domingo, 3 de março de 2013

Clorofila! Hemoglobina Verde.



A clorofila é o pigmento nos vegetais confere-lhes a verde.
O espinafre são os vegetais que têm maior teor de clorofila, junto com a acelga, com um montante de cerca de 1-2 gr. por cada kg de folhas. Estas quantidades de clorofila esta em segundo lugar, apenas para certas algas como a chlorella, conhecido mais alimentos ricos em clorofila, com 30gr./Kg. ou como a Spirulina com 7,5 gr. / Kg.
A estrutura química da clorofila é semelhante à hemoglobina no sangue. Ambos os anéis de porfirina. O elemento central de clorofila é um átomo de magnésio que é o átomo de ferro do hemoglobina.

A clorofila destaca-se como um potente anti-oxidante, seu potencial anti-cancerigino, e também a sua capacidade de no corpo humano, oxigenar, tonificar, regenerar e ainda desintoxicar.
Como sunstancia anti-oxidante, a clorofila é um dos melhores neutralizar os efeitos negativos dos radicais livres no corpo.  Previne a  degeneração celular e orgânica, sendo utilizado como terapia anti-envelhecimento. Kumar SS, et al. 2001. Scavenging of reactive oxygen species by chloropyllin: an ESR study. Free Rad Res 35:563-74.

A Clorofila e a clorofilina, um dos seus compostos derivados, são consideradas substâncias anticancerígenas e antimutagênica.  Além de combater radicais livres, protege contra certas toxinas celulares (nitrosaminas, aflatoxinas e hidrocarbonetos), inibem o crescimento celular tomoral (carcinogénese) e pode diminuir os efeitos secundários de alguns fármacos. Smith WA, et al. 2001. Effect of chemopreventive agents on DNA adduction induced by the potent mammary carcinogen dibenzo[a,l]opyrene in the human breast cells MCF-7. Mutat Res 480:97-108.Egner PA, et al. 2001. Chlorophyllin intervention reduces aflatoxin-DNA adducts in individuals at high risk for liver cancer. Proc Natl Acad Sci USA 98:14601-6.




A sua estrutura química similar a hemoglobin
a, ajuda à síntese e o reaproveitamento da hemoglobina degradada, que é armazenada nos glóbulos vermelhos encarregados da  oxigenação das células.
O oxigénio é necessário para um correcto funcionamento celular a nível energético.

Equilibra de forma eficiente o metabolismo celular, apoiando a regeneração celular e sendo um composto tónico, que aporta energia e vigor.

É recomendado nas anemias, perda de sangue, ... e em casos de cansaço, fraqueza e intoxicação.

A clorofila apoia a desintoxicação dos sistemas corporais (desintoxicação hepática, intestinal, renal e transpiração) de forma tão eficaz para neutralizar o odor corporal, agindo como um desodorizante (do interior para o exterior).

Ajuda a eliminar os odores causados ​​pela transpiração e adequado para tratar os odores dos pés, das axilas e dos genitais. Eliminar os problemas de mau hálito (causada pelo álcool, tabaco e alimentos) e o forte odor da urina e das fezes.

A clorodila tem uma acção de destaque na função do sistema cardio-circulatório, do sistema digestivo, e apoio a desintoxicação hepática e renal.

Ajuda em vários níveis do sistema cardio-circulatório. Por sua função  anti-oxidante, protege as artérias e as veias impedindo a formação da placa nas artérias (arteriosclerose), reduzindo o colesterol e protegendo o coração no seu trabalho  muscular  de bombear o sangue.

Clorofilina, por si só, diminui significativamente o colesterol e triglicéridos.

Apoia a síntese de hemoglobina e renovação das células vermelhas.

Equilibra os níveis de glicose no sangue  (sendo uma ajuda na diabetes), relacionados com a ocorrência de danos na parede vascular e aterosclerose.

Suporta a função do sistema digestivo, melhorando a absorção de nutrientes e minerais no intestino, combate à prisão de ventre e facilita a função desintoxicante  intestinal. Facilita a regeneração do epitélio intestinal e do seu teor de fibra ajuda a impedir a absorção excessiva de colesterol.

Por sua acção energética, anti-oxidante, apoia a função da desintoxicação hepática. È indicada em situações de sobrecarga hepática, como hepatite, transaminases elevadas e problemas de digestão lenta. Isso ajuda o fígado a ter uma função eficaz.
Fonte: Fitonutricion


Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos