quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Quem já comeu flores???

Quem já comeu flores???
O mundo dos sabores das flores comestíveis.


Mousse com pétalas de rosa? Arroz com dentes de leão? O uso de flores na cozinha já não se limita à decoração ou ao tempero. Saiba como usar estes novos e aromáticos ingredientes.

Esqueça as papoilas, os lírios, os cravos, as hortênsias ou os malmequeres. Essas não se podem comer e é até perigoso para saúde fazê-lo por terem componentes tóxicos para o corpo humano. Esqueça também as flores “ de cheirar”, “de decorar” e “para oferecer” que se compram em floristas, por serem adubadas com produtos químicos não consumíveis.

Para ter a primavera no seu prato, seguir a tendência e “imitar” verdadeiras iguarias de renome da cozinha contemporânea, experimente usar ingredientes como rosas, calêndulas ou amores-perfeitos. Mas com precaução porque, lá está, nem todas as flores são comestíveis! É preciso conhecê-las e comprá-las nos sítios certos. Duas espécies idênticas podem ter sofrido tratamentos diferentes que as distinguem entre serem ou não comestíveis.

Comece por procurar em mercados tradicionais e em alguns supermercados com produtos frescos. As flores comestíveis à venda nestes locais são produzidas de forma especializada para a cozinha, respeitando os processos de cultivo dos produtos alimentares. As mais usadas são: pétalas de rosa, gerânio, capuchinha (ou flor de nastúrcio), calêndula (ou dente de leão), flor de borago, begónia, tulipa ou alfazema. São maioritariamente usadas em saladas, sobremesas ou bolos, como complemento aromático de pratos principais ou sob a forma de infusão ou conserva. Aromatizar o azeite ou vinagre com amores-perfeitos. Fazer cubos de gelo com pétalas de rosa. Colorir o arroz com dentes-de-leão. Ou servir uma salada com gerânios. A imaginação é o limite! Ainda assim, o melhor é pesquisar, ou fazer um workshop, antes de por mãos à obra.

Por:Paulo Brilhante

1 comentário:

Tertúlia da Susy disse...

Eu já comi e no meu casamento até tinha umprato com flores. Ficam mesmo bem.
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos