sexta-feira, 16 de setembro de 2011

17 de Setembro - 17H -18H


A magia da botânica - aromáticas – fitoterapia: Pomadas, óleos macerados, infusões, tinturas, temperos….

O mundo não pára, todos os dias há noticias de uma nova descoberta, um novo tipo de tratamento, o que torna a responsabilidade de escolher um sistema de prevenção ou de cura grande. Afinal, qual o conceito mais acertado, qual a melhor técnica de tratamento?

Alguns acham que as ervas aromáticas (fitoterapia ou chás) são apenas mais um entre os vários tratamentos alternativos, mas não é bem assim. Actualmente mais de 80% da população mundial efectua tratamentos diários com algum tipo de erva.
Desde há muito tempo que as aromáticas são usadas, não só no tratamento do corpo, mas também no tratamento da mente e do espírito. Usar a botânica é uma abordagem holística em relação ao corpo; escolher métodos naturais é uma maneira de estarmos mais conscientes e mais atentos, ou até mesmo quando o fim é apenas o paladar.

Todos sabemos que estamos em tempos de recurso médico – financeiros limitados e, quando olhado nessa perspectiva economicista, alguém ainda duvida que a medicina das plantas está na posição ideal para tratar problemas de saúde dos mais simples aos mais complexos?


Jardim Amalia Rodrigues - Parque Eduardo VII

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Reportagem da TVI24 - :(

Que Medo!!!!!

Entre o dia 24 de Maio e hoje morreram na Europa 47 pessoas, e milhares foram hospitalizadas, por causa da bactéria e-coli.

A segurança alimentar é uma preocupação decididamente actual e legítima. As substâncias químicas invadiram o nosso quotidiano, a nossa alimentação. E estão na origem de muitas doenças nem sempre espectaculares.

A comida que consumimos contém, hoje, inúmeros ingredientes perigosos para a saúde. Fomos ver como é, nas hortas à beira das estradas, na agricultura intensiva, nas mercearias de bairro e nos hipermercados. Mandámos analisar dezenas de alimentos e os resultados são surpreendentes.

Veja a reportagem «O Veneno Nosso De Cada Dia», um trabalho do jornalista Rui Araújo, com imagem de Rui Pereira, montagem de Carlos Lopes e grafismo de David Pinto.

Entre no link da TVI24 e veja a reportagem!!!!

Queijo ralado? Sim claro, sem dúvida!!!!

Queijo ralado?!!

Ingredientes

2 Copos de macadamias
1 Copo de pinhões
2 Colher de sopa de sumo de limão
2 Colher de sopa de levadura de cerveja em flocos
2 Pimentões amarelos
2 Colheres sopa de salsa fresca cortada bem fina
1 Colher de sopa de tomilho fresco
1 Colher de chá rasa de flor de sal.

Modo de preparo
Deixar todas as nozes de molho por 4horas e escorrendo por 1h, não deixar passar de 4horas.
Homozenizar todos os ingredientes em um liquidificador ou um multi processador de copo pequeno.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Um PRESTO que não deve nada a ninguem

Pesto:

Ingredientes
2 Copos de basil (mangericão) fresco
¾ Copo de pinhões
½ Copo de azeite de oliva
1 Pitada de sal
1 Dente de alho
1 Colher de sopa de sumo de limão

Leve os ingredientes a Bimby ou ao liquidificador e bata só até ficar grosseiramente picado. Deixe pedaços grandes, não processe até estar totalmente fino.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Doce de ameixas com natas de Castanha do Pará



Ingredientes:
Ameixas vermelhas
agave
Castanhas do Pará (germinda 8h+12h+12h)
Linhaça (germinada 8h)
água

Modo de fazer:
Desidratei as ameixas vermelhas e maduras no desidratador solar por 4 horas.
Em seguida aqueci as ameixas em um tacho mexendo sempre com as mão para não passar da temperatura desejada e obter um xarope grosso. Reservei.

Num liquidificador (usei a Bimby) juntei 1 copo de Castanhas do Pará germinadas com 1 copo de água e 2 colheres de linhaça germinada e 1 colher de agave, bati até obter uma solução bem homogenia, passei tudo pela panela furada mais grossa, para obter natas gordas e encorpadas.

Empratar:
Em um copo coloquei as natas ao fundo e o doce de ameixa levemente misturado . Pincelei agave na ameixa para ficar brilhante.



Quer receber nossas actualizações automaticamente.

Basta cadastrar-se
CLIQUE AQUI


Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos