quinta-feira, 21 de março de 2013

Manteiga de Amêndoas (vegana)

Manteiga de Amêndoas (vegana)
Ingredientes

Para a 1ª etapa:
1 chávena de amêndoas cruas
Água água pura

Para a 2ª etapa:
1 chávena de água pura
1 colher (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de levedura de  cerveja
Sal a gosto

Preparo

1ª etapa:
Lave as amêndoas e escorra. Coloque-as em uma jarra e adicione pelo menos o dobro de água filtrada. Tampe a jarra e coloque na geladeira. No dia seguinte, lave e reponha a água. Leve de volta a geladeira e deixe por mais um dia de molho. Depois que terminar este processo, dois dias de molho, escorra e lave de novo as amêndoas. Deixe no escorredor por alguns minutos para secar um pouco e em seguida, retire as cascas.

2ª etapa:
Depois de remover as cascas, leve as amêndoas brancas ao liquidificador. Coloque 1 xícara de água filtrada e bata. Se necessário, acrescente mais um pouco para conseguir chegar ao ponto de bater e formar uma pasta bem cremosa. Sugiro que coloque a água aos poucos para não colocar demais e errar o ponto. Adicione o azeite e o suco de limão e o sal. Conserve em geladeira em pote de vidro fechado por até 5 dias.

Dica - Esta manteiguinha é uma delícia, super leve e pode ser a base para fazer pastinhas com ervas, azeitonas, alho, tomates-secos, pepinos, cenouras, etc.

Fonte: Receita e foto do blog Veganana

4 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Obrigada pela partilha, gostei.
Bom fim de semana, kiss

paula alves disse...

A minha filha faz alergia à amendoa, dá para fazer com avelãs ou nozes?

Natural Naturalmente disse...

Paula.
Substitua a amêndoa, por nozes, castanha do para, avelãs... vai ver que fica optima

Rosemary Gehring Cardoso Fonseca disse...

ótima a receita, ou fazer. Mas uma pergunta, e quanto á levedura de cerveja, citada nos ingredientes, mas não foi citada no preparo?
Abraços,
Rosemary

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos