terça-feira, 31 de março de 2009

Your blog is Fabulous!


Recebi este selinho do Planeta do Bem o Primeiro Selinho do Leite da Terra.
Muito e muito obrigada.
E como é normal nestes casos, retribuo o afecto, enviando este selinho para:

segunda-feira, 30 de março de 2009

Almôndegas de lentilhas vermelhas

Ingredientes:

Para 4 pessoas:
250 g de lentilhas vermelhas germinada por 16 horas
(8 horas de molho em água e 8 horas no escorredor ao ar)
125 g de queijo de sementes
4 pés de cebolino
1 dente de alho
1 courgette
80 g de sesano germinado e moído
Cominhos, sal, azeite virgem q.b.

Modo de fazer:

Coloque as lentilhas germinadas numa vasilha com sal, lave os cebolinhos e corte em bocados. Descasque o dente de alho e misture-os com as lentilhas. Bata no liquidificador e reduza tudo a puré.
Lave a courgette, rale-a e junte ao puré de lentilhas. Adicione a farinha de sesamo (reserve alguma farinha) e o queijo e tempere com uma pitada de cominhos.
Misture tudo muito bem e molde em bolinhas do tamanho de nozes. Passe as almôndegas obtidas pelo azeite virgem (so se estiverem muito secas) e pela farinha de sesamo reservada. Escorra sobre papel absorvente, se quiser ponha no forno pré aquecido a 40C e desligado.

Observações: Acompanhe com salada verde.

domingo, 29 de março de 2009

Sucos Garotada Feliz

As crianças da vida moderna são vítimas da distância cada vez maior que se vive da natureza, do natural, do nutricional.

Um pacto com as doenças, a obesidade, a constipação, os distúrbios de atenção, de digestão, de respiração e de pele já virou 'papo normal' entre pais e educadores.

E tudo começa na mais tenra infância, quando a seiva multisabor do seio materno é substituída por uma mamadeira com substâncias completamente estranhas à nossa natureza metabólica e enzimática: leite de bezerro (que já nasce com 10 kg), maizena, farinha láctea, açúcar...

Outro dia assisti a uma mãe que acabou de dar para seu filho de 9 meses aquela papa de potinho e em cima uma mamadeira de suco de fruta diluído em água e adoçado. Ou seja, além do alimento cozido (de difícil digestão) um líquido para diluir, fermentar e dificultar mais ainda a digestão: nenhum bebê merece.

Doces são drogas que enganam o paladar de crianças em idade de crescimento. São guloseimas COZIDAS com AÇÚCAR. Mas, enquanto os alimentos crus adicionam cálcio (sais minerais - mineralização) ao metabolismo e estimulam a digestão e a ação das bactérias benéficas, por serem anzimáticos e probióticos, os doces cozidos ou adoçados na forma de chocolates, vitaminas, mingaus, biscoitos, etc. empacam a digestão e promovem um massacre na microbiota (flora) intestinal benéfica. E mais, sobrecarregam o pâncreas e o fígado, roubam cálcio dos ossos e dentes, enfraquecem a imunidade e causam disbiose intestinal, promovendo um bolo fecal fétido, seja compacto ou diarréico.

O que é mais perverso nessa história é que adultos, e em especial crianças em idade de crescimento, procuram os doces por necessidade de cálcio. Na natureza o cálcio confere sabor doce às frutas que o contêm: mangas, morangos, banana, jaca, melancia e o próprio leite são abarrotados de cálcio. Quanto mais doce o morango, mais cálcio contém.

Assim, o açúcar é um impostor, que artificialmente substitui o paladar das fontes naturais e saudáveis de cálcio, mas que age no organismo de forma inversa: reduz a absorção do cálcio e ainda furta esse mineral dos ossos e dentes.

Crianças podem e devem ser atraídas para o mundo do crescimento saudável (sustentável) por meio do colorido mágico, dos aromas e sabores estonteantes das frutas.

Assim, para finalizar o papo e iniciarmos a prática, sugiro iniciar bons hábitos (ou transformação de hábitos) pelos sucos, purês e mousses de frutas frescas e cruas, com adição zero de açúcar.

O fantástico da maioria das receitas a seguir é a presença do coco verde que nos oferece o leite vegetal mais perfeito da natureza, como também do nosso querido, amado, salivado, digestivo, desintoxicante e vitalizante: limão.

Assim, elas são uma sugestão de consumo diário, principalmente ao longo do dia (não durante as refeições principais), atraindo as crianças para este antigo e novo universo, trazendo inúmeros benefícios à sua saúde e crescimento.

Bem, quem faz 1 suco, faz 2, 3 ou 10. Portanto, todo mundo sai ganhando!

MAÇÃ COM HORTELÃ
Ingredientes: 1 cenoura, 1/2 maço de folhas de hortelã, 4 maçãs e 1 limão.
Preparo: picar as maçãs (sem descascar) e bater no liquidificador com as folhas de hortelã e o limão usando o socador de cenoura. Coar e servir imediatamente.

TANGERINA COLADA
Ingredientes: água e polpa de 1 coco, 6 tangerinas tipo morgote e 1 colher chá de semente de erva-doce deixada de molho por 30 minutos em água de coco.
Preparo: espremer o sumo das tangerinas. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir imediatamente.

UVA COM GIRASSOL
Ingredientes: 1 kg de uva roxa e 100 g de semente descascada de girassol hidratado por 8 horas em água filtrada ou água de coco.
Preparo: prensar as uvas em coador de tela grossa (panela furada 3*), retirar as sementes em excesso e bater no liquidificador com o girassol. Servir sem coar. Outra forma de preparo é bater as uvas no liquidificador usando a função pulsar. Coar em peneira e bater no liquidificador com o girassol.

LIMONADA DE CAQUI
Ingredientes: água e polpa de 1 coco, 6 caquis, suco de 1 limão.
Preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador. Coar em tela grossa (panela furada 3*) e servir imediatamente.

MANGAJÁ
Ingredientes: água e polpa de 1 coco, 4 mangas e 1 maracujá.
Preparo: picar as mangas e bater no liquidificador com a água e a polpa de coco e metade da polpa do maracujá. Adicionar a outra metade da polpa do maracujá, sem bater. Misturar e servir imediatamente.

ÁGUA DO CONDE
Ingredientes: água e polpa de 1 coco, 1 fruta-do-conde, 1 limão e baunilha em fava.
Preparo: passar a fruta-do-conde inteira em coador de tela grossa (panela furada 3*). Bater o creme obtido no liquidificador com os outros ingredientes e servir imediatamente.

(*) Panela furada é uma expressão criada pela Ana Branco, uma das pioneiras na propagação da alimentação crua e viva no Brasil. Nada mais são que coadores de pano que tornam o preparo dos sucos mais rápido, higiênico e prático.

- A panela furada 1 (em organza), tem poros bem estreitos e é usada somente para coar o suco luz do sol.

- A panela furada 2 tem poros de cerca 1 mm, indicada para coar sucos em geral. É a mais versátil de todas.

- A panela furada 3 tem poros de cerca de 2-3 mm, indicada para coar frutas macias que não precisam ser liquefeitas como a fruta-do-conde, a melancia, a jaca mole, a uva e a goiaba.

Texto e receitas extraídas e adaptadas do livro Lugar de Médico é na cozinha do Dr. Alberto Gonzalez (Editora Alaúde), que está disponível para venda, juntamente com as panelas furadas 2 e 3, na loja do site. Confira aqui!

Atenção: Reproducao com a autorizacao da Dr Conceicao Trucon

Fonte: Doce Limao.

sábado, 28 de março de 2009

Tonico Hepatobiliar

Hepatobiliar
Tratamento Fitoterápico do Fígado e Vesícula

Estamos vivendo momentos especiais da evolução planetária e pessoal. A vulnerabilidade e os desafios andam acelerados no sentido de não deixar ninguém sossegado ou acomodado.

Não existe tempo a perder quando o assunto é crescer e expandir na qualidade de vida e sensação de realização pessoal. Corações a serviço da harmonia e da paz.

“O tempo urge” e todos somos cada vez mais cobrados pela responsabilidade na busca incessante do autoconhecimento e maior assertividade - inteligência plural -, para solucionar nossos grandes desafios.

Inteligência é a capacidade de encontrar a melhor solução de um desafio no menor tempo possível. E, para tanto, a mente e o corpo limpos - lúcidos - ajudam BASTANTE, é tudo que precisamos.

Neste momento especial do planeta, onde passamos com freqüência diária pela raiva, ira, impotência e medos, emoções extremamente desestruturantes, que nos segam, emburrecem e são muito negativas ao fígado e vesícula.

Precisamos então transformar, nos desintoxicarmos destas emoções e seus efeitos colaterais, para resgatar nossas inteligências e equilíbrio emocional o mais rápido possível.

Assim, precisamos estar entrando em cumplicidade de amor para com este sistema, uma grande central de defesa e ação visionária, fazendo uso de uma alimentação mais saudável e ainda, devido à grande demanda, dando um suporte ao trabalho hepatobiliar.

Como a receita abaixo produz bastante tônico, sugiro que você o prepare na íntegra e compartilhe com amigos e parentes, iniciando um trabalho de irradiar saúde e equilíbrio ao mundo que lhe cerca.

Ingredientes Usando a erva seca Usando a erva fresca

Boldo do Chile 25 g = 1 ½ xícaras 50 gramas
(Coleus barbatus)

Capim Cidreira 25 g = 1 xícara 50 gramas
(Cymbopogon citratus)

Carqueja 50 g = 2 xícaras 100 gramas
(Baccharis trimera)

Tansagem 50 g = 2 xícaras 100 gramas
(Plantago major)

Limão inteiro - 200 gramas
(polpa, casca e folhas)

Álcool de cereais Ver indicações de preparo abaixo

Água mineral Ver indicações de preparo abaixo


Preparo de cada uma das 5 Tinturas Mãe (TM):
Importante: preparar cada extrato em separado, ou seja, serão obtidos 5 frascos de vidro escuro, conforme a formulação e forma de preparo descritas a seguir:

Boldo do Chile TM a 10% - Adicionar 25 gramas da erva seca (ou 50 gramas da erva fresca) em uma garrafa de vidro escuro contendo 125 ml (1/2 xícara) de álcool de cereais (ou álcool absoluto) + 125 ml (1/2 xícara) de água mineral. Tampar bem e deixar em maceração por 2 semanas em local fresco (ou enterradas na terra).

Capim Cidreira TM a 10% - Adicionar 25 gramas da erva seca (ou 50 gramas da erva fresca) em uma garrafa de vidro escuro contendo 125 ml (1/2 xícara) de álcool de cereais (ou álcool absoluto) + 125 ml (1/2 xícara) de água mineral. Tampar bem e deixar em maceração por 2 semanas em local fresco (ou enterradas na terra).

Carqueja Doce TM a 20% - Adicionar 50 gramas da erva seca (ou 100 gramas da erva fresca) em uma garrafa de vidro escuro contendo 125 ml (1/2 xícara) de álcool de cereais (ou álcool absoluto) + 125 ml (1/2 xícara) de água mineral. Tampar bem e deixar em maceração por 2 semanas em local fresco (ou enterradas na terra).

Tansagem TM a 20% - Adicionar 50 gramas da erva seca (ou 100 gramas da erva fresca) em uma garrafa de vidro escuro contendo 125 ml (1/2 xícara) de álcool de cereais (ou álcool absoluto) + 125 ml (1/2 xícara) de água mineral. Tampar bem e deixar em maceração por 2 semanas em local fresco (ou enterradas na terra).

Limão (polpa + casca + folhas) TM - Adicionar 150 gramas de limão maduro lavado e picado + 50 gramas de folhas frescas de limão lavadas e rasgadas em uma garrafa de vidro escuro contendo 125 ml (1/2 xícara) de álcool de cereais (ou álcool absoluto) + 1/4 xícara de água mineral. Tampar bem e deixar em maceração por 2 semanas em local fresco (ou enterradas na terra).

Atenção: após o tempo de maceração as Tinturas (TM) deverão ser filtradas em algodão ou filtro de papel e voltarem para frasco escuro com tampa. Colocar imediatamente uma etiqueta com o nome legível de cada uma das tinturas mãe (TM) e a sua data de preparo. Assim, serão obtidos 5 frascos de TM que se bem acondicionados e guardados em local fresco terão validade de 2 anos.

O Tônico será preparado com a mistura das 5 Tinturas na seguinte proporção:

Tinturas Mãe (TM) Preparo 110 ml

Boldo 10% 30 ml

Capim Cidreira 10% 20 ml

Carqueja 20% 30 ml

Tansagem 20% 20 ml

Limão Tahiti 10 ml


Função: este tônico estimula as funções hepáticas e biliares, o que se reflete na purificação do sangue que, por sua vez retira das células e dos líquidos intercelulares toda a sorte de resíduos e toxinas. Processa-se desse modo uma vitalização no organismo inteiro. A carqueja e o boldo ativam as funções hepáticas e biliares. A tansagem atua como antiinflamatório. O capim cidreira tem ação antiespasmódica, levando o organismo a um equilíbrio, caso a carqueja e o boldo ativem demais as funções hepáticas e biliares. O limão atua como um desintoxicante geral.

Indicações: quando se faz necessária uma purificação do sangue e dos líquidos intracelulares e intercelulares. Nas deficiências hepáticas, biliares e digestivas em geral. Como auxiliar nos diversos quadros inflamatórios e degenerativos do fígado e da vesícula. Na desintoxicação do sistema hepatobiliar. Nos quadros psíquicos associados a deficiências hepáticas e biliares, tais como depressão endógena, oscilações de humor, ataques de ira ou medo e distúrbios da volição.

Posologia e tratamento: nos casos de uma vesícula lenta, tomar 30 gotas pela manhã em jejum e 30 gotas à noite ao deitar. Nas outras indicações tomar de 10 a 20 gotas em jejum e após as refeições principais por 3 semanas ou mais. Nos trabalhos com a Alimentação Desintoxicante – principalmente na prática dos jejuns desintoxicantes – tomar 30 gotas antes das refeições principais.

Importante: durante o preparo colocar música relaxante. Fazer orações e bendições, invocando ajuda espiritual e consagrando este remédio para trazer saúde e força. Para cada planta que colocar no preparo abençoar e agradecer. O lugar onde os frascos serão armazenados deverá ser limpo e harmonioso.

Texto extraído dos livros:
1) Receituário de Medicamentos Sutis – Dr. José Maria Campos – Ed. Pensamento.
2) Alimentação Desintoxicante – Conceição Trucom – Editora Alaúde.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a Alimentação Natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte

fonte doce limao

Entrevista do Leite da Terra para o Centro Vegetariano

Ler

sexta-feira, 27 de março de 2009

Hipotiroidismo

O hipotireoidismo, e uma patologia que caracteriza-se pelo facto da glândula tireoide produz pouca hormona tireoidiano. O hipotireoidismo e a causa mais importante da da ocarrencia de bocio.

Alguns alimentos com alto teor de iodo que ajudam a aumentar a tiroxina. Os alimentos que sao: algas, alho, amêndoas, ananás, aveia, caju, castanhas, coco, damasco, espinafres, feijão, girassol, lentilhas, maças, mangas, milho, pistachios, soja, tomates.

Ervas aromáticas: canela, funcho, ginseng,


Alimentos que prejudicam o hipotireoidismo


Todos estes alimentos contem cafeico e acido acido clorogenico que são elementos que reduzem a producao de tiroxina, chamado bociogenos Alguns destes alimentos são: amendoim, couve, couve de bruxelas, rabanete e repolho


Plantas ricas em acido cafeico: abóbora, aipo, alface, laranjas, limoes e figo

Plantas ricas em acido clorogenico: abacates, ameixas, ameixas, berinjelas, cenouras, pepinos, pêssego, pimentos e trigo

Plantas ricas em acido elagico: castanhas, uvas e nozes

Plantas ricas em acido rosmarinic: borragem

Plantas ricas em Lítio: cebola, chicória, espargos, melão e salsa

Hipertireoidismo

O hipertiroidismo, e uma patologia que caracteriza-se pelo facto da glândula tireoide produz muita hormona tireoidiano.

Alguns alimentos que ajudam a diminuir a tiroxina, hormona que controla o metabolismo e o estado de animo, são: amendoim, couve , couve de bruxelas, rabanete e repolho

Todos estes alimentos contem cafeico e acido acido clorogenico que são elementos com propriedade anti-tiroidelas,

Plantas ricas em acido cafeico: abóbora, aipo, alface, laranjas, limoes e figo

Plantas ricas em acido clorogenico: abacates, ameixas, ameixas, berinjelas, cenouras, pepinos, pêssego, pimentos e trigo

Plantas ricas em acido elagico: castanhas, uvas e nozes

Plantas ricas em acido rosmarinic: borragem

Plantas ricas em Lítio: cebola, chicória, espargos, melão e salsa

Alimentos que prejudicam o hipertireoidismos
Todos os alimentos com alto teor de iodo. Os alimentos que aumentam a produção de tiroxina, sao: algas, alho, amêndoas, ananás, aveia, caju, castanhas, coco, damasco, espinafres, feijão, girassol, lentilhas, maças, mangas, milho, pistachios, soja, tomates
Ervas aromáticas: canela, funcho, ginseng,

quinta-feira, 26 de março de 2009

ÓLEO de massagem ANTI-STRESS

Função - uso externo:
Ativa a circulação periférica acelerando a eliminação de toxinas como adrenalina e cortisóis. Relaxa, acalma e viabiliza um espaço - de estar tendo o prazer da própria companhia.

Ingredientes:
30 ml de óleo de girassol + 30 ml de óleo de babaçu + 10 gotas de óleo essencial de lavanda + 10 gotas de óleo essencial de ylang-ylang + 20 gotas de óleo essencial de limão.

Preparo:
misture todos os ingredientes e coloque num frasco escuro.

Forma de uso - externo:
massageie todo o corpo, principalmente colo, mamas, axilas, pescoço, nuca e braços, sempre com movimentos carinhosos e atenciosos. Entre em contato com o agradável e estimulante aroma do óleo e se permita dar uma parada, curtindo-se. Realize este procedimento diariamente, idealmente pela manhã e ao final do dia após o banho para deixar agir por toda a noite.

Opcional: usar uma escova para massagear todo o corpo.

Receitas apresentadas no PROGRAMA MULHERES da TV GAZETA Em 04/01/2007. Elas fazem parte do livro O poder de cura do Limão de Conceição Trucom - Editora Alaúde. Maiores informações é só entrar no site www.docelimao.com.br.
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.
Visite seu Site no STUM e o www.docelimao.com.br
Email: mctrucom@docelimao.com.br

quarta-feira, 25 de março de 2009

Farinha de Limão

Vídeo I - Vídeo II

A Farinha de Limão é útil para todas as pessoas, de crianças a adultos, pois é na casca vamos encontrar a maior quantidade de vitamina C, alem dos bioflavinóides, da pectina e da citrina ou vitamina P que é uma vitamina que ajuda a assimilar a vitamina C, alem disso modula a curva da glicemia, sendo portante indicada para diabeticos. A farinha do limão tem propriedades para dar volume e fluidez a todos os nossos escretos.

Ingrediente:

- 10 metades de cascas de limão
- agua para lavar as cascas
- bandeja refractaria pirex ou porcelana NUNCA em metal.
- triturador



Modo de fazer:

Use as cascas do limão já sem o sumo, lave bem todas as cascas e retire do interior todo o sumo de dentro das carcaças dos Limões.
Depois de lavadas, para facilitar a trituração parta as cascas ao meio e triture.

Triture ate obter um farinha grossa e umida.

Leve ao forno bem baixo por 3 ou 4 horas, ou ao sol tapado com um tecido bem limpo. Ao desidratar no sol, vamos ter avantajem de acumular também a energia cósmica.

Volte a triturar ate obter uma farinha fina e peneire. O Resultado pode ser guardado em frasco por vários meses, se bem seco e bem fechado.

Modo de Usar:

Use com bom senso, pois e uma farinha forte e muito poderosa. Pode colocar na granola, no iogurte, em bolos, sorvetes, etc...

Adultos ate 3 colheres de chá por dia

crianças ate 1 colher de chá por dia

Fonte: Youtube Farinha de limão (parte I e II)
Fotos Leite da Terra

terça-feira, 24 de março de 2009

Cardapio rico em vitaminas prolonga a vida

Tomar suplementos com supervisão médica é essencial para se manter saudável

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que aproximadamente um terço da população mundial vive com deficiências nutricionais. Segundo o médico geriatra Eduardo Gomes, esta escassez de nutrientes como vitaminas e minerais provoca diversos problemas, como anemia, fadiga, cáries, perda de concentração, maior suscetibilidade a infecções, arritmias cardíacas, depressão, osteoporose, hipertensão e câncer.

Segundo o especialista, apenas três das 26 substâncias mais importantes para o ser humano são fabricadas espontaneamente pelo próprio organismo. ?O restante deve ser buscado na natureza, por meio de uma dieta variada, e em suplementos?, conta Gomes.

Tomar complexos vitamínicos já virou uma tendência mundial. Ainda segundo a OMS, um terço da população mundial toma algum tipo de mix de nutrientes, diariamente. Mas Gomes alerta para os perigos desta automedicação. ?As lipossolúveis ? solúveis em gordura: A, D, E, K ? se depositam no organismo, ao contrário das solúveis em água ? como as do complexo B e C ? que são eliminadas na urina. Doses altas dos dois tipos são capazes de intoxicar e os sintomas são muito parecidos com os da deficiência desses micronutrientes?, alerta.

Antes de comprar o primeiro frasco é essencial procurar um médico e fazer exames para saber ao certo as deficiências que o corpo tem e em quais quantidades ele precisa de nutrientes. ?Doses exageradas podem causar danos sérios, como sangramentos e distúrbios neurológicos?, afirma o médico. O exame é feito no sangue e se chama HLB.

Confira algumas vitaminas e minerais essenciais e onde encontrá-los:

Alimentos ricos em vitaminas: morango, cereais integrais e manteiga

Vitamina A
O que faz: defende o organismo de infecções e é fundamental para os ossos, dentes e pele. Também é anticancerígena. Principais fontes: fígado de boi, gema de ovo, leite e derivados, cenoura; vegetais verdes (como espinafre e acelga) e frutos amarelos (mamão e melão).

Vitamina B1
O que faz: melhora a disposição, auxilia a digestão, o funcionamento do sistema nervoso e o combate à anemia. Principais fontes: cereais integrais, vegetais, carnes e gema de ovo.

Vitamina B2
O que faz: é indispensável para a saúde da pele e da mucosa, combinada com outras substâncias, trabalha no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, além de diminui o cansaço dos olhos. Principais fontes: cereais integrais, fígado, soja, espinafre, feijão, peixe, ovos, laticínios e derivados.

Vitamina B6
O que faz: permite ao organismo assimilar melhor a proteína e a gordura, atua no sistema nervoso, evita problemas de pele, alivia náuseas, reduz cãibras e dormências, além de funcionar como um diurético natural. Principais fontes: nozes, carnes, peixes, legumes, aveia, germe de trigo, cereais integrais e banana.

Vitamina B12
O que faz: previne a anemia, fornece energia ao organismo, auxilia o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a capacidade de concentração. Principais fontes: peixes, carne bovina, leite e ovos.

Vitamina C
O que faz: atua na formação de dentes e ossos, permite a absorção de ferro, favorece a cicatrização, laxante natural e protege contra agentes cancerígenos. Principais fontes: frutas cítricas, hortaliças verdes, pimentão, tomate, goiaba, caju, manga, morango e mamão.

Vitamina D
O que faz: É essencial para a formação da estrutura óssea e contribui para assimilação da vitamina A. Principais fontes: fígado, manteiga, leite, atum, salmão e gema de ovo.

Vitamina K
O que faz: ajuda a prevenir hemorragias e propicia a coagulação do sangue. Principais fontes: vegetais folhosos, nabo, alface, alfafa, algas, gema de ovo, óleos de fígado de peixe e de soja.

Ácido Fólico
O que faz: integra o grupo das vitaminas do Complexo B, participa do processo de divisão celular e da formação dos componentes da medula, protege os intestinos e é considerado um analgésico natural. Principais fontes: fígado, feijão, espinafre, aspargo, brócolis, carne magra e produtos à base de trigo integral.


Alimentos ricos em minerais: leite, cebola e brócolis

Cálcio
O que faz: mantém ossos fortes e dentes saudáveis, combate a insônia e ajuda o sistema nervoso. Principais fontes: leite e derivados, sardinha, marisco, ostra e brócolis.

Ferro
O que faz: combate anemias, age contra a fadiga e atua na saúde da pele. Principais fontes: carnes (bovina, suína e frango).

Fósforo
O que faz: propicia dentes e ossos fortes, aumenta a energia e o vigor. Principais fontes: peixes e aves, leite e derivados, gema de ovo, cereais integrais, legumes e castanhas.

Magnésio
O que faz: ajuda a aumentar a resistência do organismo, auxilia no combate a depressão, evita formação de pedras nos rins e na vesícula. Principais fontes: carnes, leite, legumes, castanhas e cereais integrais.

Selênio
O que faz: protege as células contra o envelhecimento, diminui o risco de alguns tipos de câncer e ajuda a manter a elasticidade da pele. Principais fontes: leite, peixes, frutos do mar, grãos e cebola.

Potássio
O que faz: promove crescimento celular, ajuda no raciocínio e na redução da pressão sangüínea. Principais fontes: frutas (banana e laranja), leite, carnes, vegetais e legumes.

Fonte:Abril
Carol Hungria

segunda-feira, 23 de março de 2009

Cuidando do Couro Cabeludo

Função uso externo:
Ativa a circulação periférica e acelera a eliminação de toxinas via pele.
Trata problemas de couro cabeludo como também melhora a qualidade e beleza dos fios de cabelo.

Ingredientes:
1 limão partido ao meio + 1 gota de óleo essencial de alecrim + 1 gota de óleo essencial de limão.

Forma de uso externo:
Lave seu cabelo com o shampoo neutro de sua preferência.
Na segunda lavagem coloque em meio copo de água o shampoo + 1 gota de cada um dos óleos essenciais.
Misture com o próprio dedo e derrame sobre o cabelo.
Massageie bem o couro cabeludo por cerca de 1 minuto ou mais.
Enxágüe com água abundante.
Enxugue a cabeça.
Passe o suco do limão em todo o couro cabeludo.
Coloque uma toalha enrolada e deixe agir por uns 20 minutos.
Enxágüe com água abundante, passe seu creme condicionador e volte a enxaguar.
Enxugue-se, penteie o cabelo e deixe que seque naturalmente.
Repita esta operação a cada 7 dias, sempre durante o dia, pois não é recomendável lavar a cabeça antes de dormir.

Receitas apresentadas no PROGRAMA MULHERES da TV GAZETA Em 04/01/2007. Elas fazem parte do livro O poder de cura do Limão de Conceição Trucom - Editora Alaúde. Maiores informações é só entrar no site www.docelimao.com.br.
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.
Visite seu Site no STUM e o www.docelimao.com.br
Email: mctrucom@docelimao.com.br

domingo, 22 de março de 2009

Soja: Grão Maravilha

Acelera o metabolismo, estimula o intestino, alimenta os músculos. Você só tem a ganhar quando transforma a soja – um dos alimentos funcionais mais falados no momento – numa aliada da sua dieta. E existem várias formas (todas gostosas!) de colocá-la no prato

Depois de ser coroada com o título de grão-maravilha, tamanho os benefícios proporcionados à saúde, a soja virou uma verdadeira febre. Pudera: além dos listados nesta matéria, essa leguminosa ajuda a prevenir câncer de mama e reduz os sintomas da TPM e da menopausa. Quando não é o ingrediente principal – caso do missô (pasta de soja), tofu (queijo de soja), shoyu (molho de soja) –, entra como coadjuvante na fórmula de sucos, barrinhas, sorvetes e até chocolate. O sabor? Prove as receitas e os produtos que mostramos a seguir e resista se for capaz!

A onda de industrializados à base de soja é ótima também para quem quer perder peso e ganhar músculos. “O grão é um dos raros alimentos de origem vegetal com proteína completa. Traduzindo: assim como a carne, carrega todos os aminoácidos essenciais, importantes, entre outras funções, para a construção dos músculos”, afirma Renata Buzzini, nutricionista da Rbuzzini Nutri, em São Paulo. Claro que a musculatura só aparece se você combinar porções de soja a exercício. Mas não exagere na dose, pois, em excesso, engorda. Então, como é que ajuda a emagrecer? É porque tem substâncias que aceleram o metabolismo e fibras que estimulam o intestino.

Para conseguir os efeitos comprovados pela ciência, fique com pelo menos 25 gramas da proteína isolada de soja. Isso equivale a duas porções do grão e derivados. “Pode ser duas colheres do grão cozido mais um copo (200 ml) de leite de soja ou duas fatias de tofu”, diz Renata. Você nem imagina como pôr esse alimento no prato? BOA FORMA vai ajudá-la nessa missão!

Coração protegido, será?

Você já ouviu falar que as isoflavonas da soja reduzem o LDL, o colesterol ruim. Estudos atuais divulgados pela Associação Americana do Coração confirmam essa ação – só que numa porcentagem menor (cerca de 3%) que a revelada nos estudos anteriores feitos na China e no Japão. Motivo para doar o pacotinho de soja estocado na gaveta do escritório? Nada disso. “A soja continua sendo um alimento saudável e uma ótima alternativa de proteína completa”, afirma a nutricionista Liliana Bricarello, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que há sete anos estuda os benefícios desse alimento.


GRÃO, PASTA, QUEIJO, LEITE...

Existem vários produtos derivados da soja no mercado e inúmeras maneiras de incluí-los nas sua dieta

Soja em grão


O grão tem entre 30 e 42% de proteína completa – quantidade e qualidade próximas a da carne vermelha, com a vantagem de ser livre de gordura saturada. Ainda é fonte de fibras, isoflavonas, ferro e cálcio. Cozido, pode ser transformado em salada ou usado em sopas ou, ainda, substituir o feijão. No livro Soja: Nutrição e Saúde (editora Alaúde), a autora, Conceição Trucom, dá a receita básica para cozinhar o grão: despeje quatro xícaras de chá de água fervente sobre duas xícaras de chá de soja seca. Escorra e lave em água corrente. Volte a deixar os grãos de molho em quatro xícaras de chá de água fria por quatro horas. Escorra e lave novamente em água corrente, esfregando os grãos entre a palma das mãos para retirar a casca. Coloque na panela com seis xícaras de chá de água temperada com sal e suco de meio limão. Cozinhe por 15 minutos na pressão.

Proteína isolada de soja

Na forma de pó, possui um teor de proteína entre 80 e 90%, dependendo do fabricante. Você pode misturá-la no suco de fruta ou no shake – usado nas dietas de emagrecimento porque a proteína de soja, segundo estudo alemão publicado no conceituado Jornal Internacional de Obesidade, ajuda a reduzir as gordurinhas. Tal poder tem a ver com substâncias (arginina e lisina) presentes no grão, que estimulam o corpo a produzir glucagon – um hormônio com ação termogênica, ou seja, que acelera o metabolismo e favorece a perda de gordura. Seu objetivo é ganhar músculo? Esse derivado da soja também é para você. “Mas, nesse caso, é importante consumir o shake protéico até uma hora antes de malhar ou logo após”, ensina a nutricionista Paula Corrêa, da Clínica e Empório Equilíbrio Nutricional, em São Paulo.

Tofu (queijo de soja)

Popular no Japão, o tofu – rico em cálcio, proteína e isoflavonas – é uma espécie de queijo feito com o leite da soja. É macio, quebradiço e, por ser poroso, absorve os temperos com facilidade. Na culinária oriental, geralmente, é temperado com shoyu e gengibre ralado. Mas pode ser grelhado ou transformado em molhos, maionese ou patê.

Proteína de soja texturizada

Fina, média ou grossa, a proteína texturizada de soja (PTS) é o derivado de soja mais versátil. Faz as vezes da carne em vários pratos, pois tem a consistência muito próxima. Além disso, é uma ótima fonte de proteína para quem é vegetariano ou dá preferência a alimentos sem colesterol. O preparo da PTS é muito rápido. Depois de hidratada e escorrida, é só refogar com cebola, azeite e sal. Acrescentar pedaços de tomate, salsa e azeitona. Fica uma delícia com arroz ou como recheio de pastel, panqueca ou torta.

Missô e shoyu


Esses dois produtos, derivados da soja fermentada, são os mais conhecidos no Brasil. O missô é resultado da mistura de soja, arroz e sal marinho. Tem a textura de uma pasta levemente salgada e de cor marrom. Pode ser usado no preparo de sopas, patês e tempero de saladas e refogados. Já o shoyu, aquele molho que acompanha o sushi no restaurante japonês, é bem salgado. Por isso, deve ser consumido com moderação, de preferência na versão light.

Leite de soja

Também conhecido como extrato de soja, tem o aspecto do leite de vaca. Mas, por ser de origem vegetal, não tem colesterol – uma vantagem e tanto. É ideal para quem evita alimentos de origem animal ou tem intolerância à lactose e à proteína do leite. Pode ser consumido puro ou usado no preparo de vitaminas de fruta, bolos, biscoitos, pães e doces.


Fonte: Boa Forma
por Eliane Contreras

quinta-feira, 19 de março de 2009

ÓLEO de massagem DESINTOXICANTE

Função - uso externo:
Ativa a circulação periférica acelerando a eliminação de toxinas via pele. Trata varizes, pernas cansadas, celulite e gordura localizada.

Ingredientes:

30 ml de óleo de girassol + 30 ml de óleo de babaçu + 10 gotas de óleo essencial de funcho doce + 20 gotas de óleo essencial de limão.

Preparo:

misture todos os ingredientes e coloque num frasco escuro.

Forma de uso - externo:
massageie as pernas com movimentos delicados de baixo para cima.
O abdome, os locais com celulite e gordurinha localizada, com movimentos circulares, carinhosos porém vigorosos (como se estivesse acordando e acariciando toda a pele). Realize este procedimento diariamente, idealmente ao final do dia, após o banho para deixar agir por toda a noite.

Opcional: use uma escova para massagear todo o corpo.

Receitas apresentadas no PROGRAMA MULHERES da TV GAZETA Em 04/01/2007. Elas fazem parte do livro O poder de cura do Limão de Conceição Trucom - Editora Alaúde. Maiores informações é só entrar no site www.docelimao.com.br.
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.
Visite seu Site no STUM e o www.docelimao.com.br
Email: mctrucom@docelimao.com.br


terça-feira, 17 de março de 2009

Sucos da Conceicao Trucom

SUCOS DESINTOXICANTES

Importante: estes sucos devem ser tomados em jejum, aguardando uns 20-30 minutos para realizar a primeira refeição diária.
Se você deseja uma desintoxicação mais intensa, o ideal é tomar os sucos desintoxicantes também 20-30 minutos antes das refeições principais (para emagrecer) ou nos intervalos das refeições principais (para fortalecer o sistema imunológico e a vitalidade).

- Melancia com limão e hortelã
Função: desintoxicante e refrescante, trabalha também a vitalidade e a auto-estima. Ativa o sistema imunológico.
Ingredientes: 1 xícara de melancia cortada em cubos (com as sementes) + 1 xícara de hortelã (talos e folhas) + suco fresco de 1 limão.
Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

- Manga com cenoura e limão
Função: rejuvenescimento de órgãos como também da pele, cabelo, unhas, olhos e rins. Ativa o sistema imunológico, além de ser desintoxicante.
Ingredientes: 1 xícara de manga cortada em cubos + 1 cenoura média picada + 1 colher de sobremesa de linhaça + suco fresco de 1 limão.
Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.

- Adeus gordurinhas
Função: ativar todos os órgãos excretores, ajudando na eliminação de gases, retenção hídrica, toxinas retidas no pulmão, intestinos e pele.
Ingredientes: 1 xícara de talos e folhas de aipo (salsão ou erva doce) + suco fresco de 1 limão + 1 xícara de água de coco (colocar 1 pouco da polpa do coco).
Preparo: bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente. Tome por 21 dias, dê um intervalo de 1 semana e repita se julgar necessário.

Receitas apresentadas no PROGRAMA MULHERES da TV GAZETA Em 04/01/2007. Elas fazem parte do livro O poder de cura do Limão de Conceição Trucom - Editora Alaúde. Maiores informações é só entrar no site www.docelimao.com.br.
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.
Visite seu Site no STUM e o www.docelimao.com.br
Email: mctrucom@docelimao.com.br

sexta-feira, 13 de março de 2009

REJUVELAC de Om Sai Ram

O que é Rejuvelac?

Rejuvelac é uma bebida tônica feita de trigo. É rica em enzimas e muitos nutrientes.

Quem deve tomar Rejuvelac?
Os saudáveis e os doentes, crianças e adultos podem fazê-lo. Diabéticos podem tomar pequenas quantidade em forma diluída.

Como fazer Rejuvelac?


Rejuvelac é feito em casa, a partir de trigo integral, não polido.
  1. Lave uma xícara de trigo inteiramente.
  2. Deixe imerso em 5 xícaras de água.
  3. Deixe por 48 horas.
  4. Após 48 horas, coe o líquido para outra jarra.
  5. A isto, adicione 2 a 3 coleres de sopa de mel.
  6. Guarde no refrigerador.
  7. Quando servir, adicione um pouco de suco de limão.
  8. Adicione 5 xícaras de água ao trigo que ficou no primeiro pote.
  9. Deixe somente 24 horas, desta vez.
  10. Repita os passos de 4 a 7.
  11. Adicione 5 xícaras de água ao trigo remanescente do primeiro pote.
  12. Deixe por 24 horas.
  13. Coe o líquido para outro container, como antes, adicionando mel. Guarde e sirva como antes.
  14. O trigo remanescente pode agora ser jogado fora - ele dará um adubo muito bom para os vasos.

Nota: A princípio pode-se sentir um cheiro "ruim", mas quando se adiciona suco de limão ele desaparece e também nos acostumamos com ele. A nutrição que o Rejuvelac provê vale a hesitação inicial que se possa ter em bebê-lo.
Rejuvelac é um excelente tônico para o sistema inteiro. Ele, particularmente, bebeficia os intestinos e o colon. É rico em enzimas naturais e por largo tempo repõe a flora e fauna dos intestinos, aquelas que foram perdidas devido ao consumo de antibióticos. Os antibióticos não têm inteligência que discrimine entre as bactérias "inimigas" e as "amigas" que são necessárias à nossa sobrevivência.

Uma palavra de precaução: Se sofremos de um desequilíbrio de Vata (Vayu Vikara), esta bebida pode não ser aplicável a nós. Por favor, tente por uns poucos dias e use seu julgamento para verificar sua aplicabilidade.

Desejando a todos alegria em sua seva e rejuvenecimento espiritual.

Importante

O que tem sido oferecido na seção "Indicações da Dieta e Estilo de Vida" é um Ponto de Vista . Por favor, aceite-o somente se o assunto apela ao seu senso comum - de outra forma, ponha-o de lado .
Não é um tratado em "Cura Natural" - é somente um começo de pesquisa para se estar afinado com a Natureza.
A saúde está em nossas mãos.
O quanto se vai longe, a partir daqui, depende inteiramente de nós. Nós também encorajamos a todos a entender sua Constituição Pessoal Prakruti) - por favor, refira-se às "Leituras Recomendadas".

Uma compreensão das três Doshas irá resultar em perfeito afinamento de nossos próprios requerimentos de dieta.

Fonte:
Om Sai Ram
Sanathana Sai Sanjeevini ... fragrâncias que curam
UM SISTEMA DE TERAPIA ESPIRITUAL QUE DESPERTA O PRÓPRIO PODER DE CURA DO CORPO

Super Erva - Dente-de leão





Dente-de-leão – erva super nutritiva a um custo mínimo ou nulo - basta olhar para os campos e jardins à sua volta na Primavera para poder ver e colher dente-de-leão em abundância

Esta planta faz as delicias das crianças no Verão que sopram as suas sementes brincando ao jogo “O teu pai é careca?” e ajudando assim a disseminar o dente-de-leão, erva considerada por muitos como uma praga que invade jardins, relvados, matos, beiras de ruas e mesmo perto de praias e rios.

Mas o que muitos parecem não saber é que esta “erva daninha” é uma verdadeira super erva, altamente nutritiva e com importantes qualidades medicinais.


Tem sido utilizada desde há séculos, sendo a planta selvagem mais vulgarmente reconhecida. Todos nós temos memória de a ver por todo o lado nos jardins quer vivamos num ambiente urbano ou rural. É abundantemente utilizada e muito apreciada na cozinha de todo o mundo, particularmente na Europa central e mediterrânica, onde facilmente se vêm pessoas nos jardins e matos a colherem esta planta para consumirem em saladas, sumos e chás e também é frequente vê-las a vender em mercados de rua.

Qualidades nutricionais do dente-de-leão:
O aporte calórico do dente-de-leão é mínimo – 1 chávena tem apenas 25 calorias – enquanto que o seu valor nutricional é extremamente alto. De facto, o dente-de-leão contém mais valor nutritivo que a grande maioria dos outros vegetais. É particularmente rico em vitaminas, minerais, proteínas, inulina e pectina. O seu conteúdo de carotenóides é extremamente elevado, o que se reflecte no seu alto valor em vitamina A (mais alto do que a cenoura). Para além disso, o dente-de-leão é rico em vitamina C, riboflavina, B6 e tiamina, assim como cálcio, potássio, cobre, manganésio e ferro. Uma chávena de taráxaco (nome mais científico da planta) fornece a mesma quantidade de cálcio que ½ de um copo de leite!

Benefícios para a sua saúde:

Os benefícios principais desta planta são exercidos ao nível do fígado; o dente-de-leão tem a capacidade de estimular e ajudar o fígado a eliminar as toxinas do sangue e a desobstruir os canais biliares. Excelente para uma cura primaveril, para limpar os excessos acumulados durante o Inverno.
A extraordinária popularidade do uso do dente-de-leão para fins medicinais está intimamente relacionada com esta sua capacidade de melhorar o trabalho do fígado, comprovadas pela sabedoria popular e por muitas pesquisas científicas feitas um pouco por todo o mundo mas principalmente na Alemanha, onde a planta é vulgarmente utilizada nas preparações culinárias.

O dente-de-leão é também um poderoso diurético. O”Journal of Planta Medica” publicou resultados de uma pesquisa feita em 1974, confirmando que as folhas do dente-de-leão possuem uma acção diurética poderosa no corpo humano, acção esta, estudada e confirmada em muitas outras pesquisas mais recentes. Tradicionalmente, os diuréticos provocam uma perda importante de potássio, o que não acontece com o dente-de-leão, uma vez que esta planta tem um altíssimo teor deste mineral na sua composição.
Para mais informações sobre os valores nutricionais e os benefícios do dente-de-leão, consulte o seu naturopata ou leia alguns dos muitos artigos disponíveis em revistas da especialidade, livros de plantas naturais e na Internet.

Como preparar:
Todas as partes das plantas podem ser utilizadas: folhas, flores e raízes. As folhas são colhidas na Primavera até ao final de Maio; as flores podem ser consumidas quando desabrocham e as raízes podem ser retiradas do solo no Outono e secadas ao sol ou no forno para guardar para o Inverno.

Colha as folhas mal elas começam a despontar; enquanto jovens elas mantêm um sabor mais suave, que se torna mais amargo à medida que crescem e se desenvolvem. Tenha cuidado para não apanhar os dentes-de-leão em locais onde pesticidas possam ter sido utilizados; nós queremos os nutrientes da planta, não os químicos!
As folhas podem ser usadas cruas em saladas, cortadas em pedaços pequenos (o óleo usado dilui o sabor amargo das plantas mais crescidas), em sumos (comece com uma quantidade pequena) ou cozidas como se fossem espinafres. Melhor se comidas cruas, porque mantém assim todos os nutrientes intactos. Adicione dente-de-leão diariamente aos seus preparados culinários na Primavera e repare nas mudanças positivas nos seus níveis de energia, vitalidade e bem-estar.

Uma última nota sobre plantas selvagens: em geral, os alimentos selvagens têm mais nutrientes do que os vulgarmente encontrados nas lojas ou cultivados na nossa horta, mesmo os de qualidade biológica. São intocados pelo homem e não necessitam de qualquer ajuda exterior para crescerem, quer seja de fertilizantes químicos ou naturais. Sem fertilizantes externos, a plantinha vai alimentar-se do que a terra lhe fornece, acumulando assim dentro de si, uma reserva de nutrientes altíssima que depois são passadas à pessoa que a come. Era assim que acontecia antes do advento da agricultura e continua a ser assim em muitas áreas do mundo, onde comunidades tradicionais se alimentam de plantas selvagens diariamente, trazendo enormes benefícios à sua saúde. Se juntarmos a isto, o prazer de colher as plantas, o contacto directo com a natureza, com o alimento que irá para o nosso prato, mais o exercício físico, ar puro, tudo isto faz da colheita de alimentos selvagens uma actividade prazerosa que está ao alcance de todos nós. Bem mais interessante do que passar o domingo no supermercado. E é grátis!

No entanto, se viver num local onde não consegue encontrar dente-de-leão selvagem, poderá cultivá-lo no seu jardim; dá-se muito bem em relvados, quando estes são deixados sem cortar pelo menos 15 dias, dando tempo para as plantas se se desenvolverem o suficiente e serem colhidas com um tamanho razoável.


Salada Deliciosa de Dente-de leão


Ingredientes:

1 punhado de dente-de-leão cortado aos pedaços
1 punhado de outra salada verde à escolha
1 punhado de tomates cereja

Colocar todos os ingredientes numa saladeira e temperar com um molho feito de uma mistura de azeite, molho de soja e limão.

Pode acrescentar outros ingredientes à escolha. Esta receita serve de base para muitas criações deliciosas com o dente-de-leão.




Receitas com Rejuvelac

Rejuvelac é uma bebida tônica (particularmente de todo o sistema digestivo: desde a digestão, nutrição e excreção), extremamente "viva" por seu elevado teor de enzimas (aminoácidos) e vitaminas. Rejuvelac é um verdadeiro "caldo enzimático" preparado a partir da fermentação do trigo integral. Saiba como prepará-lo clicando aqui.

Devem tomar Rejuvelac as pessoas que desejam acelerar processos de desintoxicação e:
- Praticar a medicina preventiva,
- Viver o melhor de sua existência,
- Manter seu organismo plenamente vitalizado e,
- Se recuperar ou curar de uma doença.

Néctar de Girassol
Ingredientes: 1 xícara (chá) de Rejuvelac + 1 maçã picada + 1/2 xícara (chá) de semente de girassol germinada + suco fresco de 1 limão.
Preparo: bata no liquidificador a maçã + girassol + Rejuvelac. Coe, acrescente o suco fresco de limão e beba imediatamente.

Néctar de Abacaxi
Ingredientes: 1 xícara (chá) de Rejuvelac + 1 rodela grossa de abacaxi picada + 1 inhame picado + folhas de hortelã a gosto + suco fresco de 1 limão.
Preparo: bata tudo no liquidificador e beba imediatamente.

Néctar Hidratante
Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de Rejuvelac + 1/2 xícara (chá) de água de coco + suco fresco de 1 limão + 1 colher chá de sementes de erva-doce.
Preparo: bata tudo no liquidificador e beba imediatamente.

Néctar Revigorante
Ingredientes: 1 xícara (chá) de Rejuvelac + 2 a 4 colheres (sopa) do trigo germinado + 1 xícara (chá) de manga picada + suco fresco de 1 limão + 2 folhas de couve manteiga (opcional).
Preparo: bata tudo no liquidificador e beba imediatamente. Caso queira deixar na forma de mousse para comer de colher, use metade do Rejuvelac e deixe os grãos do trigo parcialmente inteiros.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a Alimentação Natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte
Fonte:
Doce Limao

quarta-feira, 11 de março de 2009

Molho para salada Libanesa

Ingredientes:
Sumo de dois limões
1 fatia de gengibre fresco ralado bem fino
1 dente de alho
4 a 6 colheres de água
Mexa bem.

Em seguida corte em pedacos pequenos:
1 talo e 1/2 de aipo,
1/2 pimento verde,
1 punhado de coentro fresco,
1/3 de um pimenta para chili,
1 tomate fresco,
de sal q.b.
pimenta moida, q.b.
Mexa bem

Acrescentar um dos seguintes ingredientes 1/2 abacate ou 3 colheres de azeite virgem extra
Misturar até obter uma mistura suave e cremosa. Se você gostar do molho mais cremoso e só adicionar mais da "gordura" selecionada. Mexer bem e bom apetite.

terça-feira, 10 de março de 2009

Salsa, alecrim: Globo Reporter

Componentes químicos do tempero mais comum da mesa brasileira impedem a formação de coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames.

Beatriz Castro - Rio de Janeiro

É notícia boa. E vem das universidades brasileiras: sabores variados e saúde em dia têm tudo a ver. Os pesquisadores não precisaram ir longe para encontrar as primeiras pistas.

“Salsa batidinha por cima do salpicão, do arroz de forno. Eu uso salsa para tudo, porque ela também faz bem para o coração”, diz a aposentada Dirce Corrêa.

No Mercadão de Madureira, na Zona Norte do Rio, o conhecimento é passado de geração em geração. Dona Dirce, dona Olinda, dona Célia, dona Fátima: vidas inteiras dedicadas às ervas brasileiras.




















“A salsa serve para tempero e serve para os rins. O chá é um santo remédio para expelir pedras dos rins”, afirma a feirante Fátima Barros.

Que a salsa era boa para os rins, a ciência já sabia. Mas uma pesquisa com moradores do estado do Rio surpreendeu os especialistas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O farmacêutico Douglas Chaves descobriu o que estava na boca do povo: a salsa, além de diurética, afina o sangue.

“Nós observamos que a população
utiliza essa espécie para fins medicinais e, principalmente, para o afinamento do sangue”, conta o farmacêutico.

Será? O jeito foi pesquisar. “Fazemos um processo de extração das substâncias da salsinha através do cozimento da planta realizado sob um aquecimento”, explica o farmacêutico Douglas Chaves.

A pesquisa trouxe uma descoberta sensacional: o tempero mais comum da mesa brasileira pode combater um dos males mais comuns da Humanidade: as doenças cardiovasculares, que atingem hoje 30% da população em todo o mundo.

Os pesquisadores ainda procuram algumas respostas. Qual é a quantidade necessária de salsa para prevenir as doenças circulatórias na população em geral e qual é a dosagem que pode funcionar como remédio para os pacientes com trombose? Na busca das repostas, eles já chegaram a algumas conclusões animadoras.

Componentes químicos da salsa agem na circulação. Eles impedem a formação de trombos, coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames.

Flávia faz uma demonstração. Uma amostra de plasma que não teve contato com a salsa fica gelatinosa depois da coagulação. Enquanto isso, o plasma sanguíneo que teve contato com a salsa permanece líquido por um longo tempo. Isso mostra que a salsa inibe a formação dos coágulos. A salsa só deve ser evitada pelas mulheres grávidas, pois pode provocar sangramentos.

“No fundo, nossas avós estavam certas. Estamos mostrando que, realmente, a salsa 'afina' o sangue, serve para melhorar a circulação e prevenir a formação de trombos”, diz a bioquímica Russolina Zingali.

Com as novas descobertas, a salsinha, que todos conhecemos tão bem, pode virar um grande remédio.

“Uma pílula de salsa”, adianta Russolina Zingali.

Eles são muito fáceis de achar, estão em todas as feiras, em qualquer mercado. Afinal, não dá para cozinhar sem os temperos. E o melhor: são baratos. Mas nem sempre foi assim. As especiarias já foram muito cobiçadas. E, acredite, elas tiveram o peso cotado em ouro. Era o tempo dos descobrimentos, e os temperos serviam para conservar os alimentos. Hoje, mais do que nunca, a ciência confirma o imenso valor das especiarias.

E na raiz de todas essas descobertas está a sabedoria popular.

A feirante Olinda Ribeiro Costa é uma apaixonada por temperos. Na feira, ela contou que tem em casa um cantinho com tudo de que precisa.

“Fica no terraço. É um pedacinho que eu adoro”, diz.

No alto, protegido do sol pela caixa d'água, está o cantinho de saúde de dona Olinda. Tem um pouco de tudo.

“É muito bom chegar e pegar um galhinho”, diz dona Olinda.

E, como sempre, as dicas do uso dos temperos para a saúde vão surgindo.

O alecrim é bom para resfriado porque é expectorante”, explica dona Olinda.

Alecrim contra gripe? E não é que dona Olinda tem toda a razão? A comprovação é feita por uma das melhores universidades do país, a Universidade de São Paulo (USP). A Faculdade de Ciências Farmacêuticas estuda os temperos há mais de 20 anos. E uma das conclusões mais recentes é que o alecrim combate o vírus da gripe. O trabalho foi feito em conjunto com o Instituto Butantã.

“Nós estudamos o vírus da gripe, que é o influenza, e observamos que os extratos do alecrim diminuem a replicação viral”, conta o cientista em alimentos da USP Jorge Mancini Filho.

Tudo na cozinha de dona Olinda leva um pouco de verde. No frango, vai sálvia, alfavaca e alecrim. Mas os poderes dessa planta tão cheirosa não param aí. Em testes com animais, a nutricionista da USP Ana Mara Silva descobriu outras qualidades do alecrim: um remédio poderoso contra as complicações de saúde dos diabéticos.

“Pelos resultados, reduziu o colesterol total, os triglicerídios – que são todas as gorduras, que no diabetes estão muito envolvidas com as doenças do coração”, explica Ana Mara Silva.

No mesmo experimento, o extrato de alecrim preveniu a catarata, as doenças nos rins e na retina, que são comuns nos diabéticos. É por isso que o experiente professor Mancini põe o alecrim no topo da lista de temperos indispensáveis na nossa mesa. “O alecrim é considerado a especiaria, associada a todo o conjunto de outros vegetais, com maior atividade antioxidante. É o campeoníssimo”, afirma.

Todos têm antioxidantes, compostos químicos que combatem os radicais livres, aquelas substâncias que provocam o envelhecimento do corpo.

As descobertas no Mercadão de Madureira, no Rio de Janeiro, não terminaram. A feirante Fátima Barros conta que a mãe, a feirante Célia Diniz da Costa, de 78 anos, criou uma mistura poderosa. Dona Célia, que tem sérios problemas de circulação, diz que se mantém em pé, trabalhando, por causa das ervas que usa em chás e na comida.

Dona Fátima revela os ingredientes do tempero de dona Célia: “Hortelã-pimenta, alfavaca, sálvia, manjerona, aipo, que é o salsão, alho-poró, manjericão e hortelã comum. É o tempero da vovó. Ela usa para temperar frango, carne, arroz, feijão. Lá em casa tudo é feito com isso. É muito difícil alguém ficar gripado”.

O Globo Repórter foi conhecer o segredo do tempero de dona Célia. Na cozinha, todos os temperos são bem lavados. Primeiro, elas põem um pouco de óleo e quatro cabeças de alho. Depois, vão acrescentando os maços de temperos, um a um: hortelã, hortelã-pimenta, sálvia, alfavaca, manjerona, alho-poró e aipo. Para completar, cebola e pimentão vermelho, para dar cor.

“Esse trabalho vale a pena porque gastamos menos horas descascando alho e socando cebola, essa lenga-lenga toda. Já fica tempero para toda a família”, conta dona Célia.

A mistura ainda leva sal. Depois de pronto, o tempero é distribuído em potinhos para toda a família.

“É um potinho para cada um”, diz dona Fátima.

Que é gostoso, ninguém duvida. Mas e os benefícios para a saúde? De Madureira para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O potinho da vovó Célia chegou longe. A professora Gláucia Pastore é uma grande conhecedora dos poderes dos alimentos. Ela fica animada com a riqueza da mistura de dona Célia e destaca as suas propriedades: as vitaminas do Complexo B, as fibras, os antioxidantes.

“Consumindo esse tipo de tempero, a pessoa ganha a manutenção da saúde, mais reforço, mais defesa para enfrentar os diversos sistemas invasivos, microorganismos, doenças contagiosas, infectocontagiosas. A pessoa vai estar mais defendida”, explica a cientista em alimentos.

A professora Gláucia Pastore diz que as qualidades de cada tempero são reforçadas com a mistura. E confirma: dona Célia tem razão quando diz que o tempero ajuda a manter a saúde da família.

Gláucia Pastore revela os temperos que não podem faltar na cozinha brasileira: alho, cebola, alho-poró, sálvia e hortelã. E dá uma última dica: “Geralmente, quando se trata de compostos bioativos, mais importante que a dose é a constância. Então, não importa muito se essa dose não é tão igual entre os dias. O importante é que todos os dias se faça uso um pouquinho”.


Fonte: Globo Reporter

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos