sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Hibiscus: a flor que ajuda a emagrecer

O chá da flor de hibiscus, combinado com uma dieta de baixas calorias, ajudar a secar até 5 Kg em um mês. A bebida auxilia na redução de gordura, na digestão, regulariza o intestino e ainda combate a retenção de líquidos, o que facilita o emagrecimento.

O hibiscus, ou como é conhecido popularmente, o hibisco. O chá da flor, combinado com uma alimentação saudável, pode ajudar a secar até 5 Kg em um mês. "A bebida auxilia na redução de gordura, na digestão, regulariza o intestino e ainda combate a retenção de líquidos, o que facilita o emagrecimento", explica a nutricionaista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, de São Paulo.

Rico em flavonóides - poderosa substância antioxidante -, o hibiscus ainda combate os radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento!

Mas atenção! o hibisco usado no chá é o Hibiscus sabdariffa. Ele é diferente da flor ornamental chamada Hibiscus rosa-sinensis, comum nos jardins.

Dicas dos nutricionistas

* O chá é preparado com os cálices da flor Hibiscus sabdariffa. Para aproveitar bem as propriedades da planta, consuma o chá quatro vezes ao dia, sempre entre as refeições.

* Não há contra-indicações ou efeitos colaterais, mas mulheres grávidas q que amamentam devem consultar seu médico antes de consumir o chá.

* Faça uma alimentação equilibrada, pois a reeducação alimentar é indispensavel.

* A infusão dos cálices de Hibiscus sabdariffa não é amarga, na verdade é até saborosa.

Como fazer o chá

O chá deve ser preparado com 1 colher (sopa) cheia de cálices de Hibiscus sabdariffa em 1 litro de água morna (aquecida até 50º). Deixe em infusão por alguns minutos. Depois é só coar. A chá pode ser consumido quente ou frio.

Para incrementar o sabor do chá, pode-se acrescentar outros ingredientes. Por exemplo, 1 litro de água aquecida a 50º, 1 colher (sopa) cheia de cálices de Hibiscus sabdariffa, 3 rodelas de maçã, 1 canela em pau e 2 cravos-da-índia por 3 minutos.

“Se tiver frio,
o chá vai aquecê-lo;
Se tiver calor,
ele vai refrescá-lo;
se estiver deprimido,
ele vai animá-lo;
Se estiver excitado,
Ele vai acalmá-lo”

William Gladstone
Primeiro-Ministro Inglês


Fonte: Revista Viva Mais! set/2008

1 comentário:

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Que interessante... desconhecia!

Direitos do Leite da terra

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte poderá ser reproduzida, de forma alguma, sem a permissão formal por escrito do seu autor, excepto as citações incorporadas em artigos e ou postes com os devidos créditos