quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

TROFOTERAPIA


Trofoterapia
Consiste na utilização de alimentos de forma a prevenir doenças e restabelecer a saúde, através de uma visão ampla sobre os alimentos, sua origem, propriedades e até mesmo sua história.
O que a trofoterapia propõe é também a consideração dos conceitos sociais e ambientais que envolvem a produção e o consumo dos alimentos.
Desde a medicina de Hipócrates, já se concebe que o alimento possui papel decisivo no estado de saúde do organismo e o mesmo pode ser utilizado de forma medicinal:
“Que o teu alimento seja o teu remédio e que teu remédio seja o teu alimento” (Hipócrates).

NA PELE
Banana (Musa sapientum) - cicatrizante, emoliente amaciante, fotoprotetora, hidratante, nutritivo, revitalizante, para pele seca sensível e danificada.

Cenoura (Ducus carota L.) - anti-envelhecimento, emoliente, amaciante,
fotoprotetora, nutritivo, revitalizante, para peles sensíveis e danificadas.

Côco (Coccus nucifera) - anti-envelhecimento, emoliente, amaciante,
hidratante, nutritivo, tônica,para pele seca, sensíveis e danificada
Frutas Tropicais - adstringente, anti-envelhecimento, anti-manchas,
emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, para pele oleosa.

Kiwi (Actinidia chinensis) - anti-envelhecimento, antinflamatório, antimanchas, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.

Flor de Laranjeira (Citratus sinensis) - adstringente, anti-séptica, emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, para pele oleosa.

Maça Verde (Pirus malus L.) - antialérgica, anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.

Manga Rosa (Mangifera indica) - anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.
Melancia (Citruilus vulgaris) - antialérgica, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.

Morango (Fragaria vesca L.) - anti-manchas, cicatrizante, emoliente,
amaciante, hidratante, nutritivo, para pele seca, sensível e danificada. Natural

- Isento de estratos e óleos essenciais com um leve perfume. Hidratante, emoliente, higiene íntima, banho do bebê, pele normal.

Pêssego (Amygdalus persica L.) - antialérgica, cicatrizante, hidratante, nutritivo, para pele seca, sensível e danificada.

Pitanga (Eugenia sp) - anti-envelhecimento, anti-manchas, cicatrizante, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.

Pepino (Cucumis sativus L.) - anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, nutritivo, anti-acne, revitalizante, tônica, para pele oleosa, sensível e danificada.

Boca E Dentes:
• A casca do limão elimina manchas nos dentes. O morango em suco esfregado nos dentes, clareia. Sálvia mastigada todos os dias protege a gengiva e os dentes, \gengiva, língua; bem como nas aftas.

OLHOS:
• Para conservar seus olhos com brilho, tomar suco de um limão em água morna todos os dias em jejum.

• comer todos os dias alimentos que são fontes de vitaminas A, e também cenoura crua, aipo, salsa, chicória, espinafre, tomar em suco ou em saladas. Olheiras e inchaços: Pepino

CORAÇÃO

• Alimentos verdes (as brassicas) incluindo brócolis, couve de Bruxelas, agrião, nabo, rúcula, repolho, e outros contém glicosinolatos, protegem o sistema cardiovascular e imunológico.

• Vegetais brancos como os da família da cebola, alho, cogumelos, contém compostos organo-sulfuricos, alicina, quercitina, adenosina e outros fitoquímicos, protegendo o
sistema cardiovascular, diminuindo a pressão arterial.

• Estudos sobre hábitos alimentares em todo mundo, indicam que o baixo risco de doenças crônicas, incluindo algumas formas de câncer, está vinculado ao consumo de frutas, vegetais e alimentos integrais, proteínas como a da soja, e
freqüentemente com pouca gordura e muita fibra

• Alimentos vermelhos contêm licopeno um antioxidante, encontrado nos tomates(melhor absorção e quantidade se aquecido), goiaba, etc, e está envolvido na saúd da próstata, pulmões e coração.

• Os vegetais amarelos e verdes, como o milho e verdes folhosos contém Luteína e “Zeaxanthin”, estando relacionados a saúde da retina (degeneração macular ocorrecom a idade), do coração e do sistema imunológico.


• Os alimentos vermelhos e roxos contêm antocianinas e reverastrol, poderosos antioxidantes, encontrados nas maçãs, uvas, “berries” e vinho tinto, protegem o DNA, e a saúde do coração.

SISTEMA IMUNOLOGICO

• A cor laranja em alimentos como cenoura, manga, abóbora, damasco, contém beta caroteno, e ajudam o sistema imunológico. As amarelas como laranjas, tangerinas e limões contêm flavonoides cítricos, que também protegem o coração o sistema imunológico.

- MANCHETES JORNALÍSTICAS

HORTALIÇAS FRUTAS E PLANTAS:
01. "Voltando ao tempo dos remédios dos nossos avós". Diário de
Pernambuco, 20/07/1990.
02. "Frutas, vegetais e grãos, a dieta recomendada para 93". O Est. de
S. Paulo, 27/12/1993.
03. "Frutas e verduras reduzem hipertensão em idosos". Folha de S.
Paulo, 03/12/1993.
04. "A dieta de frutas é a mais recomendável para desintoxicação".
Última Hora (jornal paraguaio), 20/01/1993.
05. "Vitamina em drágea não substitui frutas e verduras". O Est. de S.
Paulo, 31/03/1993.




Dentre todas as necessidades fisiológicas do ser humano, não há nenhuma outra que forneça tanto prazer e mantenha o corpo em condições tão favoráveis de trabalho como a boa alimentação. Nada pode substituir o desejo de receber dos alimentos algo que possa superar a sensação da fome. Isso não acontece por acaso.

Será que existem outras motivações que possam ser consideradas mais importantes na relação das necessidades básicas do homem? É óbvio que não. Mas o ser humano, pelo fato de não compreender corretamente as leis naturais da Nutrição - qualidade, quantidade, harmonia e adequação - estabeleceu infinitas divisões e várias pseudoconclusões no quadro alimentar da mais completa e complexa ciência terapêutica - a TROFOTERAPIA.


BIBLIOGRAFIA DE APOIO:
- Geoterapia, modulo I e III do curso de Paula Ilheu, ano de 2010 e 2011.
- Saude In Natura, cartilha de Saude Natural de Paula Ilheu, 2011
- Luiz Augusto Dzis,Manual de Naturopatia.
- Saude Natural ao alcance de todos, Manuel Lezaeta Acharan

Paula Mouta Ilheu- Academica de Naturologia

Fonte: Estética in Natura

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos