segunda-feira, 14 de março de 2016

Fermentados - vegetais fermentados em vidro

😄

Corte com o meu Borner 1/2  repolho roxo e 1/2 repolho branco  e acrescentei 1 colher de sobremesa de sal.
Num vidro escaldado e com tampa , coloque os legumes, pressione bem com ajuda de um soquete para que não fique bolhas de ar . No final pressione uma folha recortada um pouco maior que a boca do frasco contra a tampa (fermentação anaeróbica).

Nos dias quentes um ou dois dias já estará  pronto, no frio vai demora mais um pouco para fermentar, mas você pode acompanhar , sentindo com as mãos o calor que ocorre no início da fermentação , veja as cores se misturando... movimente o vidro para mas cuidado que com a fermentação ele pode vazar.

Com a ausência de oxigênio, os açúcares dos repolhos vão transformarem-se em ácido láctico, que vai ompedir a putrefação e estimular os bacilos lácticos a fabricarem vitamina C. Esse processo permite conservar o alimento por muito tempo e cria novas vitaminas, enzimas e oligoelementos preciosos.
Atenção não poderá  ter espuma ou ter um aroma desagradavel.

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos