terça-feira, 23 de outubro de 2012

Comida Viva, Crudivorismo, Raw Food....

Introdução

Porquê comer crú e largar a dieta padrão do arroz, feijão e carne?
   Como os seres humanos se afastaram dos trópicos, eles começaram a comer a carne dos animais para substituir a falta de frutas e legumes. A agricultura de grãos, a caça de animais e a dependência da civilização em comê-los cozidos veio nos últimos 10.000 anos (o que representa menos de 1% do tempo que nossa espécie caminha pelo planeta), o mesmo período de tempo o homem vem utilizando o fogo para preparar alimentos.  Como tal, alimentos cozidos são consideradas um dos principais contribuintes para as chamadas doenças da civilização: câncer, doenças cardíacas e diabetes.
   Não há base científica para comer comida cozida. Animais semelhantes prosperam em dietas semelhantes, anatomicamente, humanos são classificados como primatas-antropóides , como gibões, chimpanzés, bonobos, gorilas e orogotangos. Não há outros exemplo de animais na natureza nessa classificação que consuma grãos. Todos eles consomem na maior parte frutas, folhas e castanhas (comem ocasionalmente insetos e pequenos invertebrados, mas representa menos de 1% da dieta e isso ocorre em época de escassez).  Grãos são para pássaros.
   O sistema imunológico, muitas vezes reage à introdução de alimentos cozidos na corrente sangüínea da mesma maneira que faz a patógenos estranhos, como bactérias, vírus e fungos. Tal processo é chamado de leucocitose digestiva, após um almoço de comida cozida, o nível de leucócitos atinge o mesmo nível do que se teria em uma grave infecção. (tal fato pode ser comprovado por um simples exame de hemograma)
   A energia que seria gasta para recompor células velhas, corrigir problemas, atacar fungos, bactérias e vírus é gasta nesse processo da leucocitose digestiva.
    Outro grande problema é o consumo de carne e derivados de animais como o leite, ricos em gordura que exige bastante suco gástrico ácido que eleva a acidez no sangue, causando diversos problemas como o roubo de cálcio dos ossos para estabilizar o PH. O sangue ácido é um sinal verde para as bactérias, indicando que o animal morreu e que elas já podem fazer a decomposição. O alto consumo de lipídio (gordura, óleos) mesmo sendo vegetal e crú contribui para esse fato, bem como o entupimento de veias e artérias. Ácido úrico é também um problema bastante comum entre os comedores de carne.  Países que consomem mais leite tem a maior incidência de descalcificação, fratura nos ossos e maior incidência de catarata.
     O pâncreas, produtor de enzimas que digerem o alimento, em um homem adulto é o que tem maior dimensão em relação ao tamanho corporal se comparado com todos os outros animais, tal fato se deve ao alimento cozido que tem suas enzimas destruídas pelo aquecimento. Alimentos crús contém a maioria das enzimas que farão sua própria digestão.
Os alimentos cozidos fazem com que o organismo crie uma camada de muco ao longo do aparelho digestivo para evitar o contato com as toxinas, porém a absorção de nutrientes cai drasticamente.
Como se pode ver, a alimentação padrão de grãos cozidos e carnes desprendem grande quantidade de energia para sua própria digestão, desviando energia que revitalizaria o corpo, além de conterem em grande parte calorias vazias, sem nutrientes essenciais, levando pessoas á serem obesas e mal nutridas. 
O aquecimento de amidos também libera toxinas que viciam como a acrilamida. Até mesmo o famoso glutamato monossódico usado como aditivo na indústria alimentar é formado pelo processo de cozimento de temperos , proteína de soja e outros.

Pessoas podem e tem sobrevivido por muito tempo com a dieta padrão, porém não podem prosperar em saúde e vitalidade, raramente passam dos 70 anos tendo uma vida com qualidade e disposição física para exercícios pesados. Até mesmo os jovens de porte atleta hoje em dia estão morrendo de problemas vasculares e câncer !   O hábito de alimentar 100% crú, além de reverter essa regra, é capaz de curar inúmeros de casos de doenças, há muitos relatos de cura do câncer , doenças crônicas e algumas tidas como genéticas.

Todos os povos civilizados  que se basearam na agricultura de grãos e a domesticação de animais para consumo humano  entraram em colapso segundo o estudo de vários pesquisadores e antropólogos, entre o motivo principal está a fuga de nossa função biológica, que é comer e espalhar as sementes das frutas, contribuindo para o crescimento e diversidade das florestas.  
 Já imaginaram se 10 mil anos atrás , ao invés de destruir as florestas para plantar grãos e criar animais,  tivessemos espalhado as sementes de frutíferas por onde passassemos? haveriam imensas florestas abundantes, diversificadas, ninguem passaria fome, nem teria que se sujeitar á trabalhos degradantes, insalubres , uma vida sem sentido que está nos levando á auto-extinção em questão de décadas!
 Florestas criam recursos , já os campos de cultivo de grãos sugam recursos , eliminan toda a diversidade de vida, são dependentes de exaustivo trabalho e só existem devido á revolução verde, que na verdade não tem nada de verde, é extremamente dependente de Petróleo.
Técnicas de Agroflorestas para a produção de frutas são extremamente eficientes , não dependem sequer de insumos externos, é a única solução técnica viável atualmente para resolver todo o problema ambiental, de saúde e de fome no planeta.
Segundo o livro Grain Damage, até mesmo uma área com um pomar de fruticultura, nos modelos tradicionais são capazes de alimentar 250% de pessoas á mais do que  uma mesma área com plantio de grãos!


Existem várias abordagens sobre o crudivorismo?

     Sim, a maioria das dietas crudívoras (alimentação crua) são vegetarianas, pois a carne crua e sem temperos exala um cheiro característico que inibe naturalmente a fome do ser humano.
Algumas tem como base o consumo de grãos , porém passam pelo processo de germinação, para que todos anti-nutrientes e toxinas sejam eliminados. Como os grãos não são palatáveis, utilizam temperos dos mais variados tipos, como sal marinho, cebola, pimenta, alho e azeite prensado á frio. Pratos elegantes , receitas misturadas e sucos verdes fazem parte dessa vertente do crudivorismo no Brasil. Deve se prestar atenção á esse tipo de dieta, pois acabam comendo lipídios em excesso, fazendo má combinações alimentares, tendo quase o mesmo efeito que a alimentação padrão.Essa frente geralmente utiliza-se de fundamentos místicos/espirituais para justificar argumentos nutricionais e dependem exclusivamente de liquidificadores, algo nada natural  para nosso sistema digestivo, não focam a dieta em calorias, mas em uma energia não mensurável denominada por eles de ¨energia vital¨. 
  O frutarianismo é também uma dieta geralmente crua e está baseada apenas no consumo de frutas (algumas vezes está ligada à questões religiosas) . Porém essa dieta pode ser insustentável por longos períodos, há quem viva comendo só frutas por toda a vida, mas não terá saúde próspera. Os verdes (folhas) trazem vários benefícios à circulação , e levam oxigênio ao intestino através da clorofila , reduzindo as bactérias anaeróbicas que são maléficas e aumentando a relação das aeróbicas que fazem bem ao organismo , liberando nutrientes e vitaminas.  As folhas também são fibras insolúveis, que funcionam como esponjas, absorvendo resíduos tóxicos.
Grande parte dos sais  minerais como o sódio estão nas folhas verdes, na natureza não há nenhum animal que coma apenas frutas.
  O site abordará apenas o frugivorismo (frutas e folhas) hipo-lipídico, moldado na dieta 80/10/10®.


E a dieta 80/10/10 ® * ? (não confundir dieta com regime alimentar)
A dieta 80/10/10 é também uma forma de crudivorismo vegano predominantemente frugívoro (frutas e folhas) porém hipo-lipídica (pouca gordura)  e higienista, ela foi cunhada pelo nutricionista esportivo Douglas Graham á mais de vinte anos atrás, sendo utilizada com sucesso por muitos atletas amadores e profissionais, bem como não-atletas para alcançar um desempenho superior e saúde. Os números 80/10/10 referem-se a limitar o percentual de calorias, em média, ao longo do tempo , que são obtidas a partir dos três macronutrientes do alimento: carboidratos, proteínas e gordura, respectivamente, em média, um mínimo de 80% de suas calorias virão de carboidratos simples, um máximo de 10% de proteína, e um máximo de 10% de gordura. Assim, a maioria em uma dieta de 2000 calorias por dia, um mínimo de 1.600 calorias virão de carboidratos, um máximo de 200 da proteína, e um máximo de 200 a partir de gordura, em média durante um mês ou um longo período de tempo. 90 - 95% de suas calorias devem ser provenientes de frutas doces, 2-6% a partir de verduras, legumes e frutas não-doce(alface,tomate, pepino, etc) e 0 - 8% de nozes e sementes.(a semente de girassol é única recomendada, porém opcional, nozes  e castanhas também são opcionais, 3 por dia no máximo para uma dieta entre 2000 á 2500kcal)
Na prática, manter essa proporçao de macronutrientes é bem simples , basta comer as frutas mais comuns e evitar as que contém gordura.
Isso geralmente é realizado com duas ou três grandes refeições de frutas durante o dia (monorefeições) e uma GRANDE salada à noite.
Coincidentemente, a proporção 80/10/10 é a mesma dieta em que nossos parentes mais próximos, os primatas comem e prosperam.
A própria natureza nos protege fisiologicamente e fisicamente da alta ingestão de proteínas e gorduras, as gorduras como o óleo vegetal não está disponível na natureza em quantidades concentradas, os cocos apresentam grandes barreiras para que se chegue até a castanha, uma grande refeição de coco ou abacate causa mal estar e enjôo. As fontes de proteínas concentradas sempre estão aliadas á gordura, alimentos protéicos como as nozes e castanhas sempre tem uma quantidade muito maior de gordura.




O quê comer na 80/10/10?
Frutas:
Todos alimentos crús em que a pessoa consegue fazer uma mono-refeição (um único alimento) até se satisfazer ,sem ter dificuldades para processar ou ter que temperar , sentir um bom paladar e não ter efeitos colaterais pode ser considerado um alimento essencial. A maioria das frutas tem essa característica. Abacates devem ser consumidos com moderação devido ao alto teor de gordura.
Castanhas e nozes:
Castanhas do pará, nozes chilenas podem ser consumidas com moderação, respeitando o limite 80/10/10, na prática só 3 castanhas por dia se quiser.
Se for comer coco, preferir ele mais jovem, e nunca consumir um por dia.

Legumes:
Geralmente, apesar do selo de aprovação incondicional destes alimentos por parte de especialistas de nutrição,  o fato é que a maioria dos produtos alimentares não são os ideais humanos. Se o nosso paladar e os sentidos não estavam pervertidos por anos de práticas abusivas de comer, nós seríamos capazes de julgar a sua falta de adequação do seu sabor desagradável, cheiro e aparência. Faltando esta habilidade, podemos compensar com o nosso conhecimento que estes alimentos são difíceis de digerir e até mesmo tóxicas em alguns casos.

Vegetais Crucíferos (Brócolis,Couve-flor, Repolho,Couves, Espinafre) :
Todos são desqualificados como ótimos ou mesmo adequado, devido ao alto conteúdo de celulose. Nossos corpos têm uma capacidade limitada para acessar os nutrientes incorporados na estrutura da celulose . Estes vegetais contêm também irritante e ácido oxálico indigesto e são desagradáveis de comer em seu estado bruto. A exceção a esta categoria é espinafre com folhas mais novas, que que a maioria das pessoas descrevem como um sabor agradável e é relativamente fácil de digerir, em quantidades moderadas pois o seu teor de ácido oxálico é baixa neste momento no seu crescimento. (O livro 80/10/10 Diet é mais flexível em relação á couve-flor, repolho e brócolis, indicando eles inclusive em receitas de saladas)

Sementes cruas não precisam ser comidas, mesmo que germinadas.( Na 80/10/10 recomendam apenas o girassol caso queira consumir)

Condimentos e temperos também NUNCA (sal, cebola branca,  pimenta, alho,rabanete..) pois contêm ácidos e alcalóides tóxicos que irritam os tecidos e negativamente excitam terminações nervosas.As reações são facilmente confundidas como "energizadoras" do corpo, quando na realidade o corpo está perdendo suas energias e criando resíduos metabólicos desnecessários, uma vez que está gastando para eliminar as substâncias nocivas.
(Obs: O único tempero que uso em saladas ás vezes é o limão) 

Brotos: contém alto teor de celulose (difícil digestão) e poucas calorias. portanto Não.

Aipo (Salsão): Um alimento rico em água e minerais,  de fácil digestão e altamente alcalino. Apenas o caule é comestível, é uma ótima opção para se fazer molhos com manga ou tomate e jogar por cima do alface.

Pimentão: pode ser consumido , mas nunca verde.

Quanto devo comer?

Muitas pessoas ao entrar na 811 trazem consigo o costume antigo de comer frutas apenas como sobremesa em baixa quantidade e esquecem de que na 811 as frutas são o prato principal, e acabam assim comendo poucas calorias, perdendo peso excessivamente.

Nosso organismo gasta energia para se manter vivo em estado vegetativo, que é o chamado metabolismo basal, que a grosso modo pode ser calculado da seguinte forma: peso(em kg) multiplicado por 20 , onde o resultado é o gasto de energia em kcal.
Exemplo: uma pessoa de 60kg : 60x20=1200kcal de gasto com o metabolismo basal.
As demais energias são gastas em exercícios físicos como correr, subir escada, nadar, etc.

O Dr Graham recomenda gastar a mesma quantidade do basal em exercícios físicos, portanto a pessoa de 60kg precisaria ingerir 2400kcal diárias, se fossemos calcular em bananas á ser ingeridas, seria mais de 24 bananas nanica! (cada nanica tem 90kcal) ou seja, um volume enorme para quem está acostumado á comer alimentos refinados gordurosos e sem água.

Porque fazer Mono-refeições?
As monorefeições constituem em refeições de um único alimento de cada vez, para uma melhor digestão.
O ideal seria no máximo duas ou três monorefeições por dia e uma grande salada de verdes bem combinada ao fim do dia.(ex:alface e tomate..)
UM alimento só pode ser digerido em UM sistema digestivo em UM determinado instante, para digerirmos mais de um alimento ao mesmo tempo, precisaríamos de outros sistemas digestivos independentes no mesmo corpo , algo que não existe em nenhuma espécie animal.
Cada alimento precisa de uma enzima específica para digestão, lugares diferentes do sistema digestivo, PH diferentes,sucos digestivos diferentes, enzimas específicas trabalham em PHs diferentes.
A má combinação alimentar resulta em péssima absorção de nutrientes, fermentação e putrefação, liberando substâncias tóxicas como por exemplo o metanol.
Até mesmos os onívoros como os ursos, nunca comem peixes , mel ou vegetais juntos.
Na natureza, os primatas e o ser humano comem de um determinado alimento até se satisfazer caloricamente, diferente dos herbívoros que comem o dia todo.
É primordial não comer entre as 0:00 e 0:05 horas , pois é nesse intervalo que o organismo está eliminando toxinas e recompondo os tecidos, a ingestão de alimentos nesse horário roubaria toda a energia desse processo.
O ideal seria fazer apenas monorefeições até que sejam eliminadas , porém comer uma janta de alface puro geralmente não é agradável, apesar de muitos conseguirem, portanto saber combinar a salada com folhas é fundamental, algumas regrinhas são válidas:
- melão e melancia não combina com nada
- frutas acidas e doces não podem sem comidas juntas (ex:  banana e abacaxi, banana e laranja..)
- futras gordas , nozes não podem ser ingeridos com doces (ex: abacate e banana, castanha e banana)
Logicamente, uma pessoa que vem da dieta padrão não conseguirá fazer apenas uma monorefeição por exemplo de 20 bananas ao meio dia e uma salada de jantar, porque seu estômago está acostumado com alimentos refinados, a prática de comer grandes quantidades calóricas em uma única refeição se dará ao longo do tempo . Fazer 3 monorefeições e uma salada verde é de fácil aceitação para os iniciantes.
Uma boa sugestão pra saladas é alface com manga , alface com tomate e manga, alface com banana, alface com tomate e pepino. Há quem faça molhos de manga com pimentão  e jogue por cima do alface.   No site espalhandosementes.com tem várias dicas.

A variedade de frutas ingeridas se dá ao longo do ano, devemos comer aquelas que são predominantemente da época, pois sempre serão mais saudáveis e baratas.

A Informação contida nesse site é apenas um resumo simplista, insuficiente para quem quiser seguir a dieta 80/10/10,  Para mais informaçoes, visitem o site http://saudebrasil.ning.com  (espalhandosementes) e leiam os livros do Dr Graham :  Grain Damage e o 80/10/10 diet.


TERMO DE RESPONSABILIDADE A utilização das informações contidas neste site são de inteira responsabilidade do leitor . O site e seus responsáveis não se responsabilizam pelo mal uso das informações nele contidas ou por qualquer tipo de dano que estas informações possam originar. O site tem como objetivo principal difundir a dieta 811 e os princípios higienistas, baseados apenas em informações colhidas ao longo do tempo e por experiências pessoais, com fins meramente didáticos e científicos. Para qualquer mudança em hábitos, dieta e estilo de vida, procure seu médico ou nutricionista.

Use a calculadora: http://cronometer.com/

Copyleft; Todo o conteúdo do site pode ser copiado e distribuído desde que citadas as fontes de origem.
* 80/10/10 , 811,  811-RV é marca registrada do Dr Graham.

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos