segunda-feira, 8 de julho de 2013

Princípios alimentares - Terapia Gerson

TOTALIDADE
A Terapia Gerson abarca o corpo na sua totalidade. Não visa nenhum orgão ou sistema em particular. Todos os sistemas interagem entre si e são importantes, mesmo se alguns órgãos, como o fígado, têm actividade metabólica mais vasta, e nomeadamente a função de desintoxicação por excelência, pelo que é aquele que primeiro se pretende regenerar. Nutrição e desintoxicação dirigem-se a todo o corpo. O que importa é restabelecer o metabolismo de todo o corpo.
METABOLISMO
Todos os mal-estar físicos são expressão de um metabolismo anormal ou perturbado, quer por excesso quer por deficiência. O metabolismo deverá ser re-equilibrado na sua totalidade. A terapia não visa qualquer metabolismo específico. Uma vez o metabolismo globalmente restabelecido, todos os males terão desaparecido.
NATURAL
Sempre que viável, os nutrientes devem ser fornecidos em alimentos naturais.
SUPLEMENTOS
São usados somente e apenas quando não é conhecida uma forma natural plausível para fornecer a quantidade necessária de certo nutriente.
ABUNDÂNCIA DE NUTRIENTES
Abundância de vitaminas, minerais, enzimas e oxigénio, todos eles nutrientes imprescindíveis ao metabolismo. (repito: todos estes nutrientes devem ser fornecidos através dos alimentos, excepto se não é conhecida uma forma natural plausível para fornecer a quantidade necessária de certo nutriente)
VEGETARIANO
Do mundo animal, apenas Cottage Cheese (um queijo suave que não tem tradução para portugiês)
BIOLOGICO
Alimentos não sujeitos a qualquer tipo de pesticida, insecticida ou outra droga, bem como não adubados com substâncias contendo qualquer químico industrial adicionado. A adubação é exclusivamente feita com matéria orgânica natural, ela própria também biológica
FRESCO
Vegetais recém-colhidos, com o máximo de energia vital e de nutrientes ainda inalterados
CRUS
Alimentos ingeridos crus são a forma de obter o máximo de energia vital e de nutrientes ainda inalterados. Os alimentos, quando cozinhados, sofrem alterações ao nível da maior parte dos seus constituintes, nomeadamente das suas vitaminas, proteínas (enzimas e outras) e quantidade de oxigénio.
COZINHADOS
Alimentos cozinhados têm como função proporcionar um bom funcionamento intestinal (papa de aveia matinal) e nutrir-nos e aquecer-nos fisica e emocionalmente. É também a forma mais plausível para comer alguns alimentos importantes, como por exemplo a batata, tão rica em potássio.
ZERO TÓXICOS, ZERO QUIMICOS ADICIONADOS
Este cuidado não é apenas com os alimentos. Mas convenhamos que não vamos parar de respirar para nos curarmos, pelo que será de todo em todo impossível suprimir por completo todos os tóxicos atmosféricos. No entanto, poderemos escolher a melhor atmosfera possível, a melhor àgua possível, os melhores produtos de limpeza possíveis.
ZERO SAL ADICIONADO
O sal é composto quase exclusivamente por cloreto de sódio ( Na Cl ). O sal é altamente nefasto porque, em quase todos os casos de doenças degenerativas, há excesso de sódio (Na) e deficiência de potássio (K) nas células. O que se pretende é que o potássio volte a penetrar nas células e o sódio delas seja expulso.
Nota: O sódio (Na) e o cloro (Cl) necessários ao nosso bom funcionamento encontram-se em quantidades mais do que suficientes nos próprios alimentos. É absolutamente desnecessário adicionar sal.
Zero sal, zero produtos salgados.
POTÁSSIO
Batata, tomate e banana são muito ricos em potássio.
SUMOS
Forma natural de fornecer o máximo de vitaminas, minerais, enzimas e oxigénio com o mínimo de esforço digestivo para o organismo (seria impossível ingerir toda a quantidade de alimentos que é convertida em sumos durante o dia, assim como seria uma sobrecarga em termos de digestão). A Terapia compreende 13 sumos (1 a cada hora) mas não limita a esse número. Quem quiser pode beber mais.
ZERO ÁGUA
A água é essencial, mas, bebida pura, dilui os sucos gástricos (o que não é grave para uma pessoa saudável, mas não se pretende que aconteça numa pessoa doente em processo de desintoxicação e regeneração). Ora 13 sumos de vegetais e frutas fornecem água mais do que suficiente ao organismo e não diluem os sucos gástricos, ao contrário. Toda a sede deve, portanto, ser saciada com sumos (13 ou mais). Para além dos sumos, nomeadamente durante a noite ou quando o paciente tem náuseas, é aconselhável beber tisanas de hortelã pimenta, que diminuem as náuseas e também não diluem os sucos gástricos.
PROTEINAS
De origem vegetal e Cottage Cheese (um queijo suave que não tem tradução para portugiês)
com moderação
LIPIDOS
No inicio, utilizar somente e apenas Óleo de Sementes de Linhaça (Flaxseed Oil), obviamente de primeira pressão a frio.
Depois de ultrapassada a fase crítica inicial da desintoxicação (3 ou 4s semanas), além do Óleo de Linhaça, a Terapia Gerson inclui ainda Cottage Cheese (um queijo suave que não tem tradução para portugiês).
ALCALINIDADE
Em quase todos os casos de doenças degenerativas há excesso de acidez no corpo: no sangue, nos órgãos, nas células. Isso altera grandemente o metabolismo. O metabolismo saudável do corpo requer um meio mais alcalino. Os alimentos usados na Terapia Gerson tendem a criar a alcalinidade necessária ao bom metabolismo.


Ler mais :


Terapia Gerson - Introdução por Pedro Martins Simões

Lista de alimentos PROÍBIDOS na Terapia Gerson

Lista de alimentos PERMITIDOS na Terapia Gerson


Fonte: Terapia Gerson

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos