domingo, 29 de abril de 2012

Orégãos provocam o ‘suicídio’ das células do cancro da próstata

Uma erva aromática demonstrou um efeito desconhecido no cancro da próstata. Um estudo conduzido nos EUA demonstrou que os orégãos levam as células cancerígenas ao ‘suicídio’. Estará a cura contra este tumor no topo de uma pizza? 

Um estudo conduzido na Long Island University (LIU), nos EUA, confirmou que os orégãos conduzem as células do cancro da próstata ao ‘suicídio’, abrindo a porta ao desenvolvimento duma terapia contra este tumor. A descoberta seguiu-se a outras investigações que já tinham demonstrado que as pizzas ajudam a reduzir as hipóteses de contrair cancro, efeito que era atribuído a uma substância no molho de tomate.

No caso dos orégãos, a substância que provoca o ‘suicídio celular’ é o carvacrol. A equipa liderada por Supriya Bavadekar, professora de farmacologia, tem realizado testes em células cancerígenas e os resultados evidenciam a potencialidade desta erva aromática ser transformada na base dum fármaco anti-cancerígeno.

“Sabemos que os orégãos possuem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, mas os seus efeitos nas células cancerígenas podem dar-lhe uma utilidade completamente nova”, explicou Supriya Bavadekar, cuja equipa procura agora compreender o processo como o carvacrol atua sobre as células afetadas.

O facto da substância se encontrar numa erva aromática leva ainda os investigadores a anteciparem uma rápida e eficaz absorção por parte do organismo: “uma grande vantagem é que os orégãos são muito usados para temperar a comida e são reconhecidos como seguros nos EUA. Portanto, esperamos que esse facto possa diminuir o risco de efeitos tóxicos graves”.

“Se o estudo continuar a produzir bons resultados, esta super especiaria pode representar uma terapia muito promissora para quem sofre de cancro na próstata”, complementou a professora da LIU, durante a apresentação da investigação na Experimental Biology 2012.


Autor: João Miguel Ribeiro
 Fonte: PT Jornal

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Alimentos irradiados :( :( :(



Seguindo o modelo europeu, conseguimos criar leis para nos protegerem da radiação emitida pelas antenas de celular, aparentemente inofensivas, mas que esterelizaram os técnicos envolvidos no processo de instalação.

Agora, segundo 2 das mais importantes universidades do país, estamos seguramente expostos à alimentos irradiados, como sempre estivemos aos fornos microndas, antenas celulares...


De acordo com a USP:

"A irradiação de alimentos é o tratamento dos mesmos com radiação ionizante. O processo consiste em submetê-los, já embalados ou a granel, a uma quantidade minuciosamente controlada dessa radiação, por um tempo prefixado e com objetivos bem determinados. A irradiação pode impedir a multiplicação de microrganismos que causam a deterioração do alimento, tais como bactérias e fungos, pela alteração de sua estrutura molecular, como também inibir a maturação de algumas frutas e legumes, através de alterações no processo fisiológico dos tecidos da planta.

Os principais tipos de radiações ionizantes são as radiações alfa, beta, gama, raios X e nêutrons. As radiações ionizantes podem ser classificadas como partículas (ex: radiação alfa, beta e nêutrons) e como ondas eletromagnéticas de alta freqüência (radiação gama e raios X). A radiação alfa é semelhante à átomos de hélio, sem os dois elétrons na camada externa, e não é capaz de atravessar uma folha de papel. As radiações beta são basicamente elétrons mais penetrantes, mas não ultrapassam uma folha de alumínio, enquanto que a radiação gama é altamente penetrante, podendo atravessar um bloco de chumbo de pequena espessura. Os nêutrons possuem alta energia e um grande poder de penetração, podendo inclusive produzir elementos radioativos, processo este denominado de ativação. Por isto mesmo não são utilizados na irradiação de alimentos. Os raios X são relativamente menos penetrantes que a radiação gama, tendo como inconveniente o baixo rendimento em sua produção, pois somente de 3 a 5% da energia aplicada é efetivamente convertida em raios X.

O tipos de radiações ionizantes utilizados no tratamento de materiais se limitam aos raios X e gama de alta energia e também elétrons acelerados, porque suas energias são suficientemente altas para desalojar os elétrons dos átomos e moléculas, convertendo-os em partículas carregadas eletricamente, que se denominam íons.

A radiação gama e os raios X são semelhantes às ondas de rádio, às microondas e aos raios de luz visível. Eles formam parte do espectro eletromagnético na faixa de curto comprimento de onda e alta energia. Os raios gama e X têm as mesmas propriedades e os mesmos efeitos sobre os materiais, sendo somente diferenciados pela sua origem.Os raios X com energias variáveis (formando um espectro contínuo) são produzidos artificialmente por equipamentos. A radiação gama, com energia específica (formando um espectro discreto), provém do decaimento espontâneo de radionuclídeos, como por exemplo, do Níquel-60 originado pelo decaimento do Cobalto-60 por emissão beta (-).
Os radionuclídeos naturais ou artificiais, denominados também de isótopos radioativos ou radioisótopos, são instáveis e emitem radiação a medida que decaem espontaneamente até alcançar um estado estável."


Ainda segundo a USP:

"Irradiação de alimentos é um processo básico de tratamento comparável à pasteurização térmica, ao congelamento ou enlatamento. Este processo envolve a exposição do alimento, embalado ou não, a um dos três tipos de energia ionizante: raios gama, raios X ou feixe de elétrons. Isto é feito em uma sala ou câmara especial de processamento por um tempo determinado. A fonte mais comum de raios gama, para processamento de alimentos, é o radioisótopo 60Co. O alimento é tratado por raios gama, originados do Cobalto 60 em uma instalação conhecida como irradiador

A energia gama do 60Co pode penetrar no alimento causando pequenas e inofensivas mudanças moleculares que também ocorrem no ato de cozinhar, enlatar ou congelar. De fato, a energia simplesmente passa através do alimento que está sendo tratado e, diferentemente dos tratamentos químicos, não deixa resíduos. A irradiação é chamada de "processo frio" porque a variação de temperatura dos alimentos processados é insignificante. Os produtos que foram irradiados podem ser transportados, armazenados ou consumidos imediatamente após o tratamento."


O que são pequenas e inofensivas mudanças?
Quais critérios estão sendo utilizados para determinar se essas mudanças são realmente inofensivas?
Ainda, quem financia essas pesquisas que determinam que esses alimentos são seguros?

Mais, não custa lembrar que o DDT foi considerado a salvação mundial até 1 pesquisadora, Rachel Carson, solitária e desacreditada, levantar a bandeira que aquele produto químico matava.


"A irradiação funciona pela interrupção dos processos orgânicos que levam o alimento ao apodrecimento. Raios gama, raios X ou elétrons são absorvidos pela água ou outras moléculas constituintes dos alimentos, com as quais entram em contato. No processo, são rompidas células microbianas, tais como bactérias, leveduras e fungos. Além disso, parasitas, insetos e seus ovos e larvas são mortos ou se tornam estéreis.
A irradiação não é um "milagre" técnico capaz de resolver muito dos problemas de preservação de alimentos. Ela não transforma alimento deteriorado em alimento de alta qualidade. Além disto, esse tratamento não é adequado para certos tipos de alimentos, assim como outra técnica de preservação pode não ser adequada para alguns tipos de alimentos."


Se o tratamento já não está sendo considerado adequado a "certos tipos de alimentos", quantos anos podem levar para alguém descobrir que não era adequando a nenhum na verdade?


"A irradiação de alimentos pode resolver problemas específicos importantes e complementar outras tecnologias. Ela representa uma grande promessa no controle de doenças originárias de alimentos, tais como a salmonelose, que é um problema mundial. A irradiação de alimentos também é efetiva na desinfestação, particularmente em climas quentes, em que os insetos consomem uma grande porcentagem da safra colhida."


 
E a UNI-RIO assina embaixo recomendando alimentos irradiados à pacientes com problemas de baixa resistência imunológica.


Lembro também que, segundo a CLT, operadores de Raio-x devem ter férias diferenciadas de todas as outras classes trabalhistas, devido ao risco da atividade. Se essa atividade, que é executada atrás de um biombo de chumbo, é considerada de risco (e insalubre), imagino que a ingestão de alimento exposto a mesma radiação também seja.

Sonia Hirsch chama a atenção que maçãs irradiadas apodrecem de dentro para fora, ao contrário do normal, e continuam mantendo aspecto sadio a despeito do interior podre.

A foto do post é o símbolo escolhido pelo governo para designar um alimento irradiado, uma logomarca que mais lembra cultivo orgânico do que radioatividade.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sumos verdes: veja receitas para dieta DETOX

  • Sumo verde de acelga com maçã
    Ingredientes:
    1 folha média de acelga com o talo
    1 maçã com a casca
    150ml de água de coco
    4 folhas de hortelã

    Modo de Preparo: Liquidificar bem todos os ingredientes ou passar na centrífuga.

  • Sumo verde de melancia com pepino
    Ingredientes:
    2 xícaras de chá de melancia em cubos
    1/4 de pepino
    5 folhas verdes a sua escolha

    Modo de Preparo: Liquidificar bem todos os ingredientes ou passar na centrifuga.

  • Sumo verde calmante
    Ingredientes:
    3 cenouras
    1/2 xícara de brotos
    5 folhas verdes da sua preferência
    ¼ de maço de alface
    1 maçã
    ½ pepino
    1 lima
    1 pitada de sal marinho
    1 pitada de pimenta caiena

    Modo de preparo:Passe todos os ingredientes na centrifuga ou bata no liquidificador com um pouco de água.
    Rendimento: 2 porções
  • Sumo verde poderoso
    Ingredientes:1 pepino
    5 talos de aipo
    2 folhas de couve
    2 punhados de salsinha
    1 limão pequeno sem casca
    1 maçã

    Modo de preparo:
    Passe todos os ingredientes na centrifuga ou bata no liquidificador com um pouco de água.
    Rendimento: 3 porções
  • Sumo verde de aipo com espinafre
    Ingredientes:
    8 a 10 talos de aipo
    1 maçã verde
    2 xícaras de folhas de espinafre
    1 colher de chá de gengibre picado

    Modo de preparo:Passe todos os ingredientes na centrifuga ou bata no liquidificador com um pouco de água.
  • Sumo verde de couve com pêra
    Ingredientes:1 pepino
    5 folhas de couve
    8 talos de aipo
    1 pêra
    Suco de limão ou lima

    Modo de preparo:

    Passe todos os ingredientes na centrifuga ou bata no liquidificador com um pouco de água.
  • Sumo verde de aipo com couve
    Ingredientes:4 a 5 talos de aipo
    1 beterraba
    5 folhas de couve
    1 a 2 colheres de chá de gengibre picado
    1 pepino
    Suco de limão ou lima

    Modo de preparo:Passe todos os ingredientes na centrifuga ou bata no liquidificador com um pouco de água.
  • Sumo de clorofila
    Você pode misturar uma polpa de clorofila das seguintes formas:

    Opção 1:
    1 polpa de clorofila + ½ limão + água + 1 banana
    Opção 2: 1 polpa de clorofila + ¼ cenoura + 1 maçã + 4 folhas de hortelã
    Opção 3: 1 polpa de clorofila + 1 laranja + 1 punhado de folhas de espinafre

    Modo de preparo:Bata os ingredientes no liquidificador

    Fonte GNT

domingo, 22 de abril de 2012

O meu ideal de céu!!!!

Receitinha básica de sumo verde!
1 maçã grande,
1 limão,
2 molhos de erva de trigo,
5 folhas verdes (chicória, folhas de rabanetes e folha de beterraba, couves, folhas de brocolis),
1 pepino

1. Coloque no processador a maçã, suco do limão e os verdes e o pepino. Coar em panela furada bem fina
2. Se for um liquidificador use o pepino para empurrar, bater bem.


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Comida viva, Crudivorismo, Raw Food

O espaço “Aidos da Vila” (Vilarinho do Bairro, Anadia) levou a efeito uma acção de sensibilização subordinada ao tema “Comida viva – A Arte Sagrada de viver e alimentar-se em harmonia com a Natureza”. Decorreu entre as 11 e as 16 horas do passado sábado, dia 31 de Março. Foi dinamizada pela Dr.ª Márcia Brandão Almeida, especialista em Row food desde 2007, autora do blog Leite da Terra (www.leitedaterra.blogspot.com) e responsável por várias centenas de workshops sobre o tema, em Portugal. A Comida Viva ou o Crudivorismo é um ramo da alimentação vegetariana, mas que consome apenas alimentos de origem vegetal “vivos”, isto é, não cozinhados. O ideal seria consumir alimentos colhidos no momento, desidratados e germinados, mas não consumindo nada que tenha sido congelado ou processado. O crudivorista procura a energia vital dos alimentos, porque nenhum é submetido a temperaturas superiores 45º ou 50ºC...... ....

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Tudo sobre o PEPINO!!!!


01. Pepinos (Cucumis sativus)  contém a maioria das vitaminas que precisamos diariamente. 
Encontramos na sua composição: Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.

02. Se sentir cansaço à tarde, dispense o café e coma um Pepino. Pepinos são óptimas fontes de Vitaminas B e Carboidratos que fornecem aquela ”animação” que dura por horas.

 03. O espelho de seu banheiro embaciar após seu banho? Esfregue uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA.

 04. As lesmas e caramujos estão arruinando suas hortas? Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio ), em sua horta ou jardim, e as pestes ficarão de longe toda a temporada.

 05. Procura por uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou à praia? Esfregue uma rodela ou duas de pepino nas áreas afectadas por alguns minutos, os fitoquímicos no pepino forçam o colágeno de sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona optimamente para as rugas também!

 06. Deseja evitar a ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca. Pepinos contém bastante açúcar, Vitamina B e eletrólitos para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!

 07. Procura evitar aquela fome à tarde ou noitinha com alguma coisa? Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar a fome.

 08. Tem uma importante entrevista de emprego e você vê que não tem tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfregue uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os elementos químicos proverão um rápido e durável brilho que fica óptimo e repele a água.

 09. Não tem em casa o óleo lubrificante para acabar com aquele barulho de uma porta rangendo? Pegue uma fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, e pronto, o rangido se foi!

 10. Esta com ar cansado, stressado e sem tempo para uma massagem facial? Corte um pepino inteiro e coloque em uma panela de água fervendo, faça inalação, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água fervendo e se soltam no vapor, criando um relaxante cheirinho, além de reduzir o stress.

 11. Acabou de almoçar e não tem pastilha de mascar ou rebuçados de hortelã? Tome uma fatia de pepino e esprema no céu da boca com a língua por 30 segundos, para eliminar o mau hálito, os fitoquímicos matarão as bactérias responsáveis por causar mau hálito.

 12. Procurando por uma maneira para limpar suas torneiras, pias ou aço inoxidável? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove anos de verdete como traz de volta o brilho, não deixa marcas e não mancham nem prejudicam suas unhas e mãos enquanto limpa.

 13. Cometeu um erro ao escrever com uma caneta? Com a casca do pepino ( o lado de fora ) e devagar use-a para apagar o erro, também funciona muito bem nas marcas de lápis que as crianças deixam nas paredes.

SUMO DE PEPINO
O pepino é um óptimo tónico para o fígado, rins, vesícula e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. Seu sumo é utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga.

O pepino tem também acção purificante e serve para eliminar a gordura da pele.

Ele deve ser consumido sempre com casca (bem lavado), pois é nela que se encontram substâncias que o tornam de fácil digestão.

Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. É rico em potássio, o “mineral da juventude”, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme e do rosto.

Autor desconhecido - Recebido por email.

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos