quinta-feira, 31 de julho de 2014

Salada de pepino oriental " SUNOMONO"



Ingredientes:

  •  3 colheres de vinagre de arroz
  • 1 colheres (sobremesa) semente se sesámo desidratada
  • 2 colheres (sopa) de molho de tamari
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 4 colheres (sopa) de água
  • Sessamo desidratado
  • 1 colher (sopa)  Alga Hijiki*
  • 2 pepinos japoneses em fatias bem fininhas

MODO DE PREPARO

  1. Misture todos os ingredientes
  2. Deixe descansar por 1 hora antes de servir


*Produto Provida!

A alga hijiki é das mais ricas em minerais e uma excelente fonte de cálcio, ferro e iodo, sendo também rica em vitaminas B2 e B3. A secagem natural permite que retenha todos os nutrientes.

MODO DE UTILIZAÇÃO


Demolhar durante 15 a 20 minutos, utilizar a água da demolha para o seu cozimento. Podem ser temperadas com molho de soja natural (Shoyu) e Mirin. Produto proveniente da U.E.

CRUburgue de abóbora


Cogumelos desidratados
Muito..muito amor!!!

2 chávenas de polpa de abóbora
1/4 chávena de castanha de caju
1/2 chávena de tomates frescos picados sem semente e sem pele.
3 tomates secos picados
1 colher (chá) de misso
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (sopa) de orégão fresco
salsinha e cebolinha à gosto
sal marinho à gosto

Preparo
Deixe as castanhas de molho em água por 8 horas. Escorra e bata no liquidificador junto com os demais ingredientes batendo bem.
 Decore com folhas de salsinha , orégano ou com natas de caju.


Veja no facebook -
 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=661209167293880&set=a.135359263212209.35125.100002144071903&type=3&theater

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Queijo Cheddar Cru


Ingredientes:
1 1/2 xícaras de castanha de caju bruta embebida por 4 a 6 horas em água purificada.
2 colheres de sopa tomates secos cortados em pequenos pedaços com uma tesoura de cozinha, em seguida, embebidos em água purificada com as castanhas de caju.
1/4 xícara de levedura nutricional
1 colher de sopa de xerez seco (opcional)
1 colher de sopa bem cheia de grão de bico (deixar embebido em água purificada por 6 a 8 horas)
1 colher de sopa de vinagre de maçã crua
Sal marinho a gosto
1 colher de chá de cebola em pó
1/2 colher de chá de mostarda seca em pó
1/2 colher de chá de páprica defumada
1/4 colher de chá de açafrão
Pimenta caiena a gosto (traços)
1/2 xícara de óleo de coco não refinado orgânico
Modo de preparo:
Despeje a água de maceração fora das castanhas de caju e tomates secos, em seguida, enxágue-os com água purificada fresca. Escorra bem.
Coloque as castanhas de caju, os tomates e o grão de bico em um processador de alimentos ou liquidificador de alta potência e pulse até que eles comecem a formar uma pasta, raspando as laterais, conforme necessário.
Adicione todos os temperos e pulse até misturar completamente. Adicione o óleo de coco.
Misture ou processe até que esteja completamente lisa, raspando os lados ocasionalmente. Este processo pode demorar até 10 minutos em um processador de alimentos e alguns minutos, em um misturador eléctrico.
Armazene o queijo em um recipiente. Cubra e leve à geladeira por 4 a 6 horas ou até que o queijo esteja bem firme. Retire o queijo do recipiente e coloque numa superfície limpa. Com as mãos, molde as bolas de queijo.
Notas:
O óleo de coco não refinado orgânico deixa um leve sabor de coco no produto acabado. Se preferir, você pode usar o óleo de coco refinado para não acentuar o sabor de coco.
A bola de queijo pode ser servida como está ou enrolada em qualquer variedade de nozes e ou ervas picadas. Eu usei amêndoas, mas pedaços de nozes ou pedaços de nozes com salsa fresca ou tomilho.
A bola de queijo fica mais suave, uma vez que atinge a temperatura ambiente, por isso é melhor se for mantida refrigerada até imediatamente antes da utilização.

terça-feira, 15 de julho de 2014

O BIFE VERDE - Couve o bife do futuro!!!

couve está sendo chamada de bife vegetal pelo seu poder, mesmo grandioso, de nutrição. Comparada com outras verduras, está num patamar muito superior quando o tema são proteínas. Em tempos de revolução “verde”, onde ambientalistas defendem a redução da criação de animais (já que este seguimento da agro-indústria é tido como um dos maiores contribuintes para o aquecimento global), onde é cada vez maior o número devegetarianos, e também dos defensores de uma alimentação mais saudável, há alimentos que estão recebendo o título de “futurefood”, ou a comida do futuro. Causa disso, as investigações científicas vêm centrando-se em descobrir quais são os vegetais que podem suprir a alimentação do ser humano de uma maneira mais completa, principalmente em proteínas. Como resultado, a couve já é chamada de bife verde. Além de ser totalmente capaz de suprir o organismo com as proteínas necessárias, contém um arsenal de nutrientes, que são fundamentais para a manutenção da saúde.

Nutrição completa

Inflamações como artrite, doença cardíaca, entre outras condições auto-imunes, estão associadas ao consumo de produtos animais. A couve, assim, é uma excelente alternativa, não só para substituir o consumo de carne (para os vegetarianos), como para que o organismo não sofra deficiência de proteínas (para aqueles que querem descansar o corpo do bife diário). Sendo um dos principais alimentos anti-inflamatórios no reino vegetal, é potencialmente indicada para prevenir, e até mesmo reverter essas doenças.
Por cada caloria, uma folha de couve possui mais ferro que um bife, e mais cálcio que o leite. Contêm grande riqueza em fibra, que é um macronutriente (leia-se que é uma necessidade diária do corpo humano). Quantidade insuficiente de fibras é uma das principais causas de desordens no aparato digestivo. Alimentos ricos em proteína animal, como a carne, possuem pouca, ou quase nenhuma fibra. Já uma porção média de couve garante 5% da ingestão diária recomendada.
Couve-o-bife-vegetal-2.jpgBRAND X PICTURES/THINKSTOCK
Se um pedaço de carne, normalmente, o que fornece são gorduras saturadas, a couve é rica em Ácidos Graxos Ômega 3, onde a porção média contém 121 miligramas de Ômega 3 e também Ômega 6. É rica em carotenóides e flavonóides, que são antioxidantes.
Os defensores do desenvolvimento sustentável do planeta, e os adeptos da comida saudável e orgânica, apontam outro motivo para que a couve substitua a carne: Couve cresce com facilidade em quase todos os tipos de clima, o cultivo é relativamente simples, seja numa fazenda, seja em casa. Por outro lado, para que se produza 1 quilo de carne bovinasão necessários 16 quilos de grãos, 11 vezes mais a utilização de combustível fóssil, e cerca de 2.400 litros de água. Se apesar desta enorme diferença no custo de produção, e de todos os benefícios nutricionais, seu cérebro está achando difícil construir a imagem mental de um churrasco de couve, calma. Enquanto a realidade do planeta permitir que as “futurefood” não sejam obrigação, basta apenas incrementar o consumo deste vegetal, pelo menos para primar pela saúde.

fonte: http://www.outramedicina.com/1198/couve-o-bife-vegetal
Excelente alternativa para substituir o bife de carne de boi
A minha família vive numa chácara em Minas Gerais e cultiva couve, entre outras folhagens. Lá, minhas irmãs consomem a couve de muitas maneiras, inclusive em forma de suco. Mas elas próprias cultivam o que consomem. Esta é a diferença. Porque, de acordo com uma lista divulgada pela Anvisa, em Brasília, quase tudo que comemos está contaminado pelo excesso de agrotóxicos. E a couve está lá em um dos primeiros lugares. A alternativa, para nós que moramos em cidade grande e não podemos ter uma horta no apartamento, é a couve orgânica.
Leia o artigo sobre os muitos benefícios da couve:
couve está sendo chamada de bife vegetal pelo seu poder, mesmo grandioso, de nutrição. Comparada com outras verduras, está num patamar muito superior quando o tema são proteínas. Em tempos de revolução “verde”, ondeambientalistas defendem a redução da criação de animais (já que este seguimento da agro-indústria é tido como um dos maiores contribuintes para o aquecimento global), onde é cada vez maior o número de vegetarianos, e também dos defensores de uma alimentação mais saudável, há alimentos que estão recebendo o título de “futurefood”, ou a comida do futuro.
Causa disso, as investigações científicas vêm centrando-se em descobrir quais são os vegetais que podem suprir a alimentação do ser humano de uma maneira mais completa, principalmente em proteínas. Como resultado, a couve já é chamada de bife verde. Além de ser totalmente capaz de suprir o organismo com as proteínas necessárias, contém um arsenal de nutrientes, que são fundamentais para a manutenção da saúde.
Picada e refogada ou  no suco é um alimento muito saudável
Picada e refogada ou no suco é um alimento muito saudável
Inflamações como artrite, doença cardíaca, entre outras condições auto-imunes, estão associadas ao consumo de produtos animais. A couve, assim, é uma excelente alternativa, não só para substituir o consumo de carne (para os vegetarianos), como para que o organismo não sofra deficiência de proteínas (para aqueles que querem descansar o corpo do bife diário). Sendo um dos principais alimentos anti-inflamatórios no reino vegetal, é potencialmente indicada para prevenir, e até mesmo reverter essas doenças.
Por cada caloria, uma folha de couve possui mais ferro que um bife, e maiscálcio que o leite. Contêm grande riqueza em fibra, que é um macronutriente(leia-se que é uma necessidade diária do corpo humano). Quantidade insuficiente de fibras é uma das principais causas de desordens no aparato digestivo. Alimentos ricos em proteína animal, como a carne, possuem pouca, ou quase nenhuma fibra. Já uma porção média de couve garante 5% da ingestão diária recomendada.

fonte: http://www.50emais.com.br/saude/por-seu-poder-nutritivo-couve-e-chamada-de-bife-verde/


A couve comparada com outras verduras está num patamar muito superior quanto às proteínas. Com o aumento de vegetarianos e também dos defensores de uma alimentação mais saudável, há alimentos como a couve que estão recebendo o título de “futurefood” (comida do futuro).

O título de"bife verde" foi dado à couve por ela ser um alimento totalmente capaz de suprir o organismo com as proteínas necessárias além de conter um arsenal de nutrientes, que são fundamentais para a manutenção da saúde.

A couve também é de um dos maiores alimentos anti-inflamatórios no reino vegetal, sendo potencialmente indicada para prevenir, e até mesmo reverter essas doenças.

O alimento contêm grande riqueza em cálcio e fibras, Ácidos Graxos, Ômega 3, carotenoides e flavonoides, que são antioxidantes.

Dicas para o consumo é preparar o alimento em saladas ou em sucos.

fonte:http://www.novomomento.com.br/Sa%C3%BAde/13998/as-vantagens-da-couve-o-bife-vegetal


Desidratador da Cesar Castro!! (Lisboa e Porto)



















Referência140E69123
Descrição: DESIDRATADOR FRUTAS/LEGUMES C/REGUL.TEMP
Preço: 46,90 €

Potência: 245W
Dimensões: 33*33*27cm
Diâmetro dos pratos/bandejas: 32cm
Regulador de temperatura: entre 35ºC e 70ºC
Peso: 2.45kg
Inclui 5 tabuleiros + tampa.


Informações para Lisboa e Porto
geral@cesar-castro.pt 

 telefone (+351) 22 207 12 10 e do fax (+351) 22 010 92 19. Telefone: (00351) 21 010 58 40; Fax: (00351) 21 010 58 49.

Quinoa, Chia e Linhaça – Vantagens e benefícios


Vamos contar um pouco sobre cada um deles antes de compará-los.

Chia

A palavra chia realmente deriva da palavra “Chian”, que significa “oleosa”. A planta Chia é nativa do México e Guatemala. A semente de Chia produz a “erva” chia ou planta. Ela ainda tem pequenas flores roxas ou brancas sobre ela.
Um grama de semente de chia contém 9 gramas do saudável ômega- 3, 5 miligramas de sódio, 11 gramas de fibra e 4 gramas de proteína. 28 gramas de chia também podem dar-lhe 18% de sua dose diária recomendada de cálcio, 27% do seu fósforo e 30% de seu manganês. Acrescentando chia para a sua dieta tem sido mostrado para ajudar a aumentar a energia, estabilizar o açúcar no sangue, auxiliar na digestão e reduzir o colesterol .

Semente de Linhaça

A semente de linho (também conhecida como linhaça) tem sido utilizada pelo homem desde 30.000 a.C. Eles usam as suas fibras para tecidos e podem ser cultivadas na maioria das regiões frias do mundo.
A planta do linho é um alta e fina, com flores azuis pálidas sobre ela. Uma vez que a planta pode ser usada para fazer roupas de cama, seu óleo suplementar natural é ótimo para a saúde humana.
A semente de linho contém uma grande quantidade de fibra dietética, ácidos graxos ômega 3 e uma carga inteira de micronutrientes. Provou-se para baixar o colesterol, reduzir o risco de câncer de mama e de próstata , ajudar os níveis de açúcar no sangue estabilizarem, tornando-se especialmente boa para os diabéticos, e mostrou-se cheia de antioxidantes para retardar o envelhecimento.

Quinoa

Mais de 5.000 anos atrás , no alto das montanhas dos Andes , os Incas começaram a cultivar quinoa como um de seus alimentos básicos , acreditando que ele deu o poder e resistência para seus guerreiros. Quinoa também foi usado em seus rituais cerimoniais.
Apesar de ser cozinhado e comido como um grão , quinoa é tecnicamente uma semente, e está relacionada com o espinafre , acelga e beterraba . Ela cresce melhor em regiões montanhosas, 10 mil pés ou mais acima do nível do mar, e prospera em solos pobres e condições meteorológicas extremas. Talos de Quinoa são de 3 a 6 metros de altura, e cada planta pode produzir até um copo de sementes.
Quinoa é uma proteína completa, o que significa que contém todos os aminoácidos necessários para as nossas necessidades nutricionais. É também rica em ferro e cálcio, e é uma boa fonte de manganês, magnésio e cobre, bem como fibra.
Quinoa é naturalmente sem glúten , tornando-se um excelente alimento para pacientes celíacos ou outras pessoas que seguem uma dieta livre de glúten.

fonte: http://www.linhaca.net.br/quinoa-chia-linhaca-vantagens-beneficios/

Brownie Cru!

Bolo de Chocolate Cru
Esta receita de bolo de chocolate é como um bolo de lama ou brownie e tão rápido e fácil de fazer! As quantidades faz um pequeno bolo, mas você pode dobrar a receita e fazer um bolo de tamanho padrão para compartilhar com toda a família. Tenha em mente que é muito denso assim, você só precisa de uma pequena fatia para satisfazer - se. As crianças vão adorar a cereja!
Ingredientes:
Bolo:
2 xícaras de amêndoas (de preferência ativada)
1 xícara de farinha de amêndoa (ou copo extra de amêndoas)
1 ½ xícaras de tâmaras frescas, sem caroço e picadas em 3 partes
1 ½ xícaras de passas
1/3 de cacau cru em pó
3 colheres de chá de extrato baunilha
Cobertura de chocolate:
1 xícara de tâmaras frescas sem caroço
1/4 xícara de cacau cru ou cacau em pó
1/4 de manteiga de coco (derretida)
3/4 de xícara de água (ou, de preferência um pouco mais de 1/2 xícara, se você tem um bom liquidificador)
Modo de preparo:
Bolo:
Coloque as amêndoas no processador de alimentos e pulsar lentamente, eles vão ficar como farinha. Adicionar a farinha de amêndoa, pó de cacau cru e baunilha, em seguida, adicione lentamente as tâmaras, uma de cada vez e as passas uma de cada vez. Continue o processamento até que a mistura torna-se uma grande bola de massa.
Moldar a massa em qualquer forma de bolo que você gosta. Eu usei uma pequena forma de bolo redonda com uma base removível e pressionei a massa no lugar. Coloque na geladeira por pelo menos uma hora.
Cobertura de Chocolate:
Se possível, deixar as tâmaras durante a noite em temperatura ambiente para que elas amoleçam ou mergulhe-as em água morna, mas tenha em mente que irá usar um pouco menos água na receita se você as mergulhar.
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador de alta velocidade e bata até que fique uma massa lisa e aveludada, sem pedaços de tâmaras. Se o seu liquidificador não é muito potente, pare regularmente para raspar os lados e adicionar um pouco mais de água, se necessário.
Cubra o bolo com uma espátula, coloque uma cereja. Polvilhe com nibs de cacau cru e coloque na geladeira para refrigerar. Mantenha refrigerado. Sirva com frutas frescas ou Berry bagas.

Eventos no Porto, em Lisboa - JULHO!


 LISBOA- Jante connosco ou leve o que preparamos!21 de Julho - Lisboa ComMedida Workshop Internacional  (ITALIANO)
22 de Julho - Lisboa ComMedida Workshop Internacional  (MEXICANO)
23 de Julho - Lisboa ComMedida Workshop Internacional  (ÁRABE)
24 de Julho - Lisboa ComMedida Workshop Internacional  (ORIENTAL)



LISBOA- Jantar às escuras Raw/Funcional
25 de Julho - Lisboa  no Bem-Me-Quer

Vamos jantar às escuras mas com um menu de degustação bem diferente. 
Vamos usar produtos biológicos, alimentos funcionais ( superfood) e muitas surpresas à mistura!
...a única surpresa que podemos revelar: Durante o jantar, todos os alimentos vão ser "observados" sobre as suas vantagens, desvantagens e correcta utilização.



Um jantar com muita informação.... 

Vai ser muito divertido e instrutivo- só não dá para tirar notas :-)
Mas prometemos fazer um resumo por escrito.
Participação expecial: Leite da Terra e OX nature
Valor: 40€ - tudo incluído 
Reserva obrigatória limitado a 14 participações.




LISBOA- Deguste connosco ou leve o que preparamos!
28 de Julho - Lisboa ComMedida "Dia a Dia" (PEQUENOS ALMOÇOS)
29 de Julho - Lisboa ComMedida "Dia a Dia" (ALMOÇOS)
30 de Julho - Lisboa ComMedida "Dia a Dia" (LANCHES)
31 de Julho - Lisboa ComMedida "Dia a Dia" (JANTARES)





Mais informações:leitedaterra@gmail.com
965493081

Informe-se dos outros workshops:

Individuais, em grupo, presencial ou on line....

Workshop de cruzinha internacional;

Mais informações:
Email: leitedaterra@gmail.com
Telf: 965 493 081I
Inscrição válida  após recebimento da confirmação de depósito bancário/transferência


E foi assim....

 ALFRAGIDE - 4 de Julho -  18h30  -  Vamos voltar no dia 30 de JULHO!!!!
Obrigada a todos!!! o Sucesso é vosso e não nosso!

Dia 4 no Alegro vamos preparar e dar a degustar:

- gelados sem lactose
- doces de verão sem pecado e saudáveis
- sumos detox
- sumos funcionais

Você quer dicas para emagrecer ou só para desintoxicar


•Você está interessado em perder peso mas não quer passar fome

•Se você já lutou com dietas no passado e falhou
•Se você adora comida saborosa!
•Você acabou de ter um bebé e quer voltar a estar forma
•Você está procurando por algo que vai além de apenas dieta
•Se você é novo nas dietas DETOX
•Ou mesmo se você é um veterano em DETOX
•Se você não está querendo ser 100% vegan (nós trabalhamos com todos os tipos de dieta), mas quer os benefícios de uma dieta baseada em vegetais
•Você está cansado de estar cansado e fora de forma
•Se você está pronto para um de corpo vivo.


BARREIRO - 
5 de Julho -  das 11h às 13h  -
no Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Coina
LOTAÇÂO COMPLETAMENTE ESGOTADA!!!
PORTO -
11 de Julho - Centro Budista -  ESGOTADISSIMO!!!!


 PORTO
12 de Julho -  El Corte Inglés  

 PORTO-  13 de Julho - Quintal Bioshop - 
                                     |O segredo para uma "suculenta"  qualidade de vida!|
rawfoodcafé


PORTO
 12 de Julho - Consultas de Naturopatia e Aconselhamento Alimentar personalizado, programas de desintoxicação, mudanças de estilo de vida. 
No dia 12 de Julho no Tantra Lounge - Ginásio Holístico das 10h às 14h. 
Marcações para 220 999 428.

PORTO
 13 de Julho - 
no MercadECO 13 de Julho, na Alameda das Tílias nos Jardins do Palácio de Cristal.
Palestra, workshop e degustação  as 15h 


segunda-feira, 14 de julho de 2014

Muito além do leite: conheça cinco frutas que são ricas em cálcio



O cálcio é um dos minerais mais abundantes no corpo humano e é fundamental para manter a estrutura óssea saudável. Além disso, o elemento atua em outras funções indispensáveis, como a contração vascular e o fortalecimento dos músculos. Para que o corpo receba quantidades satisfatórias do nutriente é importante cuidar para que a alimentação supra essa necessidade. Além de suas fontes mais conhecidas, como os laticínios e vegetais de folhas escuras, o mineral também está presente em diversas frutas. Veja algumas delas que são ricas em cálcio e inclua no seu cardápio. 

Reprodução


Figo seco

Com baixas calorias e rico em uma série de vitaminas, o figo é um alimento que se destaca pela alta concentração de cálcio. Cada 100 gramas da fruta contém cerca de 162mg do mineral. Além disso, o figo seco é um dos alimentos com maior poder antioxidante, atua no combate ao envelhecimento precoce e inibe a ação dos radicais livres. 

Tâmara

Além de ser um poderoso remédio natural para pressão alta, a tâmara também se destaca pela alta concentração de cálcio – em cada 100 gramas há 64 mg do nutriente. O alimento também rico em fibras e em proteínas, o que o torna eficaz para regular o trânsito intestinal. 

Damasco

Entre os principais benefícios do damasco estão sua atuação na regulação do intestino, seu poder energético, ajuda no combate à anemia e, claro, a concentração de cálcio – 55 mg em cada 100 gramas da fruta. 

Tangerina

Além da grande quantidade de vitamina C e antioxidantes, que ajudam a evitar doenças cardiovasculares e atuam na prevenção do câncer, a tangerina também é uma fruta rica em cálcio e conta com 43 mg do nutriente em uma porção de 100 gramas.

Ameixa seca

Conhecida por sua eficácia no tratamento da prisão de ventre, a ameixa seca também é uma fruta rica em cálcio. Sua versão desidratada carrega ainda outros benefícios, como alto poder antioxidante e grande quantidade de vitaminas. (Fonte: Outra Medicina) 

fonte: Redação Bonde

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Arroz chau chau, cru? Não, mas engana bem.....

Ingredientes para o "arroz":

- 1 couve flor bem branquinha
- folhas de um talo de aipo
- 1 cenoura
- 1 pimento verde
- 1 pimento amarelo
- 1 pimento vermelho

Ingredientes para o molho:- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 1 colher de sopa de vinagre de maça
- 1 colher de sopa de molho de soja
- 1 colher de sopa de agave
- miso q.b.
- pimenta q.b.

Modo de fazer:Limpar a couve flor dos talos e lavar bem.
Colocar as florzinhas (parte branca) em um processador e bater levemente (atenção para não virar papa). Reservar.

Rale a cenoura, pique as folhas do aipo e os pimentos. Misturar com o preparado anterior da couve flor.

Em uma taça, faça o molho, simplesmente misturanto todos os ingredientes. Reserve.

Envolva tudo muito bem. Esta pronto a ser servido, emprate e bom apetite!



Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos