Jocelem Mastrodi Salgado, Nutricionista – jmsalgad@esalq.usp.br
O câncer está entre as quatro primeiras causas de mortes no Brasil e, infelizmente, ainda é uma doença cercada por muito preconceito e desinformação
O câncer está entre as quatro primeiras causas de mortes no Brasil e, infelizmente, ainda é uma doença cercada por muito preconceito e desinformação. Os tipos mais comuns e que mais matam no Brasil são os cânceres de mama, próstata, pele, pulmão, útero e estômago.
Segundo especialistas, o medo do diagnóstico da doença afasta as pessoas dos consultórios, fazendo com que as chances do paciente se beneficiar com as novas formas de tratamento sejam nulas. No entanto, o diagnóstico precoce contribui em grande parte para o sucesso do tratamento.
A nossa intenção é mostrar através deste artigo que o câncer pode ser prevenido e tratado e tem cura. De acordo com especialistas, os principais fatores que podem contribuir para o surgimento do câncer, além do fator genético (forte histórico familiar), são: maus hábitos alimentares, fumo, estresse e a obesidade.
Muitos componentes da dieta alimentar têm sido relacionados com o processo de desenvolvimento do câncer, principalmente o de mama, cólon (intestino grosso), reto, próstata, esôfago e estômago. Os estudos mostram que 1/3 de todos os tipos de cânceres estão relacionados às dietas inadequadas. Uma alimentação pobre em fibras, com altos teores de gorduras e altos níveis calóricos (hambúrguer, batata frita, bacon, frituras em geral, etc) está relacionada a um maior risco para o desenvolvimento de câncer de cólon, reto e mama, enquanto que cânceres como o de esôfago e estômago estão relacionados mais com o consumo de alimentos defumados, assados na brasa e aqueles preservados em sal.
Só o cigarro pode ser mais perigoso do que os churrascos e defumados. Além do excesso de gordura, que dificulta a digestão, forçando o fígado e o estômago a produzir ácido em excesso, levando a uma corrosão das paredes do intestino podendo provocar mutações cancerígenas, os churrascos e defumados podem levar para dentro do nosso corpo uma substância chamada amina heterocíclica. Essa substância é criada pelo calor da grelha, formando aquele pretinho crocante dos churrascos. As aminas heterocíclicas entram no interior das células, onde se ligam ao DNA e provocam mutações cancerígenas. O mesmo vale para os alimentos defumados.
O excesso de sal também é nocivo. Alimentos salgados demais ou preservados em sal estão relacionados principalmente ao desenvolvimento de câncer de estômago.
Os aditivos químicos nitritos e nitratos, utilizados na indústria durante o processo de fabricação e conservação de alimentos, como salsichas, e alguns enlatados, podem também trazer vários riscos para nossa saúde. Embora as quantidades de aditivos sejam regulamentadas e muito pequenas, todo cuidado é pouco. Prefira sempre o mais natural., até porque no tempo das nossas avós elas não usavam aditivos em suas cozinhas.
Outro ponto importante a ser destacado dentro do fator dieta diz respeito ao uso de hormônios que muitas vezes são utilizados para engordar animais artificialmente. Atenção especial também deve ser dada aos grãos e cereais (principalmente o amendoim). Se armazenados em locais inadequados e úmidos, eles podem ser contaminados pelo fungo aspergillus flavus, que produz a aflotoxina, uma substância cancerígena.
O cigarro é hoje responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão. Já o estresse pode contribuir para o surgimento da doença na medida em que baixa a imunidade do organismo. Portanto, um passo importante para as pessoas que querem se proteger contra o câncer é eliminar o fumo e levar uma vida equilibrada, sem correrias e mau humor.
A obesidade é um problema que está relacionado com um aumento do risco para o desenvolvimento de câncer de útero, vesícula biliar, mama e cólon. De acordo com dados do American Institute for Cancer Research, a estreita relação entre obesidade e câncer reside no fato de que com a obesidade os níveis do hormônio estrogênio aumentam, aumentando os riscos de câncer principalmente em mulheres depois da menopausa. A hiperinsulinemia e fatores de crescimento (IGFs) também são relacionados, mas o importante é saber que a obesidade promove meio favorável para o desenvolvimento de tumores, já que as células, incluindo as cancerígenas, crescem mais facilmente quando a quantidade de calorias no organismo é abundante.
Diagnóstico e tratamento
Os especialistas já conseguiram detectar mais de cem tipos de câncer. Os tratamentos disponíveis atualmente são muito eficazes, mas depende ainda em muito do diagnóstico precoce. Ainda segundo eles, os prognósticos para os pacientes melhoraram muito na última década. Muitos progressos foram obtidos devido ao diagnóstico mais preciso e a melhora no tratamento quimioterápico.
Não há dúvidas que uma boa alimentação e a manutenção do peso ideal fazem com que o corpo ganhe forças para lutar contra a doença e faz com que o tratamento seja mais eficiente.
Considerações finais
Fico muito preocupada quando observo que no Brasil, o perfil de consumo de alimentos que contém fatores de proteção contra o câncer está abaixo do recomendado. O consumo de alimentos gordurosos e processados é muito alto em relação àqueles considerados importantes na prevenção. Alimentos que incluem a maioria dos fatores de risco aqui citados como hamburguer, cachorro quente, batata frita, salgadinhos, entre outros, são os preferidos entre os jovens não só das classes mais abastadas, mas também nas menos favorecidas. É preciso mudar essa mentalidade.
Quando conseguirmos fazer com que nossas crianças adquiram melhores hábitos alimentares e não se deixem iludir pelo vício do cigarro, não tenho dúvidas que o futuro do nosso país será um batalhão de pessoas saudáveis, livres do câncer e outras doenças que nos aterrorizam neste final de século.
Fique atento
- para evitar câncer de colo de útero = as mulheres com mais de 20 anos devem fazer exame anual de papanicolau;
- para evitar câncer de mama = as mulheres devem fazer auto exame, exame clínico anual e mamografia quando requisitado;
- para evitar câncer de próstata = os homens com mais de 40 anos devem fazer toque retal e exame de sangue PSA anual;
- para evitar câncer de pele = evitar o sol entre 10 e 15 horas. Se houver tendência, ir ao dermatologista para examinar anualmente as pintas existentes;
- para evitar câncer de pulmão = eliminar o fumo e consultar periodicamente o médico se houver histórico familiar
Dicas
Para a sua proteção:
• Faça uma alimentação saudável
• Pare de fumar
• Mantenha seu peso ideal; faça exercícios
• Evite bebidas alcóolicas em excesso
• Faça regularmente um auto exame da boca e da pele
• Mulheres: auto exame das mamas todo mês, exames clínicos e papanicolau anual
• Homens: a partir dos 40 anos exame de toque retal e PSA anual
• Homens e mulheres com mais de 50 anos: exame anual de sangue oculto nas fezes
Nota: para prevenir o “câncer” – e outras enfermidades, como obesidade, diabetes Tipo 2, hipertensão, depressão, crises de ansiedade, “paranóia”, esquizofrenia etc.,é importantíssimo criar o hábito de dormir cedo. Devemos ir dormir o mais cedo possível, no “escuro mesmo”! nada de pequenas luzes acesas. É importantíssimo o “sono-reparador”. Sem o sono, sem ir dormir, o nosso organismo não fabrica a “melatonina” na quantidade necessária, e a partir daí... as coisas começam a acontecer!!!
* sono-reparador: devemos dar uma atenção especial ao sono-reparador. Escureceu, ir pra cama! Ou seja, fugir da luz artificial, o máximo possível. O ideal é dormir 9 horas e meia – no mínimo – todas as noites (segundo a pesqusiadora T S Wiley). O quarto deve estar bem escuro, nada de abajur, ou pequenas luzes acesas durante a noite. Também devemos evitar líquidos algumas horas antes de ir dormir, para evitar acordar durante a noite, porque, ao acendermos a luz, interrompemos a fabricação de “melatonina”, fundamental para reparar o equilíbrio de nosso organismo, durante o período de sono.
EDITORA CAMPUS
Ligue grátis: 0800-265340
e-mail: info@campus.com.br
www.campus.com.br
Tag: NUTRIÇÃO – ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA – ATIVIDADE FÍSICA REGULAR – ALIMENTOS FUNCIONAIS – SAÚDE – CÂNCER – PREVENÇÃO – FIBRAS – LICOPENO – ANTIOXIDANTES
Sem comentários:
Enviar um comentário