terça-feira, 11 de setembro de 2018

Queijo vegetal fermentado


Um multiprocessador potente e um pouco de paciência são essenciais para essa receita dar certo. Esse queijo é bem cremoso e tem a consistência de “cream cheese”, embora o sabor seja bem mais encorpado. Gosto de usar uma mistura de castanha de caju e de nozes para o sabor ficar mais complexo, mas você pode usar somente girassol se quiser. Nesse caso o resultado será um queijo mais suave. O rejuvelc é a chave dessa receita: é ele que vai trazer os probióticos responsáveis pela fermentação do queijo vegetal.
Ingredientes:
2x de girassol, ou de  amêndoas
20 unidades de castanhas de caju (opcional)
20 unidades de nozes (opcional)
2cc de rejuvelc (qualquer tipo)
3cc de sumo de limão
1cc (rasa) de levedo de cerveja
sal marinho a gosto

Modo de fazer:
Deixe as sementes de girassol/as castanhas de caju /as nozes  de molho por no mínimo 8/12 horas. Escorra e reserve a água.
No processador, triture as sementes de girassol/as castanhas de caju /as nozes  com o rejuvelc.
Acrescente colheradas de água, só o suficiente para fazer as lâminas continuarem girando (cuidado para não colocar água demais e transformar o creme em leite!). Você vai precisar desligar o processador e mexer a pasta com uma espátula várias vezes durante o processo.
Quando a mistura tiver se transformado em um creme espesso (sem pedacinhos de nozes) transfira tudo para um recipiente de vidro, cubra com um pano limpo e deixe fermentar durante 24 horas.
O queijo vai expandir ligeiramente, por isso é importante usar um recipiente que acomode a mistura com sobra (o ideal é que pelo menos 1/3 do recipiente fique vazio, deixando espaço para o queijo expandir durante a fermentação).
Depois do período de fermentação, acrescente os outros ingredientes ao queijo e misture bem. Prove e corrija o sal. Junte um pouco mais de sumo de limão se quiser um queijo mais ácido. À
s vezes também junto uma pitada de pimenta do reino para intensificar o sabor.
Guarde bem tampado na frigorífico. O queijo se conserva uma semana na frigorífico. Rende um pouco mais de 2x.




 #semleite #semdor #queijovegetal

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos