terça-feira, 2 de outubro de 2012

Estudo conclui que crudívoros são saudáveis

Um estudo norte-americano, publicado em Março de 2005 na revista Archives of Internal Medicine, concluiu que as pessoas que adoptam uma dieta vegetariana com o consumo exclusivamente de alimentos crus (crudivorismo), são magras, mas saudáveis.

Os crudívoros são um tipo de vegetarianos que só consome legumes, frutas, nozes e grãos germinados, desde que não tenham sido cozidos, processados ou alterados.
Foram estudados 18 crudívoros com idades compreendidas entre os 33 e os 85 anos. Em média, mantinham essa alimentação há 3,6 anos; sendo que alguns a praticavam há mais de 10 anos.

Embora os nutricionistas e a indústria alimentar alertem constantemente que uma dieta sem lacticínios pode provocar osteoporose, a equipa da Escola de Medicina da Universidade Washington, em Saint Louis, concluiu que os crudívoros têm ossos fortes.
Luigi Fontana, o responsável pelo estudo, considerou que os que se seguem uma alimentação crudívora não estão expostos a um maior risco de fracturas, mas que a sua baixa massa óssea está, provavelmente, relacionada com o facto de serem mais magros porque ingerem menos calorias.
Os pesquisadores compararam os crudívoros a 18 norte-americanos que seguiam uma alimentação omnívora. Os crudívoros tinham IMC (Índice de Massa Corporal) médio de 20,5, enquanto o outro grupo estava levemente acima do peso: IMC 25. Considera-se que uma pessoa está no peso ideal quando seu IMC (o peso dividido pelo quadrado da altura) se situa entre 18,5 e 24.
O responsável pelo estudo esperava que os veganos tivessem baixos índices de vitamina D, devido ao facto de excluirem alimentos de origem animal da sua dieta. Mas, na realidade, os níveis de vitamina D do grupo eram mais elevados do que a média. A vitamina D é produzida através da acção da luz solar sobre a pele. Essa substância é essencial para a manutenção dos ossos. Devido à sua importância, ela é adicionada ao leite e a outros alimentos. No entanto, com o objectivo de aumentar as suas concentrações de vitamina D, os crudívoros, tal como a maioria dos veganos, expõem-se frequentemente à luz solar.
O estudo indicou ainda que os crudívoros têm um índice baixo da proteína C-reativa, uma molécula inflamatória que está a ser associada a ataques cardíacos, diabetes e outras doenças crónicas. Além disso, têm índices menores de IGF-1, um factor de crescimento ligado ao risco de cancro da próstata e da mama.


Referências:
http://news.bbc.co.uk/1/hi/health/4389837.stm
http://www.planetark.com/avantgo/dailynewsstory.cfm?newsid=30093

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos