quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Almôndegas para o Reveillon

Prato Principal

Ingredientes:

½ copo de nozes
1 courget em quadradinhos
1 copo de cogumelo fresco
¼ copo de pimento vermelho
¼ copo de pimento verde
2 dentes de alho
½ copo de cebola
½ copo de quinoa germinada
½ copo de semente de sesamo germinada
Tomilho fresco
Salsa fresca
Coentros fresco

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes na Bimby ou no liquidificador até ficar uma massa homogenia. Não bata para alem disso, para ficar com textura de carne.

Faça as bolinhas, leve ao fogo para aquecer até 40º - use as mãos como termómetro.
faça um bom molho de tomate (Veja aqui um óptimo exemplo).

Sirva com uma bonita salada de rúcula e BOM 2009.

Só tive oportunidade de fotografar a massa, as bolinhas, foram comidas antes .... (sinal que ficou bom!!)

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Creme de abacate

Doces Sobremesa






















Ingredientes:

* 1 abacate grande
* 1 copo 200 ml de leite de amêndoa
* 2 tâmaras sem caroço demolhadas por 3 horas, em água de boa qualidade.

Modo de fazer:
Bata o abacate e as tâmaras no processador e vá juntando, aos poucos, o leite de amêndoa. Quanto mais bater mais cremosos fica, colocar em taças individuais e servir frio. Para decorar usar uma folha de hortelã.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Sumo do Ano Novo.

Ingredientes
• 2 chávenas (chá) de couve-manteiga
• 1 maça
• 1 chávena (chá) de polpa de maracujá
• ½ chávena (chá) de suco de limão
• 1 pepino pequeno

Modo de fazer
Lave bem as folhas de couve, pique-as e bata no liquidificador com o pepino e a maça. Acrescente a polpa de maracujá e o sumo de limão continue a bater por alguns segundos. Coe e sirva imediatamente.

Este sumo é rico em:

vitamina A - poderoso antioxidante que preserva as células sadias e previne o envelhecimento precoce, ferro - importante na formação de glóbulos vermelhos, previne a anemia ,

vitamina C - também é antioxidante, aumenta a resistência do organismo e favorece a absorção de ferro,

vitamina E - outro poderoso antioxidante, auxilia no metabolismo das gorduras e no aproveitamento da vitamina A e

fibras - essenciais para o funcionamento regular do intestino.

Fonte: Recebido por email.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Vamos Desintoxicar.


Quem não faz uma alimentação 100% crua, hoje é sem dúvida dia de desintoxicar.

Um bom sumo é o que leva muita clorofila.

Ingredientes:

2 maças
1 folha de couve
1 punhado de hortelã
1 punhado de espinafre
1 cenoura
1 courget 1 pepino
1 pedaço de gengibre 1 cm
1/2 copo quinoa real demolhadas
1/2 copo de amêndoas germinadas
2 ameixas secas



Rendeu bem uns dois copos, que tomei como se estivesse sentada em uma esplanada a beira mar.

Optimo.

Familia da Ilha Paraiso no Alentejo II


É só clicar na foto para ver a reportagem.
“Família da Ilha Paraíso” é uma família com origem na Alemanha, o patriarca, Reinhold Schweikert.
Os Schweikert vivem numa quinta com cerca de 2 hectares na freguesia da Beirã, concelho do Marvão, e estão em Portugal desde 1991.

A família é composta por 10 pessoas , 4 adultos e 6 crianças, que vivem em comunidade, em convívio aberto com a natureza, com uma alimentação à base de vegetais, que obtêm da agricultura biológica que praticam.

Não utilizam o fogo para cozinhar, não comem carne, mas fazem o seu próprio queijo, comem os seus ovos e extraem o seu próprio mel, possuem uma colmeia, um rebanho de cabras, uma vaca, varias galinhas e alguns patos quer morrem de velho.

Os miúdos não vão á escola e aprendem o básico na quinta com os pais, tratam da horta e cuidam dos animais, não estão vacinadas, não sabem o que são chocolates ou bolos, qualquer coisa que não seja vegetais crus; roupas e brinquedos que possuem são ofertas dos vizinhos.
A quinta possui um poço e a água é bombeada para um canalização própria.
A energia é a eólica e solar que acumulam e transformam para uso próprio.

O espaço não possui casas de banho, defecam ao ar livre, dormem ao ar livre, vivem em plena comunhão com a natureza.

A comunidade não dispensa o telefone fixo e a ligação á Internet. Por qualquer 200 euros podemos passar uma semana ao ar livre, comer comida viva, dormir ao relento e trabalhar a terra.

Entrei no site da Ilha Paraíso e achei preocupante o que o Sr. Reinhold pensa sobre as mulheres.

Não acho que essa seja uma boa reportagem sobre a COMIDA VIVA (crudivorismo), a diferença entre a reportagem que foi feita no Brasil com o Dr. Alberto e a que é feita pela SIC são enormes.
No Brasil foram buscar as vantagens deste tipo de alimnetação, com opiniões de médicos e de professores universitários, alem de relatos feitos pelos utilizadores e pelo próprio repórter.

Cá foram buscar uma família que vive a margem da lei, sem condições míninas de higiene, onde as crianças não vão adquirir as competências sociais básicas e onde o patriarca tem ideias muito próprias sobre as mulheres e sobre a violência....

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Sabe melhor. É bio…lógico!

Os produtos biológicos reúnem preocupações ambientais, de segurança alimentar e de saúde.

Produtos biológicos
Os produtos biológicos obedecem a regras europeias e a um sistema de certificação. A palavra “biológico”, acompanhada do logótipo comunitário e referência à entidade certificadora, assegura que o produto cumpre com as disposições relativas à produção, processamento, importação, comercialização e rotulagem da agricultura. Um produto com logótipo biológico indica-lhe que, pelo menos 95% dos ingredientes, foram produzidos segundo o modo de produção biológica.

Cereais
Arroz, massas, cevada, trigo, quinoa… há muito por onde escolher. Todos diferentes, todos iguais: estão isentos de adubos químicos, pesticidas e insecticidas durante o processo de cultivo. A agricultura biológica não esgota os solos, evita as substâncias que prejudicam a saúde dos consumidores e o meio ambiente.
Estudos referem que o biológico tem vários reflexos na saúde humana e animal. Estima-se, por exemplo, que a taxa de fecundidade de animais alimentados com produtos biológicos seja de 86%, e de 59% com produtos tradicionais.

Conservas
Não contêm corantes nem conservantes. No caso das compotas, chegam a ser confeccionadas apenas com o açúcar próprio da fruta, sendo por isso muitas vezes permitidas a diabéticos. A fruta é frequentemente descascada à mão e cozinhada artesanalmente.
Estudos realizados em França chegaram à conclusão que quando a mulher consome mais de 80% de alimentos biológicos, o nível de resíduos tóxicos no leite materno é quase três vezes menor.

Frutas, frutos secos e legumes
Em Dezembro de 2007, a Deco Proteste detectou aflatoxina B1 (a micotoxina mais tóxica, sendo cancerígena) em algumas das 10 amostras de pistácio analisadas, embora dentro dos limites impostos pela lei. Em Janeiro do mesmo ano, a mesma revista publicou ter encontrado nos morangos “resíduos de um pesticida com o dobro do respectivo limite máximo permitido por lei”.
Por outro lado, no que respeita aos produtos de agricultura biológica, são muitos os estudos que apontam serem mais ricos em antioxidantes (importantes na prevenção de doenças, como o cancro). Segundo um estudo recente da Universidade inglesa de Newcastle, os frutos e legumes da Agricultura Biológica contêm mais 40% de antioxidantes do que os de agricultura convencional. Para além de vitaminas e minerais: investigadores da Universidade de Rutgers concluíram que a quantidade de ferro nos espinafres biológicos era 97% superior que nos convencionais.

Cosméticos
Muitos dos cosméticos e produtos de higiene corporal que compramos têm parabenos e ftalatos (perturbadores endócrinos), perfumes sintéticos (alergénios) e derivados de formaldeído (cancerígenos). A alternativa é biológica. Existem várias marcas no mercado que fabricam produtos de beleza de forma natural, obtidos a partir de recursos renováveis. Aproveitam os nutrientes das plantas, óleos e ingredientes naturais, todos com origem biológica. Não utilizam ingredientes químicos ou sintéticos, a produção é eticamente responsável e os cosméticos não são testados em animais, claro.

Açúcar e adoçantes
O açúcar orgânico continua a ser açúcar. Mas o facto de ser menos processado que o açúcar refinado não biológico e não integrar artificiais químicos torna-o menos nocivo à saúde. É mais escuro que o branco, retendo alguns nutrientes da planta do açúcar. Pelo mesmo sabor (é uma questão de provar), consegue-se uma agricultura mais sustentável. Imprimir Enviar a amigo Pode encontrar este artigo em:

Fonte: Sapo Saúde

terça-feira, 16 de dezembro de 2008



Podemos fazer uma grande diferença na vida desta criança. O Sunny precisa de ajuda.



quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Pizza Viva

Prato principal

Massa:
Ingredientes:


1 cebola grande picadinha,
3 pedaços de aipo picadinhos,
2 tomates médios,
1 colher de sopa de flor de sal,
2 chávenas de linhaça,

Modo de fazer:

Passe na Bimby ou em um processador 2 copos de sementes de linhaça e reserve.

Novamente, passe na Bimby ou em um processador todos os outros ingredientes: a cebola, os aipos, os tomates e o sal.

Misture a linhaça reservada com a massa já homogeinizada trabalhe a massa usando as mãos. Espalhe com uma espátula a massa trabalhada (2 ou 3 cm) sobre folhas de papel vegetal e leve ao forno à 45º por algumas horas (ou use um desidratador). Divida as doses no tamanho desejado. Eu uso sempre o forno e não deixo ficar muito seco.

Cobertura:
Ingredientes:

1/2 quilo de nozes demolhadas (2 horas no mínimo),
1/2 chávena de passas sem grainhas, demolhadas (2 horas no mínimo),
1/2 chávena de tomate seco picadinho,
1 tomate maduro
sumo de 1 limão,
1 chávena de manjericão fresco,
2 colheres de sopa de azeite extra virgem,

Passe na Bimby ou em um processador os ingredientes não necessita usar água. Misture bem. Verta a massa já homogenia e ponha numa tigela para acrescentar:
1 colher de sopa de cebola desidratada e feita em pó
1 colher de sopa de alho desidratada e feita em pó
2 a 3 colheres de sopa de levedo

Forme a pizza:

Espalhe a cobertura sobre a massa .
Decore com batata doce cortada em rodelas super finas, tomate cortado, pedaços de cogumelo, pedaços de azeitonas e rúcula fresca

NOTA: A massa pode ser usada tambem para biscoitos.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Patê de Grão de Bico

Entrada


Ingredientes:
2 chávenas de grão de bico germinado - Já com o (narizinho de fora)
1/2 chávena de azeite extra virgem
1 chávena de tomate
1 chávena de salsão cortadinho
1 chávena de manjericão fresco.
2 colheres de sopa de sumo de limão
5 dentes de alho
sal q.b.
pimenta q.b.
Modo de fazer:
Passe pelo processador todos os ingredientes:
Polvilhe com salsa fresca antes de servir.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Bolo de Alfarroba

Bolo, Sobremesa, Doce
Ingrediente:
Massa:
1 chávena de nozes passadas no processador
1 colher de sopa de óleo
1 chávena de passas
1 chávena de alfarroba em pó
1 colher de chá de baunilha
½ colher de chá de noz moscada
casca de 4 tangerinas passadas no processador


Recheio:
1 chávena de ameixas demolhadas por 2 horas e batidas na Bimby ou no liquidificador.

Cobertura:
1 chávena de fruta da época (pêssego, abacaxi, abacate...)
1 colher de chá de melado
1 limão
1 vagem de baunilha
1/4 chávena de alfarroba em pó
água pura q.b.

Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes da massa na Bimby ou no liquidificador e bata bem e reserve.
Coloque os ingredientes do recheio na Bimby ou no liquidificador e reserve.
Coloque os ingredientes da cobertura na Bimby ou no liquidificador e reserve.

Ponha em um pirex ou arme em uma forma de bolo uma camada bem "pisada" de massa uma camada de recheio. outra camada de massa, e assim até acabar a massa, a última camada tem de ser de massa.
Cubra com a cobertura, decore com pedaços da fruta que utilizou para a cobertura , ou ainda com oleaginosas (castanha, nozes, amêndoas). Se quiser pode congelar. e servir tipo semi frio.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Lasanha de Abobrinha / Courguette

Prato Principal

Camada Queijo
Ingredientes
2 copos de macadamias
1 copo de pinhões
2 colher de sopa de suco de limão
2 colher de sopa de levadura de verveja em flocos
2 pimentoes amarelos
2 colheres sopa de salsa fresca cortada bem fina
1 colher de sopa de tomilho fresco
1 colher de chá rasa de sal

Modo de prepare:
Deixar todas as nozes de molho por 4horas e escorrendo por 1h, não deixar passar de 4horas.
Homozenizar todos os ingredientes em um liquidificador ou um multiprocessador de copo pequeno.

Camada Carne

Ingredientes
1½ copo de nozes
1 copos de tomate seco sem estar no azeite
1 colher de sopa de miso escuro
2 colheres de chá de orégano seco
2 colheres de chá de salvia seca
5 colher de sopa de molho de soja
½ colher de chá raso de pimenta cayena seca
2 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de xarope de algave ou mel

Modo de preparo
Em um copo misturar as ervas, misso, xarope de algave, molhos de soja e os tomates secos e o azeite.Deixar de molho por 3 horas.

Bater o líquido mais os outros ingredientes em um multiprocessador de copo pequeno.

Não bater até estar totalmente homogêo, faça com que se possa ver pedaços pequenos mas que se possa identificar.

Molho de tomate

Ingredientes
1½ copo de tomate seco
2 tâmaras
2 dentes de alho
2 copos de tomate
1½ colher de sopa de orégano seco
1/3 copo de azeite
2 colheres de suco de limão

Modo de preparo
Processar até estar totalmente homogêneo

Camada Pesto

Ingredientes
2 copos de basil fresco
¾ copo de pinhões
½ copo de azeite de oliva
1 pitada de sal
1 dente de alho
1 colher de sopa de suco de limão

Leve os ingredientes a um multi-processador de copo grande de lâmina “S”. Deixe pedaços grandes, não processe até estar totalmente fino.

Camada de Espinafre
6 copos de folhas de espinafre
5 colheres de oregano seco ou 2 ser for fresco
1 colhere de sopa de azeite de oliva
1 pitada de sal (desnecessário)

Homogenize todos os ingredientes a uma bacia e misture com um pouco de força.

O espinafre que se vende na europa é diferente do que se vende no Brasil. Eles chamam de (Baby spinach) o que seria as folhas jovens, uma vez que as folhas do Brasil são bem mais duras. Sendo assim você poderia usar mais força nas mão para promover um cozimento mecânico.

Deixe marinando por uma hora ou mais. Poderia levar a bacia ao forno bem brando, a 40ºC somente para acelerar o processo, porém não é necessário. Use um pouco mais de friquisão se tem pressa.

Massa

5 abobrinhas
1 copo de suco de limão
1 colher de chá cheia de sal
1/2 copo de azeite ( não é necessário)


A massa sera feita de fatias de abobrinha bem finas. Use um fatiado de queijo para isso. Ou um mandolim ou fatiador.
Atenção: As fatias devem serem cortadas longitudinais e não em forma de rodelas.
5 Abobrinhas seria o suficiente.
Após cortar as fatias uma técnica muito importante seria deixar marinando as fatias em:

1 Colher rasa de chá de sal
3 Colheres de sopa de azeite
1 pitada de pimenta negra, pimenta do reino em pó ou recém moída.

Esta técnica irá fazer suas fatias de “lasanha” tornarem se blandas ou molengas. Lembrando uma textura de cozida.

Obs: Esta receita é bastante gordurosa, sendo assim, este passo não é necessário. Você poderá conseguir quase o mesmo efeito de deixa marinando em sal e suco de 2 limãs

Procedimento de montagem:

Opção A - Formato individual em cada prato.
Mais bonito, porém mais trabalhoso.

Opção B - Em uma bandeja
Mais rápido, porém quando for servir irá desmontar toda. Para este processo não vamos explicar, pois se faz exatamente como se monta uma lasanha tradicional. A ordem das camadas serão:

Nível 1

1º - Abobrinha
2º - Carne
3º - Queijo
4º - Tomate
5º - Pesto
Fotografia da Internet

Nível 2

1º - Abobrinha
2º - Carne
3º - Queijo
4º - Tomate
5º - Pesto
6º - Espinafre

Repetir até acabar os ingredientes.

Para opção A seria um pouco mais trabalhaso, mas o raciocínio é o mesmo. Use uma colher e coloque no centro das fatias e depois espalhe para as bordas.

Dica para opção A: Neste formato, você não deveria espalhar até as bordas, pois quando chegar na última camada, vai estar saindo pelas beradas, sendo assim, coloque uma colherada no cento e por pressão das camadas superiores, os ingredientes irão chegando até as bordas.

Aqui voce vai encontrar fotos de como montar a Lazanha

Veja Aqui como pode adquirir receitas maravilhosas.

Fonte: Receitas Ecologicas 5 estrelas de Daniel Francisco de Assis
Foto: Leite da Terra

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos