segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Higiene - É fundamental.

Artigo de quinta-feira (13/11/08) sobre higienização dos alimentos, no caderno Bom Gourmet, do Jornal Gazeta do Povo, de Curitiba/PR.

"Higiene
Não importa se a intenção é cozinhar, consumir cru, com ou sem casca. As frutas, legumes e verduras precisam ser higienizadas antes do preparo da salada. A limpeza, se feita correctamente, elimina parasitas e não altera a aparência dos vegetais.

1 - Faça uma primeira lavagem em água corrente para eliminar resíduos sólidos. Não use detergente ou esponja, que podem deixar resíduos.

Só neste passo, 74% das sujeiras e microrganismos são eliminados.

2 - Deixe os vegetais imersos em uma solução de água e hipoclorito por 10 a 15 minutos. A substância está presente em águas sanitárias, porém o indicado é que sejam usados produtos próprios para a desinfecção de hortaliças, encontrados facilmente em supermercados.


A água sanitária não é recomendada por conter hidróxido de sódio (soda cáustica). Bicarbonato e vinagre não são efectivos contra bactérias.

3 - Lave novamente, agora com menos rigor, para retirar os resíduos de hipoclorito.

A limpeza não elimina agrotóxicos que possam estar na parte interna do vegetal. Por isso, prefira os orgânicos.

Fonte: Rafael Martinez Curial, professor do curso de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)" -

Recebido por email.

Cá em Portugal o anúncio (AMUQUINA) do cliente espirrando para as alfaces é bem esclarecedor da necessidade de higiene que devemos ter com todos os alimentos.

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos