sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Alternativas ao Leite

Se você ainda esta a perguntar se o leite é mesmo um alimento essencial.
então este post é para si!

Sabemos que todos os mamíferos necessitam do leite materno para crescerem fortes e saudáveis. Sem dúvida é o alimento mais completo para os bebes recém nascidos O período de amamentação  vai variar conforme a espécie.

O Homem é o único mamífero que permanece com alimentação infantil pela toda a vida, é alem disso alimenta-se do leite de outra especie.

Será que isso é mesmo necessário? Ou adequado?

Fisiologicamente os bebes humanos não necessitam de leite materno a partir dos dois anos.
Existem grupos populacionais, como por exemplo os orientais, que desenvolvem intolerância ao leite a partir dessa idade. E isso não é uma doença, é fisiológico.
É normal que algumas pessoas tenham intolerância ao leite em alguma fase da vida e nem percebam. Isto se deve à perda ou diminuição da produção de uma enzima chamada lactase, responsável pela digestão da lactose (açúcar do leite). O sintoma mais evidente dessa intolerância é a diarreia, mas às vezes podem aparecer sintomas não tão óbvios: prisão de ventre, asma, bronquite, sinusite, problemas de pele e outros.

Nós sabemos que existem muitas formas de substituir o leite, e porque devemos substituir, pois o leite esta gravado na nossa memoria afectiva . Não é pela aporte de cálcio do leite (23%) que nós absorvemos, pois existem outras e melhores fontes de cálcio para os humanos.

Os alimentos que também são fonte de cálcio: couve de bruxelas, castanha de caju, castanha do pará, amêndoas, sesamo, brócolis, couve-manteiga, vegetais de folha verde escura em geral.
E não podemos nos esquecer do Sol!!! O Sol em contato com a pele libera vitamina D que auxilia na fixação do cálcio. Portanto, não esqueçam de tomar sol por pelo menos 15 minutos todos os dias. De preferência o sol da manhã

Vamos agora divulgar as receitas dos leites vegetais mais saborosos e super simples de preparar





LEITES VEGETAIS

Esta na hora de esclarecemos os titulo, leite vegetal, nós sabemos que  leite é um produto proveniente da glândula mamária que se destina à alimentação do filhote, mas aqui chamaremos de leite os extratos vegetais como uma "liberdade poética", pela sua similaridade com o leite animal.

Leite de castanha do Pará
6 castanhas grandes para adultos e adolescentes
3 castanhas para bebês.
Colocar o ingrediente num copo de 150 ml e completar com água filtrada. Deixar de molho uma noite. (o Leite da Terra sugere que sejam germinados) Depois, deite a água fora e bata muito bem, coe numa panela furada, utilize o bagaço em mingaus, bolachas, bolos e outros pratos. (se precisar de ajuda fale connosco)

Leite de aveia
(
Eu gosto de utilizar os grãos de aveia germinados, mas voce pode usar, também, com flocos)
2 colheres de sopa cheia para adultos e adolescentes
1 colher de sopa cheia para bebês.
Colocar o ingrediente num copo de 150 ml e completar com água filtrada. Se usar flocos, deixe de molho apenas uma hora se usar sementes devem ser germinadas ou demolhadas durante a noite). Depois, deite a água fora e bata muito bem, coe numa panela furada, utilize o bagaço em mingaus, bolachas, bolos e outros pratos. (se precisar de ajuda fale connosco)

Leite de amêndoas
20 amêndoas (podem usar com casca ou não) para adultos e adolescentes
9 amêndoas para bebês (retirar as cascas após ficarem de molho).
Colocar o ingrediente num copo de 150 ml e completar com água filtrada.  Deixar de molho uma noite. (o Leite da Terra sugere que sejam germinados) Depois, deite a água fora e bata muito bem, coe numa panela furada, utilize o bagaço em mingaus, bolachas, bolos e outros pratos. (se precisar de ajuda fale connosco)

Leite de milho
(
esse leite é muito bom, mas mesmo MUITO bom)
1 espiga média (cortar os grãos não muito perto do talo para não amargar o leite), mas o milho deve ser biológico  não transgênico)
Colocar o ingrediente num copo de 150 ml e completar com água filtrada.  Deixar de molho uma noite. (milho fresco não vai germinar) Depois, deite a água fora e bata muito bem, coe numa panela furada, utilize o bagaço em mingaus, bolachas, bolos e outros pratos. (se precisar de ajuda fale connosco)

Leite de coco
1 coco seco grande
500 ml de água morna
Fazer dois pequeno furos na casca do coco e retirar a água. Coloque o coco num saco plastico e deixe cair ao chão até estar bem partido, retire a casca grossa com a ajuda duma faca, pode deixar ficar a casca mais fina que pode ir ao processador. Corte o coco em pedaços pequenos e leve ao processador para ser triturado.  Acrescente água morna ao coco e bata muito bem, coe numa panela furada, utilize o bagaço em mingaus, bolachas, bolos e outros pratos. (se precisar de ajuda fale connosco).

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos