quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O que devo comer durante o inverno

Dicas para incluir mais alimentos crus nas minhas refeições de inverno
o frio esta ai!


Para quem está iniciando o crudivorismo o inverno mete muito medo, tudo parece mais difícil. As mudanças alimentares são tão mais fáceis no verão, onde os sumos, até mesmo os verdes, as saladas, as frutas,  ficam sempre bem na nossa mesa.
Mas, o inverno está ai e dentro de dias os sobretudos, os cachecóis, as luvas e as meias grossas estarão em lugar de destaque no nosso guarda-fatos.

Sempre disse que não tinha vocação para pinguim, que detestava frio, mas nem tudo é como nós pregamos e as melhores férias da minha vida foram na Noruega com menos vinte um graus centígrados… a verdade é que nosso organismo habitua-se a tudo e descobrir que o nosso corpo adapta-se muito bem ao clima exterior foi para mim maravilhoso. Assim, sabendo que os alimentos crus ajudarão a manter o meu sistema imunitário forte, afastando as doenças da época como os resfriados, gripes e constipações, e que eu passarei pelo inverno saudavelmente enquanto todos ao meu redor ficarão com o pingo no nariz e fungando de dia e de noite, é suficiente para apostar ainda mais na alimentação viva. O Gabriel Cousens fez uma pesquisa no Alasca e  descobriu que 95% dos crudívoros foram bem-sucedidos.

Porque você sente mais frio

Ao desintoxicarem-se as pessoas libertam toxinas e isso dá uma sensação de desconforto ou mesmo de frio, mas isso é temporário. Temos, também, que ter em conta que a temperatura corporal do crudívoro é mais baixa e temos de dar tempo ao tempo para nos habituarmos com essas mudanças. Quando o organismo estiver estabilizado você estará mais resistente ao frio e ao calor, porquanto um crudívoro tem as artérias mais limpas e consequentemente uma melhor circulação. Enfim, a sensação de frio é uma questão transitória. Você pode ainda estar sentindo frio porque está comento pouco, portanto coma alimentos suficientes para manter seu metabolismo 100% activo. No inverno seu metabolismo está mais rápido e precisa queimar grandes quantidades de combustível para se manter quente!

Os amornados

Os alimentos crus refrigerados são bem-vindos no verão e os alimentos à temperatura ambiente, ou até mesmo amornados (45º a 55º), são reconfortantes no inverno. Veja as minhas receitas favoritas de sopa crua. aqui, aqui e aqui

Alimentos que aquecem

Existem vários alimentos que aquecem o nosso organismo: a pimenta Cayenne, o açafrão, o gengibre, o alho, a canela e a pimenta preta são exemplos de ingredientes que podemos usar nos nossos pratos, mas também nas nossas bebidas, para manter a nossa chama interna acesa. Uma bebida quente satisfaz o nosso emocional, reconforta e estimula o nosso ser. Veja aqui:

Com o frio aumenta a necessidade de consumir carboidratos

Os hidratos de carbono são o que mais o seu corpo quer no inverno. Ao invés disso vamos fornecer-lhe um pouco de gordura e de proteínas já que assim combatemos o frio e a necessidade de carbohidratos. Com a chegada do frio já sabemos que nosso metabolismo queima em alta velocidade e você não olha mais para a sua salada com a mesma paixão que olhava há poucas semanas, isso porque os legumes e vegetais tem menos calorias e carbohidratos. Acrescente mais fruta e algumas oleaginosas à sua dieta e ficará surpreso como um pouco de energia vai aquecê-lo.

Snacks desidratados o sonho de inverno

Os alimentos desidratados são fundamentais para manter uma pessoa saciada numa dieta crua, sejam desidratados no desidratador solar ou eléctrico. Os biscoitos crus, as granolas cruas, as aboboras desidratadas e os pães Essénios são perfeitos para qualquer hora do dia, pois além de saciarem o estômago apaziguam a mente.


Recomendações de estilo de vida

No inverno banhos mornos, roupa apropriada, meias quentes, são confortos que irão mantê-lo quentinho e confortável. Aliás, vamos aproveitar o que o inverno tem de bom: uma boa chávena de chá amornado em chávena aquecida, uma manta nas pernas, um bom livro são coisas que invariavelmente aquecem… sem entretanto nunca esquecer os exercícios diários.
Com a adaptação à dieta crua, o seu organismo ficara menos sensível às diferenças térmicas e nos próximos Invernos quando a temperatura cair você sentirá mais capaz de encarar uma dieta crua com mais naturalidade.


Se você ainda não é 100% crudívoro

Faça uma alimentação 50% cozinhada e 50% crua e vai ver que comer alimentos crus não tem que ser do tipo "tudo ou nada", e o seu corpo, muitas vezes, responderá melhor a uma dieta mais diversificada que inclua tanto os alimentos crus como alimentos cozidos.
Tente adicionar alguns alimentos crus nas suas refeições cozinhadas. Você pode comer uma taça de quinoa cozida e quente servida numa grande cama de verdes. Coma os seus vegetais cozidos ao vapor ao lado de alguma massa de courgete crua com um bom molho cru, ou desfrutar de uma sopa de legumes cozidos com fermentado de miso ou salpicada de grão de bico germinado! 

http://rawfoodswitch.com/raw-food-psychology/eating-raw-food-in-the-winter/

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos