Um cereal que ajuda a prevenir a diabetes e beneficia os doentes celíacos
A aveia é um dos mais importantes cereais para a alimentação humana, a par do trigo, da soja e do milho.
É rico em beta-glucanos, fibras viscosas com efeito cardio-protector, hipoglicemiante (atenuando os níveis de glicose pós-prandial), colagogo e colerético (aumentando a excreção dos sucos biliares), laxativo e saciante.
Possui também avenantramidas, vários polifenóis com acção antioxidante, anti-inflamatória e antiprurido, que ajudam a tratar problemas da pele e protegem contra doenças coronárias e cancro do cólon. Contém ainda várias vitaminas do complexo B, com acção sobre o sistema nervoso, e minerais.
Estudos científicos
Na doença celíaca, a aveia demonstrou ser um alimento seguro, após um ano de ingestão de 100 g de aveia por dia. No final do estudo não foram encontradas quaisquer alterações nas biopsias duodenais (Hospital Universitário de Kuopio, Finlândia, 2008).
Num estudo realizado em 2008 na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, a aveia reduziu em 40% a aplicação de insulina em pacientes com diabetes tipo 2. Este resultado surgiu ao fim de quatro semanas após a introdução de aveia na dieta.
Na dermatite atópica, 173 bebés com menos de 12 meses que eram tratados com pomadas de cortisona aplicaram também um creme com aveia. Ao fim de 6 meses, houve uma redução de 42% na aplicação da cortisona neste grupo e de apenas 7,5% no grupo placebo (Dermatology, 2007).
Principais propriedades
Tratamento da diabetes e doenças cardiovasculares, reduzindo simultaneamente os níveis de glicose e colesterol quando introduzida na alimentação.
Em uso externo, é um dos principais constituintes de cremes para a pele devido à sua acção hidratante, regeneradora, protectora e anti-irritante. Assim, é utilizada no tratamento de atopias (dermatites, eczema, alergias...), podendo ser aplicada em recém-nascidos e bebés.
Outras propriedades
É um alimento seguro para celíacos. Por ser muito rico em nutrientes, recomenda-se a grávidas e lactentes, na recuperação de doenças e a atletas. É ainda um bom relaxante do sistema nervoso e laxativo.
Administração
Ingira como alimento (em flocos, farelo, farinha...), utilizando as formas galénicas (gotas, comprimidos, ampolas...) só em casos pontuais.
Remédio caseiro
Compre flocos de aveia integrais (se estiverem crus, ferva-os em água durante cinco minutos) e junte leite de soja, passas de uva, papaia, amêndoas e um pouco de sumo de limão e mel. Tome ao pequeno-almoço. A aveia vai libertando a energia de uma forma gradual ao longo da manhã, evitando que tenha quebras de energia e fome a meio da manhã.
A responsabilidade editorial desta informação é da revista Prevenir
Sem comentários:
Enviar um comentário