no preparo de vitaminas com frutas frescas.

  •  Leite de amêndoas: 
Prepare o germinado de amêndoa conforme indicado acima. Bata no liquidificador colocando água aos poucos até que fique um leite cremoso. Adicione raspas de gengibre e adoce com 1 colher (sobremesa) de uma fruta seca de sua preferência/litro de leite.
  • Leite de gergelim
½ xícara (chá) de semente de gergelim germinada conforme indicado acima + 1 xícara (chá) de água mineral. Bata tudo no liquidificador e coe. Opcional bater com uma freta fresca ou seca, mas precisa ser tomado na hora, pois esta semente tende a desenvolver um fundo de sabor amargo.
  • Vitamina de maçã e gergelim
 1 xícara (chá) de leite de gergelim + 1 maçã descascada e picada + canela em pó a gosto + folhas secas de estévia (opcional).
  • Leite de coco
 nada mais simples do que bater no liquidificador a água do coco com sua própria polpa. Não acrescente mais nada e delicie-se! Você pode ainda acrescentar fermento BioRich e preparar um delicioso iogurte natural de coco.
  • Imitação de chocolate
 ¼ xícara (chá) de leite de amêndoas + ½ xícara (chá) de tâmaras + 1 coco verde (polpa + água) + 2 colheres (sopa) de alfarroba em pó. Passe no liquidificador. Sirva gelado.
  • Vitamina cremosa
1 xícara (chá) da sua fruta favorita + 1 xícara (chá) de leite de trigo + 1 beterraba (crua) pequena + 2 colheres (sopa) de girassol germinado. Bata tudo no liquidificador e coe. Sirva imediatamente.
  • Mingau de Aveia
1 colher (sopa) de aveia demolhada na véspera + 1 maçã ralada + 1 colher (sopa) de suco fresco de limão + 1 colher (sopa) de uva passa + 1 colher (chá) de casca ralada de limão + 1 castanha do Pará germinada e ralada. Misture tudo e sirva como desjejum ou lanche. A maçã pode ser substituída pela fruta da estação de sua preferência.
  • Iogurte de nozes
Coloque 1 cháv/xícara de nozes (ou da semente desejada) de molho em água para germinar conforme indicações acima. Passe no liquidificador colocando água aos poucos até que fique um creme grosso. Passe na peneira para coar a parte líquida e ponha a massa numa tigela coberta com um pano fino para que o ar possa penetrar. Coloque a tigela num lugar morno e deixe descansar por 6 a 12 horas ou até ficar como um gosto ácido. Este iogurte pode ser feito com gergelim, girassol, com qualquer tipo de nozes ou combinações. Pode-se variar o gosto acrescentando mel, suco de limão, sal marinho, essência natural de baunilha ou outros sabores naturais.
Atenção: quanto mais tempo o iogurte demorar num lugar morno, mais ácido irá ficar.

Fonte: Universo dos alimentos

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos