segunda-feira, 14 de julho de 2014

Muito além do leite: conheça cinco frutas que são ricas em cálcio



O cálcio é um dos minerais mais abundantes no corpo humano e é fundamental para manter a estrutura óssea saudável. Além disso, o elemento atua em outras funções indispensáveis, como a contração vascular e o fortalecimento dos músculos. Para que o corpo receba quantidades satisfatórias do nutriente é importante cuidar para que a alimentação supra essa necessidade. Além de suas fontes mais conhecidas, como os laticínios e vegetais de folhas escuras, o mineral também está presente em diversas frutas. Veja algumas delas que são ricas em cálcio e inclua no seu cardápio. 

Reprodução


Figo seco

Com baixas calorias e rico em uma série de vitaminas, o figo é um alimento que se destaca pela alta concentração de cálcio. Cada 100 gramas da fruta contém cerca de 162mg do mineral. Além disso, o figo seco é um dos alimentos com maior poder antioxidante, atua no combate ao envelhecimento precoce e inibe a ação dos radicais livres. 

Tâmara

Além de ser um poderoso remédio natural para pressão alta, a tâmara também se destaca pela alta concentração de cálcio – em cada 100 gramas há 64 mg do nutriente. O alimento também rico em fibras e em proteínas, o que o torna eficaz para regular o trânsito intestinal. 

Damasco

Entre os principais benefícios do damasco estão sua atuação na regulação do intestino, seu poder energético, ajuda no combate à anemia e, claro, a concentração de cálcio – 55 mg em cada 100 gramas da fruta. 

Tangerina

Além da grande quantidade de vitamina C e antioxidantes, que ajudam a evitar doenças cardiovasculares e atuam na prevenção do câncer, a tangerina também é uma fruta rica em cálcio e conta com 43 mg do nutriente em uma porção de 100 gramas.

Ameixa seca

Conhecida por sua eficácia no tratamento da prisão de ventre, a ameixa seca também é uma fruta rica em cálcio. Sua versão desidratada carrega ainda outros benefícios, como alto poder antioxidante e grande quantidade de vitaminas. (Fonte: Outra Medicina) 

fonte: Redação Bonde

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos