quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Os fantásticos germinados!


A natureza oferece-nos meios eficazes para prevenir ou até mesmo para combater muitas doenças, das mais simples até as mais complicadas.
Não quero que ninguém ignore os conselhos dos médicos, ou muito menos resolva tratar-se sozinho. Mas porque não dar uma mãozinha através de meios naturais. Vamos dar apenas algumas dicas, lembre-se disso.
Em 1967, o investigador L. Jonathan Hartwell, publica os resultados dos seus estudos: Plants  used Against Cancer: A Survey”. É uma lista com mais de 3.000 plantas que ao longo dos séculos foram usadas pelo homem nos cinco continentes para combater com mais ou menos sucesso as diversas doenças.
As pessoas que comiam determinadas quantidades de legumes e frutos frescos estavam mais protegidos contra as doenças, inclusive o cancro.
As teorias variavam entre os alimentos serem ricos em Caroteno (provitamina A), em vitamina C, em ácido fólico, em vitamina E e em Selénio, depois surgiram outras substâncias anticancerígenas, tais como o licopeno, os glucosinolatos, os indóis e os fenóis, os bioflavonoides, e certos polissacarídeos….
Os alimentos frescos são muito mais activos que os comprimidos ou as cápsulas.
Porque?
Nenhuma capsula ou comprimido é tão completo como um alimento fresco, normalmente contem só um elemento, por exemplo: caroteno.
Em muitos dos casos são moléculas de sínteses. 
Os componentes de um comprimido seja extractos naturais sejam de síntese, normalmente não estão “vivos”.
Numa planta existem dezenas e mais frequentes, centenas de moléculas complexas e “vivas” que trabalham em conjunto, que se completam, equilibram-se e produzem assim um efeito de sinergia sem os terríveis efeitos secundários dos produtos químicos.
Os equilíbrios das cápsulas e dos comprimidos, são duvidosos, com apenas algumas moléculas diferentes (muitas vezes só uma) ou em excesso ou em quantidade duvidosa.
Mesmo com muito boa vontade, a natureza não é passível de cópia!
Como solucionar essa questão?
Comer alimentos frescos, saudáveis, biológicos, sem estarem adulterados e ainda variados?

FACIL! Os germinados, de leguminosas e cereais.
Não é de hoje, que o grão germinado tem uma grande notoriedade junto dos especialistas da saúde natural, quem nunca ouviu falar do trigo germinado possivelmente conhece como germes de trigo. Ou os rebentos de soja, que na realidade são rebentos de feijão mungo. Mas existem milhares de grãos que potencializam as suas qualidades ao serem germinados.
Porque as vantagens dos grãos germinados?
Os grãos de um modo geral contêm todos os elementos de que o nosso organismo tem necessidade: vitaminas, oligoelementos, proteínas, lípidos, açúcares, aminoácidos, etc.
Na sequência do contacto com a água e a luz todos setes grãos se transformam ao começar o processo de germinação: os elementos decompõem-se, tornam-se mais assimiláveis e sobretudo, multiplicam-se.
Assim, por exemplo, o trigo germinado contém 100 vezes mais vitamina B17 (letril) e 600 vezes mais vitamina C do que o trigo não germinado.

O que é um grão germinado?
É um grão que ao contacto com a água começa um processo de crescimento que vai dar origem à planta completa.
O germe é que irá originar a raiz. É o que a professora Ana Branco chama de narizinho.

O que é um rebento?

É a fase seguinte, depois da saída do germe, no contacto com a luz os grãos germinados vão, com a ajuda de clorofila, deixar emergir um pequeno rebento verde que aliás crescerá bastante depressa.
Estes rebentos são igualmente muito ricos em elementos nutritivos e ultrapassam muitas vezes o valor dos germes.
Os grãos são todos iguais?
É logico que não. O teor de cada espécie é diferente das outras. Como para todos os alimentos é preciso variar e por exemplo, consumir duas ou três variedades de grãos de cada vez, mas isto não é obrigatório.
Existe uma variedade de composição dos grãos, que revela-nos que alguns são particularmente mais interessantes do que outros no que diz respeito as doenças a tratar.
Vamos falar brevemente sobre algumas fontes anticancerígenas como grãos, legumes e frutos.
Os mais conhecidos são:
Sementes de Alfafa ou luzerma (Medicago sativa)
Grãos pequenos com cerca de 2 milímetros e com cor castanha.
Recomendado para o cancro de pele, do pulmão e da laringe. Rica em carotenoides, vitamina C e enxofre. O princípio hormonal é o coumestrol, muito benéfico na menopausa.
Deixe de molho por 8 horas, e deixe germinar por sete dias, lavando de manhã e à noite. Antes de consumir lave.
Feijões Azuki (Phaseolus angularis)
Pequenos feijões de cor vermelha. Com substâncias anticancerígenas reconhecidas.
Deixe de molho por dezoito horas. O feijão vai desbotar e deixar a água com uma cor castanho ferrugem.
Deixe germinar por quatro dias, lavando de manhã e à noite.
O Feijão Azuki germinado combate o excesso de colesterol, a hipertensão e o excesso de açúcar no sangue.
Grãos de arroz (Oryza sativa)
Uma semente de origem Indiana, o arroz é o cereal mais consumido pelos seres humanos.
Os grãos de arroz para germinar não são fáceis de encontrar. As substâncias anticancerígenas do arroz germinado diminuem o risco do cancro da próstata, da mama e dos intestinos. Ainda reduzem a tensão arterial, impedem a formação de cálculos renais e combatem a psoríase.
Mergulhe os grãos de arroz em água durante 12 horas, depois lave de manhã e à noite durante quatro dias.
Os legumes e os frutos mais indicados são as cenouras, o alho, a cebola, o sumo de alóes, os tomates, os citrinos sobretudo as laranjas, as tangerinas e as toranjas.
Que grãos comprar?
Hoje já não é tão difícil, encontramos grãos de cultura biológica. As embalagens são herméticas para não germinarem precocemente.
Não era muito fã dos germinadores, mas utilizei um de barro cozido durante 15 dias e fiquei apaixonada.


Como germinar!
Gosto de deixar os grãos acordando durante à noite. Coloco duas colheres de sopa de grãos num copo, cubro com o dobro de água e deixo os assim durante 6 a 12 horas. De seguida retiro a água, e deixo escorrendo numa rede de arame, lavando os grãos com água corrente de manhã e à noite (no mínimo).
Se utilizar o germinador, será mais fácil. Basta deitar duas colheres de água em cada nível do germinador e deitar ½ litro de água no primeiro nível. Á água vai escorrer de nível para nível. Faça isso de manhã e à noite, removendo sempre a água retardada.

Vejamos, os grãos de trigo no primeiro dia e incham, no segundo dia os primeiros germes aparecerão, mas mais vale comer o trigo germinado no terceiro dia, pois os grãos estarão mais tenros. Para as sementes de brócolos, será preciso esperar cerca de uma semana. Mas estes prazos podem variar em função da água, da luz, e sobretudo da temperatura. O processo será mais lento no Inverno, e mais rápido no Verão.
Se colocar o germinador de plástico  à luz notará a diferença. Mas atenção não exponha aos raios de sol directamente.

Onde usar os grãos germinados?
Os grãos germinados e os rebentos são consumidos crus, mastigados lentamente até reduzi-los ao estado líquido. Se quiser pode tempera-los, mas sempre dando prioridade a qualidade dos condimentos.
Poderá come-los juntamente com saladas, sumos, sopas e outros pratos da cozinha Viva.
Gostaria de pormenorizadamente quatro  grãos anticancerígenos.
Sementes de brócolos, dos feijões de soja, dos grãos de trigo e das sementes de rabanete preto. Esse grão contem betacaroteno, B17, C e E, antioxidantes, enzinas especiais e outras substanciais que detém a proliferação das células cancerígenas ou simplesmente impedem a mutação das células sãs. Mais adiante vamos falar mais pormenorizadamente sobre esses grãos.
Sementes de brócolos (Brassica olerácea italica)
O mais potente anticancerígeno conhecido. Conhecemos os brócolos, mas poucas pessoas conhecem as suas sementes biológicas. Não germine as sementes de um horticultor ou de um centro de jardinagem, essas sementes são tratadas com produtos químicos.
A semente de brócolos são minúsculas com pouco mais de um milímetro, tem cor vermelha ou castanha escura, depois de germinada o seu tamanho não passa dos três milímetros.
Há anos e de conhecimento geral que as couves contem substancias de acção benéfica contra os cancros. As couves contem Indóis, as flavonoides, os fenóis, alem de selénio, cálcio, vitaminas C e E, e betacaroteno.
As sementes de brócolos germinadas contem todos os elementos citados em maior quantidade, além de SULFORAFANO. Substancia isolada pelo professor Tabalay do John Hopkins School Of medicine de Baltimore (USA) das sementes dos brócolos germinados depois de cinco a seis dias onde a concentração era cinquenta vezes superior à das couves. Um factor muito importante relativo a essa substancia e o facto dela não ser destruída com o calor da cozedura.
O estudo demonstra que as pessoas que consomem regularmente alimentos ricos em glucosinolatos  sob a forma de Isotiocianato activo presente nas couves e particularmente nos germes e rebentos dos brócolos, raramente sofrem de cancro do intestino grosso, do estômago, do esófago, da laringe, da faringe, da boca e da próstata.
Como obter os germes de Brócolos.
A dose recomendada é de 10 a 20 gramas de brócolos germinados por dia consoante se trate de prevenção ou de tratamento. Contudo, é preciso ter em conta que na prática comerá provavelmente outras grãos ao mesmo tempo. Assim, deverá basear-se numa média de duas a três colheres de sopa de diversos grãos germinados por dia. Como tudo o importante é variar a dieta, tanto para não enjoar como para equilibrar todos os contributos nutricionais.
Deite duas colheres de sobremesa de sementes de brócolos num copo e cubra com água pura, por 8 horas. Depois desse tempo escorra as sementes com um passador de chá e de manhã e à noite, lave os grãos sem nunca voltar a deixa-los de molho.
Deixe as sementes junto da luz, sem contudo expô-la aos raios solares. Para essas sementes o germinado é uma solução magnífica.
Os brócolos demoram cinco a seis dias para obter germes comestíveis. Com mais um ou dois dias já obterá rebentos verdes. Esses são ricos em clorofila. Lembre-se deve lava-los todos os dias de manha e à noite.
Pode colocar o germinados em saladas sumos ou outro prato qualquer, mas lembre-se deve mastiga-los até ficarem líquidos, por isso a melhor solução e comê-los sozinhos no inicio de cada refeição.
As sementes de Rabanete Preto ( Raphanus Sativus Neger)
As crucíferas são sem dúvida sementinhas activas. Já existem estudos nos Estados unidos, no Japão, em Israel, na Noruega, na Grécia entre outros que são unanimes, todas as crucíferas exercem uma formidável acção anticancerígena.
Assim como os brócolos, o rabanete e particularmente o rabanete preto é rico em indóis, flavonoides e fenóis, em vitamina C e em óleos essenciais sulfurados, as sementes de rabanete preto são particularmente protectoras das células sãs impedindo-as de se transformarem em células cancerígenas.
Mas ATENÇÃO, pessoas com má digestão, podem ver os sintomas agravados, assim não é recomendado as pessoas com problemas de estômago, como hiperacidez, ardores e úlceras do estômago ou do duodeno consumirem as sementes de rabanete preto.
Os grãos em Portugal são quase sempre importados são ovóides de 3 a 4 milímetros de cor castanha.
Como germinar.
As sementes de rabanete têm uma potente acção bactericida e por este facto, contrariamente à soja, elas não correm o risco de fermentar ou de serem contaminadas. Pode, deste modo, pô-las directamente na água durante 8 horas, a seguir passa-las por água antes de as colocar no germinador. Os grãos duplicarão rapidamente de volume e pode estimar-se que uma colher de grãos dê quatro colheres de rebentos.
Igual a todas as sementes, lavamos duas ou três vezes por dia, as sementes devem germinar dentro de dois dias e podem ser consumidas no quarto ou quinto dia.
Atenção as sementes são picantes, mas com sabor muito agradável, se for comido com outros grãos germinados será mais fácil suportar maiores quantidades.
As sementes de rabanete preto são também reconhecidas para tratamento de cálculo biliares, de insuficiência hepática, de prisão de ventre e de digestão difícil, são ricos em enxofre, estão indicadas para fluidificar as secreções dos brônquios e dos seios perinasais, assim como para desinfectar as vias respiratórias.

Os grãos de soja. (Glycine hispida)
A soja já é conhecida na Ásia desde há 5.000 anos. Neste momento há uma grande controvérsia sobre as suas vantagens e o seu consumo, mas essa controvérsia não atinge o grão de soja germinado. Há inúmeras vantagens em consumi-lo entre elas o facto de baixar o colesterol, é óptimo para os diabéticos, contem fitoestrogénios recomendado nos problemas da menopausa. Mas a grande vantagem do grão de soja germinado é conter substancias que ajudam o organismo a combater as células cancerígenas, A genesteína, a daidzeína, os carotenoides, os folatos, as vitaminas C e E, o cálcio, o selénio e o magnésio são alguns das substâncias que previnem ou até mesmo eliminam o cancro da mama, do estômago e da próstata.
Como todos os grãos ou sementes que vamos germinar, devemos ter a certeza de serem de cultura biológica. 
Como germinar!
Tendo um volume maior do que os outros grãos, o grão de soja é mais fácil de germinar num copo, coloque duas colheres de sopa de grão de soja num copo, e cubra com água, escolha os grãos, elimine os partidos, escuros ou os que de qualquer forma não estejam perfeitos. Deixe de molho durante 12 horas, em seguida passe por um coador e rede. Coloque os grãos num germinador ou deixe no copo, deve é ter em atenção que os grãos de soja são mais fáceis de fermentar, lave-os duas a três vezes por dia (principalmente no verão) .
A soja começará a germinar no segundo ou no terceiro dia. E estão prontos para serem consumidos.
Como para todos os grãos aqui apresentados, a dose diária varia em função de dois factores:
1 – Prevenção ou tratamento.
2 – Sozinho ou acompanhado de outros germes.
Assim, se não sofre de qualquer doença e consome simultaneamente outros grãos, uma simples colher de sopa por dia será suficiente. Mas por outro lado, se ingere apenas a soja para ajudar o seu tratamento anticancerígeno, duas a três colheres por dia serão o mínimo.
Na América do Norte, os germes de soja são utilizados para prevenir o cancro, mas também para os cálculos biliares, a aterosclerose, reduzir o colesterol, proteger a função renal, reduzir a osteoporose e aliviar os sintomas da menopausa.
Finalmente a estrela dos germinados o germes de trigo (Triticum sativum)
O trigo germinado, a relva de trigo são desde há muito tempo um dos segredos mais conhecidos dos adeptos da vida ao “natural”
Ele contém em proporções muito equilibradas e sob uma forma muito assimilável quase tudo o que o nosso organismo necessita: proteínas, lípidos, glícidos, vitaminas, aminoácidos, oligoelementos, enzimas…
Evidentemente, que falamos aqui de grãos de trigo integral.
Para combater o cancro, o trigo germinado ou melhor dizendo os rebentos de trigo fornecem uma quantidade apreciável de betacaroteno, de vitamina E, de folatos, de magnésio, de zinco, de selénio, alem de enzimas anti-radicais livres como o Superóxido Dismutase, a Catalase, o Glutatião, a Peroxidase e a Metionina Redutase.  O germe de trigo contém pouca vitamina C, mas o letril que certos investigadores indicam como substância anticancerígena.
O conjunto dos componentes do trigo germinado, provoca uma potente actividade biólogica verificada ao longo dos anos pelos naturopatas para combater o cancro, mas também os processos de envelhecimento. Trata-se efectivamente de um alimento excepcional para favorecer uma longa vida em boa saúde!

Como obter o trigo germinado
Já existe uma lei que obriga as sementes serem irradiadas, mas vale sempre a pena tentar germinar o seu próprio trigo.
Não cansamos de dizer que as sementes devem vir de culturas biológicas. Aqui cabe uma nota, a data de validade é um mero proforma. A história da descoberta Kamuts nos tempos modernos parece bastante bem documentada, a história de suas antigas raízes no entanto permanece indescritível. Fontes concordam que o grão Kamut foi encontrado em uma pirâmide no Egito (provavelmente Dahshur ou Saqqara). Algumas espigas foram dadas, vendidas ou talvez apenas descoberto por um aviador dos EUA que enviou a seu pai que era um fazendeiro de trigo em Montana e ai começa a história moderna deste cultivo milenar. Kamut embora baixo em glúten tem um sabor de noz rico que serve muito para fazer pães multi cereais com resultados deliciosos.
Em um copo coloque duas colheres de sopa de trigo, cubra com água pura por 12 horas, depois deste período escorra a água e ou coloque no germinador ou deixe no escorredor de arrame.
Lave duas ou três vezes por dia, é só isso! Os germes deverão aparecem a partir do segundo dia e podem ser consumidos imediatamente. Se esperar mais um ou dois dias, terá rebentos verdes, e ainda se esperar mais uns 3 ou 4 dias terá erva de trigo ou o famosíssimo wheatgrass, usado em sumos no mundo todo.

O trigo germinado é um excelente adjuvante contra o cancro, mas também um formidável alimento anti-envelhecimento, um reconstituinte eficaz para os nervos e um desintoxicante do sistema digestivo.
Faça alquimia, mástique lentamente os grãos de trigo germinados, misturando-os cuidadosamente com a saliva, a magia começa na germinação, continua dentro da boca, mesmo antes de operar os seus prodígios no seu organismo.

publicado em 13/09/2012

2 comentários:

Anónimo disse...

EXCELENTE artigo!!!! Cheio de sugestões preciosas que vou seguir!!! Sílvia

Iara Rodrigues da Cunha disse...

Gostei muito da matéria...um passo-a-passo bem explicado. Parabéns! bjs

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos