segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Limão

Anti-séptico, antibacteriano, anti-alérgico e anti-cancerígeno
Sabia que o limão tem propriedades anti-cancerígenas e ajuda a tratar as pedras nos rins?

Um estudo realizado no Departamento de Urologia da Universidade da California, publicado no Journal of Urology, concluiu que o sumo de limão pode ser utilizado como coadjuvante da litíase renal (pedra nos rins), aumentando a eficácia do tratamento.

Por outro lado, num estudo publicado na Cancer Metastasis Review, investigadores da Universidade de Illinois (EUA) desta­cam o limão como um dos alimentos mais importantes na prevenção de patologias oncológicas, além de legumes como o tomate, frutos do bosque, gengibre, alho, cebola, chá verde, bróculos e couves.

Propriedades

Previne gripes e constipações, actuando como estimulante do sistema imunitário e como antibiótico natural (para este efeito, comer também as sementes)

Melhora a digestão quando consumido durante ou após as refeições, pois estimula o bom funcionamento do fígado e vesícula biliar.

Melhora a circulação porque fortalece os vasos sanguíneos

Apesar de ser ácido, depois de ingerido o limão exerce um efeito alcalinizante no sangue, sendo por isso utilizado no tratamento de doenças reumáticas

Usado em gargarejos, melhora as dores de garganta (com 1 colher de mel) e periodontites (inflamação grave das gengivas)

Como cicatrizante, embora arda, pode-se aplicar o sumo sobre um pequeno corte ou arranhão

Princípios activos

Rico em vitamina C (40 a 50 mg por 100 g de fruto), o limão contém um óleo volátil, constituído principalmente por limoneno (70%) com efeito anti-séptico e antibacteriano.

Possui ainda flavonóides (presentes principalmente no mesocarpo, a parte branca, e na casca) com propriedades anti-alérgicas e que reforçam as paredes das veias e artérias.

As mucilagens são regeneradoras dos tecidos e cicatrizantes.

Dose diária

A dose diária recomendada de consumo de limão é de 1 a 4 limões, podendo ser superior para pessoas mais habituadas a fazer tratamentos com limão ou que estejam a ser acompanhadas por um profissional de saúde numa dieta.

Remédios caseiros

Sobremesa natural de limão: Junte a 1l de leite de soja de baunilha, 8 lâminas da alga agar-agar e ferva 5 a 7 minutos.
Coloque a mistura num recipiente e esprema o sumo de 2 limões, mistu­rando 1 colher de sopa de frutose. Coloque raspas da casca por cima, coloque no frigorífico pelo menos durante 1 hora e delicie-se.

Sumo anti-gripe: Combine 50 g de frutos do bosque com o sumo de 1 limão (com as semen­tes) e 1 colher de café de gengibre e canela. Misture no liquidificador e beba ao acordar.

Revisão científica: João Beles (naturopata, coordenador do curso de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa)

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista Prevenir

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos