quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Como desidratar alimentos através da energia do sol







Optar por desidratar alguns alimentos naturais é uma ótima maneira de conservá-los e ainda manter as vitaminas e nutrientes que eles armazenam. Por isso, o CicloVivo separou a dica de como fazer um desidratador solar.
Mais e mais pessoas estão reconhecendo a importância da qualidade dos alimentos em suas vidas diárias. Os mais frescos, maduros, saborosos e nutritivos vêm de nossos próprios jardins ou de agricultores locais.
Os frutos e vegetais de boa qualidade são sazonais. Por isso, é necessário guardá-los para uso futuro. A secagem é um excelente método de conservação de alimentos, que preserva também um elevado nível de sabor e nutrientes.


A vantagem de ter um desidratador de alimentos solar está sendo identificada por pessoas com crescente preocupação em ter uma vida saudável e de fácil acesso aos alimentos disponíveis em qualquer momento.
A caixa desidratadora, feita em madeira, permite que a energia solar entre através da parte superior, feita de vidro. Em seguida, o alimento é seco pelo calor confinado no interior da caixa. Uma placa absorvente também pode ser mantida no desidratador, que irá aquecer os itens alimentares, criando uma corrente de ar. O ar fresco, que entra na abertura - por baixo da caixa - aquece, circula através do secador e, em seguida, sai através de um respiradouro na parte superior.
Construir seu próprio desidratador de alimentos - movido a energia solar; é um projeto divertido que pode ser feito por qualquer pessoa. Abaixo estão os passos envolvidos em sua construção.
Nível de dificuldade: fácil. Tempo estimado para sua construção: de duas a três horas, dependendo do tamanho.
Materiais:
Caixa de madeira ou papelão; tinta (de preferência preta); tampo de vidro; pedaço de madeira e folhas de alumínio.
Custo estimado: Aproximadamente 20 reais (para um “mini” desidratador de alimentos movido a energia solar)
Instruções:

Faça buracos na madeira da caixa, que será tingida com tinta preta. Isto ajudará a absorção de grande quantidade de calor a partir da energia solar.
Use madeiras claras nas bordas externas da caixa, para proteger as mãos do aquecimento, quando o equipamento estiver em uso.
Corte os pedaços de madeira para atender às medidas da caixa. O próximo passo é espalhar a folha de alumínio no lugar apropriado.
Verifique se a tampa está aberta, enquanto coloca ou remove os itens alimentares do desidratador. Isto é feito para fins de segurança.
É necessário colocar as folhas de alumínio nas partes superior e inferior da caixa, de modo que ela permita a ventilação e mantenha os animais longe de entrar no desidratador.
Anexe rodinhas. Isso ajudará no transporte de um local para o outro, uma vez que a peça de madeira montada pode ficar pesada.
Coloque a comida sob as folhas de silicone. Papel vegetal também pode ser usado no lugar delas.
Faça a alça do desidratador usando a madeira. A madeira  isola o calor e auxilia no manuseio. Quando o desidratador estiver montado coloque-o em uma posição de frente para o sol. Em seguida, teste o desidratador de alimentos para otimizar a aridez.




Redação CicloVivo

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos