quinta-feira, 17 de maio de 2012

CRUDIVORISMO por Jordão Torres

Como parte da mudança de paradigma, a alimentação do Novo Milênio basear-se-á em princípios muito diferentes dos que aprendemos nas escolas.

Fala-se agora da freqüência vibratória dos alimentos, mais que do seu teor de proteínas, gorduras e carboidrato. É uma nova concepção da alimentação que toma em conta o corpo espiritual.
Parte-se da idéia de manter um são equilíbrio energético para garantir a saúde do corpo físico. Tudo começa no corpo espiritual para logo, se refletir na realidade física, nos órgãos, no funcionamento orgânico do nosso corpo físico.
No crudivorismo, os alimentos são consumidos no estado natural, crus, sem o recurso a conservantes, temperos, fermentações ou preparos culinários.
Apesar de pouco praticada na atualidade, esta modalidade alimentar já teve muitos adeptos no passado, antes de cair em desuso por algum tempo, e agora reaparece.
É inquestionável que os seus seguidores se fundamentam em princípios onde é difícil não encontrar lógica:

1. O homem é o único animal que cozinha os alimentos, destruindo com isto as suas propriedades nutritivas. A quase totalidade das enzimas, que são extraordinárias para o aparelho digestivo, perdem-se, mesmo na simples cozedura, e a água fisiológica dos vegetais, quando não se evapora, dilui-se demais ou é indesejavelmente transformada, deixando o alimento destituído dos seus princípios vitalizantes. Os minerais passam do estado orgânico, assimilável, a um estado inorgânico de difícil aproveitamento;

2. Sempre que ingerimos alimentos cozinhados, produz-se um fenômeno que se designa cientificamente por leucocitose digestiva. Ao detectar a presença de substâncias alheias à fisiologia humana, o sistema imunológico julga-se invadido e liberta os leucócitos para as combater, agindo como se estivéssemos no meio de uma epidemia - uma vez que a prática errada ocorre em todas as refeições. É para tentar atenuar este inconveniente que os dietistas aconselham o consumo de saladas em todas as refeições, pretendendo enganar desta forma as nossas defesas naturais.

3. Estamos preparados para digerir e assimilar alimentos crus (naturais);

4. Do ponto de vista moral, é difícil justificar o ato de matar, quando se sabe que tal não é necessário e serve apenas para gratificar o paladar, por breves instantes ... e em prejuízo da nossa saúde!

Se comermos alimentos cozidos, há um aumento dos glóbulos brancos após a refeição — como se tivéssemos ingerido veneno. O nosso sistema imunológico, neste caso, está ocupado de manhã até à noite enfrentando os tóxicos que introduzimos com a alimentação aquecida, em vez de se defender contra germes e destruir células cancerígenas.
A saúde humana depende de outros fatores como: ÁGUA, AR PURO, EXERCÍCIO FÍSICO, LUZ SOLAR, JEJUM, REPOUSO E MEDITAÇÃO.

1. ÁGUA: A água pura é um dos elementos mais necessários à existência. A ideal é a mineral, de fonte ou de poço límpido. Ingerir o máximo possível.

2. AR PURO: Sem ele a vida é impossível. É ideal que respiremos ar puro e fresco sempre. Se não for possível no dia a dia, nos finais de semana entrar em contato com a natureza que nos devolve a alegria de poder respirar ar puro e saudável. É importante que a respiração seja profunda e lenta (abdominal).

3. EXERCÍCIO FÍSICO: Não nascemos para ficar sentado o dia todo. Nosso organismo sente o sedentarismo e precisamos nos exercitar durante o dia. Existem várias modalidades que podemos escolher como: caminhada, yoga, natação, ginástica, etc. Um esporte coletivo também é importante, se existir a possibilidade de tempo, devemos praticá-lo (vôlei, basquete, tênis, etc).

4. LUZ SOLAR: Desnecessário seria dizer da importância da luz solar diariamente, porém sabemos que muitos de nós ficamos amofinados em nosso trabalho, sem saber se faz sol ou chuva lá fora. A luz solar, ao penetrar em nossos olhos, ativa a produção de serotonina, um hormônio que produz serenidade e sono. Aumenta a autodefesa e ajuda a prevenir a osteoporose. Melhor horário até às 10.00h ou após as 15:00h.

5. JEJUM: O jejum é a purificação mental e espiritual. Proporciona descanso regular e necessário aos órgãos digestivos e ao organismo em geral. Aumenta a autodeterminação através do controle mental. Curam males físicos, principalmente distúrbios estomacais e intestinais. O ideal é que seja completo, sem água, para não entrar suco gástrico na corrente sangüínea, para não haver distúrbio mental.

6. REPOUSO: O se humano precisa repousar. A quantidade mínima é de 7 a 8 horas de sono por noite, porém varia de acordo com a constituição física e temperamento de cada um. Precisamos de um repouso reparador. Nosso quarto deve ser o mais acolhedor possível e nossa mente desprendida, para que possamos desfrutar de um sono restaurador. Para sabermos se dormimos bem é bom observar nosso corpo e nosso humor pela manhã. Uma boa dica é não dormir com o estômago cheio e uma boa xícara de chá de valeriana ajuda bem quem tem dificuldade para dormir.

7. MEDITAÇÃO: 90% de todas as enfermidades tem origem nas mentes doentias, que não sabem controlar seus sentimentos e impulsos. Na realidade não sabem dominar seu ego e sentem-se separadas de Deus, então poluem a mente com pensamentos negativos como o ódio, inveja, frustração, sentimentos de inferioridade ou de culpa.É preciso que limpemos nossa mente de todas essas crenças inúteis e que só nos afastam de nosso Eu Sou. É preciso que aprendamos a manter umas atitudes positivas, esperançosas, animadas, altruístas. Precisamos nos sentir realmente filhos de Deus em toda sua plenitude e nos entregarmos realmente de corpo e alma.


2 comentários:

Anónimo disse...

As leguminosas germinadas (mung, preto, grão de bico, lentilhas, etc)podem ser consumidas cruas?

Leite da Terra disse...

Ola Anónimo. Podem sim, e ficam optimos, alem de ficarem lindos. veja aqui - http://leitedaterra.webnode.pt/album/galeria-de-fotos/#a4-jpg
a única excepção é o feijão preto, branco, fradinho, manteiga... veja aqui o porque http://leitedaterra.blogspot.pt/2012/03/parte-1-os-tipos-de-semente-e-o.html

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos