sexta-feira, 9 de maio de 2014

Chips de Beterraba e Batata Doce - do sweet-gula.blogspot.pt


Adoro petiscar! Gosto de snacks e finger food, aquela comida rápida, que se come com as mãos, sem haver necessidade de recorrer a talheres. Tais como as tostas, os patés, os canapés e claro, as pecaminosas batatas fritas. Mas quem disse que comer snacks destes não era saudável?! Sim, com esta receita as batatas fritas podem e muito bem ser substituídas e de uma forma saudável. Porque a receita que aqui apresento é uma receita de forno, uns deliciosos chips de beterraba e batata doce que são muito fáceis de fazer e são óptimos para a marmita ou para levar num piquenique.

Os primeiros chips de beterraba e batata doce que comi, eram do supermercado e estavam rotulados como sendo um snack gourmet. E aí pensei "porque não experimentar isto em casa?". E foi quando vi a Filipa Gomes apresentar esta receita que vos trago, no programa "Prato do Dia 2", no canal 24 Kitchen. Achei a receita tão simples que dei por mim a abrir o frigorífico, a pegar numa beterraba e numa batata doce e em pouco mais de meia hora tinha uns saborosos e saudáveis chips para petiscar sem qualquer sentimento de culpa. Experimentem, são deliciosos, fáceis de fazer e com eles podem surpreender a família e os amigos com um aperitivo diferente e saudável!




Ingredientes:
| 5 c. (sopa) de sal
| 2 c. (sopa) de açúcar
| 1 c. (sopa) de alecrim seco (Margão)
| 1 pitada de pimenta (Margão)
| 1 beterraba
| 1 batata doce

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 150ºC.
Num processador, ou mesmo na liquidificadora, junte o sal, o açúcar, o alecrim (ou outra erva a gosto, desde que seja seca, para que a mistura fique em pó) e uma pitada de pimenta.
Processe até obter um pó bem aromático e reserve.
Descasque a beterraba e corte-a em rodelas super finas (quanto mais finas, melhor o resultado) com a ajuda da mandolina.
Retire o excesso de humidade com papel absorvente e disponha as rodelas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Depois polvilhe com o sal aromatizado e leve ao forno enquanto prepara a batata doce.
Repita o processo, descascando, cortando em fatias, e dispondo noutro tabuleiro.  Aromatize com o sal.
Finalmente leve ao forno durante 30 minutos. As beterrabas devem ficar 35 minutos.
(terminado o tempo, é normal que estejam um pouco moles, pois ainda estão quentes. Quando arrefecerem irão ficar crocantes e estaladiças)
Retire do forno, deixe arrefecer e estão prontas. 


 
 

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos