segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Leite de Alpiste / Alpista e outras Sê-Mentes - Conceição Trucom


Anda circulando pela net um texto sobre o leite de alpiste para tratar problemas de saúde. E tenho recebido muitas perguntas sobre sua veracidade. Vamos aos fatos?

1) O texto que está circulando é lixo eletrônico: mistura fatos verdadeiros com enganosos e falsos. Portanto, sua leitura é perda energética e não deve ser disseminada.

2) Está 100% comprovado que os leites de origem animal, e derivados, são nefastos à saúde humana, principalmente, a de nossas crianças, que ainda apresentam organismo e sistema digestório em formação e desenvolvimento (*).

3) A natureza é muito sábia e rica na sua biodiversidade. Não devemos praticar o consumo do leite de uma única semente em detrimento de outras. Portanto, a melhor dica é consumir leite de alpiste, sim, mas também de outras sê-mentes maravilhosas e abundantes em nosso país e no mundo! Cada uma oferece um pacote de benefícios: o segredo é valorizar as sementes da estação.

4) Leites de sementes? São muitas as opções, mas devem ser sempre VIVOS!

Na alimentação crua e viva, tudo tem início com a germinação das sementes, por sua elevada concentração energética e nutricional. Ao colocarmos uma sê-mente para germinar, ela entende que chegou a hora de germinar, brotar e expandir para se transformar em uma nova planta. Neste momento, antinutricionais como o glúten, ácido fítico, inibidores de tripsina, etc; são transformados em substâncias pró-ativas (enzimas, vitaminas, sais minerais) da germinação, para provocar um rápido brotar, enraizar e crescer.

Os leites de sê-mentes são bebidas especiais, porque predominam macronutrientes (carboidratos complexos, proteínas e gorduras vegetais), e micronutrientes como vitaminas e vários minerais alcalinizantes, além do selênio e cobre, excelentes para o cérebro.

- Sê-mentes oleaginosas - girassol, gergelim, linhaça, amendoim, castanha do Pará, noz pecã e macadâmia, âmêndoa, etc.
- Grãos de cereais tradicionais - trigo, cevadinha, aveia, arroz, milho, etc.
- Grãos de cereais não tão tradicionais do consumo humano - alpiste e painço.

O interessante é que os leites preparados a partir de seus germinados, apresentam uma digestão leve e alcalinizante (ao contrário da digestão das proteínas de origem animal, que é lenta e acidificante), além da propriedade de facilitar a liberação da serotonina, um neurotransmissor benéfico para várias funções cerebrais, entre elas a de facilitar o bom-humor e a qualidade do sono.


Pesquisas sobre a qualidade do sono mostraram:
- Grupo que tomou um copo de leite animal ao dormir apresentaram sono irregular e agitado.
- Grupo que tomou um copo de leite de sêmentes ao deitar apresentaram sono sereno e expressões faciais de riso. UAU! 

Portanto, os leites vegetais e suas vitaminas são ideais para ser tomados pela manhã (incluso em jejum), nos lanches e à noite, antes de deitar. E, quanto mais dodói, mais vezes/dia devem ser tomados. Logicamente, sem exagero: quanto mais doses/dia, menor o volume, que pode variar de 50ml até 300ml/toma a cada 1, 2 ou 3 horas.

Mas, para preparar estes leites e vitaminas, precisamos antes germinar a semente escolhida, ou seja, é preciso planejar.

Então, mãos à obra porque não basta anunciar aos 4 cantos do mundo que o leite de vaca  (e todos os de origem animal) e os laticínios fazem mal e são inadequados ao consumo humano. Para sermos construtivos, de BEM-com-a-vida e de BEM-com-a-Natureza, é fundamental falarmos também das opções naturais e saudáveis que substituem este enraizado mito e mau hábito alimentar.

Vamos entender o que substitui o que:

1. O leite materno até os 6 meses de idade NÃO tem substitutos.

2. Leite de vaca e outros de origem animal pela manhã: substituir por suco verde ou Suco de luz do sol. Ou seja, aquela tradicional bebida branquinha que é o leite de origem animal, será nutricionalmente substituída por sucos verdinhos contendo Cálcio Magnésio, frutas, folhas verdes, BROTOS (incluso o de alpiste ou painço) e sementes germinadas.

3. Lanches lácteos no meio da manhã, da tarde ou ao deitar: substituir por leites e vitaminas de sementes germinadas batidos com frutas e ervas e brotos macios (alfafa, girassol por exemplo).

Regras de combinação
É bom evitar misturar leites obtidos a partir de cereais com muita fruta (ou mistura de frutas), pois o açúcar complexo dos cereais leva mais tempo para ser digerido que o açúcar simples das frutas, podendo causar algum atraso digestivo e gases. Uma dica é usar apenas uma fruta e ervas doces e digestivas como hortelã, funcho e brotos. Ah! Suco fresco de limão não deve faltar porque ele irá harmonizar os sabores e facilitar a digestão (evitar formação de gases) e assimilação dos minerais (alcalinização rápida e plena).

Vantagens dos leites de sê-mentes
Ecológico - integral - fresco - cru - biodiverso - apresenta menor chance de causar alergias (aliás, é uma opção para as pessoas alérgicas aos leites de origem animal) - ativa a capacidade de concentração, a memória e a disposição - excelente para problemas de constipação.

Preparado com sementes germinadas, contêm energia vital potencializada. Ideal ser consumido no inverno, época propícia ao consumo de sementes e raízes, como também à noite, pois contêm agentes que estimulam a produção de serotonina, importante neurotransmissor do sono restaurador.

Tempo de preparo: após a germinação das sementes --> 2 a 5 minutos.

Equipamentos necessários: liquidificador,  panela furada 1, bacia pirex ou cerâmica e xícara (não use itensílios de plástico ou metal).

(*) Tomar leite é saudável?

Receitas Leites de sementes


Recomendo a leitura na íntegra do meu novo filhote: De Bem com a Natureza, sobre alimentação viva para crianças de TODAS as idades... 



fonte: 
por Conceição Trucom - mctrucom@docelimao.com.br    Conceição Trucom - química, cientista, escritora e palestrante sobre Alimentação Natural, QV e bem-estar.Reprodução autorizada desde que na íntegra, citadas autoria e fonte.Site: www.docelimao.com.br

3 comentários:

Mara Giovanna disse...

e quanto aos leites já prontos vendidos em casas de produtos naturais???.. adoro os de arroz!!!! São tão bons quanto os feitos em casa?????São muito caros, mas coménsadores!!! Dificil achar os de alpiste ja prontos!!!!

Natural Naturalmente disse...

Mara, acho que os leites vegetais de pacote contem muito açúcar. Os caseiros podem ser adoçados na mesma , mas com tâmaras, banana....

Unknown disse...

Amo os leites naturais de sementes
Os de alpistes é o mesmo processo para fazer?

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos