domingo, 21 de fevereiro de 2010

Consumo de linhaça deve estar associado à dieta saudável

Consumo de linhaça deve estar associado à dieta saudável
Nutricionista alerta que apenas a semente não promove a redução de peso.

Sementes de linhaça

Esta semana, o Globo Repórter recebeu centenas de e-mails com dúvidas dos internautas sobre o uso da linhaça. Consultamos a nutricionista Sofia Uehara, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que participou do programa exibido na última sexta-feira (14) , sobre o modo correto de enriquecer o cardápio do dia a dia com a semente. Ela ressalta as dicas da reportagem que foi ao ar de como a linhaça deve ser ingerida para ajudar a emagrecer. A linhaça é encontrada – em semente ou farinha – em lojas de produtos naturais e supermercados.

Globo Repórter - É possível preparar farinha de linhaça em casa?
Sofia Uehara – Sim. A pessoa pode triturar a semente de linhaça no liquidificador, obtendo a farinha.

Qual a medida recomendada para a dieta?
O nosso grupo de pesquisa tem orientado o consumo diário de quatro colheres de sopa rasas de farinha de linhaça por dia. Ou, como foi mostrado na reportagem do Globo Repórter, 2 de copinhos de café (aqueles de plástico), uma vez por dia, no café da manhã, misturado no suco, leite desnatado ou iogurte 0% de gordura.

Quais alimentos podem ser enriquecidos com a farinha de linhaça?
Leite, iogurte, sucos de frutas e fruta amassada.

Qualquer pessoa pode ingerir a farinha de linhaça ou há alguma restrição? Diabéticos e hipertensos podem consumir a semente?
Não há restrição. Como pode ser observado na reportagem, o consumo de linhaça associado à dieta hipocalórica [de baixa caloria] favorece a perda de peso. Com a perda de peso, é possível manter o controle da pressão arterial e da quantidade de açúcar no sangue de pessoas diabéticas. A presença de fibras na linhaça também auxilia no controle do açúcar no sangue de pessoas diabéticas.

De forma geral, como deve ser o cardápio de quem adotar a linhaça no café da manhã?

É importante salientar que a farinha de linhaça isoladamente não promoverá a redução do peso. Para que a farinha de linhaça promova a perda de peso, é importante associá-la à dieta hipocalórica, que deverá ser nutricionalmente balanceada. Nesse caso, é importante que a pessoa procure a orientação de um nutricionista, que é o profissional capacitado para estabelecer um plano alimentar saudável e que contribuirá para a redução do peso.

Fonte: Globo Reporter

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos