terça-feira, 1 de novembro de 2011

Aromáticas: Óleos Macerados


• Óleos Macerados
Não confunda os óleos macerados com os óleos essenciais.
Enquanto os óleos macerados podemos fazer em casa e sem complicação, os óleos essenciais são uma mistura de substâncias voláteis extraída de plantas por processos mais elaborados do tipo destilação ou extracção.
Há várias utilizações para os óleos macerados, por exemplo como óleos de base para os óleos essenciais, cremes ou ainda pomadas e logicamente para as massagens. Nunca fazer tratamentos internos nem deixar entrar em contacto com os olhos.
Óleos para preparar a maceração: sésamo, girassol, soja, amêndoas… o azeite extra virgem deve ser usado nas macerações a frio.

Maceração a frio – é um método lento, num frasco de vidro com tampa hermética, encher com a erva, verter o azeite extra virgem ou um óleo extraído a frio até o cimo. Deixar ao sol por 3 a 4 semanas. Agitar todos os dias o preparado.
Ao fim deste período coar com um coador de pano tipo voal. Guardar em garrafas escuras bem tapadas e rotuladas.

Maceração a quente: É um processo mais delicado, mas o óleo que dai resulta é de boa qualidade.
100g de ervas secas
Ou
200g de ervas frescas
400 ml de óleo vegetal

Coloque em banho maria um frasco que tenha uma tampa hermética. Coloque neste frasco e as ervas e o óleo, feche bem. Deixe por 3 horas em fogo brando, sem a água ferver. O óleo nunca deve ficar em contacto directo com o calor. Depois de arrefecer , coar com um tecido limpo do tipo voal. Jogue fora as ervas usadas e repita a operação com ervas frescas por mais três vezes. Assim o óleo ficará mais forte. Guardar em frasco escuro rotulado.

 Veja mais em Como Vovó Fazia

Sem comentários:

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos