Quando recebi essa receita da professora Jane Susie não acreditei. Mas curiosa que sou, e como fã de carteirinha da Jane, decidi testá-la. E, não deu outra: é curiosamente gostosa!
Como sempre, minha sugestão é que a criançada participe em pelo menos alguma etapa do preparo, principalmente na montagem das bolinhas e no controle da secagem ao sol.
Vamos lá!
Ingredientes:
1 xícara (chá) de grão-de-bico germinado e descascado (*) +
1 xícara (chá) de amendoim germinado e sem pele (*) +
sal marinho (se possível use também o missô)
+ 1 alho picadinho + 1 cebola pequena picada +
orégano a gosto.
Outras opções para saborizar são alecrim ou salsa ou manjericão.
Vá testando e conhecendo os sabores da sua turma.
Preparo: coloque tudo no processador até ober uma pasta homogênea. Acerte o sabor. Retire do processador. Dependendo do seu processador, talvez precise passar pelo liquidificador para acertar o ponto de textura da massa. Ela fica macia e fácil de modelar. Faça bolinhas de máximo 2 dedos de diâmetro, arrumando-as num pirex ou placa de vidro untados com um filme de azeite. Dar uma leve amassada com um garfo. Assar no sol. Quando a parte superior estiver sequinha vire para desidratar a parte que ficou para baixo e assim acelerar o processo de secagem. Deixe esfriar e coloque num pote de vidro com tampa. Se estiver bem desidratado irá durar até 3 dias. Sirva no lanche da tarde ou na lancheira da escola.
Sugestões:
1) Comece bem cedo e num dia ensolarado para que a secagem termine no mesmo dia. Caso não tenha sol ou não dê tempo de terminar a secagem ao sol, asse no forno mínimo com a tampa entre-aberta.
2) Essa massa pode ser usada como cobertura de canapés, de pizzinhas, em barquinhas de tomate cereja ou endívias, decoração de saladas e onde sua criatividade alcançar.
(*) Leia também: Como germinar grãos e sementes
Como germinar sementes?
Essa receita faz parte da Revista Especial Kids de Fevereiro 2010
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário